Atenção leitores

ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHORAR O BLOG - Algumas janelas ainda não estão prontas - Desculpe o transtorno,
Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS - Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

PATA-DE-ELEFANTE - ( Beaucarnea recurvata )

09:23 178 Comments A+ a-


Planta arbustiva de textura semi-lenhosa.

PATA-DE-ELEFANTE - ( Beaucarnea recurvata )
NOME CIENTÍFICO: Beaucarnea recurvata.

NOME POPULAR: Pata-de-elefane, biucarnea, nolina.

Nota: Muitas pessoas acham que a Pata-de-elefante seja uma palmeira, mas na verdade é considerada uma planta arbustiva.

SINONÍMIA: Beaucarnea tuberculata, Nolina tuberculata, Nolina recurvata.


FAMÍLIA: Ruscaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: América do Norte – México.

PORTE: Normalmente até 5 metros.

FOLHAS: De maravilhoso efeito ornamental, finas e compridas como se fossem uma cabeleira. 
PATA-DE-ELEFANTE - ( Beaucarnea recurvata ) - Detalhe das folhas
PATA-DE-ELEFANTE - ( Beaucarnea recurvata ) - Detalhe da folha
FLORES: Irão despontar apenas quando a planta atingir uma fase mais adulta, são inflorescências longas e retas, com numerosas flores de cor esbranquiçadas, ocorrem no outono.
PATA-DE-ELEFANTE - ( Beaucarnea recurvata ) - Detalhe da inflorescência
Nota: Existem plantas fêmeas e plantas machos (espécie dióica).
PATA-DE-ELEFANTE - ( Beaucarnea recurvata ) - Detalhe da inflorescência
CAULE: Bastante ornamental, tem a  sua base bem dilatada, pois é o lugar onde armazena água, recurso que a planta utiliza para períodos de estiagem.
PATA-DE-ELEFANTE - ( Beaucarnea recurvata ) - Detalhe do tronco
PATA-DE-ELEFANTE - ( Beaucarnea recurvata ) - Detalhe do tronco
LUMINOSIDADE: Sol pleno ou meia-sombra.

ÁGUA: Como ela possui uma reserva de água no tronco, consegue suportar solo seco, podendo ser regada 1 vez por semana. Ela não suporta encharcamento, água em demasia, acaba por matar a planta, devido o apodrecimento de suas raízes.

CLIMA: Prefere clima quente e seco, mas tolera o frio.

PODA: Apenas retirar folhas secas e brotações se desejar manter apenas um caule único.

Nota: Se por algum motivo especial, como a quebra do caule, o mesmo deve ser cortado com instrumento de corte bem afiado e esterilizado, colocar fungicida e pasta cicatrizante que na ausência deve ser usada parafina ou vela derretida.


PATA-DE-ELEFANTE - ( Beaucarnea recurvata ) - Poda
PATA-DE-ELEFANTE - ( Beaucarnea recurvata  ) - Poda

CULTIVO: De baixa manutenção, deve ser cultivada em solo rico em matéria orgânica e que tenha boa drenagem. Sugestão de mistura para vasos: 01 parte de terra vegetal, 1 parte de terra comum de jardim e 2 partes de composto orgânico.
 
UTILIZAÇÃO: Bastante utilizada em vasos, pois como tem um crescimento bem lento presta bem para esta finalidade, mas fica bem em jardins de forma isolada ou em pequenos conjuntos.

PROPAGAÇÃO: Por sementes produzidas pelas plantas fêmeas e por estaquia.

PREÇO: Bastante variado, a diferença é de acordo com o tamanho da planta.  



PATA-DE-ELEFANTE - ( Beaucarnea recurvata ) - Muda comercializada a R$ 150,00
Se o tronco quebrar pegue um instrumento bem afiado e esterilizado  e faça um  novo corte bem reto , em seguida passe uma pasta a base de enxofre para evitar entrada de doenças e depois coloque parafina derretida (pode ser vela), irão aparecer brotações 
PATA-DE-ELEFANTE - ( Beaucarnea recurvata )

 
PATA-DE-ELEFANTE - ( Beaucarnea recurvata )



178 comentários

Write comentários
PRISCILA
AUTHOR
16 de janeiro de 2012 21:24 delete

Oi! Tenho uma nolina no vaso, e pega chuva e sol direto. Nessa época de muita chuva, ela corre risco de morrer por causa de encharcamento? (Devido ao vaso ser de cimento, não dá para esconde-lo da chuva.) Muito obrigada pela atenção mais uma vez!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
18 de janeiro de 2012 12:12 delete

Olá Priscila, Boa Tarde!

Nesta época com chuvas intensas, as plantas que não gostam de muita água, poderão vir até a morrer, só estarão salvas se o substrato tiver excelente drenagem.
Experimente colocar um plástico ao redor do caule quando chove, de forma a evitar molhar muito o substarto, não esqueça de retirar quando parar de chover.

Um abração!

Reply
avatar
Natália
AUTHOR
9 de maio de 2012 14:08 delete

Olá, Mário!
Tenho uma pequena em um vaso dentro de casa. Estão nascendo diversas folhas novas, mas tenho notado que está um pouco lento o crescimento e as folhas novas têm um tom meio avermelhado nas bordas. Isso é normal?
Desde já agradeço.
Natália

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
9 de maio de 2012 20:41 delete

Olá Natália, Boa Noite!

A PATA-DE-ELEFANTE - (Beaucarnea recurvata), tem crescimento relativamente lento, o local onde está o vaso deve receber um pouco de sol, a planta não gosta de sombra contínua.
Quanto a tonalidade avermelhada, com seu desenvolvimento ela terá que adquirir coloração verde, isso é normal nas folhas jovens de muitas plantas.
Um abração!

Reply
avatar
3 de agosto de 2012 14:54 delete

acabei de comprar uma no supermercado,devo coloca-la num vaso maior ou posso esperar mais um pouco no vaso esta escrito p17

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
3 de agosto de 2012 15:37 delete

Olá Claudia Maria, boa Tarde!
P17 significa POTE (vaso) tamanho 17.
A PATA-DE-ELEFANTE - (Beaucarnea recurvata), é uma planta de crescimento lento, não tenha pressa de passar para um vaso maior, espere ela se ambientar no local.
Faça a mudança assim que ela crescer mais um pouco, pois neste momento, a planta irá precisar de espaço para expansão de suas raízes.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
6 de agosto de 2012 20:07 delete

tenho uma a 5 anos esta a coisa + linda

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
7 de agosto de 2012 07:01 delete

Olá, Bom Dia!
Realmente a PATA-DE-ELEFANTE - (Beaucarnea recurvata), é uma planta maravilhosa.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
12 de agosto de 2012 17:14 delete

Boa tarde,
Tenho uma pata-de-elefante e suas folhas estão impregnadas de algo semelhante a uma crosta marrom.Retirei todas as folhas, uma vez que no topo estava surgindo várias folhas novinhas.Isso foi correto? ela continuará a produzir?
Atenciosamente,

Reply
avatar
Amanda
AUTHOR
13 de agosto de 2012 09:31 delete

Posso usar algum tipo de fertilizante, vitamina para ajudar o desenvolvimento da Pata de Elefante? Obrigada

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
14 de agosto de 2012 17:42 delete

Olá Boa Tarde!
Em relação a sua PATA-DE-ELEFANTE (Beaucarnea recurvata), se foram deixadas as brotações novas, sua planta não vai morrer, mas esta "crosta marrom", por acaso não eram folhas queimadas com excesso de sol, ou que foram molhadas durante o dia? Poderia também ser ataque de algum fungo, nestwe caso bastaria a pulverização de algum produto a base de enxofre.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
14 de agosto de 2012 17:54 delete

Olá Amanda Boa Tarde!
Em relação a sua PATA-DE-ELEFANTE (Beaucarnea recurvata), voce pode aplicar NPK, formula 10-10-10, sendo de 1 a 3 colheres de sopa, conforme o tamanho da planta, sempre ao redor da planta afastado do caule, incorpore levemente ao solo e regue em seguida.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
27 de agosto de 2012 11:39 delete

Olá!
Meu nome é Cristiane, amo plantas, tenho algumas e inclusive uma PATA-DE-ELEFANTE (Beaucarnea recurvata) de 30 cm há 4 meses. Está muito linda, folhas viçosas e caule bem redondo. Porém ela tem 5 pontas (não sei como chama) bem dispostas circularmente e do mesmo tamanho, mas eu queria que ficasse uma só, mas como nenhuma está no centro não sei como cortar - se é que posso cortar.
Muito bom seu blog, parabéns!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
28 de agosto de 2012 19:00 delete

Olá Cristiane, Boa Noite!

