Atenção leitores

ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHORAR O BLOG - Algumas janelas ainda não estão prontas - Desculpe o transtorno,
Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS - Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

JACARANDÁ-MIMOSO - ( Jacaranda mimosaefolia )

08:08 84 Comments A+ a-


JACARANDÁ-MIMOSO - ( Jacaranda mimosaefolia )
NOME CIENTÍFICO: Jacaranda mimosaefolia.

NOME POPULAR: Jacarandá-mimoso, caroba, carobaguaçu.

SINONÍMIA
: Jacaranda heterophylla, Jacaranda acutifolia, Jacaranda chelonia, Jacaranda ovalifolia, Jacaranda filicifolia.

FAMÍLIA: Bignoniaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: América do Sul.

PORTE: Até 15 metros de altura.

FOLHAS: Compostas, bipinadas, formadas por numerosos folíolos de coloração verde-acinzentada, perde suas folhas no inverno ou em grandes períodos de estiagem.

JACARANDÁ-MIMOSO - ( Jacaranda mimosaefolia ) - Folhas bipinadas
 
JACARANDÁ-MIMOSO - ( Jacaranda mimosaefolia ) - Detalhe da pina com muitos folíolos
 
FLORES: De coloração que varia do roxo forte até próximo ao branco, surgem no término do inverno, quando a árvore fica praticamente sem folhas.

JACARANDÁ-MIMOSO - ( Jacaranda mimosaefolia ) - Detalhe da flor

FRUTOS: São cápsulas de coloração castanho-clara, achatatadas, bem duras, que quando maduras abrem e liberam gradativamente com ação do vento as sementes aladas.

JACARANDÁ-MIMOSO - ( Jacaranda mimosaefolia ) - Detalhe do fruto e sementes aladas
TRONCO: De coloração cinza-claro, casca fina, que se desprende em pequenas placas. Quando jovem tem casca mais clara e lisa, depois fica bastante rugosa e mais escura.

JACARANDÁ-MIMOSO - ( Jacaranda mimosaefolia ) - Detalhe do tronco

LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Enquanto jovem manter solo ligeiramente úmido, mas uma vez estabelecida só regar  no caso de estiagem muito prolongada.

CLIMA: Prefere clima mais ameno de regiões sub tropicais.

PODA: Apenas poda de condução, quando a planta for jovem, cortando brotações laterais e galhos mal formados, depois não tem necessidade de podas.

CULTIVO: Prefere solo areno-argiloso, rico em matéria orgânica e que tenha boa drenagem.

FERTILIZAÇÃO: Use de 20 a 30 litros de esterco de gado bem curtido misturado a terra retirada da cova (40X40), ou NPK, fórmula 10-10-10, sendo 10 colheres de sopa.  Após 12 meses aplique de 3 a 4 vezes ao ano, começando com 3 colheres de sopa,  indo aumentando a medida que a árvore for crescendo, aplique ao redor do caule, nunca junto a ele.

UTILIZAÇÃO: Muito utilizada na arborização urbana em ruas, praças e grandes jardins residenciais, suas raízes não são agressivas

PROPAGAÇÃO: Por sementes.

FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei em Águas de Lindóia - SP

84 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
28 de novembro de 2011 22:16 delete

OLHANDO SUAS FOTOS, DÁ VONTADE DE TER TODAS EM NOSSO QUINTAL!! PARABÉNS!!
SHEILA BARRETO

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
10 de dezembro de 2011 09:16 delete

Olá Sheila Barreto, Bom Dia!
Obrigado pela visita e comentário.
Um abração!

Reply
avatar
rodrigo
AUTHOR
16 de junho de 2012 19:17 delete

rapaz plantei tres dessa ai na minha casa, duas na calçada que crescem numa velocidade espantosa, e uma dentro de casa que não está indo pra frente. Ela parou de brotar e crescer depois de plantada. Coloquei NPK ao redor dela, e to esperando o resultado, aqui dentro de casa o solo é pessimo, muito aterro. Mas acho q adubando umas 3 vezes ao ano ela vai pra frente ne

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
19 de junho de 2012 21:19 delete

Olá Rodrigo, Boa Noite!
Sobre seu JACARANDÁ-MIMOSO (Jacaranda mimosaefolia), tenha cuidado em não colocar NPK em excesso, como o solo não é muito bom, conforme disse, incorpore um pouco de composto orgânico.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Rodrigo
AUTHOR
7 de julho de 2012 16:30 delete

