ATENÇÃO LEITORES DO BLOG - COMENTÁRIOS:
Estou sem tempo para responder os comentários, peço ajuda a pessoas que realmente conhecem a planta da postagem que ajudem a esclarecer a dúvida.

Ainda não trabalho com venda de plantas e não envio sementes.

Para ver todas postagens - É só clicar no link abaixo:
ÍNDICE GERAL DOS TÓPICOS

19/05/2011

PALMEIRA-DE-MADAGASCAR - ( Pachypodium lamerei )

Suculenta arbórea.
Clique para ampliar
Pachypodium lamerei.
NOME CIENTÍFICO: Pachypodium lamerei.

NOME POPULAR: Palmeira-de-madagascar.

FAMÍLIA: Apocynaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Madagascar.

PORTE: 6 metros de altura, mas se cultivada dentro de casa, atinge no máximo 2 metros de altura.

FOLHAS: Estreitas que crescem na parte superior do tronco, como se fosse palmeira.

Clique para ampliar
Detalhe das folhas  

Clique para ampliar
Detalhe da folha
 
FLORES: Aparecem após 10 anos, no verão, são de cor branca e exalam perfume agradável.
Clique para ampliar
Detalhe das Flores
Nota: Cultivada dentro de casa, dificilmente irá aparecer flores.

TRONCO: Caule suculento, de tonalidade prateada / acinzentada, coberto com espinhos grandes e bem afiados. 
Clique para ampliar
Detalhe do tronco
Clique para ampliar
Detalhe do tronco
LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Pouca água, suporta solo mais seco, regar 1 vez por semana, reduza quantidade no inverno.

CLIMA: Quente, não tolera geadas.

PODA: Retirar apenas folhas secas.

CULTIVO: De fácil cultivo, crescimento lento, o solo tem que ter boa drenagem, de forma que não acumule água, para não apodrecer as raízes,

UTILIZAÇÃO: Jardins rochosos e ambientes internos desde que ofereça a luminosidade necessária.

PROPAGAÇÃO: Por sementes e estaquia.

PREÇO: O preço varia de acordo com o tamanho da planta. Em Holambra / SP estava sendo comercializado por R$ 44,00.

14 comentários:

  1. Comprei uma madagascar com uns 15cm de altura. Rego uma vez por semana. Em tres semanas ela esta envergando e parece que o caule esta murchando de cima para baixo. Tive que apoia-la em um arame.
    como posso salva-la. Moro entre a lagoa e o mar, sera que a umidade esta prejudicando-a?

    ResponderExcluir
  2. Olá Bom Dia!

    Sua PALMEIRA-DE-MADAGASCAR não está bem, não acredito que o problema seja a umidade.
    Se voce estava seguindo os outros cuidados, principalmente em relação a água, não sei o que possa ter acontecido.
    Algumas plantas sofrem com mudanças e também podem já estar com algum problema, que quando compramos ainda não tenha manifestado.

    FELIZ NATAL
    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. A minha palmeira de Madagascar estava linda, cheia de folhas longas, tronco grosso e brilhante. De repente as folhas amarelaram e caíram, agora no lugar onde deveria sair novas folhas está murchando. O que devo fazer? Esta planta tem mais ou menos 6 anos e está no vaso com cerca de 70cm.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Bom Dia!

    Sobre sua PALMEIRA-DE-MADAGASCAR - (Pachypodium lamerei), se voce tem ela a 6 anos e cuida de forma adequada, cidando da luminosidade e não abusando de regas, o que aconselho seria verificar se não há necessidade de passar para um vaso maior, use luvas ou pegue uma pano grosso e retire ela do vaso, com bastante cuidado para não quebrar o torrão e danificar a planta, verifique se as raízes estão ocupando toda extensão do vaso e enrolando, se for isso, arrume um vaso maior e use o substrato adequado para ela.

    Boa Sorte!

    Um abração!

    ResponderExcluir
  5. Olá! boa tarde!
    tenho uma palmeira madagascar a 1 ano, ela está com 60cm, estava dentro de casa porem batia luz e sol, mas ficou cheia do que acredito ser pulgao.
    as folhas murcharam e apareceram tb umas joaninhas pretas na parte superior onde encontra se as folhas, eu tirei as folhas que estavam secas e a coloquei no sol, a minha janela pega o sol da tarde.
    apliquei SBP spray e observei q as joaninhas secaram e as pintas brancas tb.
    posso deixa-la no sol pleno (lembro que moro em clima quente e úmido) e continuar a regra 1 x por semana,ela está somente c 3 folhinhas...
    devo aplicar alguma cisa no solo
    desde já agradeço.
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá Boa Tarde!