Em relação a sua PATA-DE-ELEFANTE (Beaucarnea recurvata), é uma planta de crescimento muito lento.
Infelizmente não tenho experiência no que deseja, quando tiver oportunidade de visitar algum produtor desta maravilhosa planta ornamental, vou procurar saber e ai compartilho aqui no blog.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
3 de setembro de 2012 14:46 delete

Obrigada Mário! fui no horto onde comprei e disseram q se eu cortar alguma das pontas ela morre, então melhor deixar como está.. vai dicar bem diferente! Mando uma foto pro seu email!
Cristiane

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
4 de setembro de 2012 19:10 delete

Olá Cristiane, Boa Noite!

Não creio que a planta morra se fizer com a técnica correta e aplicar produto cicratizante a base de cobre, para que não ocorra a entrada de doenças na ferida aberta, mas eu ainda não conheço detalhes de como fazer.

Um abração!

Reply
avatar
Jhon Helder
AUTHOR
21 de março de 2013 12:49 delete

tenho uma pata de elefante que tá crescendo, na verdade já comprei a pouco tempo nesse formato, um pouco torta! existe algo que eu possa fazer para tipo... alinhar para que ela cresça bem mais reta?

Reply
avatar
24 de março de 2013 17:35 delete

Olá Mário

Tenho uma pata de elefante já há mais 3 anos dentro de casa, mas agora as folhas novas que solta ficam bonitas por alguns dias e logo adquirem um aspecto de queimado. Já é a segunda vez que isso ocorre. Assim a planta não consegue ficar com folhas bonitas. O que está acontecendo?

Reply
avatar
25 de março de 2013 15:12 delete

Mario,

Preciso de ajuda, acabo de chegar em casa e recebo a noticia de minha faxineira que minha escada caiu sobre minha pata de elefante e quebrou o caule, abaixo das folhas, o que posso fazer? Ela possui cerca de 1,50m e 4 bulbos na base que estao folhando, estou muito chateado, pois a tenho a cerca de 2 anos e cuido com muito cuidado.

Obrigado

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
27 de março de 2013 07:14 delete

Olá Jhon, Bom Dia!
Com muito cuidado para não desmanchar o torrão, ela poderá ser replantada, acertando seu prumo.
Mas espere ela se aclimatar, já que a compra é recente.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
27 de março de 2013 15:46 delete

Olá Thais, Boa Tarde!
Não sei em que região você mora, mas tem chovido muito, o que deixa a umidade alta, ela gosta de clima quente e seco.
Sol pleno queima as folhas.
Procure incorporar no solo um pouco de composto orgânico
Boa sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
27 de março de 2013 19:01 delete

Olá Raphael, Boa Noite.
Não sei em que estado a planta ficou.
Também não tenho experiência do que fazer neste caso.
Sei que estaquia é feita da ponta de ramos, de plantas já bem adultas.
Desejo que novas brotações apareçam.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
17 de abril de 2013 10:41 delete

Ola Mario.
Minha pata de elefante está plantada no chão a uns 5 meses o local não pega muito sol, e ela está apresentando o seguinte problema na metade da folha acontece um rompimento de circulação e a ponta amarela e cai só a ponta, parece que foi cortada, procurei algum bicho mais não encontrei, por um acaso já se deparou com algo semelhante?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
19 de abril de 2013 19:34 delete

Olá Luiz Carlos, Boa Noite.
Mesmo não tendo encontrado nenhum inseto, boa parte deles tem hábitos noturnos e acabamos não vendo.
Se no geral sua planta está bem e isso está acontecendo de forma isolada, acredito que seja algum inseto.
Pulverize algum produto que não prejudique a planta, mas não agrade o paladar deles, tem alguns a venda em gardens e também pode ser preparado em casa, como os a base de sabão neutro, fumo, etc.
Boa Sorte
Um abração!

Reply
avatar
Nara Rubia
AUTHOR
18 de junho de 2013 16:16 delete

Nara Rubia

Olá, adquiri uma pata de pequeno para médio porte, porém, o meu gato arranhou toda a extensão de seu caule. Ademais, algumas folhas estão rachando, o que devo fazer?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
7 de julho de 2013 17:34 delete

Olá Nara Rubia, Boa Tarde.
Os gatos tem o hábito de afiar as unhas nos troncos de árvores, arrume um pedaço de tronco para ele, caso contrário ele irá continuar a prejudicar sua planta.
A não ser pulverizar um pouco de produto a base de cobre para evitar a entrada ou disseminação de alguma doença, eu não vejo o que fazer.
Pode também colocar alguma proteção para evitar que seu gato continue a arranhar.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
14 de julho de 2013 21:35 delete

Por favor, gostaria de seu contato: atendimento@viveiroflorax.com

Reply
avatar
Diego Ávalos
AUTHOR
30 de julho de 2013 22:13 delete

Olá Boa noite... Se eu plantar mudinhas diretamento no solo, após estarem crescidas como é o procedimento mais adequado para retirá-las? Ou o certo é plantá-las direto no pote? Abraços

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
4 de agosto de 2013 18:45 delete

Olá Diego, Boa Noite!
Se o seu desejo for comercializá-las, como é uma planta de crescimento lento, o ideal seria colocá-las em potes.
No solo, na hora de retirar tem que ser feito um corte no solo com muito cuidado para preservar o torrão.
Se a planta já estiver crescida, deixar um tempo com os cortes laterais envolvidos em sacos umedecidos e só depois cortar a parte inferior e finalmente embalar todo torrão antes do transporte.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
21 de agosto de 2013 13:18 delete

Gostaria de Saber, como se chama quando a pata de elefante possui mais de uma "arvorezinha"?? Agradeço desde já!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
24 de agosto de 2013 07:27 delete

Olá Bom Dia.
É chamado de caule bifurcado.
Um abração!

Reply
avatar
26 de agosto de 2013 16:48 delete

Olá,

Tenho uma pata-de-elefante de uns 5 ou 6 anos mais ou menos, gostaria de saber se eu podá-la e plantar a estaca ela pode pegar? E se a planta que ficou no vaso, pode morrer com esse procedimento ou ela brota?

Desde já agradeço.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
28 de agosto de 2013 19:31 delete

Olá Lu, Boa Noite.
Infelizmente não tenho experiência prática na multiplicação por estacas, acredito que cortando uma brotação, mergulhando em hormônio enraizador, colocando em substrato adequado e mantido na sombra em local com boa iluminação até enraizar, irá dar certo.
Um abração!

Reply
avatar
Vanessa
AUTHOR
29 de agosto de 2013 18:21 delete

Boa noite. Minha pata de elefante é nova e pequena, e apareceu nas folhas umas coisas brancas, como se fosse algodão bem ralinho. O q posso jogar nela? Obrigada.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
29 de agosto de 2013 20:53 delete

Olá Vanessa, Boa Noite!
Certamente deve ser a mosca-branca que tem este aspecto.
Para combatê-la aplique inseticida que não prejudique a planta.
Você pode encontrar em frascos em spray, já prontos em gardens e casas agropecuárias.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
1 de setembro de 2013 18:15 delete

Olá Mario, muito legal seu blog!
Assim, comprei sementes de pata de elefante e não sei como plantá-las. necessito fazer a escarificação e que tipo de solo devo preparar. Pelas informações que li, parece ser difícil o cultivo partir de semente...
Obrigada!

Reply
avatar
7 de setembro de 2013 08:58 delete

Olá Mario, comprei recentemente uma pata de elefante de aproximadamente 40cm e percebi que entre o caule e o inicio das folhas está apresentando uma coloração vermelha, isso é normal?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
9 de setembro de 2013 20:57 delete

Olá Boa Noite.
Infelizmente ainda não tenho experiência prática no cultivo a partir de sementes. A informação que tenho é que deve ser posta para germinar em substrato mantido sempre úmido, mas não encharcado, ela ocorre entre 10 dias a 3 semanas, a temperatura tem que ser em torno de 20ºC, Coloque num local com muita luz mas na sombra. Mergulhe a sementes em água morna e dê uma escarificada.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Cássia
AUTHOR
29 de setembro de 2013 12:19 delete

Bom dia.
No ano passado, adquiri uma Pata-de-elefante e após as chuvas de verão, apareceram cochonilhas, que tentei combater com: Calda de fumo, inseticida usado em couve, lavei as folhas com sabão de coco e por fim álcool de cerais nas folhas e nada resolveu.
Por último, suas folhas estão avermelhadas e com manchas amarelas. Replantei para um vaso maior onde pega sol durante toda parte da manhã.
O que fazer?

Reply
avatar
29 de setembro de 2013 19:41 delete

Boa Noite,
Hoje, ao fazer a rega da pata de elefante, percebi que na batata da planta está aparecendo uma mancha redonda de cor preta, como se fosse fungos. Isso é normal? Se não, o que pode ser? Como devo proceder?

