ATENÇÃO LEITORES DO BLOG - COMENTÁRIOS:
Estou sem tempo para responder os comentários, peço ajuda a pessoas que realmente conhecem a planta da postagem que ajudem a esclarecer a dúvida.

Ainda não trabalho com venda de plantas e não envio sementes.

Para ver todas postagens - É só clicar no link abaixo:
ÍNDICE GERAL DOS TÓPICOS

9 de abr de 2011

ROSA-DE-PEDRA - ( Echeveria elegans Rose )

-->
Herbácea suculenta.
ROSA-DE-PEDRA - ( Echeveria elegans Rose )
 NOME CIENTÍFICO: Echeveria elegans Rose.

NOME POPULAR: Rosa-de-pedra, bola-de-neve-mexicana, echeveria, Mexican Gem, Hen and Chicks.

Nota: O seu formato se assemelha a uma rosa, daí seu nome popular, o nome Hen and Chicks (Galinha e Pintinhos)  é porque quando ela solta brotos lembra uma galinha com seus pintinhos embaixo dela.

 FAMÍLIA: Crassulaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: México.

PORTE: 15 a 20 cm de altura, e 5 a 20cm de diâmetro.

FOLHAS: No formato de uma roseta, são de cor verde-azuladas, espessas e cerosas.

FLORES: Róseas em hastes, floresce principalmente nos meses mais quentes do ano.

LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Como as suculentas tem a capacidade de reter água, se cultivadas em vaso, após regar, deixe o substrato secar por uns dias entre uma rega e outra. Se estiverem em canteiros, só regue em caso de estiagem prolongada.

CLIMA: Tropical e Sub Tropical, mas tolera temperaturas baixas.

CULTIVO: Tem crescimento relativamente rápido. Cultivar em solo rico em matéria orgânica e que tenha uma excelente drenagem. 

ROSA-DE-PEDRA - ( Echeveria elegans Rose ) - Detalhe dos brotos
ROSA-DE-PEDRA - ( Echeveria elegans Rose ) - Detalhe do Broto

UTILIZAÇÃO: Em vasos e jardins, muito utilizada em “jardim de pedras”

PROPAGAÇÃO: Por enraizamento de folhas e por brotos que nascem em torno da planta mãe.

PREÇO: Em Holambra / SP a muda em saquinho estava sendo comercializada a R$ 0,93.

ROSA-DE-PEDRA - ( Echeveria elegans Rose ) - Mudas comercializadas
 

15 comentários:

  1. Oii Mário! Tenho uma rosa da pedra, mas não exatamente essa. A minha é um das pétalas afinadas, e verdes bem escuras, deve conhecer. Pois é... Comprei uma, no supermercado, como eles não tem muito cuidado com elas, quando cheguei em casa a reforcei, pois já estava até saindo do vaso. Não sei o que aconteceu, ela ficava em cima do tanque da área. De repente, só de encostar ela começou a soltar as pétalas, Até que não restou nada. Percebi então que o ''miolo'' vamos dizer, estava murcho. Não sei o que pode ter ocasionado isso. Fiquei muito triste por que isso aconteceu. O que pode ter acontecido? E também, como plantar as pétalas que caíram? Simplesmente plantar elas na terra? Elas precisam ser aguadas com freqüência? Necessita de sol? Gostaria que me ajudasse, antes que aconteça com a outra, o mesmo que aconteceu com essa. Muito obrigada pela atenção! Tchaaau!

    ResponderExcluir
  2. Olá Priscila, Bom Dia!

    Existem muitas espécies de Echeveria que são conhecidas popularmente como Rosa-de-pedra, como são plantas suculentas, tem que ter substrato com boa drenagem, e água em demasia ou principalmente que acumule no vaso, mata a planta.
    Tente aprender mais sobre Cactos e Suculentas.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Olá Mário,

    Bom dia, sera que voces podem me ajudar?

    Há uns 3 anos hospedei-me num hotel na ilha de Porto Santo - Portugal e fiquei apaixonada por essa plantinha. A recepcionista entao me cedeu um galho com uma linda florzinha verde, mas com o passar dos anos minha plantinha cresceu bastante mas não parece mais com a plantinha que eu vi há anos. O que sera que está acontecendo com ela? Ajudem-me por favor! Sera que voce tem algum email para que eu possa enviar-te duas fotos da planta? Obrigada, cumprimentos, Amanda.

    ResponderExcluir
  4. Olá Amanda, Boa Tarde

    O email está na parte superiors do blog.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  5. ola mario n tem como vc me enviar uma muda da rosa de pedra ? ja procurei muito onde moro mas n tem, e sou apaixonada por essa plantinha

    ResponderExcluir
  6. Olá Dani, Bom Dia!
    Não trabalho com comércio de plantas e infelizmente não tenho mudas aqui na chácara.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  7. Eu posso comprar vasinhos com vocês pela internet. Tenho o nome de todas que quero.
    Zezé mjose-55@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zezé, Boa Tarde.
      Não trabalho com comércio de plantas.
      Um abração!

      Excluir
  8. olá Mario, ganhei uma rosa de pedra maravilhosa, bem viva e firme...mas num apartamento que quase não pega sol, sempre deixo as janelas abertas para entrar iluminação solar, mas o sol pega somente nas paredes laterais de alguns cômodos, você acha ela resistirá dentro do meu apartamento??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lylian, Boa Noite!
      Ela é uma planta que gosta de sol pleno, procure manter em local com o máximo de claridade possível, cuidado com água exagerada.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  9. Oi Mario meu nome é Thiago fiquei fã das suculentas eu comprei uma rosa-de-pedra idêntica as das fotos plantei embaixo da escada não pega sol direto mais o sol chega perto é bastante iluminado e arejado, ela esta começando a crescer porem as folhas novas estão rachando e já estão crescendo com pequenas rachaduras !!! Sabe me dizer pq? e se ainda tem solução?
    Abraço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, Bom Dia!
      Não sei te dizer porque está acontecendo isso, mas como é uma planta que precisa receber sol talvez possa ser este o motivo.
      Um abração!

      Excluir
  10. Olá Mario. Meu nome é Eduardo e possuo uma planta que é parecida com uma rosa-de-pedra porém, as "folhas" possuem uma penugem. Está começando a florescer. Caso respondas, pergunto de posso mandar-te uma foto.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo, Boa Noite.
      Mande a foto para meu email
      marioffranco@hotmail.com
      Um abração!

      Excluir
  11. Olá, Mário!
    Tenho uma rosa de pedra que floriu bastante, as hastes estão enormes, parece com a medusa (rs). Mas, algumas hastes estão com as flores secas e eu gostaria de saber se posso cortá-las. Obrigada.

    ResponderExcluir