Sim eu já fiz isso, porem mesmo assim nada de melhorar, quando coloca fica bacana, da folhas, ai depois de uns meses ele perde vitalidade, então to adubando a cada 3 meses com npk e tem surtido um efeito bom.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
9 de julho de 2012 17:34 delete

Olá Rodrigo, Boa Tarde!
Sobre seu JACARANDÁ-MIMOSO - (Jacaranda mimosaefolia), como vc disse, o solo que ela está plantada é muito ruim, então procure ir incorporando composto orgânico e terra vegetal junto com o NPK.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
10 de outubro de 2013 10:27 delete

plantei um jacarandá no meu jardim, ele cresceu até uns 2 metros e depois parou de brotar por uns 7 ou 8 meses. agora voltou com força total. isso é normal?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
13 de outubro de 2013 20:00 delete

Olá Boa Noite.
Isso é mais ou menos normal, a planta durante um período para de crescer, perde suas folhas e depois emite novas brotações.
Um abração!

Reply
avatar
Mateus Moraes
AUTHOR
27 de novembro de 2013 01:37 delete

Olá, plantei um jacarandá a cerca de 1 ano e meio e ele está com uma altura de 3 metros. Entretanto, seu tronco se encontra fino e com pouca resistência. É normal? Grato

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
28 de novembro de 2013 07:11 delete

Olá Mateus, Bom Dia.
A planta geralmente no produtor são colocadas em grandes lotes, lado a lado e na competição por luz se alongam.
Não é problema, mas para não quebrar com o vendo, coloque uma estaca e amarre, e deixe dessa forma até que ela tenha o caule resistente.
Boa Sorte!
Um abração!

Reply
avatar
Rodrigo
AUTHOR
1 de dezembro de 2013 14:23 delete

Depois de mais de um ano cai aqui na sua pagina sem querer de novo. E os tres jacarandas estão a todos vapor, pela primeira vez deram flor em abundancia, e o mais baixo, o que não ia para frente tem agora mais de 5 metros, os outros dois já estão com copas em formação...muito gratificante ve-las assim

Reply
avatar
Rodrigo
AUTHOR
1 de dezembro de 2013 14:25 delete

Acho q varia do clima, aqui os que tenho fazem isso, ficam uns 6 meses sem brotar e vão perdendo as folhas lentamente, depois quando entra a primavera vem os brotos e flores, e ela cresce muito rapido a ponto de notar diferença de tamanho em poucos dias. Principalmente quando novas

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
1 de dezembro de 2013 17:14 delete

Olá Rodrigo, Boa Tarde.
Obrigado pela visita e comentário, assim os leitores do blog podem ter mais informações a respeito do comportamento dessa maravilhosa árvore.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
13 de dezembro de 2013 16:31 delete

Olá!
Eu me apaixonei por essa árvore desde a primeira vez que vi ela no meu colégio, quando no final do inverno ela deixava os bancos debaixo dela cobertos por flores roxas.
Ano passado eu consegui pegar algumas sementes, plantei-as e agora tenho algo em torno de 10 mudas, a mais alta com 9 centímetros e a menor com apenas 6. Eu simplesmente plantei as mudas em terra vegetal e elas se deram muito, e durante esse um ano em que elas se desenvolveram, as mantive na sombra.
Mas eu imagino que essa situação não pode ficar assim para sempre, gostaria de saber o que eu devo fazer com elas a seguir, coisas do tipo. Eu até mesmo pensei em tentar fazer pelo menos um ou dois bonsais com essas mudas, alguma ideia?
Não vejo a hora de ver essas plantas florescerem, porque elas vão ser uma ótima lembrança do meu colégio, sendo que terminei o ensino médio esse ano. ^^
Agradecido desde já!
Vinícius

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
17 de dezembro de 2013 19:24 delete

Olá Vinícius, Boa Noite!
Você não informou onde plantou.
Até que a muda tenha mais ou menos 1 metro, para que suas raízes se desenvolvam e a planta cresça, o bom seria deixar num grande saco ou pote para mudas, em um ambiente que recebesse luz filtrada do sol (embaixo de árvores), ou colocação de sombrite 50%.
O substrato deve ser mantido úmido, mas não encharcado.
Use uma mistura de terra vegetal, composto orgânico e terra comum de jardim.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
25 de fevereiro de 2014 14:44 delete

Olá, Mário Franco! Eu conheço Jacarandás em regiões próximas de casa e gostaria de plantar um. O problema é que como as sementes são aladas, é difícil conseguir uma, só vendo os frutos secos, vazios de sementes, caídos no chão. Posso pegar uma semente ainda verde, antes de abrir, numa árvore, ou você daria outra dica?

