ATENÇÃO LEITORES DO BLOG


Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS: Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

Para ver as postagens - É só clicar no link abaixo:

ÍNDICE GERAL DAS POSTAGENS DE PLANTAS ORNAMENTAIS

28 de ago de 2011

BABOSA - ( Aloe arborescens )


Suculenta arbustiva

 Aloe arborescens
NOME CIENTÍFICO: Aloe arborescens.

Nota: Existem mais de 100 espécies de Aloe, a Aloe arborescens é a mais cultivada em jardins de cidades em todo mundo.

NOME POPULAR: Babosa, babosa-de-arbusto, aloé, aloé-candelabro, aloé-de-natal, erva-de-zebra, caraguatá, caraguatá-de-jardim.

SINONÍMIA: Aloe perfoliata, Aloe succotrina, Aloe mutabilis.

FAMÍLIA: Asphodelaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: África do Sul, Moçambique, Zimbábue, Malaui.

PORTE: Chega atingir até 3 metros de altura.

FOLHAS: De coloração verde-acinzentada, longas, bem carnudas, seiva transparente (semelhante a um gel), as margens são dentadas com espinhos.

Deatalhe das folhas
FLORES: A florada acontece no inverno, são inflorescências altas com numerosas flores de coloração vermelha, laranja ou amarelas. É bastante atrativa para beija-flores e abelhas.

FRUTOS: Do tipo de uma cápsula.

TRONCO: Seu caule tem a base lenhosa.

LUMINOSIDADE: Sol pleno ou meia-sombra.

ÁGUA: Tolera o solo seco, mas não encharcado. Deixar secar entre regas, que pode ser feita 1 vez por semana, com volume maior nos dias quentes e menos nos dias frios.

CLIMA: Quente a temperado, não gosta de temperaturas muito fria e morre com geadas intensas.

PODA: Pode ser feita se for desejo

CULTIVO: Planta bastante rústica, resiste bem a ventos fortes e não é muito exigente em questão de solo, único detalhe muito importante se for cultivado no jardim tem que ter boa drenagem. 

 Aloe arborescens
FERTILIZAÇÃO: Não é exigente quanto a fertilização, prospera em áreas secas e de solo ruim. Mas para obter uma planta mais vistosa  aplique 3 vezes por ano NPK, fórmula 04-14-08, 1 colher de sopa para mudas pequenas e 3 para mudas maiores sempre ao redor do caule nunca junto a ele.

UTILIZAÇÃO: Fica mito bonita num jardim de pedras, em conjunto com outras plantas suculentas, ou mesmo solitárias, que principalmente na época da florada, terá um efeito ornamental magnífico.

PROPAGAÇÃO: Pode ser feita com “filhotes” que nascem entorno da planta mãe.Outro 
método bastante utilizado é a estaquia de folhas: corte a folha,deixe secar por um dia para selar o corte, agora é só plantar num substrato que tenha boa drenagem.

PLANTA MEDICINAL: Tem aplicação medicinal no tratamento de diversas doenças.

PREÇO: Em Holambra/ SP a muda no pote, tamanho PT14, estava sendo comercializada por R$ 5,25.e no PT24 a R$ 8,25.


Mudas comercializadas

29 comentários:

  1. Olá Mario!!
    Adorei apost da babosa!!!Seu blog está cada dia mais lindo!!!Parabéns!!!!
    bjosssss

    ResponderExcluir
  2. Olá Cacau, Boa tarde!
    Obrigado pela visita e palavras carinhosas
    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, eu estou precisando de uma muda dessa Aloe Arborescens, para o tratamento contra o cancer de meu pai. Caso algum de voces tenha a muda para vender, por favor, peço encarecidamente que entre em contato comigo. Pago frete e valor que pedir. Desde já obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oiii duduz eu tenho ,moro em sp

      Excluir
    2. Ola, amigo dudz.
      Li alguns comentarios ao acaso e devo dizer que o seu pedido me pareceu muito estranho. A muda é a fase inicial da vida de uma planta, né?
      Como sabe so se utilisam folhas de plantas adultas para tratamentos.
      Um abraço

      Excluir
    3. Olá Bom Dia.
      Agradeço visita e comentário.
      O tratamento com plantas é bastante eficaz desde que seja usada a planta certa e dosagem, tem muita informação circulando pela internet onde oportunistas vendam "gato por lebre".
      Um abração!

