15 de mar. de 2011

ROSINHA-DO-SOL - ( Aptenia cordifolia )


Herbácea suculenta de hábito rasteiro.
    
ROSINHA-DO-SOL - (  Aptenia cordifolia )
NOME CIENTÍFICO: Aptenia cordifolia.

NOME POPULAR: Rosinha-de-sol, aptênia, maringá.

SINONÍMIA: Mesembryanthemum cordifolium.
 
FAMÍLIA: Aizoaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: África do Sul, principalmente nas planícies da costa leste.

PORTE: DE 10 a 15 cm de altura e ramos de até 1,5 metros de comprimento.

FOLHAS: São ovais, suculentas, brilhantes, de cor verde ou verde-claro. Existe uma forma variegata com bordas brancas.

 
ROSINHA-DO-SOL - (  Aptenia cordifolia ) - Detalhe da folha
FLORES: Bem delicadas, com tamanho pequeno e bastante pétalas bem finas, de cor vermelha rosado, com longa durabilidade, nascem na ponta dos ramos. Acontecem com maior intensidades da primavera até o início do verão, mas ocasionalmente despontam durante outras épocas do ano.
ROSINHA-DO-SOL - (  Aptenia cordifolia ) - Detalhe da flor
CAULE: Os ramos apresentam a mesma coloração das folhas.

LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Por ser uma suculenta, precisa de pouca água, Suporta solo seco, podendo ser regada 1 vez por semana, o excesso água acaba por matar a planta, portanto o solo tem que ter uma boa drenagem.

CLIMA: Prefere clima quente e seco, mas também tolera o frio, mas não geadas.

CULTIVO: Solo arenoso, bem drenado, rico em matéria orgânica. Se o solo for argiloso o que irá dificultar a drenagem, adicione bastante areia de construção e cascas semi-decompostas. Como ela se alastra com facilidade em todas direções plantar com espaçamento de 15 a 20 cm., até enraizar coloque um pouco mais de água, depois por ser uma planta adaptada a solos secos espace a rega.

UTILIZAÇÃO: Pode ser usada como maciço, jardins rochosos, como forração e também em vasos suspensos.

Nota: É uma planta comestível, seu sabor lembra o do espinafre.

PROPAGAÇÃO: Pode ser feita através de sementes, divisão da ramagem enraizada, estaquia e mergulhia. Na estaquia de ramos, selecione no início da primavera um que tenha de três a quatro gemas de folhas, coloque num recipiente com areia de construção com pequena umidade. 


Nota: A melhor época para formar mudas a partir de estacas é no final do inverno. 

PREÇO: O saquinho de muda estava sendo comercializado em Holambra/Sp por R$ 0,60.


FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei em Holambra / SP, onde comprei mudas e plantei na chácara onde moro, onde acompanho seu desenvolvimento e faço experiências.


ROSINHA-DO-SOL - (  Aptenia cordifolia ) - Mudas comercializadas

21 comentários:

  1. Olá! Tudo bem? Sou Priscila, uma menina de 13 anos, que ama plantas! Eu também arrumei uma muda dessa plantinha linda, mas estava sem raízes. Plantei-a em um vaso, para servir de forração. Ela parece que não pegou. Está murcha, fosca, sem brilho e também sem vida. Queria saber se ela morreu, ou se é apenas seu processo, até ela pegar. Mas acho que já morreu. Se caso conseguir arrumar outro galhinho dessa plantinha, como devo plantá-lo? Gostaria muito que me ajudasse, pois queria muito ter essa plantinha, é realmente lindinha. Aa, o lugar que fica o vaso no qual ia plantá-la, não pega sol o dia inteiro, vi nos sites que elas precisam de pleno sol, mas o meu vaso só pega uma parte do dia. Será que ela vai dar certo nesse lugar? Ela gosta de água? Obrigada pela atenção! Tchaau! Bjs! Que Deus te abençoe! ''Jesus te ama!''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila meu nome é Soraia não tenho 13 anos...ah quem dera! Também sou amante das plentas. Tenho essa planta ela está super feliz passa a manha no sol depois sombra.

