Atenção leitores

ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHORAR O BLOG - Algumas janelas ainda não estão prontas - Desculpe o transtorno,
Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS - Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

UNHA-DE-GATO - ( Fícus pumila )

16:07 143 Comments A+ a-


Trepadeira sarmentosa de raízes adventícias
UNHA-DE-GATO - (  Fícus pumila )
NOME CIENTÍFICO: Fícus pumila.

NOME POPULAR: Unha-de-gato, herinha, falsa-hera.

Obs.: Existe no mercado a Unha-de-gato-variegata  e outras com folhas menores, que são menos rústicas.

SINONÍMIA
: Fícus scandens, Fícus stipulata, Fícus longipedicellata.

 
FAMÍLIA: Moraceae.

CICLO DE VIDA: Perene

ORIGEM: China, Japão, Austrália.

PORTE: Por ser bastante ramificada, não tem como medir sua dimensão.

FOLHAS: De cor verde, ramos com raízes adventícias que se prendem facilmente em paredes rústicas.
UNHA-DE-GATO - (  Fícus pumila ) - Detalhe das folhas
FLORES: De cor esbranquiçadas, são insignificantes, passam desapercebidas.

LUMINOSIDADE: Pode ser cultivada a sol pleno e também a meia-sombra.

ÁGUA: Manter o solo úmido, regar 2 vezes por semana, nas épocas mais frias reduza o volume.

CLIMA: Gosta de clima quente, mas é tolerante ao frio.

PODA: Para que se tenha um muro sempre bonito, o ideal é manter sempre os ramos jovens, que têm raízes adventícias, isso só se consegue com a realização de podas, pois eles quando ficam velhos, tornam-se lenhosos, formam um grande volume e soltam das paredes.

UNHA-DE-GATO - (  Fícus pumila ) - Não podada com ramos lenhosos
UNHA-DE-GATO - (  Fícus pumila ) - Não podada com ramos lenhosos
CULTIVO: Aprecia solo fértil, enriquecido com matéria orgânica.

Nota: Para quem procura, jardins com baixa manutenção, apesar de ser bastante rústica,  não é recomendada  a unha-de-gato, pois o crescimento exagerado acaba por trazer problemas, como o entupimento de calhas, trinca em paredes, etc. A planta enraiza com muita força em pequenas frestas.
 
FERTILIZAÇÃO: Aplicar 1 vez por ano, composto orgânico, misturado com NPK 10-10-10, (100 gramas por metro linear),  principalmente após a realização de podas mais acentuadas.

UTILIZAÇÃO: De crescimento rápido, cobre paredes e qualquer estrutura sem acabamento como colunas, escadas, moldes de topiária, etc... 
UNHA-DE-GATO - (  Fícus pumila ) - Detalhe de utilização
PROPAGAÇÃO: Por estaquia da ponta de ramos, ela enraíza facilmente.

UNHA-DE-GATO - (  Fícus pumila )
FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei em Águas de Lindóia, Holambra e Mogi Mirim / SP. 

143 comentários

Write comentários
Rose
AUTHOR
23 de março de 2011 13:22 delete

Mário, essa trepadeira é o terror para as paredes, tive caso de infiltração e acabei por destruí-las, optei pela FALSA-VINHA, uma boa opção de certos arquitetos, pois não danifica as construções.
O efeito de beleza é maior.No inverno a Falsa-vinha fica com as folhas avermelhadas e caem, deixando uma estrutura seca nos muros ou paredes.Eu fico encantada.
bjs.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
23 de março de 2011 15:37 delete

Olá Rose, obigado pela visita e comentário.

Você tem razão, veja que na Nota do ietm cultivo falo isso, mas para as pessoas que estão sempre podando o que dá um trabalhão, ela é maravilhosa.
Não podemos esquecer que ela é um Ficus, se não for podada as flores que aparecem nas pontas transforman-se em figos verdes (não comestíveis) de 7 cm de comprimento, os caules alcançam a terra criam raizes e proliferam, formando um emaranhado de camadas multiplas, se chega neste ponto tudo aquilo que a pessoa queria: "uma parede verdinha" foi para o "espaço"
Um abração!

Reply
avatar
6 de maio de 2011 13:38 delete

Olá, Mário,

gostaria de uma orientação: encontrei um planta muito semelhante à unha-de-gato, porém com folhas maiores (cerca de 3 a 4 vezes seu tamanho) e com a produção de um fruto verde, semelhante a um figo, como vc já relatou. Então minha dúvida é: trata-se da mesma planta e, caso eu replante por estaquia e consiga manter a poda, frequente, ela produzirá folhas miúdas como a convencional?
Abraços, e parabéns pelo site.

Sandra

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
6 de maio de 2011 17:21 delete

Olá Sandra!
Obrigado pela visita
Provavelmente trata-se da mesma planta.
A Ficus pumila possui modificação no tamanho de suas folhas da fase juvenil para a adulta.
Estacas de 10 a 13 cm de comprimento da fase juvenil são mais fáceis de enraizar que os da fase adulta.
É uma planta que dependendo de onde estiver, para ficar bonita exige podas constantes, quem não tiver tempo ou alguém para cuidar, não aconselho a ter.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
26 de maio de 2011 16:53 delete

Olá Mario!
Tenho uma dúvida: tenho uma Ficus pumila e estou podando regularmente as pontas que ultrapassam a altura do muro, mas estou deixando crescer para os lados, mas não quero que ela fique lenhosa. Corro o risco dela engrossar por estar podando apenas em cima e deixando crescer dos lados? Outra coisa, ela está com os ramos jovens (não lenhosos), mas notei que o caule principal que sai da terra está gradualmente ficando lenhoso, como faço para impedir isso?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
28 de maio de 2011 08:13 delete

Olá, obrigado pela visita!

Após ele ter se alastrado, deve ser podado também no volume e não só nas pontas,é maravilhoso, mas requer bastante trabalho em podas.

Quanto ao caule fico devendo a informação, penso que não tem como conter, mas se a resposta for outra logo que souber, coloco aqui.

Um abração!

Reply
avatar
Marcelia
AUTHOR
18 de julho de 2011 21:35 delete

oi Mario tudo bem!
Estou querendo forrar a parede da fachada de minha casa com unha-de-gato, ou algo semelhante , dizem que cria umidades,mas acredito que a espessura é boa e se eu fizer um revestimento antes, nao trará muitos problemas.E uma solução para evitar pichação. e também porque gosto muito.Ouvi falar que é muito usado na Europa.
Ah, estava vendo o seu perfil, meu pai era do Guaçu, e o sobrenome é Franco de Godoy,Bueno,da Rocha.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
19 de julho de 2011 12:31 delete

Olá Marcelia!
Boa Tarde, obrigado pela visita.
Ela é linda, mas o maior problema é a manutenção que deve ser feita mensalmente evitando que se transforme em galhos lenhosos.
Ela é para o muro que faz divisa com a rua ou para sua casa?
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
22 de setembro de 2011 11:32 delete

Mário Franco

Tudo bem, eu tenho uma extensão grande de muro meu terreno e 500m2 , todo murado e xapiscado imagine rebocar tudo isso o custo e caro, então gostaria de uma sugestão de trepadeira para plantar mas que naõ me ocupasse todo o tempo do mundo para cuidar sem ser as podas e claro,

Obrigada
Um abraço

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
25 de setembro de 2011 20:26 delete

Olá Boa Noite!
A Unha-de-gato como deve ter visto na postagem não serve para você.
Não sei o espaço que você tem, mas já pensou em colocar plantas que façam o que deseja, mas sem ser trepadeiras, como o Podocarpo por exemplo
Um abração!