Obrigado pelo blog!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
26 de fevereiro de 2014 19:34 delete

Olá Boa Noite!
A semente para germinar tem que ser viável, quando ela solta, está no ponto certo.
Faça o seguinte:
Quando ela estiver liberando sementes, pegue alguns frutos maduros, não force a abertura, ele irá abrir naturalmente e terá as sementes que precisa.
Boa Sorte
Um abração!

Reply
avatar
24 de junho de 2014 11:35 delete

Eu posso plantar uma muda num vaso grande para colocar na varanda? tenho umas 4 mudas de uns 10 cm cada, uma vou colocar no jardim e queria por outra num vaso. grato

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
7 de julho de 2014 19:57 delete

Olá Erik, Boa Noite.
Ela precisa receber um pouco de sol.
Mesmo sendo um vaso grande, devido o porte da planta, não sei te informar se irá conseguir um resultado satisfatório em relação a florada.
Um abração!

Reply
avatar
Mateus Naves
AUTHOR
8 de julho de 2014 11:04 delete

Como diferenciá-lo do Jacarandá de Minas?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
21 de agosto de 2014 13:55 delete

Olá! Sempre admirei essa árvore, pois tem uma perto aqui de casa. Mas nunca consegui pegar suas sementes. Hoje, finalmente, consegui coletar sementes dessa espécie em uma praça, mas não sabia o nome dessa árvore. Pesquisando na internet, finalmente consegui identificar essa árvore que tanto admiro. Parabéns pelo capricho do seu blog! um abraço, Débora Dutra.

Reply
avatar
2 de fevereiro de 2015 09:49 delete

Olá.

Posso plantar o Jacarandá mimoso em calçadas ?
E qual a distância que devo plantar ela de outra arvore ?

Grato.

Reply
avatar
Raryka Syllv
AUTHOR
10 de fevereiro de 2015 21:31 delete

Qual é o espaçamento da carota

Reply
avatar
kakau Gouvea
AUTHOR
19 de abril de 2015 12:43 delete

minha duvida,eu quero plantar em frente de casa na calçada,quero saber se ele cresce muito ?e se estraga calçada?pois nao quero uma planta com mais de 3.0 de metros de altura.PARABENS PELO BLOG,OBRIGADA

Reply
avatar
22 de abril de 2015 12:09 delete

Kakau, se ela quebra a calçada eu não sei informar, mas ela cresce bastante sim, a minha tem pouco mais de 1 ano e já bate no meu ombro, e eu já vi um no jardim botânico do RJ com uns 10 metros. Mas vale apena!

Reply
avatar
jhon helder
AUTHOR
25 de julho de 2015 09:47 delete

Bom dia, tenho algumas mudas de aproximadamente 1,5 ano e deve ter um pouco mais de meio metro cada ... o problema é que notei que uma delas estão ficando com as folhas "amarronzadas" como estivesse secando! até o olho esta assim! o que será e o que devo fazer?
recentemente eu mudei para um vaso maior e coloquei,como substrato, somente esterco de gado e arreia!

Reply
avatar
jhon helder
AUTHOR
7 de agosto de 2015 17:48 delete

depois de mais de 15 dias ja notei que esta nascendo novos brotos no "olho" ta ficando novinha! é muito resistente o jacarandá!

Reply
avatar
jhon helder
AUTHOR
7 de agosto de 2015 17:52 delete

ja perguntei a profissionais e eles me disseram que não danifica calçadas!

Reply
avatar
DEA ROCHA
AUTHOR
29 de setembro de 2015 13:29 delete

Amantes do JM.
Em agosto de 2014 eu plantei um JM em um terreno arenoso, fiz uma cova de 3m de diâmetro por 70 de fundura onde coloque uma camada de barro no fundo no meio terra vegetal misturada com esterco bem curtido e por ultimo pedras ornamentais, a planta cresceu nesse período 8 metros sem fazer a copa. agora estar perdendo toda folhagem e estou preocupado. tem algum conselho?

