Atenção leitores

ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHORAR O BLOG - Algumas janelas ainda não estão prontas - Desculpe o transtorno,
Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS - Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

CÁSSIA-IMPERIAL, CHUVA-DE-OURO - ( Cássia fistula )

08:05 92 Comments A+ a-


Árvore ornamental.
Cássia-imperial, chuva-de-ouro
NOME CIENTÍFICO: Cássia fistula.

NOME POPULAR: Cássia-imperial, chuva-de-ouro, cássia-fistula.

SINONÍMIA: Cassia fistuloides, Cathartocarpus fistuloides, Cassia excelsa, Cathartocarpus excelsus, Cathartocarpus excelsus.

FAMÍLIA: Fabaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Sudeste da Ásia.

PORTE: De 5 a 10 metros de altura.

FOLHAS: São pinadas, variando de 4 a 8 pares de folíolos. De coloração verde na página superior e verde pálido na inferior. Perde suas folhas no inverno.


Folíolo página (face) superior

Folíolo página (face) inferior

FLORES: Entre a primavera e o verão surge belas inflorescências tipo racemo (grandes cachos) que medem até 30 cm de comprimento com muitas flores amarelas que vão abrindo gradualmente.

Detalhe das flores

FRUTOS: De formato cilíndrico, de coloração marrom, com até 100 sementes. 

TRONCO: Pode ter formação simples ou múltiplo, de copa arredondada.
Detalhe do Tronco
LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Quando jovem fazer regas de 2 vezes por semana, sem deixar o solo encharcado. Uma vez estabelecidas suporta estiagens curtas.

CLIMA: Prefere clima quente e úmido.

PODA: Fazer poda de formação, retirando brotações laterais e ramos secos ou mal formados.

CULTIVO: Prefere solo areno-argiloso.

FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio, misture na terra retirada da cova cerca de 20ª 30 litros de esterco de gado bem curtido,ou NPK fórmula 04-14-8, cerca de 10 colheres de sopa, após 1 ano aplicar de 3 a 4 vezes por ano, formando um circulo, na projeção da copa 3 colheres de sopa,indo aumentando com o crescimento da planta , 3º ano = 6 colheres, 4º ano = 8 colheres de sopa.

UTILIZAÇÃO: Por não apresentar raízes agressivas, é muito utilizada na arborização urbana, em ruas e praças.Também fica maravilhosa em jardins residenciais de porte médio.

Nas calçadas
PROPAGAÇÃO: É feita por sementes. Para se obter uma boa germinação, precisa ter a “quebra de dormência” que é realizada através de escarificação e outros processos.

PLANTA MEDICINAL: Tem propriedades medicinais, mas deve ser administrada na quantidade correta com indicação médica.

PLANTA TÓXICA: Apesar da polpa dos frutos serem comestíveis, as sementes são tóxicas.

PREÇO: Uma muda de 80cm estava sendo comercializada por R$ 8,00.

NOVAS FOTOS: Mogi Mirim - SP:

CÁSSIA-IMPERIAL, CHUVA-DE-OURO - ( Cássia fistula )
CÁSSIA-IMPERIAL, CHUVA-DE-OURO - ( Cássia fistula )
CÁSSIA-IMPERIAL, CHUVA-DE-OURO - ( Cássia fistula )
NOVAS FOTOS: Holambra / SP 

CÁSSIA-IMPERIAL, CHUVA-DE-OURO - ( Cássia fistula )
CÁSSIA-IMPERIAL, CHUVA-DE-OURO - ( Cássia fistula ) - Vagens cilíndricas medindo em média 0,5 metro
CÁSSIA-IMPERIAL, CHUVA-DE-OURO - ( Cássia fistula ) - Vagem aberta e sementes
 

92 comentários

Write comentários
Edna Sugiuchi
AUTHOR
28 de outubro de 2011 08:42 delete

Eu sempre achei que essa árvore chamasse acácia imperial...