Reply
avatar
Alex
AUTHOR
22 de novembro de 2011 10:46 delete

Mário,

Plantei quatro mudas de unha de gato em um muro de aproximadamente 4 metros de comprimento. Com uma distância de 1 metro entre cada muda. Na base do muro tenho uma jardineira que pega toda sua extensão, ele tam 30 cm de altura por 20cm de largura. Plantei 4 mudas contando com que pelo menos 1 pegue. Isso é necessário? Corro o risco das raizes destruirem a jardineira? Além da poda constante algum conselho para manter o cultivo de forma adequada? Obrigado.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
20 de dezembro de 2011 10:03 delete

Olá Alex, Bom Dia!

Sempre é bom lembrar que a Unha-de-gato, é uma figueira e se não for podada para evitar que seus galhos se tornem lenhosos, o objetivo de ter um belo muro revestido ficará comprometido.
Não tendo detalhes da sua jardineira, como dimensões e resistência do material que foi construída, portanto fica difícil opinar, mas pode correr o risco de suas raízes no futuro danificá-la sim.

FELIZ NATAL
Uma abração!

Reply
avatar
dudu
AUTHOR
23 de julho de 2012 22:10 delete

ola minha patroa tem umas 7 no muro, estou molhando muito elas e com grande frequencia (para crescer e tampar o muro feio).
estão indo bem, aprosimadamente de quanto em quanto tempo tem que podar?
para deixar elas bonitas e visozas.
obrigado

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
24 de julho de 2012 07:57 delete

Olá Dudu, Bom Dia!
A UNHA-DE-GATO (Fícus pumila), apesar de ser maravilhosa, exige podas mensais, para que seus ramos não se tornem lenhosos, afinal ela é uma figueira.
Não sei que estágio estão as suas, se são bem jovens, aguarde ela se alastrar e a poda deve ser iniciada quando necessário.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
14 de novembro de 2012 11:14 delete

Olá Mario, Bom dia e parabéns pelo site.

Tô aqui com uma dúvida, meu vizinho plantou essa trepadeira nos 50mts de extensão do meu muro, que é meu e está no meu terreno, não na divisa...e já disse pra ele tirar, porém não o faz...resumindo, há algum produto que eu possa jogar na trepadeira para acabar com elas?!

Abraços

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
17 de novembro de 2012 12:25 delete

Olá Boa Tarde!

A UNHA-DE-GATO (Fícus pumila), para que fique sempre bonita exige podas mensais, não permitindo que ela crie troncos lenhosos.
Não sei que tamanho se encontra e se o vizinho tem esta informação, ela cuidada fica bonita e não prejudica o muro.
Na minha opinião, mesmo o muro sendo seu, o lado que está na propriedade dele, para melhorar o aspecto visual deve ser cuidado, com revestimento, pintura ou alguma planta que possa emoldurar e que não tenha raízes agressivas.
Sempre o melhor caminho é o diálogo, isso evita retaliações.

Um abração!

Reply
avatar
Danielle Luz
AUTHOR
23 de novembro de 2012 17:02 delete

Mário

Crio no jardim 2 cachorros que ficam em contato com a planta. Isso pode trazer algum prejuízo a eles? Essa planta é venenosa?

Danielle

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
24 de novembro de 2012 20:11 delete

Olá Danielle, Boa Noite.

Apesar de ter baixa toxidade para mamíferos, não deixa de ser tóxica, mas se os seus animais não saem comendo qualquer planta, não tem problema nenhum, eu tenho cães e gatos e plantas altamente tóxicas, nunca tive problema, geralmente quando eles são filhotes que é mais perigoso.
Os cães e gatos procuram comer o mato certo para melhorar problemas digestivos e provocar vômito.
Um abração!

Reply
avatar
Claudio Soares
AUTHOR
27 de novembro de 2012 10:46 delete

Olá Mario Franco!

Gostaria de saber qual é a melhor trepadeira para muros e paredes, que não estrague o reboco, e de preferência, que não exija muitos cuidados.

Obrigado! Seu trabalho é ótimo!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
29 de novembro de 2012 18:34 delete

Olá Claudio, Boa Noite.

Tem a Hera (Hedera canariensis) que pode ser cultivada a sol pleno em regiões de clima mais frio e meia-sombra em locais mais quentes
Também existe a Hera-inglesa (Hedera helix) e a Hera-japonesa (Parthenocissus tricuspidata) que deve ser cultivada da mesma forma descrita acima.
São as que conheço.
Um abração!

Reply
avatar
adriana alves
AUTHOR
1 de dezembro de 2012 20:53 delete

boa noite
Tenho unha de gato nos muros da minha casa , um dos muros pega muito sol e a trepadeira começou a perder as folhas, mas é engraçado que é no meio da parede , mais próximo do chão continua normal e na parte mais alta do muro também , o que pode estar acontecendo?
será falta de água ou adubo ? Parabéns pelo trabalho de informação .

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
7 de dezembro de 2012 20:53 delete

Olá Adriana, Boa Noite!
Dependendo da região, com calor intenso e a parede muito quente a planta sofre.
Logo pela manhã ou ao anoitecer molhe bem a parede onde ela está.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
11 de janeiro de 2013 18:09 delete

Olá Mario !
Muito boas suas indicações para plantar UNHA DE GATO.
Moramos em Curitiba, mas o clima não é muito quente.
Meu pai comprou mudas e vai plantar no nosso quintal.
Você acha que nós vamos ter problemas ?
Um abraço ! Maria Fernanda (tenho 9 anos) e Décio.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
12 de janeiro de 2013 06:34 delete

Olá Maria Fernanda e Décio
Os problemas são os descritos na postagem e resposta dos comentários.
Se fizer podas mensais quando ele ocupar toda extensão, não deixando formar caules lenhosos, não haverá.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
17 de janeiro de 2013 12:55 delete

Oi Mário adorei o seu site.

Sou uma pessoa que adora plantas e depois que passei a morar em casa me apaixonei mais ainda. Minha casa tem um muro no fundo que faz divisa com a casa da vizinha e o muro foi feito por ela, ela não rebocou o muro então eu resolvi plantar hera em toda a extensão do muro, eu mesma comprei e plantei e perguntei antes de comprar qual seria a ideal e o dono do bosque disse que seria a hera e me vendeu as mudas, isso já tem mais de dez anos e a planta já cobriu todo o muro, ela esta linda e deixa meu jardim mais natural, só que a vizinha de uns 5 meses pra cá veio reclamar que a raiz da planta está subindo na grama dela e já está indo em direção a casa onde está preocupada que atinja a estrutura e a tubulação ela já cortou a raiz que estava aparente e segundo o jardineiro era a raiz da hera, fui na casa dela e vi que o muro esta intacto mas ela falou de uma tubulação e gás que acha que foi a afetada pela planta. O fato é que vim pra internet fazer mais pesquisas pois já tinha feiro varias e só aqui achei o meu problema pois descobri que a hera é um fícus unha de gato, ou seja me venderam gato por lebre pois eu queria uma planta que não fizesse esse estrago e que não prejudicasse a área do vizinho, expliquei pra ela que iria contatar um amigo engenheiro pra olhar a casa dela mas estou me convencendo de que a planta pode mesmo estar prejudicando a tubulação e o piso da varanda dela. Eu não costumo podar todo mês mas ela está sempre bonita, já reparei o fruto que já foi relatado como característica dela e realmente é a unha de gato. O que devo fazer? O jardineiro sugeriu pra vizinha colocar veneno pra matar, eu não queria matar minhas plantinhas, o veneno é tão forte que mata até as plantas vizinhas. Por eu não saber das podas mensais ela realmente tem o tronco mais grosso mas mesmo assim é bonita como é. Será que tem alguma solução pra que ela não desenvolva tanto a raiz? Aguardo respostas. E fica aqui minha reclamação as lojas de plantas que vendem as espécies de plantas sem saberem o que estão vendendo e dando ao cliente a certeza de que não terão problemas futuros. Desde já agradeço a ajuda.