Reply
avatar
jhon helder
AUTHOR
30 de setembro de 2015 10:25 delete

1 ano e cresceu 8 metros! mas antes de plantá-la no chão, ela já tinha que tamanho

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
3 de outubro de 2015 22:14 delete

Olá, compramos uma num jarro e ela está com 3 metros de altura, está crescendo sem fazer a copa. Tá com o tronco muito fino, apesar de estar com uma estaca segurando o tronco, estamos preocupados se plantamos ou não em nosso jardim, visto q moramos em um condomínio residencial. Estamos com receio q ela cresça muito e não forme tão cedo a copa para fazer uma filtragem do sol em nossa casa.

Reply
avatar
3 de outubro de 2015 22:15 delete

Aguardo resposta para pode plantar em casa. Abraço

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
4 de outubro de 2015 07:37 delete

Olá Jomara, veja que é uma árvore que encontrando condições favoráveis pode atingir 15 metros de altura, como ela veio de algum viveiro e estão juntas com outras mudas elas na competição por luz solar crescem em altura, depois que plantar no solo irá encorpar.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
4 de outubro de 2015 07:40 delete

Olá Jhon, Bom Dia.
Com a chegada da primavera e das chuvas eles voltam a brotar.
Um abração!

Reply
avatar
15 de novembro de 2015 09:41 delete

Olá, plantei um jacarandá em meu sítio há cerca de 3 anos. Hoje ele se encontra com 10 metros de altura, entretanto seu tronco ainda é fino.. Seu desenvolvimento está normal?? Muito obrigado

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
15 de novembro de 2015 18:35 delete

Olá Mateus, Boa Noite.
O comportamento da planta varia conforme ambiente em que está sendo cultivada.
Se ao lado dela existem outras árvores, a procura da luz solar o caule fica alongado.
Mande retorno.
Um abração!

Reply
avatar
Eduardo
AUTHOR
9 de dezembro de 2015 23:57 delete

Olá.
No final de agosto plantei sementes de jacaranda, cerca de 50, destas germinaram 20. Em setembro transplantei-as para pequenos vasos com mistura de 70% sub. Orgânico e 30% areia. Estão bem irrigados e sobre sombrite 50%, contudo aparentemente eles não crescem. Estão praticamente do mesmo jeito que transplantei com uns 5 a 6 cm. Será que tem algo errado ou é normal esse desenvolvimento lento?
obrigado,
Eduardo.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
10 de dezembro de 2015 07:43 delete

Olá Eduardo, Bom Dia!
O substrato deveria ser organo-argiloso, minha sugestão seria você pegar umas e sem desmanchar o torrão passar para um recipiente que tenha este novo substrato e aguardar a resposta, se der certo faça com as demais.
Poderá aplicar NPK 10-10-10 líquido seguindo sempre as instruções do fabricante.
Mande retorno, assim todos irão aprende.
Um abração!

Reply
avatar
Eduardo
AUTHOR
12 de dezembro de 2015 08:45 delete

Olá Marcio.
Primeiramente obrigado pela resposta. Mas poderia me ajudar em como preparar esses substrato? Procurei na internet mas não encontrei a composição dele. Estava pensando em fazer 50% terra vermelha e 50% desses substratos orgânicos que vendem em casas de jardinagem, mas sinceramente isso foi apenas um chute pois na verdade não faço ideia de como compor o substrato.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
12 de dezembro de 2015 16:27 delete

Olá Eduardo, Boa Tarde.
Ele gosta de substrato areno-argiloso.
Sugestão de mistura:
- 1 parte de terra comum de jardim ( avermelha é melhor porque é argilosa e capaz de reter umidade);
- 1 parte de terra vegetal;
- 1 parte de composto orgânico ou pó de xaxim ou pinus;
- 1 parte de areia grossa de construção;
Misture bem.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Anthony Toini
AUTHOR
14 de dezembro de 2015 14:50 delete

Boa tarde pessoal! Plantei há cerca de um ano uma muda supostamente de jacarandá-mimoso, obtida no botânico de um município vizinho a Florianópolis. Porém tenho observado que as características das folhas fogem do que é o jacarandá. Alguém poderia me ajudar a reconhecer? A muda tem cerca de 1,80m e agora no verão está crescendo muito mas preciso saber qual é a árvore pois está a menos de 5m do beiral da casa. O meu email é anthonytoini@gmail.com

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
15 de dezembro de 2015 13:56 delete

Olá Anthony, Boa Tarde.
Mande foto da planta para meu Email,talvez conheça e possa te ajudar.
Um abração!

