ATENÇÃO LEITORES DO BLOG - COMENTÁRIOS:
Estou sem tempo para responder os comentários, peço ajuda a pessoas que realmente conhecem a planta da postagem que ajudem a esclarecer a dúvida.

Ainda não trabalho com venda de plantas e não envio sementes.

Para ver todas postagens - É só clicar no link abaixo:
ÍNDICE GERAL DOS TÓPICOS

15/04/2011

FLORES EM GERAL - FERTILIZANTE - Quanto usar ?

Muitas pessoas compram fertilizante NPK e não sabem que quantidade usar, usam  em excesso e acabam por matar a planta.

Para quem compra os vendidos em pequenas caixas, normalmente vem um manual explicativo, mas quem compra a granel não tem isso.

As quantidades e o método de aplicação pode sofrer alguma alteração de acordo com os especialistas, mas de uma forma geral pode ser usada a seguinte tabela:
FLORES EM GERAL - FERTILIZANTE - Quanto usar ?
FLORES EM GERAL

CANTEIROS: (ao preparar) - Coloque 5 colheres de sopa por m² ou 2 colheres por cova
( Se a planta for pequena reduza esta quantidade )

VASOS:
- Pequenos: 1 colher de sopa.
- Grandes: 3 colheres de sopa.

OBS:
- 60 dias após plantar, faça uma nova adubação ao redor das plantas, adicionando o fertilizante a terra na proporção de 4 colheres de sopa por planta.
- Repita a operação no florescimento a depois da poda.
- Aplique 3 a 4 vezes por ano.


IMPORTANTE:
Nunca coloque fertilizante muito próximo a base da planta,sempre ao redor.


Fonte: Vitaplan.

43 comentários:

  1. Mário, tenho umas flores que conheço pelo nome de onze horas. Elas pouco florecem mesmo com o adubo organico que coloco,vc indica alguma fertilizante p flores?

    ResponderExcluir
  2. Olá Ceci, Boa Tarde!

    A primeira coisa é identificar sua planta.
    Se for realmente a ONZE-HORAS (Portulaca grandiflora),seu ciclo é anual, e problema pode não estar na fertilização,se não for cultivada a sol pleno não floresce.
    É uma planta que floresce mesmo com pouca fertilização,portando qualquer que tenha mais Potássio,por exemplo NPK, fórmula 04-14-08, pode ser usado.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. eu tenho em casa fertilizante caseiro . feitos com restou de frutas e verduras? como posso usar e quantas quantidade para cada planta no jarro?

    ResponderExcluir
  4. Olá Bom Dia!

    Não sei qual sua prática na preparação de Composto Orgânico, mas eles só devem ser usados quando estiverem decompostos,ou seja com aparência de terra, para plantas que consumimos é melhor que adubo químico. A quantidade usada na preparação de covas e vasos para plantio,normalmente é de 1/3 ou 1/4 em relação a outros materiais como: areia grossa, terra de jardim, terra vegetal.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia:
    Ganhei Bambu da Sorte (Lucky Bamboo)voce teria algumas dicas dos cuidados que devo ter com ele?

    ResponderExcluir
  6. Olá Cesar, Boa Noite!

    Você vai encontrar dicas do Bambu-da-sorte (Lucky Bamboo, aqui mesmo no blog:
    http://plantas-ornamentais.blogspot.com.br/2011/09/bambu-da-sorte-lucky-bamboo.html

    Um abração!

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho algumas frutíferas plantadas em vasos de 30 litros. Recentemente coloquei de 2 a 3 colheres de NPK 10 10 10 distribuidos na borda (a quase um palmo de distância do caule) do vasos. Depois de ler que esse fertilizante pode matar as plantas fiquei temeroso. Poderei ter algum problema com essa adubção?