Um abraço

Ass: Tinha

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
20 de janeiro de 2013 20:12 delete

Olá Tinha, Boa Noite!
Como você mesma disse a planta por falta de podas já desenvolveu caules lenhosos, não podemos esquecer que é uma figueira, que acaba desenvolvendo raízes agressivas e realmente com o passar dos anos acabam fazendo estragos no alicerce da parede, tubulações e calçadas próximas.
Infelizmente, agora, mesmo que começe a fazer podas mensais, as raízes irão continuar a crescer para dar vigor a planta.
Acho que terá que sacrificá-la e plantar novas mudas e fazer podas mensais, quando ela espalhar ou substituir por heras que não são agressivas.
Boa Sorte!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
21 de janeiro de 2013 16:06 delete

Ola, tudo bem com voce?
Pela sua experiencia com a unha-de-gato, sera que ela ira resolver nosso problema pra bloquear a visão externa em um aeroclube cercado de alambrados de 5m de altura e uns 1.200m de extensão com a maior parte do solo coberto apenas por grama?
Abraços!
Renata.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
22 de janeiro de 2013 13:37 delete

Olá Renata, Boa Tarde
A UNHA-DE-GATO(Fícus pumila),seus ramos tem raízes adventícias que se prendem facilmente em paredes rústicas, para alambrado ela não encontra esta situação.
O ideal seria o uso de trepadeiras ou arbustos com folhas perenes que são utilizados com esta finalidade
Tem várias opções, mas como é uma grande extensao e tudo tem um custo, analise bem a situação.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
23 de janeiro de 2013 21:46 delete

Boa noite
há como impedir que a unha de gato invada o espaço do vizinho, rodeando com revestimento de ceramica(pisos), mas daqueles fininhos, decorados? além de dar mais vida ao jardim...
Obrigada

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
24 de janeiro de 2013 21:03 delete

Olá Boa Noite!
A planta exige podas mensais para não ficar lenhosa.
Nestas podas quando os ramos estiverem passando do limite desejado é só cortar a ponta, impedindo seu avanço.
O revestimento irá embelizar seu jardim, mas não vai impedir a planta.
Veja a foto da postagem do muro com moldura branca, só está assim bonito porque foi podado, caso contrário passaria por cima e iria começar a crescer para cima tornado lenhosas, feias, perigosas e sem retorno eficaz.
Um abração!

Reply
avatar
Cris
AUTHOR
9 de fevereiro de 2013 21:12 delete

Caro Mario tudo bem!
Em primeiro lugar te parabenizar pela atenção que vc tem dado as pessoas que te pede ajuda, muito gentil da sua parti com todos...
Olha acabei planta varias muda da planta unha de gato no meu muro, realmente eu acho linda, mas um amigo meu falou que ela tem uma raiz que destrói tubulação e a estrutura da casa, com isso fiquei muito preocupado, por favor me ajude em relação a isso se é verdade ou não.
Desde já agradeço pela atenção e espero pela sua atenção.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
13 de fevereiro de 2013 20:23 delete



Olá Cris, Boa Noite.

Ela é uma planta que depois que estiver espalhada pelo muro, deve ser feita podas mensais, não deixando nunca aparecer troncos lenhosos.
Não podemos esquecer que ela é uma figueira e pode atingir grande porte se não podada.
Pois ela deixada bem vigorosa, precisará retirar do solo mais nutrientes e com isso suas raízes também ficarão enormes e dependendo de onde estiverem plantadas podem danificar tubulações e alicerces de muros.

Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
23 de abril de 2013 15:43 delete

Olá Mario, pretendo plantar a unha de gato aqui na minha casa,mas como moro no sul, abril já tá friozinho :), não sei se esse é o momento certo, pq até agosto aqui o inverno é bem rigoroso, qual sua opinião? posso planta-la, e seu plantar ela corre o risco de morrer ou só irá diminuir o crescimento da planta? ou é melhor esperar até setembro?
Obrigada
Julia

Reply
avatar
Luíza
AUTHOR
21 de maio de 2013 17:09 delete

Olá Mário, Pretendo plantar a Falsa Vinha em Palmas -TO, ela se adapta em clima quente? meu muro é texturado e quase não pega sol. Alguma sugestão??? Luíza

Reply
avatar
Audrey Amaral
AUTHOR
21 de maio de 2013 22:19 delete

Olá senhor Mario , gostaria muito de tirar uma duvida ,eu plantei unha de gato no muro e estava muito bonita mas de repente começou a secar as folhas , oque será que esta acontecendo.

Reply
avatar
Anastácia
AUTHOR
23 de maio de 2013 11:46 delete

Bom dia... de grande ajuda sua postagem, muito esclarecedora, mas estou com uma duvida. Vc diz que a unha de gato exige podas mensais para não formar troncos lenhosos ... vou plantar no muro da minha casa, que tem uns 15m de extensão com uns 4 a 5 metros de altura... tenho que aguardar a planta tomar todo o muro para começar essa poda mensal ou ja começo a cortar as pontas da planta que ficarem pra fora do muro logo no inicio do seu crescimento? Obrigada.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
30 de maio de 2013 18:28 delete

Olá Julia, Boa Noite.
É melhor esperar a temperatura subir, terá mais garantia de sucesso no plantio.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
26 de junho de 2013 08:18 delete

Olá Luíza, Bom Dia.
A Falsa-vinha ou hera-japonesa (Parthenocissus tricuspidata), pode ser cultivada a meia-sombra e tem a grande vantagem de não precisar ser podada mensalmente como a unha-de-gato. Ela gosta de clima mais ameno, mas como a parede que vai colocá-la não recebe sol o dia todo ela irá prosperar.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
26 de junho de 2013 08:33 delete

Olá Audrey, Bom Dia.
Como não informou quando plantou e se ela já estava ocupando boa parte do muro, fica difícil fazer uma avaliação com precisão.
Pode ser desde falta de água, ou até aplicação de algum produto inadequado ou em excesso.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
26 de junho de 2013 08:40 delete

Olá Anastácia, Bom Dia.
Sim, a poda deve começar quando alguns dos ramos começarem a se desprender do muro, atingirem a parte superior dele ou invadirem a casa dos vizinhos.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
29 de junho de 2013 22:16 delete

ola, minha planta ficou sem poda e agora está lenhosa...consigo deixa-la bonita nvamente

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
30 de junho de 2013 18:14 delete

Olá Boa Noite.
Não sei o quanto ela está lenhosa, para reverter não é muito fácil, teria que ir podando para forçar novas brotações e cuidar com podas mensais para que não se torne novamente lenhosa.
Espero que tenha sucesso.
Um abração!