Reply
avatar
wilma becker
AUTHOR
20 de dezembro de 2015 12:36 delete

Olá. Tenho um jacarandá mimoso no quintal e ele está com aquelas cápsulas verdes que contém as sementes. Gostaria de fazer mudas para distribuir pelo condomínio em que moro. Como faço para extrair as sementes? Posso tirar as cápsulas verdes da árvore ou preciso esperar que se tornem marrons?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
20 de dezembro de 2015 15:34 delete

Olá Wilma, Boa Tarde.
Quando iniciarem a abertura espontânea colher diretamente da árvore, deixar no sol, para completar a abertura e secagem das sementes, faça uma proteção para não serem levadas pelo vento.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
5 de janeiro de 2016 16:18 delete

Boa tarde. Comprei 4 muda do jacaranda e estão plantadas nuns potes de plastico, já com uns 30cm de altura. Gostaria de saber quando posso plantá-las diretamente no solo?
Grato
Gilmar/RJ

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
5 de janeiro de 2016 17:04 delete

Olá Boa Tarde.
Antes de plantar no lugar definitivo, deixe a muda no local para ir se adaptando, proteja do sol direto nas horas mais quentes do dia, aos poucos vá aumentando a exposição a luz solar.
Após 1 a 2 meses se a planta estiver bem, abra uma cova de pelo menos o dobro do tamanho do torrão e substrato semelhante.
Cuidado para não desmanchar o torrão.
Boa Sorte
Um abração!

Reply
avatar
19 de janeiro de 2016 09:07 delete

Bom dia, obrigado pela orientação.
Gilmar/RJ

Reply
avatar
20 de janeiro de 2016 09:03 delete

Bom Dia!

Plantei há 03 meses 6 mudas do Jacarandá Mimoso e estão se desenvolvendo muito bem! Gostaria de saber se já posso fazer a poda, pois em uma das mudas o broto cresceu muito e com o peso caiu e lascou, tenho mais algumas mudas que estão com os brotos gigantes, e estou com receio de acontecer o mesmo.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
22 de janeiro de 2016 07:57 delete

Olá Samuel, Bom Dia.
Normalmente em mudas são realizadas podas de formação: retirada de brotações laterais e ramos secos e mal formados.
Um abração!

Reply
avatar
2 de fevereiro de 2016 17:40 delete

Obrigado, Mario Franco pelas informações.
Tenho mais uma dúvida!
Uma das mudas está com tronco principal(na parte de cima), torto, tem como endireitar?
Como estou usando estacas, deixei o tronco reto e amarrei na estaca para ver se vai ficar reto. Tem algum problema?

Desde já agradeço,

Atenciosamente,

Samuel Silveira

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
2 de fevereiro de 2016 19:20 delete

Olá Samuel, Boa Noite.
Uma das finalidades das estacas é esta.
A ponteira da planta irá ficar ereta naturalmente, a menos que a muda esteja num lugar com sombra, neste caso ela irá virar para onde tem mais claridade.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Jhon Hélder
AUTHOR
3 de fevereiro de 2016 18:13 delete

é isso mesmo... eu plantei sementes, já tenho umas 5 mudas e se ela ficar na sombra a tendencia é se esticar em busca do sol! coloquei umas estacas e funcionou bem! tem umas das mudas que ja cresceu com o tronco divido ficando como se fosse dois troncos principais.

Reply
avatar
28 de fevereiro de 2016 07:13 delete

Bom dia, plantei uma musa de Jacarandá Mimoso no meu quintal, e agora gostaria de mudar ela de lugar é possível?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
28 de fevereiro de 2016 19:54 delete

Olá Jhon, Boa Noite.
Agradeço visita e depoimento.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
28 de fevereiro de 2016 20:01 delete

Olá Magda, Boa Noite
Qual o tamanho da planta? A quanto tempo plantou?
Conforme o tamnaho é possível, cave ao redor de forma a manter um torrão intacto que consiga depois transportar para o novo local, cubra com saco de linhagem e mantenha ele sempre úmido, quando notar que as raízes estão brotando, corte a parte inferior, amarre e faça o transporte.
Dê retorno.
Um abração!