Reply
avatar
lizziane
AUTHOR
23 de outubro de 2013 17:32 delete

boa tarde. fiquei muito triste ao perceber agora que o pintor quebrou o "olho" da minha pata de elefente que estava muito bonita, cheia de novas folhas. o que devo fazer? as folhas brotam novamente de um "olho" novo?

Reply
avatar
30 de outubro de 2013 09:44 delete

Ola! bom dia e muito obrigada por todas essas dicas sobre a pata de elefante. Comprei 1 tem + ou menos 2 meses e ela mede quase 2 metros. No transporte, o moço da loja conseguiu quebrar um tronco que estava se desenvolvendo, mas nada que a machucasse muito eu espero. Ela veio em um vaso muito baixo e imagino que não havia terra suficiente visto o tamanho da planta. No inicio eu a coloquei embaixo da escada na entrada da casa e ela so recebia luz indireta, visto que era a luz que passava entre os degraus e um pouco da porta de entrada. Percebi que quase todas as folhas começaram a ficar tipo queimadas da ponta para baixo. Não quero perder minha plantinha, ontem finalmente encontrei e comprei um vaso maior, coloquei no fundo uma drenagem de argila, comprei terra especial para cactus, mudei a planta para um lugar com mais luz, e cortei as folhas, metade da parte queimada somente. Estou preocupada pois as folhas me parecem meio triste, parecem meio murchas, não sei como explicar. Será que minha plantinha ta doente? como por aqui onde moro esta chegando o inverno, mas a casa tem aquecedor, e resolvi colocar em um lugar com mais luz, me pergunto se isso pode ter uma influencia? ela não fica exposta ao frio.. Obrigada pela sua resposta

Reply
avatar
12 de novembro de 2013 22:11 delete

Mario, boa noite!! Ganhei uma pata de elefante com 1,0 metro de altura . Suas folhas estão muito bonitas mas a sua batata tem o diâmetro um pouco maior que o diâmetro do seu caule.Parece mais uma pata de cavalo do que elefante. Sei que ela estava plantada em uma fazenda no solo em um local muito úmido. Oque fazer para que a batata se desenvolva e fique bem redonda e larga??

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
13 de novembro de 2013 08:16 delete

Bom dia a todos,
Tenho uma pata de elefante há 22 anos, e as folhas começaram a apodrecer de dentro para fora... não sei o que se passa... alguém me pode ajudar????
Carla

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
22 de novembro de 2013 17:39 delete

Olá Boa Tarde!
Meu email está na página inicial.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
22 de novembro de 2013 17:41 delete

Olá Giordana, Boa Tarde.
É normal sim, veja a foto da postagem.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
25 de novembro de 2013 17:48 delete

Olá Cássia, Boa Tarde!
Nas gardens e casas agropecuárias são vendidos inseticidas próprio para plantas, tem alguns que já vem pronto para uso, ele é em spray, siga as recomendações do fabricante.
Ela é uma planta bastante rústica e não requer cuidados especiais.
Suas folhas não devem ser molhadas quando estão quentes devido ação do sol pleno.
O substrato tem que ter boa drenagem e as regas devem ser bem moderadas.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
25 de novembro de 2013 17:51 delete

Olá Giordana, Boa Tarde.
Realmente podem ser fungos, em gardens e casas agropecuárias, tem a venda fungicida feitos a bas de cobre, pulverize no local afetado.
Um abração.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
25 de novembro de 2013 17:52 delete

Olá Lizziane, Boa tarde.
Se a planta estiver bem, irá aparecer uma nova brotação num novo local da planta.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
25 de novembro de 2013 17:58 delete

Olá Tatiane, Boa tarde.
As plantas sofrem com mudanças e levam um pouco de tempo para se adaptarem a um novo local, a um novo substrato, etc.
Ela até tolera frio moderado, mas precisa de muita claridade se não for cultivada a sol pleno ou meia-sombra.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
25 de novembro de 2013 18:35 delete

Olá Isabelle, Boa Noite.
Ela não se desenvolveu porque encontrando um solo mais úmido, não teve necessidade de possuir um caule mais dilatado na base para armazenar água.
Acredito que agora, neste novo lugar, ele comece a desenvolver, mas tudo isso será bem devagar.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
25 de novembro de 2013 18:39 delete

Olá Carla, Boa Noite.
Se ela estiver em vaso, veja se não é necessário passar para um maior por ter suas raízes ocupado toda extensão.
Veja se não está recebendo excesso de água e o substrato não está drenando de forma satisfatória.
Boa Sorte com ela.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
1 de dezembro de 2013 21:42 delete

Caro Rafael, tenho um pequeno viveiro em Minas, entre outras tenho 1000 patas de elefante de 50cm a 3m. No caso da fratura do caule irão surgir brotos laterais, compaciencia sua planta ficará ainda mais bonita. Deixe 3 brotações apenas, use tinta para cicatirzar os brotos que retirar e a área de fratura. Vc pode inclusive cortar o caule um pouco mais abaixo, caso considere que ficará mais bonito. Cortei +- 200 patas para brotarem e formarem touceiras. Hoje algumas estão lindas. Perdi apenas cinco plantas.Cuidado com excesso de água, isto é veneno para as patas. Caso queira detalhes medicina.paulo@uol.com.br

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
1 de dezembro de 2013 21:49 delete

Caro Luiz, muito comum o ressecamento da ponta das folhas nas patas. Sua importancia é apenas visual. O importante é colocá-la em exposição solar máxima e com pouca água. Em vasos, nunca regue grandes volumes para não lixiviar a terra e complete nutrientes anualmente, especialmente potássio. Evite molhar folhas para prevenir fungos. Evite que outras folhas de árvores próximas acumule na touceira, elas favorecem pragas. Em jardins cuidado com besouros, furam a base do tronco e apodrecem a pata, caso machuque o tronco use cicatrizantes ou tinta comum.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
2 de dezembro de 2013 07:26 delete

Olá Bom Dia.
Em nome dos leitores do blog, agradeço sua contribuição bastante esclarecedora.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
2 de dezembro de 2013 07:30 delete

Olá Paulo, Bom Dia.
Agradeço sua contribuição.
Um abração!

Reply
avatar
7 de dezembro de 2013 10:19 delete

Bom dia Mário.

Percebi que as folhas novas estão quebrando um pouco acima da base e a folhagem mais velha está queimando nas pontas. Como fiz o transplante para um vaso maior a pouco mais de um mês gostaria de saber se é normal.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
10 de dezembro de 2013 17:58 delete

Olá Jack, Boa Tarde.
A planta sofre com mudanças e com isso alguns sintomas são notados, mas tem que ser temporários e depois voltar ao normal.
Espero que tenha feito o transplante de forma correta, utilizando o substrato adequado, não ter exagerado em fertilizante e preservado o torrão.
Se tudo isso foi feito certo é só continuar a tratar e logo estará maravilhosa pois acredito que passou para um local que suas raízes tenham mais condições de expandir.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Elizandra
AUTHOR
10 de dezembro de 2013 18:47 delete

Boa noite! Tenho duas patas de elefante há dois anos. Ambas com aprox. 1,5m. Em uma delas, sempre nascem brotos no caule. Agora, surgiram espigões que estão com + ou - 50cm. O que devo fazer? (com os brotos e os espigõoes). Obrigada.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
11 de dezembro de 2013 06:50 delete

Olá Elizandra, Bom Dia.
Ainda não tenho bastante experiência prática com esta planta.
O que sei é que principalmente por estética, brotações que nascem, são imediatamente retiradas, se crescerem, ao retirar deve ser passada pasta cicatrizante ou algum produto fungicida para evitar a entrada de doenças através desta "ferida aberta".
Podem também servir como mudas, que devem ter a ponta mergulhada em hormônio enraizante e plantar com substrato adequado.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
14 de dezembro de 2013 12:07 delete

Mário, adquiri uma pata de elefante de mais ou menos 80 cm e não se se existem várias espécies, mas essa minha as folhas são largas,verde claro e o miolo onde sai folhas novas são meio avermelhadas. Também tenho outra muda que não possui este aspécto. Mas minha dúvida é quanto ao local definitivo. Tenho um canteiro de mais ou menos 1 m² numa espécie de jardineira, e ela não possui fundo, quer dizer as raízes vão embora. Nesse caso o tronco não deve ter a aparência de pata? e será que vai crescer muito? queria q o crescimento fosse lento e que ficasse no máximo uns 2 m. Tem idéia de quanto tempo levará para chegar nesse tamanho? Desculpe se fiz a pergunta no local errado? Obrigado Júlio Cesar - Muzambinho - MG

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
17 de dezembro de 2013 19:37 delete