      Excluir
  4. Olá dudz, Boa Noite!
    Essa garden de Holambra tem para vender e entregam em todo Brasil
    Faça contato:
    http://www.gardencidadedasflores.com.br/
    Um abração!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber onde posso comprar a muda de babosa Aloe arborescens pela internet. Meu e-mail giliardomedeiros@gmail.com
    Obrigado. Giliardo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Giliardo, Bom Dia!
    Tenho recebido muitos emails de pessoas interessadas em comprar plantas pela internet, sementes, bulbos e algumas plantas são de fácil remessa,outras um pouco mais complicadas.
    Entre em contato com o Edilson (19) 9601-7665 da Ciprest, veja se ele tem para te enviar.
    ciprest@terra.com.br
    Um abração!

    ResponderExcluir
  7. PESSOAL LEIAM O LIVRO DO FREI ROMANO ZAGO,EU COMPREI O LIVRO E É INCRÍVEL O PODER DE CURA DESSA PLANTA,O LIVRO DEIXA BEM CLARO,SÓ NÃO ESTÁ SENDO CURADO DE CÂNCER QUEM NÃO INSISTE E ATÉ MESMO DESACREDITA,TEM RELATOS LÁ DE ARREPIAR,ACREDITE DEUS DEIXOU ESSA PLANTA PARA A CURA DE TODAS AS ENFERMIDADES,MAIS O HOMEM MODERNO QUE É NÃO ACREDITA,PREFERE ACREDITAR EM QUÍMICA,EU SEI QUE CÂNCER TEM UMA ÓTIMA RESPOSTA COM A QUIMIOTERAPIA,PORÊM A ALOE ALBORESCENS FILTRA MILIMÉTRICAMENTE O SANGUE,DESTROI AS CÉLULAS RUINS,E RECONSTROI AS CÉLULAS DO CORPO INTEIRO,EM PRIMEIRA LUGAR VEM DEUS É CLARO,SÓ QUE ELE É TÃO SABIO QUE DEIXOU ESTAS MARAVILHAS PARA SEREM USADAS PARA BENEFÍCIO DOS HOMENS,GENTE ESSA PLANTA TRAVA A EVOLUÇÃO DO VÍRUS DA AIDS NO CORPO,ELA NÃO CURA A AIDS MAS TRAVA,ESTACIONA DE UMA FORMA QUE A PESSOA VIVE TRANQUILA,JÁ NO CASO DO CÂNCER ELA CURA MESMO,NÃO TENHA MEDO,NÃO FIQUE PENSATIVO SE ESSA OU AQUELA BABOSA VAI SERVIR,NO LIVRO ELE DEIXA CLARO,É A BABOSINHA COMUM FÁCIL DE SER ENCONTRADA EM QUALQUER LUGAR!

    ResponderExcluir
  8. Amigo, sabe me dizer qual é o melhor tipo de adubo para plantá-la, também gostaria de saber se ela pode ser colocada em jarras grandes, obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Alguem sabe onde consigo para comprar umas mudas da Babosa Aloe Arborescens, e tambem de alguns ramos desta variedade de Babosa? Tem que ser a babosa arborescens... outra não serve.

    ResponderExcluir
  10. Olá Wladimyr, Boa Noite!