    ResponderExcluir
  8. Olá Boa Tarde!
    Eu particularmente, não uso adubo químico em frutíferas, gosto de colocar fertilizante orgânico composto.
    Mas o NPK da forma que voce colocou, longe do caule não vai matar sua planta.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  9. Sr. Mário
    tenho uma azáleia, porem nao florece! que adubação devo utilizar, dose e quantas vezes aplicar or mês, seria melhor diluir o adubo ou deixar em forma de granulado? Para estimular ela a florecer? abraço

    ResponderExcluir
  10. Olá, Bom Dia!

    Você pode adubar sua Azaléia, de 3 a 4 vezes por ano utilizando o NPK, 04-14-08, que pode ser o granulado ou o líquido que também são vendidos nas gardens.
    Nunca aplique jundo ao caule, sempre na projeção da copa ou no caso de vasos, mais proxímos a borda.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, Sr. Mário.

    Sou portuguesa e cultivo algumas ornamentais e frutíferas em vasos. De há algum tempo para cá, decidi fazer composto orgânico caseiro, mas tenho dúvidas quanto à sua utilizaçao: como e quando usá-lo,para além das explicações que dá numa resposta acima. Fico grata pela sa ajuda.
    Abraço,

    Milouska

    ResponderExcluir
  12. Olá Milouska, Boa Noite.
    Ele só deve ser usado quando estiver parecendo terra, é interessante passar por uma peneira grossa, depois pode ir incorporando na terra dos seus vasos.
    Quanto a quantidade, existe plantas que para ficarem bonitas presisam de substrato rico em matéria orgânica, neste caso pode usar a vontade, só tenha cuidado de não danificar as raízes das plantas ao fazer a incorporação no solo.
    Nas plantas que preferem solos mais arenosos, com excelente drenagem use menos.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada, Sr, Mário!

    E como reforço de cobertura? Em que épocas do ano? Só na primavera, ou também no outono?
    abraço,

    Milouska

    ResponderExcluir
  14. Já agora, Sr. Mário, gostaria de lhe fazer outra pergunta: uma calliandra criada desde a semente, em vaso, que tipo de substrato deve ter? Acho que se trata de uma calliandra tweedii, cujas sementes me foram oferecidas quando no ano passado estive aí no Brasil, mais propriamente no Rio. Está ainda muito pequena (cerca de 10 cm), apesar de já ter um ano de idade. Quanto tempo precisa para começar a dar flor? Para mim, a calliandra é uma das plantas ornamentais mais bonitas que conheço. Já tive uma selloi, mas morreu com um severo ataque de cochonilhas que não consegui debelar. Estava repleta de botões florais, e os bichos pareciam-se tanto com os minúsculos botões, que não me foi possível limpá-la como devia ser.
    Mas serviu-me de lição. Quando tiver outra (continuo a procurar sementes, não só da rosa,como da branca), já estarei de olho mais aberto...
    Também tenho uma ainda pequena Stifftia Chrysantha, duas aceroleiras, algumas pitangueiras e uma jabuticabeira muito pequena. Mas de todas elas falarei com o senhor à medida que for precisando. Pode ser?
    Um abraço luso,

    Milouska
    Um abaço,

    Milouska

    ResponderExcluir
  15. Olá Milouska, Boa Noite!

    Diferente do adubo,o composto orgânico pode ser incorporado com maior regularidade ao substrato, podendo ser realizado trimestralmente.
    Quanto a Calliandra tweedii, até que atinja pelo menos 1 metro de altura, antes de levá-la para o lugar definitivo, deve ficar em sacos de mudas grandes, ou vasos em local protegido ou com sombrite 50%, o substrato pode ser uma mistura de 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de areia grossa de construção, 1 parte de terra vegetal e 1 parte de composto orgânico, regue moderadamente de 2 a 3 vezes por semana sem encharcar.
    Boa sorte.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  16. Obrigada, Sr. Mário, pela sua disponibilidade.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, Sr. Mário!