Olá Júlio, Boa Noite!
Para que não cresça mais que o desejado, coloque no fundo da sua jardineira argila expandida, brita ou mesmo areia grossa de construção e forre com uma manta geotêxtil, assim o excesso de água das regas não irá acumular.
Em seguida coloque o substrato adequado e plante.
Procure não desmanchar o torrão.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
miria
AUTHOR
18 de dezembro de 2013 15:00 delete

ola Mario!
Tenho três patas de elefante, duas estão na casa da praia e uma esta na entrado do galpão de festas onde fiz um jardim. Moro no sul e na minha cidade teve uma enchente que acabou atingindo o galpão. A pata de elefante que tenho la foi apodrecendo aos poucos na altura onde nascem as folhas, que caíram todas.. fiquei muito triste mas para minha surpresa nasceram vários brotos no mesmo caule, mais precisamente 9 brotos. Não sei o que faço? Se corto alguns deles? Porque ficaram juntinhos tenho medo que ela não consiga se desenvolver.
Uma das duas que tenho na praia o pintor conseguiu quebrar na altura de onde as folhas crescem, tenho medo que ela seque, porque a outra tinha dois caules e o meu cachorro quebrou um, que acabou secando. oque faço ?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
18 de dezembro de 2013 19:51 delete

Olá Boa Noite.
Pode esperar para ver o(s) que estão mais vigorosos e no local desejado e cortar os outros, passe um fungicida e pasta cicatrizante, se não tiver a pasta, pode ser vela derretida.
Nos outras, corte o caule usando lamina bem afiada e esterilizada para deixar ele bem reto e não "mordido" e faça o esmo que disse acima.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
24 de dezembro de 2013 10:31 delete

Olá Mário, bom dia! A minha pata de elefante floresceu e agora as pequenas flores já caíram, restando apenas o caule que já está secando e ficando marrom, com um aspecto feio. Posso cortar este caule ou devo mantê-lo e ele cairá sozinho? Obrigada! Ana Carolina.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
26 de dezembro de 2013 07:31 delete

Olá Ana Carolina, Bom Dia!
Pode cortar, mas use instrumento de corte bem afiado e esterilizado.
Passe no corte pasta cicatrizante, ou fungicida e parafina derretida (pode ser vela)
Isso porque os cortes não tratados, podem ser "portas de entradas" de doenças.
Um abração!

Reply
avatar
4 de fevereiro de 2014 20:35 delete

Olá Boa noite !!!
tenho uma pata de elefante , que estava linda , mais de um tempo pra cá venho notando que ela esta com as pontas dela queimadas ,onde pode ser do sol .Porem comecei a perceber que no miolo onde se abrem novas folhagens ela começou a cair para o lado e quando fui ver percebi que o meio onde se brotam novas folhagens estava como se estivesse cortado na horizontal . Amo minha planta , será que ela vai dar nossas folhagens pra se abrir ? grata

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
13 de fevereiro de 2014 20:14 delete

Oi boa noite ! minha planta esta com o meio dela um amarelo embranguiçado as folhas caídas o que faço para salvar ela estava na sombra e úmida, será que vive??? um abraço obrigado!!!

Reply
avatar
3 de março de 2014 13:07 delete

Boa tarde
Estou querendo podar a minha pata de elefante no troco, para ver se nascem mais de um tronco com folhas. Como devo fazer esta poda e quanto tempo leva para nascerem novos brotos com folhas.
Obrigado.
Marcelo.

Reply
avatar
4 de abril de 2014 20:44 delete

Olá... gostaria de saber qual odinômetro ideal para cultivar a pata de elefante... minha muda é pequena ainda,mais queria comprar um vaso já definitivo para ela ficar... fui onde vende vaso e o moço me mostrou vários ai fiquei com muitas duvidas... aguardando sua ajuda!!!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
7 de abril de 2014 11:05 delete

Olá, você pode me ajudar...
As folhas novas que estavam nascendo na minha pata, cairam todas com a mudança no fds. Vão nascer novas folhas no apice??

Reply
avatar
18 de novembro de 2014 23:44 delete

Olá, tenho seis patas de elefante, estão lindissimas, mas uma delas saiu um ponteiro e está dando flores, minha duvida é , será que ao terminar o ciclo das flores ela continuará a crescer, o que acontecerá com ela?

Reply
avatar
rosangela.
AUTHOR
1 de dezembro de 2014 16:53 delete

Boa tarde!!!Tenho uma pata de elefante que estava muito linda, mas ultimamente notei que no meio do caule as folhas estão se quebrando o que posso fazer , gostaria de saber o que esta ocorrendo.

Reply
avatar
Janaina
AUTHOR
13 de março de 2015 16:20 delete

Oi Mario !
Gostei muito do seu blog, muito legal as dicas que vc dá.
Ganhei uma pata de elefante só que o vaso quebrou quando foi colocar no chão, comprei outro vaso e a moça da loja disse para colocar argila ( aquelas em forma de bolinha ) e uma terra própria que não sei o nome (acho que é condicionador) está correto esse procedimento ??
E tbm as pontas estavam amarelas e cortei elas achando que iria crescer de novo mas agora as pontas estão marron e feias o que devo fazer ?
Desde já agradeço.

Reply
avatar
Nancy MOISES
AUTHOR
7 de maio de 2015 13:46 delete

Minha pata de elefante esta com a batata parece fungo preto, se cutuco esfaarela, sera que pode ser excesso de agua? Obrigada

Reply
avatar
21 de maio de 2015 21:58 delete

Boa noite Mario, tenho algumas patas de elefante plantadas a mais de dois anosno mesmo lugar e agora ha uns 30 dias percebi que esta com a base podre, ja perdi algumas, porem estao plantadas no mesmo lugar e nao h excesso de agua, o que pode ser?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
25 de julho de 2015 17:07 delete

Olá, já sei q tenho uma pata de elefante mãe, PIS está cheia de Brotinhos em seu caule.... Será q tens alguma dica de como separa-las? Desde já agradeço. Abç. Cati.

Reply
avatar
4 de setembro de 2015 11:58 delete

Bom dia. Tenho uma Pata a mais de 15 anos, e a transplantei para o chão. Percebi que a sua ponta está envergando. O que está acontecendo? Será nutrição? Muito Calor pelo fato de morarmos em Palmas - TO? Excesso ou falta de Água? E puder me ajudar agradeço.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
4 de setembro de 2015 15:12 delete

Olá Marcus, Boa Tarde.
Não sei o tamanho da sua planta, mas em transplante de mudas muito grande a água da rega muitas vezes não consegue atingir a parte inferior e conforme o substrato utilizado se não tiver boa drenagem pode causar um empoçamento superficial o que também é muito ruim.
Por esta razão é costume colocar mangueiras enterradas de forma que a água consiga atingir a parte inferior, depois que a planta se estabeleceu elas podem ser retiradas.
Boa Sorte
Um abração!

Reply
avatar
Solange cruz
AUTHOR
7 de setembro de 2015 02:41 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
Jacke Neves
AUTHOR
17 de setembro de 2015 11:55 delete

Minha para de elefante quebrou mais não foi no caule a parte onde fica as folhas foram arrancadas só ficou o caule com algumas folhas velhas secas, e ficou um buraco no meio.. Ela brotará novamente???? E a parte arrancada se plantar brota???? Não sei o que fazer já até chorei com medo de morrer

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
20 de setembro de 2015 10:08 delete

Bom dia! Tenho uma nolina cerca de dois anos aqui em casa na varanda. Esta semana estavam pintando o meu prédio, não me avisaram e ela acabou ficando com pontinhos brancos de tinta...Minha empregada cobriu a planta com saco plástico de lixo na tentativa de amenizar o problema. Só piorou pois o saco plástico e o sol acabaram por queimar as folhas do alto ( justamente as folhas novas...) . Existe algum procedimento que eu possa fazer para recuperar essa folhagem? Ela ficou com parte da folha amarelada e meio seca! Por favor , se puder me ajude, estou muito chateada.....

Reply
avatar
20 de outubro de 2015 00:00 delete

Oi, Mário! Boa noite! Tenho uma pata de elefante em casa, tem 1,60 metros de altura a planta, e essa semana nasceu uma flor nela. Fiquei preocupada pois li que flor só dá na planta ja adulta, e a minha está num vaso baixo, com 25 cm de altura e 50 de diametro, será que não estaria na hora de passar para um canteiro ou vaso bem maior? Achava que ela fosse mais nova... Obrigada! Abraços!

Reply
avatar
20 de outubro de 2015 00:07 delete

E ai, como está sua planta? Deve ter ficado linda!!