Reply
avatar
6 de agosto de 2013 13:33 delete

Olá Mário boa tarde!!
Fui na cooperativa perto de casa e pedi uma adubo para minhas plantinhas (hera)ele me deu UREIA, então apliquei, e adivinha secaram mais de 50% delas. Tem reversão?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
14 de agosto de 2013 07:46 delete

Olá Joel, Bom Dia.
Devido ao seu alto teor de nitrogênio ela é excelente para desenvolvimento das raízes das plantas, mas tem que ser aplicadas na quantidade correta, caso contrário o efeito será oposto ao desejado.
Não é aconselhável colocar próximo ao caule.
Um abração!

Reply
avatar
22 de agosto de 2013 18:50 delete

Mário, boa noite. Parabéns pelo blog, tem sido muito útil.
Tenho um muro de contenção de blocos de concreto e concreto armado que por estar segurando um barranco, está constantemente úmido (criando inclusive limo). Rebocar o muro não vai adiantar, pois irei continuar tendo os problemas de umidade, então penso que plantar a unha de gato seja uma alternativa barata, bonita e vai esconder a umidade do muro, mesmo sabendo que vai dar trabalho com as podas regulares...
Aqui na cidade tem vários muros com eles, são muito bonitos, cortei vários galhos para tentar reproduzir, espetei em uma terra adubada em vasos de flores, mas todos eles secaram.
Tentei pegar galhos novos (finos) e velhos (lenhosos), todos secara.
Pode me dar alguma dica para reproduzir e plantar no meu muro?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
24 de agosto de 2013 19:00 delete

Olá Jonatan, Boa Noite.
A unha-de-gato bem cuidada e podada mensalmente deixa os muros maravilhosos, mas sempre é bom informar isso porque as pessoas só enxergam o bonito visual e não sabem o trabalho que foi feito para chegar no ponto desejado.
Quanto a mudas, mergulhe as estacas em hormônio enraizador, mantenha na sombra em local bem iluminado e não deixe o substrato secar.
Boa sorte,
Um abração!

Reply
avatar
Jarbas Levi
AUTHOR
5 de setembro de 2013 18:12 delete

Olá Mário Boa noite.
Tenho um terreiro pequeno e gostaria de ter os muros internos revestidos com a UNHA DE GATO ou a HERA o que o tornaria mais aconchegante,as duas me interessam, eu queria saber qual é mais fácil de plantio e manuseio, pretendo planta-la agora em setembro para já aproveitar o período do início das chuvas.
Obrigado e um grande abraço

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
6 de setembro de 2013 19:23 delete

Olá Jarbas, Boa Noite!
A Unha-de-gato é maravilhosa, mas dá bastante trabalho na manutenção, a hera é mais fácil, mais em regiões de clima quente tem que ser cultivada a meia-sombra.
Um abração!

Reply
avatar
Nathy Q
AUTHOR
13 de setembro de 2013 14:33 delete

Olá Mário.
eu quero decorar o muro da frente da minha casa com uma trepadeira, mas não sei qual a melhor!
Gostaria de saber também se a Falsa-Vinha serve para decorar o muro da frente da casa?
Abraço

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
19 de setembro de 2013 13:45 delete

Olá Mário,
a unha de gato do muro do meu vizinho está subindo para minha parede e estou receosa quanto a integridade do reboco, pois no lado que alcançamos para podar o reboco saiu junto. Conhece algum produto que podemos passar na parede para que a trepadeira não se agarre?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
22 de setembro de 2013 11:54 delete

Olá, Bom Dia.
Quanto mais áspera a superfície, a aderência é maior, em superfícies bem lisas fica mais fácil a remoção.
Não conheço nenhum produto que evite sua fixação.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
22 de setembro de 2013 12:00 delete

Olá Nathy, Bom Dia!
Existe uma quantidade muito grande de trepadeiras que ficam maravilhosas em muros, mas seria necessário mais informações como: se o local recebe sol pleno, clima, espaço disponível (deseja praticamente colada ao muro ou pode utilizar um espaço maior), pode fazer um suporte para ela trepar, etc.
Um abração!

Reply
avatar
9 de outubro de 2013 08:36 delete

Olá Mário,
Muito bom seu blog. Resido no Mato Grosso, uma região muito quente, e adoro muros verdes e gostaria de ter o meu muro recoberto por uma dessas trepadeiras. Para isso gostaria de saber se é verdade que elas apodrecem o muro. Depois gostaria de saber qual a espécie indicada para minha região, que tem um período de chuva d 6 meses e outros 6 meses de seca.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
16 de outubro de 2013 10:27 delete

Prezado Mário
Estamos com o embrião de um projeto para cobrir de verde um muro de concreto armado, pré moldado, de uma extensão bem ampla... Estamos "namorando" a unha de gato, a minha dúvida é se ela cobrirá o vão que existe entre as colunas do muro que é de aproximadamente 14cm ( as colunas tem a largura de aproximadamente 10cm e altura de 2m). Grato. Paulo André.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
23 de outubro de 2013 19:41 delete

Olá Paulo André, Boa Noite!
Ele tem raízes adventícias, ou seja nascem fora do lugar habitual, elas vão fixando a planta a medida que crescem, ocupando todo espaço que surgir pela frente.
Um abração!

Reply
avatar
Viviane trevi
AUTHOR
5 de novembro de 2013 22:10 delete

Olá Mario!!
Estava procurando informações sobre a unha de gato quando me deparei com seu maravilhoso site!!!
Comprei uma casa que possui um dos muros cobertos pela unha de gato....o muro tem aproximadamente 5m comprimento e 3 altura....está a coisa mais linda....porém a casa está cheia de baratas.....as pessoas me dizes que é a unha de gato, e que eu devia ranca-la todinha, porém eu não quero fazer isso......você tem algum conhecimento sobre o relacionamento da unha de gato x baratas?
Abraço e desde já agradeço ao seu retorno

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
7 de novembro de 2013 08:02 delete

Olá Viviane, Bom Dia.
Como deve ter lido na postagem, ela deve ser podada mensalmente, e com isso não teria grandes espaços para baratas e outros insetos usarem a planta como abrigo.
Elas não se alimentam da planta e se isso está acontecendo, o máximo que pode estar ocorrendo é ser a toca delas.
Faça uma dedetização com inseticida que não prejudique a planta, eles são vendidos em gardens e casas agropecuárias.
Mas acredito que as baratas estão vindo de outros locais, tem a venda em supermercados produtos onde ela entra come o veneno e quando retorna sua moradia morre, espalhe na sua casa e ficará livre dela, veja também se elas não vem de casas vizinhas.
A planta é a menos culpada nesta história.
Boa Sorte
Um abração!