    No CEASA de São Paulo e Campinas e nas gardens em Holambra, vc encontra.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  11. Olá, gostaria de comprar um vasinho desses, como faço para adquirir, voce entrega?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde.
      Não trabalho com comércio de plantas.
      Não sei em que cidade mora, mas em grandes gardens ela pode ser encontrada.
      Um abração!

      Excluir
    2. Ola, boa tarde!
      Obrigado por adorar a ALOE ARBORESCENS...ela merece.
      Reparei que publicou varias fotos. Posso saber se sao plantas suas ou de garden? Eu cultivo essa ALOE ha mais de 20 anos e para mim é, sem sombra de duvida, a melhor de todas. Mas minha pergunta não é inocente...depois explico porquê

      Excluir
    3. Olá Boa Noite!
      Essa é uma postagem antiga de 2011, as fotos foram feitas em alguma Garden de Holambra / SP.
      Sei da polêmica em relação ao Aloe vera e pretendo fazer uma postagem de esclarecimento e revisar muita coisa no blog, meu maior problema é tempo para isso.
      Toda contribuição será bem-vinda.
      Um abração!

      Excluir
    4. Ola, bom dia senhor Mario e...
      bom dia Brasil!
      Obrigado pela resposta.
      Acho que ja sabe que uma das fotos não tem nada a ver com a ALOE ARBORESCENS. E a penultima (onde se veem 3 ALOES alinhadas).
      Como sabe a ALOE VERA tem muito poucas propriedades curativas. Se pretender posso enviar o resultado das analises feitas pelo Centro de Investigação Cientifica Nutricional Italiana. São dados praticamente secretos na Europa porque os fabricantes Americanos encontraram aqui quem compre 90% dos produtos elaborados nos USA (com a benção de um laboratorio que lhes pertence) à base de ALOE VERA inclusivamente bebidas.
      Desculpe meu Português pouco académico.
      Um feliz Natal.

      Excluir
    5. Boa tarde, tenho interesse no material, para entender qual das aloes é de fato a melhor para a saúde, se a barbadensis (flor amarela?) ou a arborensis (flor vermelha?). Se puder mandar o material ou apenas esclarecer esse fato, meu email é lauraaline2@yahoo.com.br Obrigada.

      Excluir
  12. Olá Boa tarde, pode indicar onde vende esse tipo de planta, pois aqui no norte é difícil de encontrar a Aloe Arborescens. Abraços !

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, minha mãe está com câncer no pulmão e li muito a respeito da babosa, mas segundo o livro do Frei Romano, a planta tem que ter mais de 5 anos, será que comprando no: CEASA de São Paulo e Campinas e nas gardens em Holambra, eles podem me passar com exatidão se elas tem essa idade???????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo!
      A ALOE ARBORESCENS de 5 anos tem 80cm de altura (fora o vaso). Se for maior é porque foi criada com produtos quimicos.
      Um abraço

      Excluir
  14. No mercado livre tem a venda a original.

    ResponderExcluir
  15. Olá, qual é a variedade ideal para tratamento capilar, por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se descobrir, me conta por favor! rsrs lauraaline2@yahoo.com.br

      Excluir
  16. Muito interessante as informações sobre a babosa.

    ResponderExcluir
  17. Onde eu consigo comprar? estou precisando muito pois me queimei no sol e dizem que o aloe vera da babosa ajuda muito.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite. Pesquisando sobre a babosa, encontrei este blog (graças a Deus!) Gostei muito e agradeço como leitora pelo seu interesse em nos ajudar com esclarecimentos tão importantes. Deus lhe abençoe.
    Vi numa indicação do uso da Aloe Vera retirada do livro do Frei Romano Zago, que o melhor uso deve ser da Aloe arborescens mas que tem também a Aloe barbadensis. A minha dúvida é: QUAL A DIFERENÇA E COMO SE IDENTIFICA A Aloe arborescens DA Aloe barbadensis??? Agradeço por me esclarecer esta dúvida. Abraços e parabéns por seu valioso trabalho!

    ResponderExcluir