Reply
avatar
20 de outubro de 2015 00:13 delete

Tem que por no sol e por pouca agua!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
23 de outubro de 2015 17:20 delete

tenho uma planta que esta fazendo flores e semante gostaria de saber quanto ela pode curtar para mim vende-la...obrigado

Reply
avatar
Carolina
AUTHOR
25 de outubro de 2015 09:34 delete

Minha pata de elefante caiu todo o miolo. Não sei o que aconteceu. Tenha ela a uns cinco anos e nunca aconteceu.

Reply
avatar
Sidney de Godoi Paiva
AUTHOR
26 de outubro de 2015 21:18 delete

Mario, bom dia!

Tenho uma que de uma semana para cá, cresceu mais de 40 centimetros e parece que esta brotando uma espécie de flores ou sementes. Isso é normal?

A aparencia dela está ficando feia por causa deste crescimento exagerado em tão pouco tempo.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
27 de outubro de 2015 07:23 delete

Olá Sidney, Bom Dia.
Nesta época do ano é quando brotam suas inflorescências, é normal.
Um abração!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
5 de novembro de 2015 16:22 delete

Olá tenho uma pata de elefante a quase um ano e quero mudar para outro vaso estou em dúvida sobre como planta , tenho que esconder toda raiz?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
5 de novembro de 2015 19:30 delete

Olá Boa Noite.
Veja nas fotos da postagem como a planta gosta de ficar.
No transplante procure não desmanchar o torrão e use substrato semelhante ao que está cultivado.
Com isso a planta irá sofrer menos com a mudança e terá sucesso.
Boa Sorte
Um abração!

Reply
avatar
Marcia
AUTHOR
26 de novembro de 2015 11:58 delete

Olá bom dia.

O miolo da minha pata de elefante morreu, percebi que as folhas começaram amarelar e quando puchei elas estavam podres, sairam todas, sera que ela vai se recuperar? O que eu devo fazer? Não quero que ela morra :(

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
26 de novembro de 2015 17:30 delete

Olá Marcia, Boa Tarde.
O que relata não é boa notícia.
Mas se o caule não apodreceu, ainda há esperança bem remota que surja uma nova brotação.
Pegue um instrumento de corte bem afiado e esterilizado e corte até encontrar uma parte firme, o corte tem que ser reto sem "mordidas" para que a cicatrização ocorra mais rápido, aplique pasta de cobre ou mesmo parafina (vela derretida).
Veja na foto da postagem tem uma caso parecido.
Para ter acontecido isso não colocou água em demasia?
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
3 de dezembro de 2015 00:59 delete

Oi, Mário! Oi, Paulo! Boa noite! A minha deu flor tb, e agora a flor está secando. Tenho que cortar a flor?

Reply
avatar
3 de dezembro de 2015 01:00 delete

E depois que a inflorescencia seca é preciso cortá-la?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
3 de dezembro de 2015 07:56 delete

Olá Juliana, Bom Dia.
Com finalidade estética pode ser cortada, mas não faça rente ao caule.
Deixe esta parte que sobrou secar naturalmente.
Um abração!

Reply
avatar
3 de dezembro de 2015 12:11 delete

Muito obrigada!
Um abração tb

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
27 de dezembro de 2015 19:48 delete

Olá Boa noite!
Tinha minha pata de elefante em um vaso e mudei para um pequeno jardim, logo em seguida ela cresceu um espigão amarelo, com pequenas florzinhas. Isso começou a atrair um tipo de abelhinha preta, e incomodada com os insetos, cortei o espigão. Estou observando que fiz mal, pois acho que a planta estacionou. As folhas estão meio caidas parecendo murchas. Será que fiz mal a planta?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
30 de dezembro de 2015 19:39 delete

Olá Boa Noite
Possivelmente as abelhas são Irapuã, conhecida também como abelha-cachorro (Trigona spinipes), não tem ferrão mais cortam botões florais, no seu caso não iria trazer maiores problemas.
A poda feito de forma incorreta, deixando o corte "mastigado" ou utilizando instrumento não esterilizado e também não fazendo proteção com pasta fungicida ou mesmo parafina derretida pode deixar aberta uma ferida por onde entram doenças.
Verifique como está a cicatrização.
A planta joga toda energia na florada e com isso ocorre a perda do vigor.
Mande retorno.
Um abração!

Reply
avatar
1 de janeiro de 2016 11:40 delete

Bom dia sou a Cristina.
Ganhei uma linda pata de elefante de mais ou menos 1,80 e no transporte caiu o miolinho dela, ele sobrevive ou irei ter que trocar. Tem uma semana e ela ainda vistosa. Obrigada

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
1 de janeiro de 2016 12:41 delete

Olá Cristina, Bom Dia.
Dependendo da forma que ficou poderá ocorrer novas brotações na própria haste, neste caso não haveria problemas, mas se o dano foi maior, talvez terá que fazer uma poda (como da foto na postagem).
Lógico que se conseguir trocar sem custo adicional será muito melhor.
Um abração!

Reply
avatar
5 de janeiro de 2016 14:10 delete

Boa tarde, Mário!
Tenho no apartamento uma pata de elefante bem bonita. Ela está grande e com muitas folhas, mas nos últimos meses as folhas apresentam pintas amareladas. O que pode ser?
Grata.
Vanessa Belline

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
5 de janeiro de 2016 15:56 delete

Olá Vanessa, Boa Tarde.
Pode ser fungos, pulverize nas folhas fungicida que é feito com cobre, em Garden você encontra o produto já pronto para uso em frascos com gatilho.
Outra causa provável poderia ser molhar a planta com água fria quando a folha está aquecida.
Dê retorno.
Um abração!

Reply
avatar
9 de janeiro de 2016 22:34 delete

Olá, boa noite.
Gostaria de saber como proceder com a minha planta q acabou de florescer?
Devo cortar o pendão? Como faria isso? Ou deixo a planta como está? Lembrando q as flores já se foram. Só ficou a haste vazia.

Reply
avatar
Luiza
AUTHOR
16 de janeiro de 2016 18:24 delete

Olá Mário, muito obrigada pelas dicas! Tenho uma pata de elefante que ganhei(estava largada num canto de uma floricultura), replantei num vaso tipo bacia que depois de uns 6 anos quebrou. Ela tem cerca de 2,50m e um torrão de 50cm aproximadamente. Estamos pensando em replanta-la na terra. Como é um jardim aberto no meio da casa tenho receio que a raiz cresça muito. Melhor replanta-la no vaso? Obrigada

Reply
avatar
16 de janeiro de 2016 18:50 delete

Mario, eu de novo!
A flor da minha pata de elefante secou, e na mudança quebrou... Preciso fazer o esquema da parafina, ou isso é só qdo é a parte grossa do caule? Quebrou bem naquele miolinho de onde saem as folhas, mas ja tava seca! Obrigada! Posso te mandar fotos! Me ajude por favor!

Reply
avatar
Aline Guerreiro
AUTHOR
19 de janeiro de 2016 13:12 delete

Boa tarde,
Tenho duas patas de elefante em casa. As duas plantadas em vasos de cimento.
As duas também apresentam as folhas trajadas amareladas, como choveu muito aqui esses dias, as filhas de baixo apodreceram. Ranquei bastante filha velha e deixei as mais novas nas logo elas amarelaram também. Troquei a terra, adubei (não com o 101010) mas com outro que não lembro o nome. Meu medo é que elas estejam morrendo.
Outra coisa que me preocupa, é que em uma delas, está nascendo brotos ao longo do caule. É normal? Como faço para deixa-las bonitas?

Reply
avatar
20 de janeiro de 2016 11:45 delete

Olá Mario, primeiramente gostaria de agradecer o excelente blog e o esclarecimento das dúvidas sobre esta planta.Enfim , possuo uma pata de elefante a mais ou menos 6 anos que crescia bonita e ficava em area externa em pleno sol foi quando mudei para um apartamento as uns três anos e a planta recebe somente o sol do final de tarde através de uma janela e foi quando notei algumas mudanças no formato das suas folhas: As folhas ficaram mais finas e mais compridas com aspecto de "cabelos" apareceram mais dois brotos com desenvolvimento bem lento e uns dos brotos eu cortei e coloquei parafina para cicatrizar e neste mês pretendo trocar a planta para um vaso maiorpois sua batata esta bastante grande.
O que posso fazer para mudar este aspecto e ter novamente a minha planta bonita e vistosa.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
21 de janeiro de 2016 20:38 delete

Olá Adson, Boa Noite.
Pode dar uma cortada para melhorar o aspecto visual, mas não faça isso muito rente ao caule porque deixa uma porta aberta para entrada de doenças, para se livrar do problema aplique pasta a base de cobre.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
21 de janeiro de 2016 20:41 delete

Olá Luiza, Boa Noite.
Não é uma planta com raízes agressivas, mas poderá forçar colocar um anel de concreto enterrado o que irá forçar as raízes descerem
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
21 de janeiro de 2016 20:44 delete