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
29 de outubro de 2011 10:21 delete

Olá, Edna, Bom Dia!
Ela é conhecida popularmente como Acácia-imperial
Eu também sempre a conheci por este nome.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
11 de julho de 2012 23:32 delete

Ola Sr. Franco. Comprei recentemente duas mudas de Cassia Fistula. Ja que tinham 280cm de altura, esperava ja uma arvore um pouco mais robusta. Recebi duas mudas com os `troncos`bem finos, +- 2 cm de diametro. Uma `vareta`longa, com uma so bifurcaçao( de +- 20cm cada) aos 280cm. Como se fosse um Y alto. As folhas sao mto parecidas as de um Flamboyant. Perguntei a flora onde comprei e me afirmaram que nao era flamboyant, nem bilosca. Em uma outra floricultura, me disseram que provavelmente estas mudas foram `criadas` para a prefeitura, poristo a falha de galhos mais baixos. Mas a muda me parece muito jovem, apesar da altura, de acordo com o diametro do tronco. Minha pergunta: Todas as Cassias Fistulas que vi tem troncos mais baixos do que 280cm. Sera que vai nascer troncos mais baixos? Sera mesmo esta uma Cassia, uma chuva de ouro?
Desde ja agradeço sua resposta, Silvana BH

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
12 de julho de 2012 07:21 delete

Olá Silvana, Bom Dia!
Sobre sua muda CÁSSIA-IMPERIAL, CHUVA-DE-OURO (Cássia fistula), geralmente mudas de árvores que são cultivadas em viveiros, uma junto das outras e são feitas podas de formação, onde são retirados brotos laterais, na competição por luz ficam assim mais alongadas, mas ao plantá-la no lugar definito, ao se adaptar ao novo ambiente ira adquirir um formato mais harmônico.
Mas vc deve continuar retirando os "brotos ladrões" e os laterais, que despontem em alturas não desejadas.
Quanto a identificação da planta fica difícil dizer alguma coisa sem ver a planta.
Um abração!

Reply
avatar
Emanuelle
AUTHOR
4 de setembro de 2012 13:47 delete

Olá mário, gosto muito dos seus artigos e a pouco tempo eu comprei umas sementes de acácia imperial, mimosa e ipê rosa e amarelo, gostaria de saber apartar de que altura das mudas devo fazer poda de formação? Desde já agradeço.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
4 de setembro de 2012 19:34 delete

Olá Emanuelle, Boa Noite

Acredito que vai semear primeiro em sacos plastcos para mudas.
A poda de formação que tem objetivo de deixar no futuro uma árvore com o caule ereto sem ramificações, e consiste principalmente em retirar brotações laterais a medida que vão aparecendo, deixando apenas as que estão num plano mais elevado.
Eu costumo esperar que a planta atinja pelo menos 50 cm de altura e faço a retirada manualmente e se por acaso o ramo ficou um pouco mais grosso utilizo um alicate de poda.

Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
5 de outubro de 2012 10:15 delete

Olá,bom dia, tudo bem? Por favor, gostaria de ajuda. Recentemente, consegui algumas vagens de acácia imperial, e elas já estão estourando. Sabe me dizer qual o procedimento correto a partir de então para que a semente vingue? Se puder me ajudar passo-a-passo, agradeço. Att. Simone Negrão.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
5 de outubro de 2012 20:10 delete

Olá Simone, Boa Noite.

Quanto as vagens abrem e liberam as sementes é o momento certo de semear.
Prepare um substrato organo-argiloso.
Para ajudar a germinação é costume escarificar as sementes, ou seja raspar com uma lixa ao bordas, ou mesmo esfregar numa superfície aspera.
Cobrir com uma fina camada de substrato peneirado e não deixar que secar regar de 1 a 2 vezes por dia.
Mantenha em local com bastante claridade, mas que não receba luz direta do sol.
Boa sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
11 de novembro de 2012 10:53 delete

Olá Mario, plantei uma árvore dessas em frente à minha casa há uns 8 anos, mas ultimamente ela não tem dado muitas flores. No ano passado não podei e ela ficou linda no final do ano, com muitas flores, mas este ano vou ter que podar, pois ela fica em baixo da rede de energia. Gostaria de saber qual a época certa para isso, pois de outras vezes em que podei percebi que não deu flores.

Grato
Gaspar

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
13 de novembro de 2012 17:52 delete

Olá Mário, me chamo Paul.

plantei uma chuva de ouro no quintal. Comprei na floricultura com 1,8m e folhas só na copa. Após o plantio, as folhas cairam e começaram a brotar novas folhas em ramos mais baixos (a 60cm do chão) e os galhos do topo continuam secos. O que eu faço para ela crescer com ares de arvore? Podo os ramos laterais ou podo os do topo, reduzindo a altura dela?

Se puderes responder para o e-mail: meunome @ bernard ponto com ponto br eu agradeço.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
16 de novembro de 2012 07:20 delete

Olá Paul, Bom Dia.

Sobre sua CÁSSIA-IMPERIAL, CHUVA-DE-OURO - (Cássia fistula), isso deve ter acontecido devido a deficiência de água em algum momento, o ramo principal secou e começou a brotar na parte inferior onde ainda havia circulação de seiva.
Primeiramente veja se o principal realmente está seco, vá cortando em pequenos pedaços se estiver verde pare e espere brotar.
Sobre as novas brotações escolha a principal e aos poucos vá retirando as laterais para conduzi-la como árvore.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
18 de novembro de 2012 18:30 delete

Olá, Mário Curiosa que sou com tudo que se relaciona a plantas, recolhi algumas sementes de cássia imperial em minha rua e, depois de deixá-las em água, fiz uma sementeira em uma embalagem de ovos, de isopor. Para minha alegria, começaram a germinar. Pergunto a você, por sua experiência e seu conhecimento: que chance tenho de que alguma se transforme em árvore para que eu possa plantá-la em meu sítio? Quanto tempo levará até se tornar adulta e florescer? Como devo proceder? Obrigada pela atenção e parabéns por seu trabalho. Andrea

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
23 de novembro de 2012 10:13 delete

Bom dia, gostaria de saber quando ou se eu posso colher as vagem da chuva de ouro, devo deixar ela escurecer no pé, ou que ela ecloda primeiro, agradeço....luciana ariquemes RO

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
24 de novembro de 2012 12:38 delete

Olá Luciana, Boa Tarde!

Para que ocporrra uma boa germinação as sementes só devem ser colhidas quando a vagem estiver madura, de preferência deixe isso acontecer na árvore.


Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
24 de novembro de 2012 12:45 delete

Olá Andrea, Boa tarde!

Antes de colocar no local definitivo, ela irá precisar ter um espaço maior para se desenvolver, passe para um saco de mudas grande, pode ser também uma garrafa PET (não se esqueça de fazer furos para drenar a água), deixe o substrato úmido, mas não encharcado, quando atingir mais de 1 metro poderá plantar no lugar definitivo.
Para florecer vai depender de vários fatores, como clima, trato cultural, etc. mais acredito que deva ocorrer depois de 2 anos.
Boa Sorte.

Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
24 de novembro de 2012 17:49 delete

Prezado Mario
Obrigada pelas dicas. Minhas filhotinhas, que já passei para um paqueno vaso plástico,já estão com folhinhas. Vou seguir seus conselhos. Grande abraço.Andrea

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
29 de novembro de 2012 11:58 delete

Muito obrigada, vou esperar ela me presentear com algumas de suas sementes...Luciana

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
19 de fevereiro de 2013 20:29 delete

boa noite sr mario td bem?nossa minha primeira visita a esta pagina,amei tds as informações...

Reply
avatar
Ivete Coriolano
AUTHOR
20 de fevereiro de 2013 08:05 delete

Bom dia!!! Por favor, eu gostaria de saber depois de quanto tempo, após o plantio, ela vai florir??? Muito obrigada!!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
23 de fevereiro de 2013 14:49 delete

Olá Boa Tarde.
Fico bastante feliz por ter gostado, obrigado pela visita.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
23 de fevereiro de 2013 14:54 delete

Olá Ivete, Boa tarde.

Tudo vai depender da forma que for cultivada: substrato e regas adequadas, fertilização, clima, etc.
Se for a partir de sementes ou de uma muda já formada,acredito que em 2 a 3 anos irão despontar a primeira florada.

Um abração!

Reply
avatar
24 de fevereiro de 2013 01:26 delete

Comprei muda de Cassia e não rebrota. Eu a cortei a pouco mais de um ano e a única coisa que apareceu foi uma bola verde no tronco.
Qual é o problema?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
26 de fevereiro de 2013 19:27 delete

Olá Marcos, Boa Noite!
Em relação a sua Cássia fistula, se fez o plantio de forma correta e está dando a ela os devidos cuidados não era para acontecer isso.
Tente lembrar: Fez uma cova de no mínimo 2 vezes o tamanho do torrão, colocou composto orgânico ou adubo nesta ocasião, ela está plantada a sol pleno, tem feito regas adequadas?
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
11 de março de 2013 07:23 delete

Hello Sr. Marcos,

Estou com duas mudas da acacia imperial e eu gostaria muito de plantar las em meu sitio na Serra da Mantiqueaira. Sera que elas iriam se adaptarem la?pois tem 1,500 mts de altitude e de vez em quando tem geada.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
14 de março de 2013 12:27 delete

Recentemente comprei algumas sementes de cássia imperial e gostaria de saber quantos dias demoram para as sementes germinarem. agradeço resposta.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
19 de março de 2013 16:09 delete

Olá, Boa Tarde!

Ela prefere clima quente e úmido.
Enquanto a planta for jovem, tente fazer uma proteção contra geadas, possivelmente depois que a planta ficar adulta irá sofrer menos.
Boa Sorte.

Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
19 de março de 2013 17:34 delete

Olá, Boa Tarde.
Demoram em torno de 1 mês.
Apesar de ter muitas aqui em Mogi Mirim / SP, nunca fiz experiência com elas para comprovar esta informação.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
2 de abril de 2013 00:28 delete

Prezadíssimo MARIO FRANCO,
Tenho o privilégio de ter em meu quintal uma CASSIA IMPERIAL com mais de 60 anos, plantada pelo meu avô. Consultei o Parques e Jardins daqui do Rio de Janeiro e obtive informação que poderia fazer reprodução através de ALPORQUE; fiz a duas semanas passadas e estou aguardadndo resultado. As sementes das vagens tem estado secas ao contrário de outras temporadas que apresentavam-se sadias.
Tenho duas mudas em meu quintal com mais de um metro de altura, mas não posso aproveitá-las por terem crescido em locais impróprios para o crescimento. Devo aguardar o resultado de minha experiencia com o alporque? Fico no aguardo der sua atenciosa resposta.
Grato
Walter Britto - Rio de Janeiro

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
13 de abril de 2013 16:04 delete

Olá Walter Britto, Boa Tarde.

Nunca fiz mudas dela por alporquia, mas se seguiu as orientações, certamente irá dar certo.
Nosso tempo tem estado com um clima bastante instável, com isso as plantas sofrem com isso, antecipam ou retardam floradas e consequentemente suas sementes acabam tendo consequência podendo não vingar como em anos anteriores.

Boa sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
15 de abril de 2013 19:24 delete

Prezado MÁRIO FRANCO,
Agradeço sua resposta. Aguardarei o resultado do alporque que fiz e posteriormente informarei.
Walter Britto
Rio de Janeiro

Reply
avatar
monica sa
AUTHOR
8 de setembro de 2013 17:17 delete

ola, gostei muito do seu blog. parabéns tens uma excelente didáctica.

vivo em Portugal e adoro plantas, em pesquisa na net fiz a busca por arvores de crescimento rapido. na embalagem das sementes de chuva de ouro (lluvia de oro - empresa espanhola) os sinais indicam que posso plantar no outono, posso semea-las agora que estou a meio do verão aqui e mante-las no inverno abrigadas do frio, para então na primavera planta-las no local definitivo. achas que estou a pensar certo? agradeço desde já.

Reply
avatar
Celebrini
AUTHOR
15 de novembro de 2013 08:33 delete

Plantei uma no jardim da casa, mas estou preocupado se as raízes podem arrebentar o piso de pedra são tomé. O que você acha, Sr. Mário?
Obrigado e parabéns pelo trabalho lindo que faz.
Oliveira

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
16 de novembro de 2013 16:38 delete

Olá Monica, Boa Tarde.
Não tenho experiência com ela em locais que tem o clima com inverno mais rigoroso, mas acredito que dará certo.
Não se esqueça que a semente precisa ser escarificada antes de plantar e que quando for proteger do frio o local precisa ter boa iluminação.
Boa Sorte
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
17 de novembro de 2013 07:56 delete

Olá Oliveira, Bom Dia!
Ela não possui raízes vigorosas e superficiais.
Acredito que não irá ter problemas, veja a da foto da postagem.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
21 de novembro de 2013 22:40 delete

Olá
tenho uma árvore no sítio que está florida nesta época e uma amiga me disse ( olhando de longe )que parecia acácia , procurando na internet achei seu blog mas fiquei com dúvida pois as flores são iguais mas as folhas são pequenas parecidas com as de flamboyant. A vagem é comprida e grossa .Será que é mesmo acácia?Qual outra poderia ser?
Muito bom seu blog , coloquei em favoritos.
Um abraço
Mariana

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
23 de novembro de 2013 19:58 delete

Olá Boa Noite.
Existe uma quantidade enorme da árvores dessa família.
Tire fotos bem de perto de flore e folhas (são folhas compostas, tem muitos folíolos)
Tire uma foto geral.
Mande para meu email, se conhecer identifico para você.
Um abração!

Reply
avatar
2 de dezembro de 2013 19:29 delete

Sr. Mario, peguei vagens no chão, aos pés de uma cássia imperial. Algumas estão inteiras e outras quebradas.
Posso aproveitar as quebradas? Devo esperar que as inteiras se abram naturalmente?

Abraços!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
3 de dezembro de 2013 12:09 delete

Olá Claudio, Boa Tarde!
Não tem problema que estejam quebradas, o que importa são as sementes e não a vagem.
As fechadas, se estão maduras e pegou no chão também pode abri-las, as sementes tem que estar viáveis, como são atacadas por insetos não germinam, coloque numa vasilha com água, geralmente as que boiarem não são boas para o plantio.
Um abração!

Reply
avatar
8 de dezembro de 2013 13:16 delete

Sr. Mario, tenho uma acacia imperial na rua da minha casa. Tive a impressao que ela havia secado quando vi surgir brotos e logo depois flores. Mas as flores nao foram muitas e ainda ha muitos galhos secos. Acho que devo poda-la, mas nao sei como devo fazer? Pode me ajudar?



Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
19 de dezembro de 2013 13:13 delete

Boa tarde sr. Mario. Participo de um grupo interessado em difundir o plantio da Cassia fistula ou pingo de ouro. Quero saber se o sr. me autoriza utilizar sua fotos. Carlos Costa

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
20 de dezembro de 2013 19:39 delete

Olá Marli, Boa Noite.
Pode podar após a florada, galhos secos a qualquer momento.
Não se esqueça de usar um instrumento de corte bem afiado e esterelizado, para não deixar o caule "mordido" e sim bem retinho pois a cicatrização será mais rápida.
Passar nos cortes uma pasta fungicida, feita a base de cobre, pois o corte é uma "porta aberta" para entrada de doenças.
Boa Sorte
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
20 de dezembro de 2013 19:43 delete

Olá Carlos Costa, Boa Noite.
Se não cortar as fotos, pode usar a vontade.
Um abração!

Reply
avatar
Hsoaresmelo
AUTHOR
2 de janeiro de 2014 16:53 delete

Mario,
Boa tarde,
E possível fazer uma muda da acácia imperial através de um galho tirado de uma planta adulta? Já tentou alguma vez? Já tentou enxerto?
Sds,Humberto

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
4 de janeiro de 2014 17:23 delete

Olá Humberto, Boa Tarde!
Acredito que seja possível, nunca fiz, mas precisaria pesquisar.
Como é uma planta que produz uma grande quantidade de sementes o método mais utilizado é através delas.
Um abração!

Reply
avatar
Lourdes
AUTHOR
10 de janeiro de 2014 21:06 delete

Olá! Tenho uma Acácia Imperial que eu mesma plantei na calçada da minha casa. Ela está enorme e levantou bastante a minha calçada que já está bem estourada. As árvores de Acácia Imperial que já vi pessoalmente não são tão crescidas assim. A minha já deve ter uns 8 metros de altura e mais ou menos uns 6 anos de idade. Nesse final de ano ficou belíssima com seus cachos de flores.. O problema é que suas folhas caem praticamente o ano todo e elas ficam verdinhas por muito pouco tempo. Logo aparecem manchas marrons e pretas e elas caem e isso acontece até com as folhinhas menores e novinhas. Será algum tipo de fungo? Como cuidar disso agora que ela está tão alta e longe do alcance? Obrigada.

Reply
avatar
13 de janeiro de 2014 14:17 delete

Olá, Mário, feliz 2014!
Depois que nos comunicamos, plantei as sementes de Cássia Imperial e as que germinaram estão bonitas e se desenvolvendo bem.
Feliz com a experiência resolvi repetir, e peguei vagens de diferentes árvores para plantar novamente. Foi aí que vi grandes diferenças no diâmetro das vagens de uma árvore em relação as outras, que eram muito mais grossas. As sementes dessas vagens mais grossas eram também muito maiores do que as demais. Uma diferença descomunal.
Você já viu isso? Sabe por que isso ocorre?

abraços!

Reply
avatar
13 de fevereiro de 2014 08:46 delete

Bom dia, Sr. Mário.
Em Novembro/2013 plantei uma na calçada, a princípio era uma muda de 60cm altura, em uma jardineira coloquei terra orgânica (folhagens, gravetos, minhocas, etc), em Dezembro/2013 já alcançava 1,20m, foi quando comecei a perceber seu crescimento, 2 cm por dia, hoje 13/02/14 quase 90 dias já está com quase 3,00 m, o problema é que o galho principal tenho que ficar escorando pois este vive pendendo para a rua, como devo proceder? deixar ela ir por conta própria, continuar a amarrar numa guia (reta) ou cortar a ponta, pois o caule ainda está fino, cerca de 3 cm, grato.

Reply
avatar
31 de março de 2014 12:17 delete

Olá, bom dia! Gostaria de saber sobre as raizes da acácia imperial, pois a minha está com 5 metros e parece que as raizes estão quebrando o piso, a raiz é profunda (pivotante) ou ela realmente cresce para as laterais levantando o piso? Obrigada Camila Oliveira

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
19 de julho de 2014 16:51 delete

Olá Mário, plantei sementes de cássia imperial em vasos. Elas germinaram e parecem bem saudáveis. Gostaria de cultivá-las na forma de Bonzais, pois moro em apartamento. Será possível? Obrigada e parabéns pelo Blog. Daniela

Reply
avatar
katia
AUTHOR
30 de outubro de 2014 21:29 delete

Olá Mário,como faço para quebrar a dormencia das sementes?

Reply
avatar
4 de fevereiro de 2015 18:39 delete

Boa tarde Mario Franco e a todos coletei umas sementes de Cássia na praça e não precisei quebrar dormência com 8 dias já está germinando ,improvisei uma estufa de plastico daquelas que coloca bolo ,espero que desenvolva bem, também pretendo colocar em vaso e torna-lá um belo bonsai .

Reply
avatar
Carneiro
AUTHOR
26 de fevereiro de 2015 08:48 delete

Bom dia! Gostaria de saber se é possível plantar uma acácia amarela a partir de um galho cortado de uma arvore adulta?

Reply
avatar
Wagner Jorge
AUTHOR
4 de março de 2015 19:08 delete

Olá Mario Franco, moro em Joinville SC tenho em meu jardim da frente de casa uma Cássia-imperial, chuva-de-ouro, ela esta com aproximadamente 4 anos tenho feito podas para mante-la de porte mais baixo, gostaria de saber se é possível transplanta-la para o meu quintal.
Obrigado,
Wagner Jorge

Reply
avatar
Rita Dias
AUTHOR
25 de maio de 2015 08:47 delete

Bom dia, Mario! Tenho mudas de acácia fistula. Posso plantar uma das mudas, junto a uma cisterna?

Reply
avatar
ILSON BRANDAO
AUTHOR
27 de julho de 2015 13:40 delete

Boa tarde sr. Mário.
Gostaria de saber onde posso comprar mudas de casia rosa e amarela já maiores....tipo 01 metro.

Acacia amarela chuva de ouro, e a mes Mesma cássia mimosa?

Reply
avatar
13 de agosto de 2015 21:19 delete

Depois de 6 meses da extração da semente, de vagem seca, deixei 7 sementes no copo de água e coloquei no forno elétrico a 45° C por 2 h. Plantei em floreira, terra adubada e em 1 semana brotaram 6 e estão com 5 cm em 1 mês. Se ajudar 11996541969 Silvio

Reply
avatar
Andre Aguia
AUTHOR
15 de agosto de 2015 09:24 delete

Olá Mario Franco tenho uma acácia em frente minha casa de +_ 3 anos e agora percebi que as folhas estão caindo e está saindo um líquido de dentro pra fora da cor de mel, são varios furinhos no tronco, será que vc pode me dizer o que está acontecendo e se tem como resolver, desde já agradeço.

Reply
avatar
16 de agosto de 2015 13:56 delete

Olá!
Tenho uma Acácia com mais de 50 anos e nos últimos meses ela deu pra soltar um líquido gosmeto de cor escura, junto umas minis borboletas pretas com uma mancha branca em cada asa. São minúsculas. Onde cai essa gosma, fica escuro e grudento. Se quiser posso enviar imagem. Por favor, nos ajude!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
11 de outubro de 2015 00:41 delete

Alguém sabe onde posso tirar fotos de cassia imperial nas ruas de SP?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
11 de outubro de 2015 12:26 delete

Tenho uma vagem e estou aguardando ela abrir naturalmente, retirei da árvore pé ela já estava prestes à cair. Devo aguardar abrir ou posso fazer isso para retirar as sementes?

Reply
avatar
Rosana
AUTHOR
23 de outubro de 2015 11:57 delete

Olá!
Tenho uma acácia há 3 anos ela ainda é pequena. O tronco tem um pouco mais de 2m do solo e está muito feia , com poucas folhas amareladas e com manchas que lembram ferrugem. Gostaria de uma orientação sobre o que devo fazer para renová -la e fazê -la florir. Saudações!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
25 de outubro de 2015 10:59 delete

O lá Mário
Quero plantar um Acacia Imperial perto do muro do vizinho e gostaria de saber se a raiz vai causar algum dano na casa do vizinho

Reply
avatar
4 de novembro de 2015 13:31 delete

amei adora papo sobre arvores

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
4 de novembro de 2015 17:00 delete

Olá Boa Tarde.
É muito gratificante falar de plantas, eu gostaria de ter mais tempo, pois muitos comentários ficam sem resposta.
Um abração!

Reply
avatar
8 de novembro de 2015 14:58 delete

Mario, tão logo possa, responda meu comentário. O problema continua ...abraços

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
8 de novembro de 2015 16:18 delete

Olá Gloria, Boa Tarde
Desculpe não consigo tempo para responder todos comentários que chegam.
Algumas plantas soltam uma resina, não tenho informação em relação a Cássia fistula.
O aparecimento destas borboletas pode estar relacionado de procurarem a árvore e esta resina como alimentação.
Se puder me envie foto para meu Email: marioffranco@hotmail,com
Apesar de não poder te ajudar no momento gosto de aprender sobre tudo que está relacionado a plantas e a compartilhar os conhecimentos.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
8 de novembro de 2015 16:20 delete

Olá Gloria, veja lá na sua postagem.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
12 de novembro de 2015 16:20 delete

Olá Mário, gostei muito das informações que encontrei aqui, em tua postagem e em resposta aos comentários. Recentemente ganhei sementes desta ávore, fiz a germinação e elas já tem um mês de vida. Gostaria de saber como é o processo de crescimento e a partir de quando começam a florescer. Abraços, Üinseann

Reply
avatar
Costureira
AUTHOR
29 de novembro de 2015 13:21 delete

Adorei os comentários e tenho uma árvore que plantei em frente a minha casa acho que é Cássia imperial.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
29 de novembro de 2015 13:42 delete

Olá Boa Tarde.
Os ramos secos e mal formados podem ser cortados.
Para ter uma árvore bonita, as brotações que forem surgindo no caule, mais próximas ao solo também podem ser retiradas.
Boa sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
29 de novembro de 2015 13:43 delete

Olá Boa tarde.
Agradeço a visita e comentário.
Um abração!

Reply
avatar
1 de dezembro de 2015 19:40 delete

Novembro/2015, sem resposta ainda, agora não precisa mais, depois de 2 anos, a arvore está com 5 metros de altura e, nesta primavera já deu flores, não foram muitas mas já deu alegrias, vamos ver como ela vai continuar a se desenvolver.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
2 de dezembro de 2015 07:18 delete

Olá Carlos, Bom Dia.
Infelizmente não consigo responder a todos, tenho plantas apenas como hobby e para viver tenho outra atividade, por esta razão estou a procura de parceiros para tentar ajudar a resolver este problema.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
21 de janeiro de 2016 15:35 delete

Boa tarde Mario, colhi vagens que ja estao bem escuras.Posso abrir e plantar. Me de o passo a passo como fazer para germinar e depois plantar. Obrigado. Zaza.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
22 de janeiro de 2016 07:53 delete

Olá Zaza, Bom Dia.
Deixe expostas ao sol sem receber umidade.
Bem secas, a vagem vai começar a abrir, retire as sementes a escarifique, passe uma lixa nas bordas, deixe 24 horas mergulhadas em água e plante, deixando em local com muita luz, mas sem receber sol direto do sol.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
10 de fevereiro de 2016 09:57 delete

Ola bom dia !! Visitando pela primeira vez; adorei as dicas. Trouxe uma vagem do Guarujá, plantei as sementes e consegui 5 mudas. Um abraço Wanice Araujo

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
11 de fevereiro de 2016 15:23 delete

Olá Wanice, Boa Tarde.
Agradeço visita e comentário.
Nos informe de tempo em tempo sua experiência com ela.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
11 de março de 2016 20:41 delete

Muito bom o post!!

Reply
avatar
1 de junho de 2016 01:36 delete

Escarificar a lateral das sementes.
deixar de molho agua a 50 graus ate esfriar

Reply
avatar
8 de julho de 2016 15:29 delete

olá Mário!
gostaria de saber se a Cassia real só se propaga por sementes ou por outros modos de propagação e se aceita poda drástica, pois tenho imensa vontade de começar um bonsai dessa linda arvore e por via de semente o trabalho sera triplicado!
agradeço desde já sua atenção!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
8 de agosto de 2016 02:58 delete

Oi Mário, coletei uma vagem de uma árvore onde já tinha diversos cachos com flores. Você acha que consigo fazer germinar? Qual procedimentos devo fazer para criar mudas a partir dessa vagem?

Reply
avatar
Carlahcy
AUTHOR
11 de agosto de 2016 11:38 delete

Olá Mário, plantei uma Acácia no jardim da minha casa há 2 anos atrás. Ainda não floresceu. Eu gostaria de saber se demora realmente a florescer e se as raízes dela poderiam danificar um reservatório de água que fiz no chão bem próximo de onde ela foi plantada? Por favor me responda pois o meu marido está querendo arrancá-la com medo de danos ao reservatório de água!!
Desde já agradeço!
Carla Figueiredo

Reply
avatar
Monyka Pacheco
AUTHOR
14 de setembro de 2016 16:08 delete

Olá, Mário! Amei todas as dicas! Ganhei uma muda da acácia imperial, como ela estava em um vaso pequeno, resolvi colocar ela em um outro caso maior, infelizmente ela sentiu, as folhinhas estão quase todas amarelando, não queria perder minha plantinha, o que posso fazer?

Reply
avatar
Fernando
AUTHOR
27 de setembro de 2016 17:18 delete

Boa tarde Sr. Mario
Estou interessado em uma muda de acácia imperial para plantar em minha rua.
Gostaria de saber se as raízes são profundas e a madeira da acácia é resistente ao vento mais forte.
Moro no Rio de Janeiro mais especificamente ao lado da floresta da Tijuca.
Quais os tamanhos de mudas de que dispõe e quais os preços.
Caso afirmativo, existe algum telefone de contato o qual possa ligar para encomendar a muda ?
Fico no aguardo de sua resposta.
Atenciosamente,
Fernando Moulin

Reply
avatar
Wal Shotokan
AUTHOR
28 de setembro de 2016 22:57 delete

Boa Noite Srº Mario, tenho uma arvore de acácia imperial, que já tem aproximadamente oito anos, ela todos os anos em sua floração ficava cheia de flores, só que já tem dois anos que ela não esta florando totalmente, ela produz as sementes, normalmente, cai suas folhas produz muito poucas flores nesses dois últimos anos, retoma sua folhagem normal. O que pode estar acontecendo estou procurando conhecimento para que no próximo ano ela retorne a florescer, o senhor pode me ajudar? oque posso fazer? ela é plantada na calçada de minha casa, visualmente não apresenta nem um tipo de praga. Atenciosamente Waldoberto.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
20 de novembro de 2016 12:07 delete

Qual a classificação da acácia imperial ? Angiosperma, gimnosperma, briofita, pteridófita ?

Reply
avatar
20 de dezembro de 2016 14:58 delete

boa tarde / estou querendo plantar esta arvore´/poren quero saber o tenpo pra florar

Reply
avatar
2 de janeiro de 2017 20:16 delete

Mário Franco, boa noite.
Em frente à minha casa tenho uma acácia imperial de mais ou menos 10 anos. Nos dois últimos anos tem aparecido uns focos de espuma branca nos galhos que acabam pingando no chão. Estou jogando água com a mangueira nestas bolas de espumas, e caem no chão muitas larvas brancas...como faço para combater isso? Esses bichos estão destruindo a árvore?
Desde já agradeço a sua resposta.
Obrigada

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
6 de janeiro de 2017 23:34 delete

Mário, boa noite!
Gostaria de plantar uma acácia imperial num vaso de barro de cerca de 80cm de diâmetro para trabalhar como um bonsai. Será que dá certo? Ou os cachos ficariam desproporcionais?
Obrigada desde já e parabéns pelo trabalho!

Reply
avatar
Glaucia Bail
AUTHOR
6 de fevereiro de 2017 21:28 delete

Ola
Comprei uma muda da chuva de ouro so que na região onde moro o inverno e bem rigoroso tem geada.esta árvore aguenta um clima frio no inverno

Reply
avatar
10 de fevereiro de 2017 16:30 delete

Boa tarde,minha dúvida é... Como vou colocar no meu jardim, gostária dela não tão alta. Será que consigo ela com mais ou menos 2 metros a 2 e meio? Fazendo as podas.

Reply
avatar
Sara
AUTHOR
4 de abril de 2017 22:41 delete

Acredito que plantei uma semente de chuva de ouro, ela cresceu muito nuns 7 meses mas o caule nao engrossa tipo uns 2 cm, tem q colocar um bambu para apoia la. Sera mesmo chuva de ouro?

Reply
avatar