ATENÇÃO LEITORES DO BLOG - COMENTÁRIOS:
Estou sem tempo para responder os comentários, peço ajuda a pessoas que realmente conhecem a planta da postagem que ajudem a esclarecer a dúvida.

Ainda não trabalho com venda de plantas e não envio sementes.

Para ver todas postagens - É só clicar no link abaixo:
ÍNDICE GERAL DOS TÓPICOS

30 de dez de 2010

ABIU ( Lucuma caimito )

VOCÊ SABE COMER ABIU?
-->


Nome Popular: Abieiro.

Nome Científico: Lucuma caumito (Ruiz & amp; Pav.) Roem & amp; Schult.

Família Botânica: Sapotaceae.

Origem: Brasil - Região Amazônica.

ABIU ( Lucuma caimito )
Corte com uma faca e use uma colher para saborear esta deliciosa fruta, pois sua casca libera um leite branco e viscoso que adere aos lábios, provocando uma sensação bastante desagradável.
Por outro lado, esse mesmo latex e um outro que é retirado da casca da árvore são utilizados na produção de cola e de remédios caseiros.

ABIU ( Lucuma caimito )

ABIU ( Lucuma caimito )
ABIU ( Lucuma caimito )
Detalhe de tamanho das sementes:

ABIU ( Lucuma caimito )
Detalhe do tronco:

ABIU ( Lucuma caimito )
FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei na chácara onde moro em Mogi Mirim - SP

5 comentários:

  1. Adoroooooooo essa frutam me fez lembrar da minha infancia tinhamos em casa e carregava muito, plantei no meu quintal, mas ainda não deu frutos, uma delicia essa fruta.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lee, Boa Noite!
    Também plantei aqui, porque lembrava minha infância, pois naquela época tinha bastante em Santos/SP, com a demolição das casas e construção de apartamentos elas foram desaparecendo por lá.
    Não se esqueça que para ela frutificar precisa de sol pleno
    Boa Sorte
    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! eu tambem me lembro dessa fruta, so que eu jamais iria saber que o nome dela e Abiu, pois na minha infância la no Espirito Santo conheci essa fruta com o nome muito estranho de pão com manteiga, me lembro que ela grudava na boca mesmo. e so comi uma vez nem tenho ideia do sabor!

    ResponderExcluir
  4. Olá Mix Sabor, Bom Dia!
    Realmente o Abiu é uma fruta de sobor espetacular, plantei aqui na chácar onde moro porque lembra minha infância em Santos / SP quando eu e amigos saíamos para colher.
    Obrigado pela visita
    Um abração!

    ResponderExcluir
  5. Também tenho o Abiu na lembraça de minha infância onde, em Niterói, minha casa tinha no fundo do quintal, um pé jovem ainda, que nos presenteava com fartura de frutos. Hoje em dia, tenho em minha casa um abieiro em produção, ainda acanhado, mas muito bonito. A impressão que tenho após saborear o fruto, já com a boca vazia, é um gosto de algodão doce...alguém concorda?

    ResponderExcluir