Olá Juliana,Boa Noite.
A colocação de pasta a base de cobre ou parafina evita a entrada de doenças e insetos.
Pode colocar.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
21 de janeiro de 2016 20:51 delete

Olá Aline, Boa Noite
A planta tem o caule dilatado onde armazena água, com isso pode passar algum tempo sem ela, por outro lado água em demasia apodrece o caule e a planta morre.
Um substrato que tenha boa drenagem é fundamental.
Todas plantas sofrem com mudanças, dependendo da situação fazer transplantes nesta ocasião que a planta está debilitada pode piorar a situação.
Os brotos são normais.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
21 de janeiro de 2016 20:56 delete

Olá Tarciso, Boa Noite.
Sua planta estava acostumada a receber sol pleno e agora está tentando se adaptar numa nova situação.
Receber só um pouco de sol no final da tarde não é uma condição ideal para ela prosperar de forma vigorosa.
Com tudo isso passar para um vaso maior, colocando substrato adequado e fertilizante na quantidade correta poderá ajudar.
Preserve o torrão para planta sofrer menos.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
25 de janeiro de 2016 13:20 delete

Olá Mário, boa tarde!
Eu tenho um canteiro em minha loja que bate sol o dia inteiro. Todas as plantas que plantei morreram...não sei se foi excesso de sol, excesso de nutrientes (aqueles pózinhos que mistura em 1l de água)...mas enfim, eu comprei uma pata de elefante no supermercado, no vasinho de plástico...e eu não quero que ela cresça, pois tampará a vitrine...o canteiro tem apenas 20cm de terra. O que eu devo fazer? tirar ela do vasinho e plantar diretamente na terra, ou abrir um buraco e colocar com o vasinho?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
26 de janeiro de 2016 20:32 delete

Olá Boa Noite.
Me desculpe, mas não é uma planta para este local, se ela for cultivada de forma correta atinge grandes dimensões e em 20 cm não teria sucesso.
Procure plantas que gostem de sol pleno e possam ser podadas.
Quer uma sugestão, plante MINI-IXORA.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
6 de fevereiro de 2016 19:51 delete

Olá
tenho uma com mais de três anos. Estava em local coberto mas identifiquei tipo um fungo nas folhas. Me indicaram aplicar solução de água com sabão de Coco. Coloquei no sol direto. .. chuva também. Está num vaso.
Os fungos diminuíram muito
Agora, na parte das folhas novas. .. está com coloração amarelada e soltando.
será que é problema de excesso de água?
Obrigado

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
14 de fevereiro de 2016 14:35 delete

Meu cachorro arrancou as fomhas da/minha pata de elefante! Como devo proceder elas nascem/novamente ou precoso cortar o caule?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
15 de fevereiro de 2016 19:00 delete

Olá, encontrei uma pata de elefante, com o caule cortada e sem folhas, estou cuidando dela há 8 meses, e atualmente está bela e com muitas folhas, penso em colocar em um vaso de barro, suporta?

Reply
avatar
Elis
AUTHOR
16 de fevereiro de 2016 00:16 delete

Olá, tenho uma Pata de Elefante com cerca de 8 anos, ela é bifurcada, está linda, mas percebi que está ficando torta, acredito que fugindo da sombra da casa, Posso muda-lá de local?

Reply
avatar
6 de março de 2016 16:58 delete

Tenho uma Pata-de-Elefante que em sua base apareceu um buraco e ela está ficando com a base fofa e exalando um cheiro forte. Tem como salvar?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
7 de março de 2016 07:42 delete

Olá Joaquim, Bom Dia!
Não sei o tamanho deste buraco, mas com uma espátula fina, remova com cuidado a parte podre, até encontrar tecido sadio, aplique pasta a base de cobre e feche o buraco com parafina (vela derretida), conforme o tamanho da planta pode usar inclusive massa de cimento e areia.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
7 de março de 2016 07:45 delete

Olá Bom Dia.
Num primeiro momento espere a planta reagir, possivelmente irão aparecer novas brotações.
Dê retorno e maiores detalhes sobre sua planta, assim todos aprendem.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
7 de março de 2016 07:47 delete

Olá Bom Dia!
Ela é uma planta de crescimento lento, use substrato adequado e faça o transplante mantendo o torrão intacto.
Boa Sorte.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
7 de março de 2016 07:51 delete

Olá Bom Dia!
As plantas sofrem com mudanças, se estava cultivada na sombra ou meia-sombra e colocou no sol pleno isso "queima" as folhas novas.
Água em excesso é muito prejudicial para planta podendo inclusive matá-la, para se cultivada em locais abertos o soo ou substrato deverá ter excelente drenagem.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
7 de março de 2016 07:53 delete

Olá Elis, Bom Dia!
A planta irá procurar a luz, entortando.
Se estiver em vaso poderá resolver isso, virando de tempo em tempo a posição.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Vv Junqueira
AUTHOR
7 de março de 2016 10:41 delete

Bom dia Mário, um amigo recolheu sementes de Pata de Elefante e estão devidamente armazenadas sem serem expostas, ele precisa saber qual tempo máximo de armazenamento para não perder a fertilidade das sementes.

At

Viviane

Reply
avatar
Bene Santos
AUTHOR
18 de março de 2016 21:37 delete

Boa noite Mário, tenho duas patas de elefante com tamanho de dois metro e meio, estavam plantadas no solo embaixo de um telhado e tive que mudar de lugar porque estava sufocando no telhado, mudei para solo mas em local aberto onde se pega sol e chuva, após a mudança reguei por varias vezes porque achei que devia ser necessário mas agora percebi que as folhas estão meio secas e caiu as folhas novas do meio, no caule dela se bate parece oco, e pra minha sorte meu cachorro deu uma roida no caule e se colocar o dedo dentro onde roeu parece mole como se fosse uma espuma ralada, será que apodrecimento, tem algo que posso fazer para recupera-lá, gosto muito delas e não gostaria de perde-lás. Aguardo comentários obrigado.

Reply
avatar
20 de março de 2016 16:52 delete

Boa tarde, a minha pata de elefante floresceu ha algum tempo, ela ainda está com o pendão o problema é que ela está muito feia, só tem uma volta de folhas em torno dela, ela está no vaso embaixo de um pergolado com telhado é bem quente o local, o que posso fazer . Att FABIANA

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
27 de março de 2016 18:11 delete

Boa tarde
Tenho uma pata de elefante no meu jardim e ela está muito alta. Cerca de 5 metros.
Posso cortar o caule principal e deixar apenas os brotos que estão nas laterais?
Até qual altura a planta alcança? Obgado.

Reply
avatar
Stella Ripper
AUTHOR
21 de abril de 2016 00:05 delete

Oi Vanessa.. eu acho que voce tem é cochonilha!
Parece mesmo um algodao!
ë colocar veneno para cochonilha que mata elas na hora! é uma praga MUITO comum em plantas ornamentais caseiras.. aparecem até em samambaias!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
27 de abril de 2016 17:25 delete

Boa tarde,

A minha pata-de-elefante, começou a soltar as folhas principais como se estivessem podre e com pulguinhas oque posso fazer? Ananda.

Reply
avatar
28 de abril de 2016 16:29 delete

Primeiramente obrigado pelo belíssimo blog para nós ajudar.Boa tarde!Tenho duas patas de elefante na minha casa e não tenho espaço pra deixá-las no sol e onde elas estão não bate praticamente sol algum. Tenho percebido elas ficando tortas. Um rapaz que vende flor na minha cidade foi ate minha casa levar umas flores que havia comprado olhou minhas patas de elefante na hora disse que é falta de luz solar onde elas estariam entortando para o lado da luz solar (a busca),fiquei na dúvida pois nunca havia falar sobre isso.Segundo ele ela volta ao normal se ficar exposta ao sol direto,é possível isso mesmo?Pensei ate em amarrá-las pra tentar acertar e voltar ao normal, por favor, preciso de uma ajuda, rs!Amo muito minhas plantas...

Reply
avatar
Thiago
AUTHOR
13 de maio de 2016 07:29 delete

Bom dia...
Minha pata de elefante caiu todas as folhas e o caule esta verde.
Ela recupera ou pode rancar e plantar outra???

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
7 de junho de 2016 19:44 delete

Boa noite, gostaria de plantar pata de elefante atraves da semente, voce poderia dar algumas dicas de germinação das sementes

Reply
avatar
11 de junho de 2016 19:16 delete

Olá, gostaria de saber sobre a classificação de sua raiz.
seria um raiz tuberosa?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
22 de junho de 2016 22:55 delete

Boa noite. Eu comprei uma pata de elefante a uns dois meses e quando fui passar para o vaso, percebi que a base dela estava fofa de um lado, parecia uma espuma...enfim, já passou um tempo e ela esta crescendo as suas folhas aparentemente de forma saudável, mas a base dela aumentou esta descamação e quando fui observar melhor, vi que todo aquele pedaço da base estava solto e fofo, esponjoso. O que devo fazer? Será alguma praga, tipo um cupim? Será que ela esta morrendo mesmo com as folhas bonitas? Será que eu deveria cortar todo esse pedaço e passar a parafina de vela para cicatrizar?
Obrigada.