Reply
avatar
8 de maio de 2016 23:45 delete

Olá, alguém pode me informar se é possível plantá-la em calçada que passa fiação do poste? Ela vai danificar os fios? Ou tem como podar para passar em volta deles? Ou nem compensa tentar esta espécie neste caso? Obrigado.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
9 de maio de 2016 07:30 delete

Olá Rafael, Bom Dia!
Não é uma árvore indicada para calçadas, pois chega atingir 15 metros de altura, o ideal será plantas árvores de pequeno porte, por exemplo a resedá, mini-flamboyant, ipê-de-jardim entre outra.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
21 de julho de 2016 16:34 delete

Bom dia. Tenho um jacarandá mimoso que está com uns 4 metros de altura. No tronco dele, próximo ao solo, abriu uma fenda vertical de uns 50 cm de comprimento, 10 de largura e 5 cm de profundidade. Esse problema é grave? É comum ocorrer isso no tronco? Obrigado. Sergio Matos

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
16 de setembro de 2016 10:46 delete

Olá. Plantei um jacaranda mimoso tem duas semanas e não brotou ainda, porem eu nao quebrei a dormencia. Qual seria o tempo de começar a brotar? Ou devo desistir da minha muda e plantar outra?

Reply
avatar
17 de setembro de 2016 08:09 delete

se tiver plantado sementes pode aguardar mais um pouco. Eu já plantei sementes e galho e ambos nasceram com quase 1 mes

Reply
avatar
Leila Silva
AUTHOR
8 de outubro de 2016 11:35 delete

Eu comprei a semente do jacarandá-mimoso plantei em copinhos de plástico cresceu mais ou menos uns 15 centímetros só que parou o crescimento que eu faço para ela crescer mais rápido para eu poder plantar no chão??

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
8 de outubro de 2016 14:20 delete

Olá Leila, Boa Tarde.
O copinho plástico é muito pequeno, o correto seria colocar em sacos de mudas grande, pode ser numa garrafa pet, não esqueça de fazer furos para drenagem e ao passar a muda cuidado para não desmanchar o torrão.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
3 de novembro de 2016 16:27 delete

Qual distância ideal para plantar o jacarandá um do outro?

Reply
avatar
27 de novembro de 2016 02:19 delete

Quero muito plantar na minha calçada só que não sei se é uma arvore apropriada para tal . vc poderia por gentileza me dizer se ela arrebenta com a calçada ?

Reply
avatar
27 de novembro de 2016 06:40 delete

Plantei dois jacarandás há cerca de um ano. Já atingiram cerca de 2,5 de altura e crescem bem. Quando posso esperar a primeira floração? Obrigada.

Reply
avatar
Ricardo
AUTHOR
7 de dezembro de 2016 09:56 delete

Elas chegam até 20 metros, mas NÃO danificam as calçadas...

Reply
avatar
18 de janeiro de 2017 14:00 delete

ola,eu tenho duas mudas e gostaria de saber quanto tempo demora para florir.

Reply
avatar
Cleu
AUTHOR
31 de janeiro de 2017 14:41 delete

Acho linda árvore do jacarandá mimoso. Daria certo planta-lo a uns 4 metros da casa. Quero para fazer um poco de sombra na casa.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
31 de janeiro de 2017 18:06 delete

Olá Gelda, Boa Tarde.
Não é uma árvore de raízes superficiais e agressivas, mas veja que ela pode atingir 15 metros de altura.
Se não tem fiação elétrica/ telefônica não vejo problema.
Para ter garantia de 100% coloque uma manilha de água pluvial enterrada o que irá obrigar as raízes a descerem.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
31 de janeiro de 2017 18:09 delete

Olá Maria do Carmo, Boa Tarde
Encontrando condições favoráveis em relação a solo, luminosidade, clima e tratos culturais geralmente a partir do 3 ano.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
31 de janeiro de 2017 18:10 delete

Olá Boa Tarde.
Por favor veja resposta na mensagem anterior.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
31 de janeiro de 2017 18:14 delete

Olá Cleu, Boa Tarde.
Dá sim, se desejar ter uma garantia maior poderá colocar uma placa de concreto enterrada a uns 2 metros, aquelas utilizadas para construção de muros, irá forçar as raízes a desviarem.
Um abração!

