Atenção leitores

ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHORAR O BLOG - Algumas janelas ainda não estão prontas - Desculpe o transtorno,
Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS - Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

ABIU ( Lucuma caimito )

17:12 12 Comments A+ a-

VOCÊ SABE COMER ABIU?
-->


Nome Popular: Abieiro.

Nome Científico: Lucuma caumito (Ruiz & amp; Pav.) Roem & amp; Schult.

Família Botânica: Sapotaceae.

Origem: Brasil - Região Amazônica.

ABIU ( Lucuma caimito )
Corte com uma faca e use uma colher para saborear esta deliciosa fruta, pois sua casca libera um leite branco e viscoso que adere aos lábios, provocando uma sensação bastante desagradável.
Por outro lado, esse mesmo latex e um outro que é retirado da casca da árvore são utilizados na produção de cola e de remédios caseiros.

ABIU ( Lucuma caimito )

ABIU ( Lucuma caimito )
ABIU ( Lucuma caimito )
Detalhe de tamanho das sementes:

ABIU ( Lucuma caimito )
Detalhe do tronco:

ABIU ( Lucuma caimito )
FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei na chácara onde moro em Mogi Mirim - SP

12 comentários

Write comentários
Lee Arts
AUTHOR
16 de junho de 2012 19:58 delete

Adoroooooooo essa frutam me fez lembrar da minha infancia tinhamos em casa e carregava muito, plantei no meu quintal, mas ainda não deu frutos, uma delicia essa fruta.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
19 de junho de 2012 21:24 delete

Olá Lee, Boa Noite!
Também plantei aqui, porque lembrava minha infância, pois naquela época tinha bastante em Santos/SP, com a demolição das casas e construção de apartamentos elas foram desaparecendo por lá.
Não se esqueça que para ela frutificar precisa de sol pleno
Boa Sorte
Um abração!

Reply
avatar
Mix Sabor
AUTHOR
18 de outubro de 2012 19:38 delete

Nossa! eu tambem me lembro dessa fruta, so que eu jamais iria saber que o nome dela e Abiu, pois na minha infância la no Espirito Santo conheci essa fruta com o nome muito estranho de pão com manteiga, me lembro que ela grudava na boca mesmo. e so comi uma vez nem tenho ideia do sabor!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
19 de outubro de 2012 06:30 delete

Olá Mix Sabor, Bom Dia!
Realmente o Abiu é uma fruta de sobor espetacular, plantei aqui na chácar onde moro porque lembra minha infância em Santos / SP quando eu e amigos saíamos para colher.
Obrigado pela visita
Um abração!

Reply
avatar
20 de março de 2014 21:40 delete

Também tenho o Abiu na lembraça de minha infância onde, em Niterói, minha casa tinha no fundo do quintal, um pé jovem ainda, que nos presenteava com fartura de frutos. Hoje em dia, tenho em minha casa um abieiro em produção, ainda acanhado, mas muito bonito. A impressão que tenho após saborear o fruto, já com a boca vazia, é um gosto de algodão doce...alguém concorda?

Reply
avatar
BRYAN
AUTHOR
7 de março de 2016 12:32 delete

Encontrei esse fruto aqui na cidade de Jundiaí por indicação, fruto muito saboroso, gostaria de saber qual seria o processo para plantar, tem que ser como uma muda ou pode ser através de semente.

Ademir Bernardi 07 de Março de 2016

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
7 de março de 2016 13:52 delete

Olá Marcos, Boa Tarde!
Fruta de sabor espetacular, agradeço visita e comentário.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
7 de março de 2016 13:55 delete

Olá Bryan, Boa Tarde.
A multiplicação é feita principalmente por sementes sadias.
Um abração!

Reply
avatar
30 de março de 2016 00:05 delete

Boa Noite!!
Aquele pé que chamei de "acanhado" em 2014, agora tem nos presenteado com duas safras por ano, a última terminada agora em meados de março, já com florada para a segunda safra em julho/agosto. Agora possuo mais dois exemplares com 4 anos cada um, só que da variedade Ticuna (abiu gigante - seus frutos podem chegar a 1kg). Apesar do clima desfavorável para esta planta(Sul de Minas), ela vêm nos surpreendendo a cada dia, com média de frutas por safra maiores do que tenho informação nos sites especializados (nesta 1ª safra foram mais de 400 frutos). Sem sombra de dúvidas é uma planta espetacular!! Só para constar recomendo que procurem plantas propagadas por enxertia ou alporquia, pois estas podem produzir já a partir do 3º ano. As propagadas por semente podem levar até 8 anos para inciar produção, correndo o risco até de ausência de frutos.
Abração para todos!!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
30 de março de 2016 19:32 delete

Olá Marcos, Boa Noite.
Agradeço as informações, certamente irão ajudar os leitores do blog que estão pesquisando sobre esta maravilhosa frutífera.
Um abração!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
18 de maio de 2016 13:21 delete

vc consegiu plantar com a semente

Reply
avatar
JN
AUTHOR
22 de outubro de 2016 11:29 delete

Em Portugal também existem, mas só em zonas com microclima. Como se faz farinha de Lucuma?

Reply
avatar