Reply
avatar
Alline
AUTHOR
16 de novembro de 2013 08:32 delete

Olá Mário! Parabéns pelo site, adorei! Tenho uma dúvida: Entre meu muro e a calçada, não existe espaço com terra, está tudo cementado. Posso plantar a unha de gato em sementeiras ao longo do muro ou tenho mesmo que quebrar a calçada para fazer o plantio? Obrigada!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
16 de novembro de 2013 16:13 delete

Olá Alline, Boa Tarde.
Para que a planta tenha um crescimento adequado o correto seria quebrar uma faixa do cimentado para plantar.
Não esqueça que a unha-de-gato é uma planta que precisa de solo para expandir suas raízes em jardineiras o espaço seria ocupado em pouco tempo e planta iria perder o vigor.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
16 de novembro de 2013 16:48 delete

Olá Valdemar, Boa Tarde.
Se o revestimento do muro for feito com material de qualidade ela não irá prejudicar.
Como ela em locais que chove bastante irá deixar o muro praticamente sempre molhado conforme o material empregado na construção, como tijolos de barro de qualidade não muito boa e sem revestimento ou feito com argamassa pobre em cimento pode ter realmente algum problema.
Semelhantes a unha-de-gato, com folhas mais largas e não tão agressivas, existe as Heras: Hedera canariensis, Hedera helix, Parthenocissus tricuspidata, etc...
Um abração!

Reply
avatar
1 de dezembro de 2013 09:41 delete

Mário,bom dia!!
Estou preocupada pois plantei uma unha de gato na parede que já é a casa do meu vizinho. Mesmo que ele não reclame , minha preocupação é que a unha de gato comprometa a parede.Isso pode acontecer? Tomara que não pois está ficando linda.
Vc tem facebook?
Grata.

Reply
avatar
Deb
AUTHOR
1 de dezembro de 2013 13:03 delete

Boa tarde Mário. Achei seu blog por acaso e acabei achando tudo que procuro e sempre estou por aqui agora. A minha casa é de esquina e tenho um muro chapiscado parecido com este da foto e gostaria de cobri-lo com Hera. De todas as opiniões que li a respeito, a sua foi a que mais me chamou a atenção. Você me daria alguma dica quanto a largura do canteiro?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
1 de dezembro de 2013 16:33 delete

Olá Kinda, Boa Tarde.
Isso só vai acontecer se não cuidar de forma adequada, fazendo podas mensais ou sempre que precisar, não deixando que virem troncos lenhosos.
O link do meu facebook está no lado direito da página.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
1 de dezembro de 2013 16:38 delete

Olá Deb, Boa Tarde.
Para que a trepadeira tenha um bom desenvolvimento é importante trocar a terra por uma mistura adequada numa profundidade de pelo menos 40 a 50 cm, quanto a largura deixe no mínimo 15 cm.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
9 de janeiro de 2014 23:13 delete

Quero colocar Unha de Gato no meu muro 12m x 2m, qual o preparo da terra? qual a distância correta entre as mudas? Moro no litoral, clima bem quente, nessa época (verão) e bom plantar?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
11 de janeiro de 2014 16:43 delete

Olá Gabriel, Boa Tarde.
Se as mudas estiverem mais próximas o resultado esperado será mais rápido, uma distância boa será com espaço de 10 a 20 cm.
Pode ser plantada, mas não descuide das regas até a planta começar se alastrar, não jogue água nas horas mais quentes do dia, faça de preferência logo pela manhã.
Um abração!

Reply
avatar
Glauber
AUTHOR
21 de janeiro de 2014 21:10 delete

Boa Noite, Mário.

Parabéns pelo trabalho e muito obrigado por ajudar tanta gente.
Gostaria de saber se o plantio simultaneo de unha de gato e alamanda (aquela da flor amarela) deve obedecer algum cuidado.

Minha ideia é que a unha de gato cubra um muro que tenho, e no canto deste mesmo muro, fazer um canteiro de meia altura de alamandas. Tenho receio de que elas concorram entre si.
Recomenda algum cuidado especial? Ou ainda, recomenda nao plantar as 2 ao mesmo tempo?

Obrigado

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
22 de janeiro de 2014 07:23 delete

Olá Glauber, Bom Dia.
Não pode esquecer de um detalhe muito importante, tem que ter um espaço para poder realizar podas mensais na unha-de-gato para que os ramos não fiquem lenhosos.
De resto se a unha-de-gato que ficará atrás receber bastante claridade não tem problema de cultivar assim.
Um abração!

Reply
avatar
cris pereira
AUTHOR
7 de março de 2014 09:11 delete

Bom dia ! Plantei aunha de gato tem 1 mes e ate agora nao vi crescimento delas,quanto tempo para o muro ficar todo forrado com elas?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
12 de março de 2014 22:24 delete

Boa noite!! gostaria de saber se posso plantar, hera ou falsa vinha num barranco, nao quero grama, este barranco pega muito sol, espero sua ajuda, obrigada, Delena

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
15 de março de 2014 20:13 delete

Olá Cris, Boa Noite.
Isso vai depender de alguns fatores como solo, clima, adubação etc.
Inicialmente tem um crescimento mais lento, conforme a quantidade de mudas, em torno de 1 a 2 anos irá conseguir.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
22 de março de 2014 21:31 delete

Boa noite,gostaria de saber se a Hera Japonesa tem alguma parte que é toxica já que possua cachorro e um bebê.Desde já agradeço a sua atenção.

Reply
avatar
24 de março de 2014 15:32 delete

Olá, gostei muito do site, estou inciando um jardim agora, e a primeira coisa que estou pesquisando para fazer é plantar unha de gato no muro.
Se fizer as podas regulares, não tem perigo do muro começar a rachar e vir a cair?
E qual o melhor preparo para a terra? Na plantação de duas árvores descobrimos muitas pedras no solo, provavelmente devido ao aterramento do pátio.
Seria bom abrir buracos no local da plantação e cobrir com terra adubada e após isso plantar as mudas de unha de gato?
Abraço!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
25 de março de 2014 17:32 delete

Olá Adriana, Boa Tarde.
Exatamente se realizar podas regulares os caules não ficarão lenhosos e não irá prejudicar o muro.
Quanto ao solo seria bom substituir pelo menos uns 30cm de profundidade com substrato rico em matéria orgânica.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
28 de março de 2014 13:51 delete

muito abrigado! Farei isso sim! abraço, bom final de semana.

Reply
avatar
Sônia Beatris
AUTHOR
18 de abril de 2014 14:29 delete

Olá Mário, tenho muro de bloco de cimento, queria saber se o muro vem à podrecer se eu plantar unha de gato nele?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
19 de abril de 2014 07:44 delete

Olá Sônia, Bom Dia!
Depois que ela espalhar, se manter podas mensais, sem deixar que a planta desenvolva caule lenhoso não terá problema.
Um abração!