      Excluir
    2. Uau.. que graça ler esse comentário. Uma garota da tua idade se interessar pé plantas é raro. Qual sua idade hoje? Agosto/2020

      Excluir
  2. Olá Priscila, Bom Dia!

    As informações que está solicitando estão na postagem acima.
    Para florecer precisa de sol pleno.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Boa tarde.
    ao pesquisar no google vi varias cores da Aptenia cordifolia, eu tenho uma recem plantada, de flor vermelhinha, essa variação é de uma planta só ou existem outras variedades? se existem como saber comprar pela cor?
    Grata.
    Ana
    Goiania/Go

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana, Boa Tarde.
    Eu particularmente só tenho esta de cor vermelha.
    Sei que existe as de coloração branca, rosa, amarela, laranja e tons intermediários dessas cores.
    A planta é a mesma.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  5. Oi!!!! Vc poderia me informar onde posso conseguir mudas p vnder na internet? Pois eu moro em macapa e admiro muito esta beka plantinha. Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde.
      Infelizmente não conheço ninguém para te indicar que venda esta planta pela internet.
      Um abração!

      Excluir
    2. Oi tente entrar no site Jardim exótico ou procure no MercadoLivre boa sorte 🍀

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá Fernando, Boa Tarde.
      Obrigado pela visita e comentário.
      Um abração!

      Excluir
  7. Olá Mário, Muito obrigada por divulgar teu conhecimento, estou sempre por aqui procurando mais informações! Sabe dizer se consigo enraizar estes ramos pendentes ? Se pegarmos os ramos e prende-los na terra com grampos (sem ferir) estes podem se enraizar? estou tentando, vamos ver o q dá. Uma dúvida q me atormenta... Areia de construção (em sacos) = Areia grossa? qual a diferença? Usei esta em sacos em alguns vasos e ficaram muito "socados" nem parecem bem drenados... a terra de barranco aqui é bem argilosa, serve esta mesmo? Obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glaucia, Boa Noite!
      Esse método é chamado de mergulhia, dá certo.
      Quanto a areia grossa de construção ela é vendida em grandes quantidades por m³ para obras e em sacos para pequenos serviços.
      A mistura dela com terra argilosa irá deixar a mistura mais solta sem risco de virar um tijolo e dificultar a penetração das raízes.
      Um abração!

      Excluir
  8. Olá a minha planta rosinha do sol sempre fica com o caule próximo a terra queimado. Pode me ajudar quanto a isso!

    ResponderExcluir
  9. Oi, gostaria de saber se ela serve como forração de vasos com outras plantas maiores. Ou se ela rouba muito os nutrientes e se tem as raízes agressivas.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Pessoal me ajudem!! Comprei domingo uma mocinha dessa e coloquei ela num lugar que bate sol das 10 as 16 da tarde mais ou menos. Molhei ela todos os dias de lá pra cá. Mas fui ver ela agora está toda mole e murcha. O que está acontecendo??? Vou perder minha planta???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Vc pode ta colocando agua demais diminui e observa. Abraço

      Excluir
    2. Ela nao gosta de agua todo dia.

      Excluir
  11. Oi pessoal boa noite,a minha estava linda bem comprida e de repente está murcha,a terra não parece boa deixei do jeito que comprei ,pode ser a rega ou teria que replanta-la

    ResponderExcluir
  12. Olá querida replanta-lá com terra própria para suculenta que você comprará no Garden e tenha muito cuidado com as regras ela é uma suculenta não pode molhar todos os dias.

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma plantinha dessas, já está bem crescida e de verde lindo florio qdo pequena gostaria de saber porque não saiu nenhuma florzinha

    ResponderExcluir