Atenção leitores

ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHORAR O BLOG - Algumas janelas ainda não estão prontas - Desculpe o transtorno,
Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS - Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

ÔLHO-DE-BONECA - ( Dendrobium nobile )

07:36 4 Comments A+ a-


NOME CIENTÍFICO: Dendrobium nobile.

NOME POPULAR: Olho-de-boneca.

SINONÍMIA: Dendrobium formosoanum.

FAMÍLIA: Orchidaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Sudoeste da Ásia.

PORTE: Em torno de até 45 cm de altura.

FLORES: As mais comuns são de tonalidade branca com as extremidade rosada,  tendo no centro uma parte escura, dando a aparência de olhos, daí  seu nome popular. Mas foram desenvolvidos muitos híbridos com colorações diversas.

LUMINOSIDADE: Para que cresçam bonitas e saudáveis, gostam de meia-sombra e principalmente de muita luz. Nos meses mais quentes, se as folhas começarem a apresentar sintomas de queimaduras feitas pelo sol, faça proteção, colocando-as na sombra, mas sempre com muita claridade.

ÁGUA: Durante os meses mais quentes, regue de forma moderada todos os dias sempre no período da manhã, de forma que durante a  noite o substrato esteja seco, quando a temperatura começar a ficar mais baixa reduza gradualmente as regas  e volume.

CLIMA: Pode ser cultivada praticamente com qualquer clima desde que observados os tratos culturais necessários.

PODA: Retirada de flores secas e divisão de touceiras se desejar.

CULTIVO: Utilizar substrato próprio para epífitas tais como: cascas de árvores e fibras de côco, carvão vegetal, etc. Nunca enterre o rizoma (caule paralelo ao tronco) ele deve ficar sobre o substrato.

FERTILIZAÇÃO: Para plantas adultas utilize um fertilizante com pouco nitrogênio. De uma forma geral, para as orquídeas o ideal é usar fertilizante bem diluído e por mais vezes. Existe a venda nas gardens e supermercados produtos específicos para elas.

UTILIZAÇÃO: Os locais ideais para elas são troncos de árvores, pois são plantas epífitas,  que utilizam as árvores como suporte e não como alimento, como fazem as parasitas. Também bastante cultivadas em vasos.

PROPAGAÇÃO: É feita pela divisão da planta, devendo ser deixado 3 pseudobulbos com rizomas e raízes.

PREÇO: Em Holambra / SP o pote tamanho PT12 estava sendo comercializado por R$ 15,00.
Nota: Orquídeas são plantas delicadas e especiais, mas que depois de se adquirir as técnicas necessárias de cultivo, é possível conseguir sucesso com elas, esta publicação é apenas um rápido esboço sobre o assunto, aconselho quem desejar cultivar,  aprender mais sobre elas, existe muitas publicações sobre elas. Faça isso

EXPOFLORA 2013 

Durante a realização da EXPOFLORA - 2013 realizada em Holambra / SP, estavam a venda bulbos produzidos por André Boersen.
Algumas fotos da planta, embalagem e tratos culturais estão nas fotos a seguir:

ÔLHO-DE-BONECA - ( Dendrobium nobile )
ÔLHO-DE-BONECA - ( Dendrobium nobile )
ÔLHO-DE-BONECA - ( Dendrobium nobile )
ÔLHO-DE-BONECA - ( Dendrobium nobile )
ÔLHO-DE-BONECA - ( Dendrobium nobile )
ÔLHO-DE-BONECA - ( Dendrobium nobile )
ÔLHO-DE-BONECA - ( Dendrobium nobile )
 

4 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
17 de agosto de 2011 18:23 delete

Sao lindas, perfeitas... Mario gostaria de saber qual a melhor época para fazer mudas de orquidias, pois tenho uma em tronco de árvore na fazenda e gostaria de ter uma muda em minha casa aqui na cidade, estou muito anciosa para retirar. Será que posso retirá-la agora?
Um grande abraço.
paulicelle

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
18 de agosto de 2011 12:22 delete

Olá Paulicelle! Boa Tarde
Você já identificou qual espécie de orquídea é?
Um abração!

Reply
avatar
4 de março de 2014 19:46 delete

As tres primeiras fotos não são de olho de boneca ou dendrobium nobilis. São dendrobium stardust, firebird e rainbow dance

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
7 de março de 2014 19:03 delete

Olá Roseli, Boa Noite!
Agradeço a observação, vou arrumar.
Um abração!

Reply
avatar