    Aqui estou de novo para lhe pedir outro esclarecimento.
    O substrato para calliandra selloi ou brevipes também pode ser o mesmo da tweedii? Ou haverá alguma diferença?
    Um abraço luso,

    Milouska

    ResponderExcluir
  18. Olá Milouska, Boa Noite.
    Não sou especialista no assunto, mas para ter belas floradas é aplicado o NPK, fórmula 04-14-08 que é fácil de encontrar a venda em caixas pequenas nas gardens e casas agropecuárias.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, Sr. Mário!
    Aqui estou de volta.
    Desta vez para lhe perguntar o seguinte:
    Cultivo, desde a semente, algumas frutíferas tropicais em vaso: 2 aceroleiras (2 anos 80/90 cm de altura; 3 pitangueiras (1 com 3 anos/80cm de altura, as outras com 1 ano e cerca de 20 cm de altura); uma jaboticabeira com 1 ano e meio (10 cm de altura).
    A minha pergunta é a seguinte:
    Que tipo de substrato/fertilização devo fornecer-lhes, tendo em conta que vivo em Portugal, ainda que na zona mais amena do país, mais exactamente no Algarve, onde o clima tem influências mediterrânicas.
    Um grande abraço luso,

    Milouska

    ResponderExcluir
  20. Bom dia sr. Mario, estou com dúvida quanto aos cuidados com a Ráfia,tipo de adubo e fertilizante, poda, por favor me dê umas dicas, obrigada. Cida.

    ResponderExcluir
  21. Olá Boa Noite.
    Aplique de 1 a 3 colheres de sopa (conforme tamanho do vaso)de NPK, fórmula 10-10-10, ao redor do caule, nunca junto a ele, incorpore levemente ao solo e regue em seguida.
    Misture um pouco de composto orgânico.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  22. boa tarde:gostaria de saber qual fertilizante uso em rosas do deserto,no caso de mudas pequenas.e qual produto posso usar para combater pragas e fungos nesta especie de planta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alisson, Boa Noite.

      Aplique uma colher de sopa de NPK, fórmula 04-14-08 ao redor do caule, nunca junto a ele, incorpore levemente ao substrato e regue em seguida.
      Faça isso logo pela manhã, assim dá tempo da planta absorver o líquido que precisa e evaporar o restante.
      Para combater insetos e fungos, quem não tem uma produção muito grande de plantas, aconselho a comprar o produto que já vem pronto e é vendido em gardens, lojas que comercializam produtos agropecuários e até supermercados.
      Ele está em pequenos frascos e é spray.
      Siga instruções do fabricante.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
    2. boa noite: obrigado pela orientação,e pela atenção.

      Excluir
  23. boa noite!! eu comprei esse fertilizante e coloquei um pouco dele (2 colheres de sopa) em um balde de agua e reguei meu pequeno canteiro onde eu tinha plantado salsa, as que já havia brotado morreram e as outras nem brotaram, e o pior que nada mais nasceu nesse canteiro, já plantei pimenta e coentro e nada ate agora não sei o que fazer porque o canteiro estava bem adubado antes de colocar esse fertilizante, há uns dias atrás também reguei uns pés de tomate e um pé de melancia, esse ultimo percebi que as folhas ficaram amarelas, o que será que aconteceu?

    ResponderExcluir
  24. Olá Boa Noite!
    Eu particularmente não uso adubo químico em minhas frutíferas e na horta, somente em plantas não comestíveis.
    O que aconteceu é que ele não deve ser colocado próximo ao caule das plantas o que acabou prejudicando elas.
    A quantidade certa também deve ser observada.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  25. Ola Sr. Mario

    Plantei em minha varanda alguns vasos com manjeiricão, alecrin, hortelã. Gostaria de saber qual o melhor tipo de adubo a ser usado. Agradecida.

    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita, Bom Dia!
      Incorpore ao substrato um pouco de composto orgânico.
      Eu particularmente para plantas comestíveis não uso adubo químico.
      O ideal seria esterco animal bem curtido, mas tem odor forte.
      Um abração !