Reply
avatar
Maria Luiza
AUTHOR
10 de julho de 2014 15:02 delete

Olá, estou pensando em plantar unha de gato em meu muro, mas só tenho uma distancia de 80cm do piso da garagem, a extensão do muro é de 10m. Será que ela me trará problemas futuros, será que suas raízes irão levantar o piso? E se for aconselhável, eu planto quantas mudas para preencher essa estenção de 10m

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
5 de agosto de 2014 19:15 delete

Achei no meu quintal, no alicerce de uma construção derrubada a raiz dessa praga que vizinho plantou nosso muro. é uma fria estraga muros e ainda pode gerar gastos com processos!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
18 de agosto de 2014 14:40 delete

Olá Maria Luiza, Boa Tarde.
Para não ter problemas com ela terá que mantê-la sempre jovem realizando podas mensais de forma não deixar que os caules fiquem lenhosos.
Meu conselho é que se a pessoa não quer ter trabalho com podas é bom não plantar.
O espaço que tem é suficiente.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
18 de agosto de 2014 14:43 delete

Olá Boa Tarde!
Se não podar para manter a planta jovem, as raízes se tornam muito agressivas e causam sérios inconvenientes.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
19 de agosto de 2014 19:00 delete

Mario, boa noite.
Estava à plantar Unha-de-gato em muro da minha residência com extensão de 60 metros, mas depois de verificar os problemas que poderia ter com esta planta resolvi utilizar a Hera japonesa. Gostaria de saber qual a distância indicada plantar uma muda de hera distante da outra para que ficasse harmoniosa no muro sem causar problemas futuros?
Obrigado!
Um abraço.

Reply
avatar
NELSON TARTA
AUTHOR
11 de outubro de 2014 10:30 delete

Estava vendo o seu material e fiquei em dúvida! è possível fazer mudar de "Ficus Pumila" com os frutos??? Se possível qual o procedimento??? Fico no aguardo!!!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
8 de novembro de 2014 13:07 delete

Olå!
junto ao muro, no chão, tenho a tubulação de àgua do jardim, as raízes da unha de gato poderão danificá-la?
obrigada
vaneska

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
13 de janeiro de 2015 00:04 delete

Olá Mario,

Gostei muito do seu blog, foi esclarecedor para mim.
Eu me mudei para uma casa que estava a algum tempo desocupada e que tinha uma trepadeira no muro, que eu acredito que seja a unha de gato. Como você pode imaginar neste meio tempo sem manutenção ela ficou mais lenhosa e esta inclusive caindo do muro (já tombou de mais ou menos metade dele) e invadiu parte do solo anexo cobrindo ele e matando outras plantas (pela cobertura do solo e por tapar parte do sol).
Gostaria de sugestões do que fazer, tipo como poda-la para "corrigi-la". Tenho medo de poda-la errado e machucar muito a planta. Em ultimo caso, gostaria de saber como seria uma boa forma de retirar a planta.

Grata, H.

Reply
avatar
27 de janeiro de 2015 15:14 delete

Boa tarde, Mario. Temos unha de gato há anos, sempre podando, mas ñ mensa/. Ontem, na parte que dista uns 15 ms da raiz, uma parte se desprendeu do muro. Dúvida: adianta tentar recolocar esta parte, usando pregos e arame ou é melhor cortar a parte caída? Obrigada e parabéns pelo site. Abr.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
23 de abril de 2015 16:25 delete

ola Mario gostaria de comprar sementes de unha de gato! Onde posso comprar? meu email para a sua resposta.
luz.oliveira@ig.com.br

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
7 de outubro de 2015 18:19 delete

Boa Tarde.
Tenho um barranco em minha propriedade que foi plantado unha de gato mas mo meio veio outras plantas, gostaria de saber se tem algum veneno para ervas daninhas ( mato ) que posa ser usado no local mas que não mate a unha de gato.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
7 de outubro de 2015 20:03 delete

Olá Boa Noite.
Infelizmente não conheço alguém confiável para indicar.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
7 de outubro de 2015 20:08 delete

Olá Boa Noite.
Não tenho a informação, minha sugestão é que entre em contato com a Monsanto que é fabricante destes produtos.
Boa Sorte
Um abração!

Reply
avatar
Tatiana
AUTHOR
20 de outubro de 2015 13:28 delete

Boa tarde,
Na casa que vou morar tem um muro que está precisando de manutenção. Como não há muito espaço para fazer um jardim, a minha intenção é plantar uma trepadeira neste muro, ao inves de pinta- lo. Moro no Sul e gostaria de saber se na minha região a mais apropriada seria unha de gato ou falsa- vinha, e tambem, qual cresce mais rápido.
Muito obrigada!!! Um abraço.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
20 de outubro de 2015 17:44 delete

Olá Tatiana.
A unha-de-gato não é indicada para região de clima frio, para clima frio a falsa-vinha é mais indicada.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
19 de novembro de 2015 10:56 delete

Olá, estou querendo por uma planta trepadeira no meu muro mas não sei qual a melhor, pois queria uma que desse flores.
o ambiente do local é frio e quente e o crescimento da trepadeira não pode ser superior a 5 metros

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
20 de novembro de 2015 07:41 delete

Olá Alessandro, Bom Dia.
Existe uma variedade de trepadeiras para o que deseja, mas precisam de colocação de suportes para fixação.
Apenas algumas os órgãos de fixação são raízes adventícias.
Veja a possibilidade da instalação no muro de uma tela onde a planta possa escalar, a partir disso será mais fácil escolher uma planta.
Um abração!

Quanto ao crescimento a limitação pode ser feita com podas.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
8 de dezembro de 2015 11:52 delete

Ola!
Tenho um barranco de terra na frente de casa e quero dar uma embelezada nele, pois possui só algumas ervas daninhas, gostaria de alguma dica do que plantar, pois tem q ser uma trepadeira que ajude a segurar a terra para não ocorrer erosão.
Agradeço a atenção.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
8 de dezembro de 2015 19:46 delete

Olá Boa Noite!
O local recebe luz do sol direto durante todo o dia?
Qual o clima de sua região?
Um abraço!

Reply
avatar
10 de dezembro de 2015 16:21 delete

Ola!
O local recebe luz do sol direto, principalmente durante a tarde.
Moro na região oeste de Santa Catarina, clima subtropical.
Abraço!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
10 de dezembro de 2015 17:45 delete

Olá Marcelo, Boa Tarde.
Para cobrir barranco em relação a trepadeiras pesquise sobre Hera-inglesa (Hedera helix), Jibóia ( Scindapsus aureus), Tumbérgia-azul ( (Thumbergia grandiflora). São plantas que não gostam de sol direto nas regiões mais quentes, mas acredito que possa dar certo em Santa Catarina.
Um abração!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
16 de dezembro de 2015 12:50 delete

Olá Mário,
Pretendo construir um muro na minha chácara que possui uma grande extensão, cerca de 450 metros. Tenho u
ma cerca viva de ficus, mas estão me aconselhando a retirá-la completamente, pois dizem que vai danificar o muro, provocando rachaduras. É verdade? Se sua opinião também for essa, você poderia me indicar uma trepadeira ou planta que possa dar um aspecto mais verde ao local? e de preferência que tenha crescimento rápido. O clima aqui é quente e seco, e só chove no final do ano. Grata!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
18 de dezembro de 2015 17:42 delete

Olá Boa Tarde!
Na postagem tem esta informação, tem que ter poda constante, não deixando a planta passar para a fase com caules grossos e lenhosos e aí sim poderá ter problemas com a estrutura do muro.
Se fizer tudo direitinho com podas mensais ficará igual a da primeira foto desta postagem.
Um abração!