Reply
avatar
Lia Contarini
AUTHOR
26 de junho de 2016 22:29 delete

Boa noite,
Tenho uma nolina jovem, ela está em uma vaso dentro de casa. Tenho notado que todas as suas folhas estão com a ponta seca e algumas já secaram por completo.
Noto também que na parte superior, aonde estava nascendo novas folhas, essas folhas estavam com a parte inferior preta, como se estivessem apodrecendo.
Estou muito triste, porque coloquei ela no varanda onde existe claridade durante o dia, mas não sol, mas mesmo assim ela não aparentou estar melhor.
Preciso de ajuda. O que pode estar acontecendo?

Reply
avatar
Paula
AUTHOR
2 de agosto de 2016 20:51 delete

Olá! Gostaria de saber se posso colocar a pata de elefante em um canteiro que bate sol por toda a manhã em uma cidade quente como São José do Rio Preto. Obrigada. Aguardo resposta.

Reply
avatar
16 de agosto de 2016 20:10 delete

Procurei em vários tópicos sobre como como cultivar a pata de elefante desde a semente e não encontrei nada falando sobre.. comprei sementes no Mercado Livre e recebi o manual de germinação muito vago! Depois de muitas pesquisas semeia as minhas sementes e Teve bons resultados! Hoje faz 6 dias e já começaram a brotar Por incrível que pareça!

Reply
avatar
16 de agosto de 2016 20:14 delete

Você deve lixar com uma lixa de unha um dos lados da semente, colocar ela em água morna e deixar por 24 horas em repouso.. prepara um substrato com 40% de areia grossa 30% terra vegetal e 30% de carvão triturado!
Depois de 24 horas preparar o substrato de acordo com o que eu falei e colocar as sementes apertando um pouco para entrar no solo e jogar camada Fina de substrato por cima

Reply
avatar
Paulo Barbosa
AUTHOR
19 de agosto de 2016 22:38 delete

boa noite, consegui germinar algumas sementes de pata de elefante ha 3 dias elas bortaram e gostaria de saber com quanto tempo coloco na terra, que substrato posso usar, se coloco ela em sol pleno ou meia sombra e a periodicidade da rega. desde ja agradeço

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
20 de agosto de 2016 23:13 delete

Boa noite.. adquiri recentemente uma pata de elefante de porte médio tirei do vaso pequeno da floricultura e plantei em um vaso maior de cimento, mas as folhas estão caindo parece que estão quebrando. Oque pode ser? Oque devo fazer?

Reply
avatar
23 de agosto de 2016 08:27 delete

Bom dia, tenho uma pata de elefante de 3 anos que começou a apodrecer no ápice e perder folhas... Ja é minha segunda... A primeira não pude salvar... O que faço com essa?
Obrigado

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
23 de agosto de 2016 12:40 delete

Olá gostaria tenho uma pata de elefante com três brotos mas só quero k fique um vi num comentário k pode cortar e usar tinta como cicatrizante.qual tinta?
.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
23 de agosto de 2016 16:18 delete

Olá Boa Tarde.
As plantas sofrem com mudanças, na operação do plantio é importante não desmanchar o torrão e procurar usar substrato semelhante ao que ela estava cultivada, como ela deve ter vindo de um viveiro onde havia luz, regas controladas o certo seria deixar no vaso original por um tempo no local em que gostaria que ficasse de forma que a mesma se adaptasse.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
23 de agosto de 2016 16:20 delete

Olá Boa Tarde.
Está recebendo muita água e cultivada na sombra?
Dê retorno.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
23 de agosto de 2016 16:24 delete

Olá Boa Tarde.
Quando cortamos os brotos, fica uma ferida aberta onde é uma porta para entrada de doenças, por essa razão o certo é passar uma pasta a base de cobre (você encontra em Garden e casas agropecuárias), depois pode ser coberta com parafina (vela derretida).
Acredito que esta "tinta" deve ser algum produto fungicida ( a base de cobre)
Um abração!

Reply
avatar
23 de agosto de 2016 17:42 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
Anônimo
AUTHOR
24 de agosto de 2016 10:34 delete

Bom Dia, estava procurando alguem me ajudasse com minha pata de elefante e encontrei o seu blog, estou com um problema com a minha. Viajamos por um final de semana e meu cachorro puxou e tirou todas as folhas da minha planta, sera q ela vai sobreviver, eu posso fazer alguma coisa para ajuda-la na nova folhagem??

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
25 de agosto de 2016 17:31 delete

Olá boa tarde.
Comprei duas patas de elefante à alguns meses, sigo direitinho o modo de cuida-las, pouca água, elas ficam em vaso na varanda que é ensolarada toda a tarde; Porém venho percebendo bem na junção entre o caule e as folhas , um tipo de poeirinha,misturado com penugens cinza...Acho que deve ser algum tipo de ácaro, sendo que uma delas as folhas começaram a de desmantelar, não chegaram a cair, mas estão meio tortas e caidas. Comprei óleo de Neen para borrifar isso é correto? Atenciosamente Margô

Reply
avatar
margopti
AUTHOR
26 de agosto de 2016 10:03 delete

Bom dia, Mário.
Tenho duas patas de elefante à alguns meses, são jovens estão plantadas em vasos de cimento, e ficam em uma varanda que bate sol a tarde inteira, as regas são bem poucas a cada 10 dias;porém, elas tem apresentado entre suas folhas na junção com o caule, alguma coisa tipo um pó,misturado com penugem, que não sei identificar e uma delas está com as folhas da ponta (as mais novas) meio que caidas. Acreditando que possa ser algum tipo de ácaro comprei óleo de neem para borrifar. Gostaria muito do seus conselhos, não quero perde-las. Obrigada.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
28 de agosto de 2016 22:02 delete

Olá Mário!
Comprei uma nolina há uns dois meses, de aproximadamente 1.20 que estava plantada em um vaso. Fiz o transplante para o jardim, onde tem sol pleno. Como moro em uma região quente faço a rega uma vez por semana, porém ela está bem amarelada. Como devo proceder para tê-la verdinha e saudável novamente?
DESDE JÁ AGRADEÇO!

Reply
avatar
Ivan Montans
AUTHOR
15 de setembro de 2016 11:00 delete

Bom dia
Comprei uma nolina já numa idade adulta e replantei, isto a uns 5 meses atrás. Ela é bem ramificada. Porém de umas 3 semana pra cá as folhas começaram a amarelar e parece que ela está morrendo.
Ela pega o sol todo da manhã e onde ela está plantada é um terreno que foi aterrado.
Gostaria de te mandar uma foto.
Ela é muito bonita e não gostaria de perdê-la.
Me ajude por favor
Grande abraço
ivanmontans@hotmail.com

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
15 de setembro de 2016 13:21 delete

Olá Ivan, Boa Tarde
Me dê informações de como fez o plantio, tamanho da cova, substrato utilizado e regas.
Pode mandar foto para meu e-mail marioffranco@hotmail.com
Um abração!

Reply
avatar
21 de setembro de 2016 21:10 delete

Boa Noite ! Comprei duas patas de elefantes a dois meses atrás, a mesmas estão dentro de casa ontem tem pouco visibilidade de luz por meio de janelas de vidro, porém tem ventilação por meio das portas serem vazadas. Me orientaram a por água no vaso 20 em 20 dias ou quando estiver com o solo totalmente seco, também me indicaram a molhar somente a terra e não o caule. Por fim, uma pata de elefante está com manchas marrom na parte nova da folhagem de cima, também está com com pontas cecas e muitas estão com manchas amareladas, observei hoje que algumas de baixo estão cecas totalmente. Já pulverizei um produto chamado " ultra plant", a base de cipermetricina e deltrametricina que serve para praga em plantas e cupins, me informaram que o correto era de 15 em 15 dias.
Até agora a planta não reagiu a nada disso, o que está acontecendo?
Me ajude por favor.
rodrigocarvalhoti@gmail.com

Reply
avatar
23 de setembro de 2016 17:23 delete

Olá tenho uma mais estou vendo que as folhas esta cheia de pintinhas morros efeito um fungo e está muchando

Reply
avatar
ELOISA
AUTHOR
26 de setembro de 2016 09:09 delete

Bom dia Mário,
Ganhei uma linda pata de elefante já no vaso, porém suas folhagens estavam muito compridas, arrastando no chão, apesar do vaso ser alto. Acabei cortando um pouco das pontas, pois poderia ficar pisando de tão grandes que estavam. Fiz besteira rs? Não é bom cortar suas pontas?
Obrigada,
Eloisa

Reply
avatar
Simpatia
AUTHOR
29 de setembro de 2016 12:07 delete

A minha Pata de Elefante sofreu uma queima lateral e eu arranquei todas as folhas totalmente queimadas e cortei as folhas parcialmente queimadas. Estou na dúvida se podo por completo desde o caule, para que ela regenere, desde que eu não mate a planta ou se deixo ela se recuperar sozinha. o que faço???

