13 de mar. de 2011

SERISSA - ( Serissa foetida )

SERISSA - ( Serissa foetida )
-->
NOME CIENTÍFICO: Serissa foetida ‘Variegata”.

Nota: A planta tem esse sobrenome "foetida"  que significa  de cheiro ruim, mas é somente quando se corta as raízes, em seu estado normal não tem cheiro algum.

NOME POPULAR: Serissa-variegata, árvore-das-mil-estrelas, serissa-japônica, snowrose.

Nota: Estão sendo produzidos muitas cultivares que a principal diferença consiste nas dimensões, formato das flores e folhas variegatas

SINONÍMIA: Serissa serissoides, Serissa democritea, Serissa kawakamii, Serissa crassiramea, Dysoda foetida, Dysoda fasciculata, Leptodermis nervosa, Leptodermis venosa, Democritea serissoides.

FAMÍLIA: Rubiaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Sudeste da Ásia, China, Japão e Índia.

PORTE: Atinge no máximo 1 metro de altura, mas a média fica em torno de 40 a 60 cm.

FOLHAS: De cor verde forte, as variegatas tem suas margens em tom creme.
SERISSA - ( Serissa foetida ) - Detalhe da folha
SERISSA - ( Serissa foetida ) - Detalhe das folhas
FLORES: Praticamente o ano todo, mais despontam em grande quantidade, desde o início da primavera até o final do verão, são de cor branca, tem o formato de uma estrela e tem a durabilidade de 3 dias a 1 semana. 
SERISSA - ( Serissa foetida ) - Detalhe da flor
SERISSA - ( Serissa foetida ) - Detalhe da flor
CAULE: O tronco e ramos de cor cinza-escuro esbranquiçados, são bastante fibrosos, dando uma aspecto de bem antigos.

SERISSA - ( Serissa foetida ) - Detalhe do caule
LUMINOSIDADE: Precisa de bastante luz, cultivar a meia-sombra, pois o sol queima facilmente as folhas.

ÁGUA: É uma planta bastante sensível, portanto tenha cuidados especiais com as regas, água em demasia e acumulada nos pratos dos vasos acabam por matar a planta. Procure deixar o solo sempre levemente úmido, nunca deixar secar completamente. Não borrifar as folhas, pois elas amarelam e caem.

CLIMA: Prefere clima ameno, durante o frio perde grande quantidade de folhas.

PODA: Quanto maior a quantidade de ramos mais bonito é o seu visual. Para aparar corte apenas o rebento da ponta.

CULTIVO: Solo rico em matéria orgânica.

FERTILIZAÇÃO: Deve ser utilizada de forma bem contida, faça uma diluição do mesmo. Se usar de forma exagerada, as raízes da planta são afetadas com facilidade e a planta morre.

UTILIZAÇÃO: Maciço, bordadura, bonsai.

Nota:  Principalmente no Japão é a planta mais utilizada como bonsai,

PROPAGAÇÃO: Por estaquia, selecionar um ramo com o caule mais rígido.

TRANSPLANTE: A época ideal é na primavera, até o meio do verão, corte a ponta das raízes, pois isso irá estimular a sua ramificação que é  por onde a planta absorve a água e nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Cuidado para não deixar as raízes secarem durante esta operação.

PREÇO: Em Holambra / SP o vasinho (pote) PT20 estava seno comercializado a R$ 4,20.

SERISSA - ( Serissa foetida ) - Muda comercializada

13 comentários:

  1. Olá Sr Mario, a Serissa variegata não é uma planta indicada para bonsai, a serissa chinesa é mais indicada, por algumas deficiencias...
    Eu tenho profundo amor por tudo o que o Sr citou, desde fotografia ate plantas, incluindo bonsai, que cultivo há alguns anos. Um bonsai é uma tradução de algmas caracteristicas e formas que nos traduzem de forma sutil as melhores virtudes no homem, iniciando pela velhice, buscando na simplicidade das formas nos galhos, a velhice tras junto muita paz no silêncio e na imobilidade da planta buda. Bonsai, na sua essencia, é mais nobre que um plantinha jovem, com toda sua beleza e respeito que temos com elas.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo

    Obrigado pela visita e ajuda.

    Sempre é bom ter a opinião de alguém que tem mais informações sobre determinada planta, podendo ajudar as pessoas no cultivo delas.

    Afinal tem muitas plantas sendo vendidas como bonsai, que na realidade não são as mais indicadas.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. parabens, ótima postagem.. obrigado.

    ResponderExcluir
  4. a serissa variegata é linda,porem só demora mais pra engrossar seu tronco,e fechar a copa,porisso que dizem não ser indicada,porem muitos bonsaistas usam,eu tenho tambem,mas...tenho bem mais a serissa chinesa,em quase todos tamanhos de bonsai e pré bonsai,mudas....

    ResponderExcluir
  5. Tenho a serrisa variegada. .chinesa ..japonica...e uma outra que tem a flor em tonalidade lilás. ..
    Realmente a mais indicada para o cultivo do bonsai é a chinesa. .porém todas elas é possível fazer um belo trabalho...É preciso conhecer a necessidade de cada uma delas..A mais resistente é a chinesa...
    Cultivo serissa como bonsai a 12 anos.

    ResponderExcluir
  6. Da pra fazer mudas por estaquia com bastante facilidade. .. sendo a chinesa com um crescimento e desenvolvimento bem mais rápido. ..

    ResponderExcluir
  7. Comprei uma muda de serissa variegata e queria saber se uma muda sendo bem cultivada pode florescer (não sei a idade dela), mas é uma muda bem cheia de galhos e folhas. Grato!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, tenho uma Serissa variegata(phoetida), desde agosto do ano passado, porém devido ao frio do sul, sou do Paraná, as folhas estão ficando amareladas e caindo, está quase sem folhas, tenho regado somente quando o solo está seco, e tenho deixado dentro de casa devido ao frio, deixo na janela tomando sol durante o dia, será que está morrendo? vai sobreviver? O que posso fazer para melhorar a planta ? Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde!
    Regue a Serissa diariamente. Não espere secar a terra. Essa planta gosta de umidade. Minha Serissa também estava ficando com folhas amareladas e perdendo folhas. Só foi eu passar a regar diariamente que tudo mudou. Regue até ver que a água está saindo pelos furos do fundo do vaso. A Serissa também gosta de sol direto. Deixe-a sob o sol dá manhã. Siga essas orientações e depois me diga o resultado. Até mais.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia !
    A minha serissa está com os galhos secos e quase se folhas . Como posso fazer para recuperá-la

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho uma serissa que fica num vasinho que tem que por água em baixo ela e regada com uma fita que fica em baixo será se depois tenho que colocá-la em um vaso maior

    ResponderExcluir