      Excluir
  26. Sr: mario

    eu moro em rondonian clima muito quente e possuo alguns antulios entre outras plantas posso usar o npk 4.14.8 sem problemas, e qual a proporção grato

    Israel de Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Israel, Boa Noite!
      A fórmula 04-14-08 é ótima para plantas que produzem flores.
      Conforme o tamanho da planta use 1 colher de sopa para vasos pequenos a 3 para vasos maiores, sempre ao redor do caule, nunca junto a ele, incorpore levemente e regue em seguida.
      Um abração!

      Excluir
  27. Boa tarde Sr. Mário Franco. queria saber se posso usar o adubo 04-14-08 em hortaliças, como couve cebolinha, salsa, e ainda coloca-lo e minhas azaléias. Aguardo resposta Obrigada e boa tarde Edilene.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edilene, Boa Tarde.
      Eu particularmente não coloco nas minhas árvores frutíferas e horta adubo químico, neste caso uso composto orgânico ou adubo de gado ou ave sempre bem curtido.
      Por outro lado em minhas plantas ornamentais faço uso.
      Um abração!

      Excluir
  28. Boa noite Sr. Mario,

    Podemos adubar azaleia em flor? Ou temos que esperar passar a época da floração? a mesma pergunta vale para a flor do deserto e para a flor de maio.

    grata pela atenção e parabéns pelo blog.

    Katia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Katia, Boa Tarde.
      Não é proibido, mas se o objetivo for conseguir belas floradas a adubação deve ser realizada antes do aparecimento das flores e não durante.
      Um abração!

      Excluir
  29. CELIS 11/09/2013 SR.MARIO BOA NOITE,POSSO USAR 4/14/8 EM VASOS DE VIOLETA?SE NAO PODER PODE ME DIZER NOME DE OUTRO,OBRIGADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celis, Bom Dia!
      Esse fertilizante irá estimular o aparecimento de flores.
      O problema maior é que o vaso é pequeno e ele ficaria próximo ao caule o que não é bom.
      Existe a venda fertilizante líquido e até alguns com fórmulas especiais para violetas.
      Acredito que encontre com facilidade em gardens, casas agro-pecuárias e grandes redes de supermercados.
      Um abração!

      Excluir
  30. Boa tarde!
    Gostaria de saber qual é o melhor adubo para rosa do deserto, estou com uma muda +ou- 20cm. e ela já está cheia de folhas, mas até agora não floriu, eu tenho um adubo 10.10.10 posso usa-lo? também estou com 3 mudinhas que plantei sementes e brotou, posso aduba-las também? elas estão com mais ou menos 3 cm.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia tenho algumas mudas de adenium com mais de 1 ano ainda não floriu qual o fertilizante ou adubo que o Senhor endica para usar para que ela florice e brotace elas estão com um galho comprido .grata

      Excluir
  31. Mário, gostei muito do seu blog. Me senti confortável e amparada para com o trato das minhas princesas aqui de casa. Att, Fernanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, Bom Dia!
      Obrigado pela visita e comentário.
      Um abração!

      Excluir
  32. olá Mario... Me chamo Priscila, eu tenho uns coqueiros de paisagismo no quintal, quero saber a quantidade de fertilizante eu coloco neles, o fertilizante que eu ganhei é o Heringer N total 21 sulfato e amonio. qual quantidade coloco? grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila, Boa Tarde.
      Não tenho conhecimento maior sobre esse fertilizante da empresa Heringer.
      Em relação ao mais comum NPK, para palmeira use a fórmula 10-10-10 e coloque ao redor do caule, nunca junto a ele cerca de 5 colheres de sopa ( se a planta for pequena use menos ), incorpore levemente ao solo e regue em seguida.
      Um abração!

      Excluir
  33. Adorei as orientações.... obrigada mesmo... Parabéns... muito muito muito esclarecedor.

    ResponderExcluir