    A PALMEIRA-DE-MADAGASCAR - (Pachypodium lamerei),gosta de sol pleno que em ambientes com alta umidade não deixa proliferar algumas doenças e ataques de insetos.
    Pode deixá-la no sol.
    Não sei se ela está cultivada no substrato certo, pois isso está relacionado a rega, ou seja podem reter ou não água. De qualquer forma regue de preferência pela manhã, de forma que a planta consiga reter a quantidade que precisa e o excesso possa evaporar.
    Quando ela se recuperar, aplique cerca de 1 a 3 colheres de sopa de NPK (conforme tamanho do vaso), fórmula 04-14-08 ao redor do caule, nunca junto a ele, revolva levemente o substrato e regue em seguida.
    Boa Sorte.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  7. Olá Boa Noite!!

    Comprei uma palmeira madagascar coloquei em um vaso maior
    e coloquei na varanda da minha casa que pega sol o dia inteiro
    mas as folhas estavam ficando feias o que eu faço?devo tirar do sol??
    moro em uma região muito quente será se preciso fazer a rega mais vezes?
    estou a regar 1 vez por semana.

    ResponderExcluir
  8. Olá Boa Noite!
    Quanto a sua PALMEIRA-DE-MADAGASCAR - (Pachypodium lamerei), tenho dito isso sempre aqui, as plantas que compramos estavam num "hotel 5 estrelas", onde o produtor controlava de forma eficiente a luminosidade, umidade, fertilizante, regas, etc. Em nossas casa a planta não tem isso, o ideal é num primeiro momento mante-la no vaso original para a planta ir se acostumando com o novo ambiente. Mas como agora ela já está num novo vaso, espero que tenha utilizado substrato adequado para ela. Quanto a rega faça um teste de umidade, enfie o dedo no substrato e verifique se está seco ou não, assim poderá saber se é necessário regar.
    Boa Sorte.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  9. amigo comprei um deste no carrefur ele esta grande 15 centimetros o vaso e grande mas nao sei se esta na ora de trocar por um maior mas acabei de comprar se colocar ele em um vaso maior ele crecera mais ? essa e aonde distribui>>> veling holambrasera <<<que deverei se preocupar com substrato ja veio junto no vaso um substrato preto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flavio, Bom Dia.
      Deixe por alguns meses ele no lugar em que deseja que ele permaneça, como a planta veio de um produtor que provavelmente tinha estufa climatizada a planta terá que se acostumar com o novo ambiente, se fizer mudança agora a planta irá sofrer muito.
      Boa Sorte!

      Excluir
  10. amigo qual e o melhor subistrato para ela? estou usando aquele preto que ja vem com ela no vaso parece casca de arvore preta acabei de comprar mas estou achando ela grande para o vaso e as folhas estao ficando amareladas pq?

    ResponderExcluir
  11. Olá Flávio, Boa Tarde.
    Ele vai prosperar bem em substrato rico em matéria orgânica, mas que tenha boa drenagem, água em demasia irá apodrecer as raízes e matar a planta.
    Existe algumas misturas utilizadas, como terra vegetal, casca de pinus e composto orgânico.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tenho esta linda planta há uns 14 anos. Ela cresceu, suas raizes sairam do vaso, troquei o vaso e ela floresceu, inclusive. Eu não costumo rega-la. Tenho muito cuidado com isto e pelo jeito deu certo. Em compensação, no verão ela até toma chuva e não ficou prejudicada, talvez por causa da drenagem. Não tem pratinho embaixo da planta e toda água que entra sai. Ela floresce em março, depois caem flores e folhas, fica somente o caule espinhento e depois novamente nascem folhas. Muito fácil de lida com ela, somente não pode, a meu ver, depois de tanto tempo, ser regada.

    ResponderExcluir
  13. Amigos, tenho uma planta dessas a 8 anos. Ela estava meio esquecida em área externa (na varanda de um cômodo da casa, onde batia muito sol e chegava pouca chuva) e chegou a secar parte do caule por conta desse descuido. Há um ano trouxe ela para dentro de casa, próximo à janela e passei a dar-lhe mais atenção, regando regularmente (1 ou 2 vzs na semana). Ela se recuperou bem e as folhas voltaram a crescer. Porém, recentemente começaram a aparecer umas pintas brancas em uma das folhas (parece uma espécie de mofo) que foi crescendo e se espalhando para outras folhas, que com o tempo toma toda folha, ela seca e cai.
    Isso é normal ou é algum tipo de doença? Será excesso de água?
    A planta está em ambiente interno, próximo à janela, onde pega sol em quantidade razoável ao longo do dia.

    ResponderExcluir