Reply
avatar
Miami News
AUTHOR
5 de outubro de 2016 23:06 delete

Boa noite!

Olá Mário, tenho uma pata de elefante, já com um ano e meio mais ou menos. Ela fica na sacada do meu apartamento. Está bonita no entanto está com as folhas esbranquiçadas. Eu acho que deve ser alguma espécie de fungo. O que posso fazer para eliminá-lo? Abraços!

Reply
avatar
Elisangela
AUTHOR
7 de outubro de 2016 20:21 delete

Ola tudo bem
comprei uma pata e ficou muito compridas as folhas na minha sala
gostaria de saber se eu posso cortar um pouco as folhas pra ficarem menores, tambem quero saber se aquelas folhas de baixo que arrancamos se nasce outra no lugar.

Reply
avatar
Elisangela
AUTHOR
8 de outubro de 2016 06:37 delete

Ola Eloisa eu comprei uma pata e fiz a mesma coisa que tu fez cortei as pontas e agora estou preocupada, como esta a tua depois do corte.

Reply
avatar
18 de outubro de 2016 17:30 delete

Boa tarde. tenho uma pata de elefante em um vaso pequeno e ela não cresceu muito em 6 anos. Posso replantar em um vaso maior, ela vai crescer mais, como devo fazer?

Reply
avatar
15 de novembro de 2016 13:25 delete

Olá Mario Franco, desculpa fazer a pergunta aqui mas não achei o local onde faço isso.
Tenho uma pata de elefante a uns 10 anos, em uma mudança quebrou o pendão mas com o tempo saiu 3 brotos ao redor da ponta, está linda, mas o vaso em q está plantada é de plástico e raxou, queria replantá-la,como faço?
Você tem outro meio no qual posso mandar foto da minha para me orientar melhor?
Desde já agradeço,Abraço

Reply
avatar
29 de novembro de 2016 20:01 delete

Oi Bom noite!
Hj comprei uma no mercado em tamanho pequeno, nem caule tem, somente a batata. Comprei pra colocá-la em sol pleno pq nao tenho area de sombra. Ele veio em um vaso pequeno, mas a raiz não está apertada. Eu pl deixo nesse vaso ou posso acomodá-lo em um vaso com mais 10cm de diâmetro e bem mais fundo?
Posso tbm deixa-lo em sol pleno nessa fase?

Reply
avatar
Luiz
AUTHOR
1 de dezembro de 2016 11:58 delete

Bom Dia Mário. Tenho duas beaucárneas e estou querendo adquirir outra. Só que as minhas são da espécia Recurvata e a que estou comprando é Pliábilis. Você sabe dizer se a Pliabilis também fica com a base grande como a Recurvata?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
5 de dezembro de 2016 20:04 delete

Oá. Meu nome é Vieira.
Adquiri recentemente uma Pata de Elefante medindo cerca de 60cm de altura, para fazer um coquetel em canteiro elevado com uma Phoenix medindo cerca de 1,60 de altura, uma Cycas pequena - bem pequena - e uns agaves...

Preciso saber qual a taxa de crescimento anual da Pata de Elefante - em média (o da Cycas eu sei que é bem lento, 2 a 4cm ao ano), para que eu possa salcular o comprimento do canteiro ainda em construção, imaginando que as plantas ficarão alinhadas na seguinte ordem: Phoenix, Cycas, Dragão, Palito e, por fim, a Pata de elefante.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
31 de dezembro de 2016 18:25 delete

Boa tarde! Um desavisado podou as folhas da minha pata de elefante, o que faço?! Arranco? Deixo secar?

Reply
avatar
15 de janeiro de 2017 21:13 delete

Boa noite Mario gostaria de uma informação minha planta caio o miolo só ficou as folhas antiga sendo que a batata está perfeita, será que ela vai brotar novamente

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
1 de fevereiro de 2017 16:37 delete

Boa tarde. Tenho uma pata de elefante já adulta. Estamos com a intençao de construir uma piscina justamente onde ela esta plantada. Posso removê-la e plantar novamente? Desde já agradeço a atenção.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
20 de fevereiro de 2017 14:08 delete

Boa tarde... ganhei duas mudinhas de pata de elefante, uma nem tem o caule ainda e a outra está começando a formar. Minha cachorra comeu as folhas de uma delas, ficando apenas o pequeno caule. Será que sairão folhas novas?

Reply
avatar
1 de março de 2017 15:46 delete

Boa tarde, comprei uma pata de elefante recente, moro em.apartamento, a luz externa é bem intensa e ela.esta no canto da.minha sala onde nem.bate sol, molho 1 vez por semana, porém percebi que o centro dela onde tem folhas novas esta fucando marron, com aspecto de umido, estou muito preocupado, me ajude

Reply
avatar
13 de abril de 2017 18:29 delete

Olá Boa tarde Mário!
Temos uma Pata de Elefante, estava em ambiente fechado, porém com bastante claridade. Mas não tinha luz direta do Sol. Mudamos de local, e colocamos mais próximo da porta, onde pega luz do sol e mais iluminação. Porém a casca estava mole, tiramos tudo essa parte da casca, e colocamos canela em pó que é cicatrizante natural. Será que conseguimos recuperar ela ainda? O que podemos usar pra tentar não perder?

Grata
Andreia

Reply
avatar
19 de abril de 2017 11:07 delete

Bom dia, tenho uma pata de elefante comigo a 3 anos estava perfeita, (acredito que deve ter de 5 a 6 anos), mas ai ela deu flor, na época da copa meu filho apelidou de David Luis (folhas grandes e bem abertas) a partir dai ela simplesmente ficou horrivel, as folhas estão todas caidas, será que ela vai se recuperar ou vou ter que substitui-la

Reply
avatar
Mouna Moura
AUTHOR
20 de maio de 2017 09:16 delete

Olá, Amigo JARDIM: Já perdi três filhotes desta MARAVILHOSA PLANTA pelo mesmo motivo; vejo acontecer com A QUARTA o que parece ser um pulgãozinho branco, manchinhas que se vão espalhando nas folhas e no tronquinho. Porém ELA ESTÁ LINDA E CRESCENDO QUE SÓ!!!!!!!!!!! QUE FAÇO???????????? sos POR FAVOR. Aguardo.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
29 de junho de 2017 08:41 delete

Bom dia, Meu nome é julio, tenho uma pata de elefante e foi plantada no solo, já faz uns 08 anos, está linda e maravilhosa, o problema é que ela está crescendo muito e está já chegando no telhado, acredito que já está em torno de 03 metros de altura, o que fazer? Posso podar ela cortando o caule? ou transferir para um vaso??? Obrigado e parabens pelas informações postadas

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
29 de junho de 2017 13:42 delete

Olá! Adorei esse blog, tem bastante informações algumas que eu estava buscando, mas ainda tenho dúvidas. No dia 14 de junho comprei uma pata de elefante bem pequena, ela ainda não tem caule, da batata já saem as folhas. Não sei explicar, mas eu olhei pra essa plantinha e ela me atraiu. Ela estava em um quisque e não pegava sol. Já veio com umas manchas brancas na batata e em algumas folhas e em um vaso muito pequeno. No dia 23 de junho passei ela para um vaso maior e misturei terra e areia em proporções iguais e um pouco de farinha de ossos. Deixo ela no sol da manha e um pouco da tarde. No entanto, reparei que a batata está com mais manchas brancas que seguem em algumas folhas também, e com o aspecto um pouco murcho. No meio das folhas está saindo novas folhagens e me parecem que estão com verde mais bonito, mas algumas estão quebradas e as manchas brancas estão aumentando. Gostaria de saber se posso aplicar óleo de neem na batata e nas folhas e com qual frequência. Sei que a planta sente a alteração de local, e ainda foi replantada. Na ocasião, cortei algumas raízes que estavam saindo nalateral da batata e plantei com a terra abaixo dela, apenas, para que a batata não fique coberta. Gostaria de saber como proceder... quero muito que ela fique forte e bonita.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
2 de agosto de 2017 20:06 delete

Tenho uma pata de elefante e normal as folhas novas serem mais claras.

Reply
avatar