Reply
avatar
11 de janeiro de 2016 08:22 delete

Bom dia, Plantei unha de gato na fachada da minha loja, como faço para ela não cobrir o vidro da vitrine, tem algum método para evitar que determinado galho cresça? ou sempre quando ela invadir a vitrine terei que cortar e ela voltará a crescer? meu email é decor.vidrosrs@gmail.com

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
11 de janeiro de 2016 11:21 delete

Olá Bom Dia!
Deve ter lido a postagem que a planta não desenvolver troncos lenhosos tem que ser podada mensalmente.
Não tem saída, tem que ir podando.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
11 de janeiro de 2016 21:09 delete

Mário, boa noite. Meu vizinho plantou unha de gato no muro que nos separa. De arrimo. Minha mulher está se descabelando com medo de que a planta comprometa a resistência do muro. Pode me informar onde consigo encontrar documento conclusivo sobre isto? Abs e grato. Y. Morita

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
14 de janeiro de 2016 08:51 delete

Olá Bom Dia!
Se sua vizinha fizer podas mensais não permitindo que a planta adquira troncos lenhosos (ela é uma figueira), acredito que não terá maiores problemas.
Sei que muitas vezes não é fácil dialogar com algumas pessoas, mas acho que vale a pena tentar, por desconhecimento olham a planta nos muros (como a da primeira foto da postagem), acham maravilhosas, mas não conseguem ver o trabalho que está por trás para que ela fique assim.
Certamente pesquisando pelo nome científico da planta acredito que possa encontrar, infelizmente estou sem tempo para pesquisa.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
15 de janeiro de 2016 15:02 delete

QUAL VENENO PODE ACABAR COM A UNHA DE? GATO

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
16 de janeiro de 2016 07:56 delete

Olá Bom Dia!
A melhor forma é cortar os caules bem rente ao solo, nesta época de muita chuva com a parede úmida não irá surgir um resultado imediato, mas quando as paredes secarem, a planta começará a morrer, aí é só arrancar puxando.
Outra forma é pulverizar Glifosato (mata mato), mas na minha opinião o primeiro método é melhor.
Um abração!

Reply
avatar
BLOG do FRAH
AUTHOR
29 de janeiro de 2016 02:14 delete

Li todos os comentários, perguntas, dúvidas e respostas. Parabéns pela página e pela atenção. Minha preocupação é com as raízes, pois com a poda eu podaria frequentemente. Meu muro tem 8 metros. Qual a melhor ferramenta para poda neste pequeno muro? E voltando as raízes... No meu caso terei que plantar em sementeira. Será que dar certo? Já que poderei a planta a cada 15 dias. Desculpe a pergunta idiota, mas de tempos em tempos eu posso tentar mexer no solo e podar algumas raízes pra retardar a alta proliferação dentro da sementeira? Não quero problemas com vizinhos e nem com tubulação prejudicada. Grato.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
29 de janeiro de 2016 17:53 delete

Olá Boa Tarde.
Para fazer poda existe alguns equipamentos, o mais simples são as tesouras de poda de grama, custam em torno de R$ 25,00 e funcionam bem desde que sejam afiadas com pedra de afiar carborundum ou outro similar.
Como deve ter visto a planta é uma figueira e se não for contida irá ter caule lenhoso e raízes vigorosas.
Pode ser cultivada em sementeiras resistentes, mas terão que ter um tamanho suficiente para planta poder absorver do substrato, os nutrientes que precisa através da expansão das raízes e deixar a planta bonita.
Vai chegar um momento que as raízes irão ocupar toda extensão da sementeira, irão começar a enrolar e a planta começará a perder o vigor inicial.
Se for fácil o acesso poderá podar.
Boa Sorte.
Se fizer no futuro conte sua experiência, assim todos aprendem.
Um abração!

Reply
avatar
11 de fevereiro de 2016 01:43 delete

Oi Mario Parabenns!!
Tenho a unha de gato em dois muros . Agora quero pasar para mais 1. Ja entrei na casa com ela plantada . Posso plantar cortando galhos dela ?Me facilitaria muito pois ela ja cobriu todo estes dois muros e esta indo para o lado de fora agora. Posso cortar galos e plantar?Muito obrigada!!Gabriella.Morei numa casa , que tinha 1500 metros de unha de gato plantadas e cobertos era lindo!!!!

Reply
avatar
11 de fevereiro de 2016 19:24 delete

Tenho um muro de contenção no barranco e tá apresentando umidade , será que posso plantar unha de gato pra esconder a umidade ??

Reply
avatar
15 de fevereiro de 2016 11:36 delete

Oi Mario. Pretendo plantar uma unha de gato porque gosto muito e cresce rápido, mas terá que ser em sementeira porque tem tubulação por perto do muro. Minha pergunta: se eu podar com regularidade, poderei controlar o crescimento das raizes, e assim continuar com a sementeira? Obrigada por toda a informaçao e a boa vontade. Diana

Reply
avatar
19 de fevereiro de 2016 12:15 delete

Olá Mario!
Tenho unhas de gato no meu muro, acontece que elas começaram a crescer mas existe galhos que não estão se prendendo no muro, o que devo fazer, corta-los? Desde já obrigada.

Reply
avatar
adri gutstein
AUTHOR
18 de março de 2016 15:57 delete

Olá.Mario !
tenho um barranco enorme aqui em minha casa ,de uns 16 m comp.por 5 m alt...gostaria muito de saber de unha de gata me ajudaria a não desbarrancar..se ajudaria a segurar a terra..ou seria melhor grama amendoim ???
abraço obrigada

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
19 de março de 2016 07:43 delete

Olá Adri, Bom Dia.
A unha-de-gato gosta de superfície rígidas para trepar é melhor usar a grama amendoin.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
19 de março de 2016 07:45 delete

Olá Luciana, Bom Dia.
O muro tem que ser um pouco áspero para ela aderir.
Se a área não for muito intensa poderá prender com fita adesiva para ajudar.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
19 de março de 2016 07:49 delete

Olá Gabriela, Bom Dia.
Pode sim, utilize sacos de mudas ou mesmo copos descartáveis (não se esqueça de fazer furos para drenagem), espere elas enraizarem e depois plante onde desejar.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
19 de março de 2016 07:49 delete

Olá Thayana, Bom Dia!
Pode sim.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
19 de março de 2016 07:52 delete

Olá Roberto Bom Dia.
Quando as raízes ocuparem toda extensão da sementeira e começarem a enrolar a planta irá perder o vigor inicial, mas vale a pena tentar.
Conte depois para nós sua experiência.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
8 de abril de 2016 10:07 delete

como consigo muda e como deve ser essa muda de unha de gato

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
14 de abril de 2016 13:46 delete

Olá, estou querendo plantar unha de gato ou a falsa vinha ao redor da minha casa.Minha cidade é quente e o muro recebe bastante sol porque a casa é de esquina. O jardineiro disse que tenho que comprar umas 40 mudas. Qual a melhor opção? Hera ou Falsa Vinha? Quero tampar o muro ao redor da casa, pois ele é muito feio e está sem acabamento, mas não queria algo que pudesse me ocasionar problemas futuros....

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
18 de abril de 2016 14:35 delete

Estou com o mesmo problema, o vizinho sem noção resolveu plantar unha de gato no meu muro, que fica dentro da minha propriedade, ela está se alastrando e quando arranco sai pedaços de reboco! Está destruindo o meu muro!
Além diso ela vira casa de baratas e aranhas, e até caramujo africano já encontrei.
Estou deseperada porque o vizinho não faz manutenção, e segundo a legislação, eu tenho o direito de defender a minha propriedade.
Se alguém puder me dizer que tipo de produto posso passar para eliminar este ficus, por favos ficarei eternamente grata!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
23 de abril de 2016 19:24 delete

Já tentou deixar uma carta pro "vizinho sem noção" explicando o incomodo (como vc explicou aí na sua msg) e pedindo para ele não deixar a unha de gato invadir pro seu lado? E que tal mudar a atitude? Porque geralmente recebemos de volta o que damos...