Reply
avatar
1 de fevereiro de 2017 13:58 delete

Boa Tarde, Mário!
Plantei 5 mudas a 1 ano e 4 meses, agora que vou adubar!
Devo usar qual quantia de adubo NPK 10-10-10?
Outra dúvida é o seguinte, tenho duas mudas que saíram dois galhos em forma de V, me disseram para amarrar uma tira precionando para dentro para os galhos não abrirem. É correto fazer isto ou não?
Obrigado!

Reply
avatar
9 de abril de 2017 16:42 delete

Sr. Mário Franco só lhe quero dar os meus parabéns por todo o ensinamento sobre o Jacarandá. Por acaso semeei á umas três semanas cerca de 50 exemplares que já estão a brotar, para depois plantar (espalhar) por um terreno enorme que meu pai tem. Ele já começa a ter idade é para descansar ao invés de andar a tratar de árvores de fruto... Se eu tinha poucas dúvida, agora e depois de ler o seu "blog" fiquei completamente esclarecido. Muitos Parabéns!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
20 de abril de 2017 17:54 delete

Bom dia, estou qurendo fazer uma area de churrasqueira no fundo do meu quintal, e colocar ela no meio do quiantal, queria saber se ela poderia danificar as tubulações e futuramente começar a quebrar o chão. ( a area fica do lado da lavanderia )
Obrigado desde já

Reply
avatar
24 de abril de 2017 19:31 delete

Boa noite, parabéns pelo blog. Gostaria de saber se o senhor vende sementes de jacarandá, caso seja sim quanto custa. Um grande abraço. (email: branca189@Gmail.com)

Reply
avatar
Rose Mary
AUTHOR
5 de maio de 2017 04:58 delete

Bom dia Mário, como faço para germinar as sementes do jacarandá?

Reply
avatar
Gorutubano
AUTHOR
2 de junho de 2017 15:59 delete

Oi. Tenho uma árvore plantada em outubro de 2016. Ela cresce reta, não quer desfalhar. Me falaram para quebrar o olho da planta. Esse processo está correto?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
3 de junho de 2017 07:47 delete

Olá Bom Dia!
Me parece que sua árvore ainda é bem jovem, não informou o tamanho.
Se ela estiver vigorosa, para que surjam galhos laterais deverá cortar a ponteira, usando instrumento de corte afiado e esterilizado.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
3 de junho de 2017 12:35 delete

Tenho dois jacarandá e aconteceu exatamente assim! Quando cortei então surgiu novos brotos... A do meu vizinho ele não cortou e então cresceu e o vento quebrou.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
20 de junho de 2017 16:10 delete

Olá Mário, meu nome é Lúcio sou de João Pessoa, já tem um tempo que tento plantar jacarandás na minha cidade. Pra isso comprei sementes do mercado livre e plantei em saquinhos. Fiz 15 e todas germinaram chegando a uns 10cm,porém do nada pararam de crescer, murcharam e morreram. Mudei o substrato plantando outras colocando areia esterco e terra,pois antes so tinha terra. Mas,mesmo assim parece que não vão vingar. Ja suspeitei de uns mosquitos que ficam no esterco,estou pulverizando .Poderia me sugerir algo.

Reply
avatar
Jordan Ferraz
AUTHOR
20 de junho de 2017 21:52 delete

Olá boa noite.

Primeiramente muito obrigado pela página e informações. Há pouco sobre jacaranda na internet.

Comprei uma muda de 40cm a cerca de 1 ano e 2 meses. Veio apenas um galho, e cresceu outro ao lado criando o formato V do tronco. Ainda é bem fino. Deu muitos galhos verdes e com as folhinhas verdes. Agora, vem caindo as folhinhas e meu jacaranda está ficando pelado e com os galhos escurecendo.

Cresceu e hoje tem aproximadamente 1m20cm, estou cultivando em um vaso muito grande.

1 - Até que altura mais ou menos mantenho ele no vaso?
2 - As folhas estão caindo agora com a chegada do inverno, será que terei o prazer de ver a floração roxa na próxima estação?
Obs: Estou cultivando no vaso até o tronco engrossar e ela ficar forte para transplantar na calçada. Se coloca-la agora fina, pequena e frágil na calçada é capaz dos pedestres passarem e danifica-la.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
26 de junho de 2017 21:27 delete

Olá, me chamo Lúcio, comentei mais acima. Onde você comprou a sua muda?

Reply
avatar