Atenção leitores

ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHORAR O BLOG - Algumas janelas ainda não estão prontas - Desculpe o transtorno,
Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS - Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

CRINUM - ( Crinum x powellii )

18:11 10 Comments A+ a-


( Foto provisória )
OME CIENTÍFICO: Crinum x powellii.

NOME POPULAR: Crinum, Crino.

Obs.: Crinum x powellii é um híbrido resultante do cruzamento das espécies: Crinum bulbispermum x Crinum moorei.

FAMÍLIA: Amaryllidaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: África do Sul.

PORTE: 60 a 80 cm.

FOLHAS: Largas e suculentas.

FLORES: Perfumadas, nas cores brancas e róseas, floresce 1vez por ano com duração de 20 a 25 dias.

LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Fazer irrigação 2 vezes por semana sem encharcar a terra. Após a flor murchar deixe o bulbo na terra, e regue apenas 1 vez por semana.

CULTIVO: Solo rico em matéria orgânica, capaz de reter umidade. Fazer o plantio do bulbo na profundidade de 10 a 15 cm, com espaçamento de 20 a 30 cm entre plantas, ele germina em até 25 dias. Após florada o bulbo deve permanecer na terra. O período do plantio até o florescimento é de 80 dias.

FERTILIZAÇÃO: Para ficar sempre viçoso aplicar adubos orgânicos.

UTILIZAÇÃO: Formação de maciços.

PROPAGAÇÃO
: Por divisão de bulbos e replantio

PREÇO: Em Mogi Mirim / SP, um pacote do produtor André Boersen, contendo 2 bulbos estava sendo comercializado por R$ 6,00.


MINHA EXPERIÊNCIA

Vou colocar aqui minha experiência com o Crinum x powellii, nunca cultivei antes.
Irei postar fotos com datas, a medida que a planta for evoluindo.

1 - Imagem dos bulbos que comprei num supermercado em Mogi Mirim / SP. Em Holambra / SP costuma ser mais barato, mas ainda não tinha viso por lá.


2 - Em vez de semear em canteiros, preferi semear em vasos grandes, utilizando substratos um  pouco diferentes, os dois com terra vegetal, areia grossa de construção, terra comum e composto orgânico, além dessa mistura coloquei em um deles terra argilosa, capaz de reter mais a umidade. Plantei obedecendo a profundidade de 10 a 15 cm, o que dará estabilidade a planta por ocasião da florada.


 

10 comentários

Write comentários
maria clara
AUTHOR
7 de fevereiro de 2012 12:27 delete

fiquei curiosa para saber como ficaram os crinos! cresceram bem?
beijos

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
10 de fevereiro de 2012 16:16 delete

Olá Maria Clara, Boa Tarde!

Desculpe, tinha até esquecido do Crinum x powellii.
Eles cresceram, estão com folhas bonitas, mas não deram flores.
Estive viajando por duas ocasiões e eles ficaram somente com água de chuvas.
A falta de água pode ter interferido na florada.

Um abração!

Reply
avatar
maria clara
AUTHOR
15 de fevereiro de 2012 20:27 delete

ah, que bom.. mas acho que as flores ainda estão por vir, não? :)
dei um de presente, e estava curiosa para saber quanto tempo ele leva para brotar!
abraços, até :)

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
31 de maio de 2013 21:58 delete

Hoje fui à um mercado popular e lá encontrei bulbos de crinum variedade powelli branco e outro da variedade amacrinum. Por estarem muito secos, empacotados a muitos meses, coloquei-os na água antes de plantar de pô-los na terra devidamente preparada, pesquisei na net pelo nome e apareceu esse endereço e os detalhes de plantio foram importantes. (Canísio frai)

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
26 de junho de 2013 09:54 delete

Olá Canísio, Bom Dia.
Fico feliz em poder ter ajudado um pouco.
Um abração!

Reply
avatar
Sônia
AUTHOR
20 de janeiro de 2015 11:05 delete

tenho uma planta chamada onze horas que pegou um fungo tipo uns piolho branco você tem algum conselho para mim dar o que devo fazer... a planta pode ser recuperada? o que devo usar?

Reply
avatar
cb90 val
AUTHOR
2 de julho de 2015 07:10 delete

Ola pessoal meu nome é Valdir moro no parana comprei esses bulbos André bierssem no hipermercado plantei em vasos médios em 15 de maio nasceram fortes e vigorosos as callas copi de leite hoje dia 2 de julho começaram a abrir flores e o crinum esta muito viçoso com belas folhas são bulbos de excelente qualidade queria plantar mais porem não tenho espaço.

Reply
avatar
cb90 val
AUTHOR
2 de julho de 2015 07:13 delete

Mario VC deve colocar umas 200 gramas húmus a cada 40 ou 60 dias eles adoram agua de preferencia de chuva

Reply
avatar
cb90 val
AUTHOR
2 de julho de 2015 07:19 delete

Sonia você deve passar óleo mineral ou vegetal é um produto barato encontrado em agropecuárias se estiverem na chuva vice não deve regalas só a agua da chuva é suficiente eu tenho varias espero ter ajudado

Reply
avatar
Suzana Costa
AUTHOR
4 de dezembro de 2016 11:03 delete

Olá tenho várias crino aqui em casa meu marido achou no Mato e trouxe um plantamos no quintal e ele se multiplicou mas não deu flor aí por motivo de obra tive que ficar com um só no vaso ele deu flor e muda coloquei a muda em outro vaso e mas flores agora já tenho muitos e estou apaixonada, quando eles ficam adultos eu corto as folhas velhas e ponha casca de banana na terra e tenho tido um bom resultado, demorei a descobrir qual era a planta que tinha é como cuidar, mas agora é bom saber que não estou só!

Reply
avatar