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
24 de abril de 2016 22:31 delete

Olá, plantei a unha de gato no espaçamento de 1m em 1m em uma extensão de 36m,o muro tem 3m de altura. Molho toda tarde e há poucos dias adubei com 10 10 10, alguns tem mais de 1.80 de altura as a maioria está abaixo de 1m de altura, tem mais de 1 ano que plantei as mudas. Será que tem algum problema com o crescimento precisando de adubação mais adequada ou está no ritmo certo. Um abraço!

Reply
avatar
Lothar
AUTHOR
3 de maio de 2016 19:06 delete

Boa Noite Mario, parabéns pelo seu blog e pela sua paciência em responder todas as perguntas. Então ai vai mais uma: Tenho 50 metros de muro com 3 metros de altura. Todo ele com unha de gato e na base coroa de cristo com 60 cm de altura. Já tenho eles plantados a maisn de 10 anos moro em Extrema - MG local de serra da Mantiqueira clima frio mas o meu muro e bem ensolarado. Noto que em alguns locais do muro a unha de gato esta secando e perdendo as folhas. Pode ser alguma doença? Falta de adubo? Falta de água? Obrigado LOthar

Reply
avatar
Bibi
AUTHOR
4 de julho de 2016 17:27 delete

Mário, bom dia!
Plantamos no muro do jardim da minha casa quatro unhas-de-gato, no entanto faz dois anos e vejo uma demora enorme para elas crescerem.
Moro no Nordeste, mas num local onde o clima não é muito quente, faz bastante sol, mas chove regularmente.
Pelas informações do texto ela cresce bem rápido, existe algum procedimento pra estimular esse crescimento? Seria o caso de adubar? O que você aconselha?

Reply
avatar
31 de julho de 2016 15:18 delete

Olá, eu gostaria de revestir uma parede interna toda com trepadeira, qual devo usar ?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
31 de agosto de 2016 08:59 delete

Bom dia...Gostaria qual veneno posso utilizar para matar a unha de gato.

Reply
avatar
Luiza Carmen
AUTHOR
6 de setembro de 2016 18:05 delete

Oi Mário

Moro em apartamento com pe direito duplo, no ultimo andar do prédio. Tenho um paredão super sem graca na minha varanda que pega muuuuuito sol na metade do ano e na outra metade fica a meia sompra. Tenho uma jardineira por toda a extensão desse paredao, onde plantei alguns buxinhos. Gostaria de cobri-lo com trepadeira unha de gato, mas ele é a divisa do meu ap com o ap do vizinho, e temo que com o tempo a planta cause problemas e enraize em frestas de forma que estrague o revestimento do outro lado. Se já é dificil fazer a manutenção de muros em casas, imagina em apto!!!!
Então eu gostaria imensamente que vc me sugerisse que planta usar... Não aguento mais olha praquele paredao chapiscado pe direito duplo e sem NADA a recobrir!!!!!

Obg :)

Reply
avatar
Aline
AUTHOR
26 de setembro de 2016 22:44 delete

Oi boa noite. Obrigada pelas dicas!!! A unha de gato pode se adapta em morros arenosos? Com meio sol? Existe alguma trepadeira com essa característica? Obrigada.

Reply
avatar
Michele
AUTHOR
2 de novembro de 2016 13:21 delete

Olá, parabéns pelo site, tenho um barranque atraz da minha casa, comprei mudas de unha de gato para plantar, porém minha duvida é que o solo é bastante úmido, será que vou ter problemas? Desde ja agradeço!

Reply
avatar
9 de novembro de 2016 21:31 delete

So porque elogiei que vc respondia todos comentarios.......

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
10 de novembro de 2016 07:21 delete

Olá Bom Dia!
Desculpe, fico muito triste, mas não ter tempo para responder, por isso tenho pedido ajuda daqueles que conhecem a planta para ajudar.
Veja que nem postagens novas e revisão de antigas tenho feito.
Um abração!

Reply
avatar
5 de dezembro de 2016 08:23 delete

Bom dia.
Tenho no muro da minha casa essa planta que hoje fui saber que o nome é unha de gato.
Porém estou percebendo que elas estão se soltando da parede. E com isso está ficando com algumas falhas deixando o visual bem feio. Gostaria de saber duas coisas:
1) É normal isso acontecer?
2) Tem como fazer esse reparo?

Fico no aguardo das respostas.

Reply
avatar
Kaimana,
AUTHOR
5 de janeiro de 2017 10:55 delete

Olá Mario, porfavor, retirei a hera de minha parede mas as raizes que foram para baixo da casa acho que estao por lá. Gostaria de saber se elas continuam crescendo em baixo da estrutura e caso isto esteja acontecendo posso colocar sal nos troncos pequeninos que sobraram?
Obrigado

Reply
avatar
Fred Almeida
AUTHOR
14 de março de 2017 17:28 delete

Mario, pretendo plantar unha de gato dentro de blocos de concreto 20x20 com o fundo tampado, este espaço é suficiente para o desenvolvimento normal?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
4 de abril de 2017 06:27 delete

Olá Mário! Gostaria de plantar uma trepadeira no muro em frente minha casa e parece externa da casa. Gostaria saber qual a melhor opção: unha de gato ou hera? Como faz a muda? Tem que plantar fundo? Já tentei plantar umas três vezes e não pegou!?!

Reply
avatar
Robson Ramos
AUTHOR
9 de abril de 2017 14:28 delete

Mário Boa tarde poderia passear seu email oferece

Reply
avatar
Duda
AUTHOR
20 de maio de 2017 10:35 delete

Estou com o mesmo problema. Em alguns lugares noto que bem próxima a raiz a unha de gato seca sem qualquer motivo aparente, já que ao lado as outras continuam verdes. Você descobriu o que era? Como é uma planta que demora muito a crescer tenho medo de terminar morrendo se nada for feito.

Reply
avatar
Bibi
AUTHOR
21 de maio de 2017 22:02 delete

Vi vários artigos e comentários. Sugeri então ao meu pai adubar sua raiz e assim melhorou bastante.
É importante também podar aqueles galhos que estão secos e não estão grudando.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
21 de julho de 2017 19:16 delete

A unha de gato serve para telas de alambrado

Reply
avatar
21 de julho de 2017 20:33 delete

Ola Mario, tudo bem?
Plantei unha de gato no muro onde não bate sol mas tem iluminação boa, vi que ele não esta desenvolvendo como ele desenvolveria em sol pleno, mas não morreu. Você acha que ele devagarzinho vai subir? Ou não? Tem 5 meses que plantei, e algumas mudas desse muro ainda não brotaram, sera que não seria interessante colocar um enraizador? Obrigada!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
22 de julho de 2017 07:48 delete

Olá Bom Dia!
Não somente para muros.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
22 de julho de 2017 07:50 delete

Olá Luciana, Bom Dia.
Para ter um desenvolvimento pleno precisa receber luz solar, nesta época sem chuva recomendo a deixar a parede úmida até que a planta se estabeleça.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar