Atenção leitores

ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHORAR O BLOG - Algumas janelas ainda não estão prontas - Desculpe o transtorno,
Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS - Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

GREVÍLEA-ANÃ - ( Grevillea banksii )

07:20 18 Comments A+ a-


Arbusto ou arvoreta bastante ornamental
Grevillea banksii
NOME CIENTÍFICO: Grevillea banksii

Nota: Existe a Grevillea banksii ‘Alba’, com flores brancas.

NOME POPULAR: Grevílea, grevílea-anã, grevílea-de-jardim.

FAMÍLIA: Proteaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Austrália.

PORTE: Arbusto que atinge de 4 a 6 metros de altura.

FOLHAS: De coloração verde-acinzentadas na página (lado) superior e esbranquiçadas na inferior. De formato lanceolado e bem finas., com 5-10 cm de comprimento por 1cm de largura.

Grevillea banksii - Detalhe das folhas
FLORES: De coloração vermelha e branco-creme, são bastante ornamentais e exóticas, ocorrem quase o ano inteiro, mas principalmente no inverno e primavera.


Grevillea banksii - Detalhe da flor
Nota: É considerada uma das plantas que mais atraem beija-flores devido a grande quantidade de néctar em suas flores.

FRUTOS: Cápsulas com bastante semente.

Grevillea banksii - Detalhe dos frutos
TRONCO: Seu caule é bastante ramificado, pois a planta é um arbusto, mas pode ser transformado numa arvorar, cortando galhos laterais, deixando o principal. 

  Clique para ampliar
Grevillea banksii - Detalhe do tronco
LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Mantenha o solo ligeiramente úmido, nunca encharcado,  regar 2 vezes por semana, não descuidar principalmente enquanto a planta ainda for jovem.

CLIMA: Quente e úmido ou ameno. Tolerante a geadas.

PODA: Pode ser realizada, poda de formação e retirada brotações laterais e galhos mal formados e secos.

CULTIVO: Gosta de solo fértil, que tenha bastante, matéria orgânica e boa drenagem.,

FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio, abra uma cova de 40 x 40 cm e misture na terra retirada cerca de 20 a 30 litros de esterco de gado bem curtido, se for de frango a quantidade deve ser cerca de 1/3. Pode também ser aplicado NPK, fórmula 04-14-08, cerca de 10 colheres de sopa, após 1ano aplicar de 3 a 4 vezes por ano, começando com 3 colheres de sopa e indo aumentando a medida que a planta for crescendo, sempre ao redor do caule,nunca junto a ele.

UTILIZAÇÃO: Principalmente devido sua baixa manutenção é muito utilizada em  praças públicas, mas fica maravilhosa em jardins isolada ou em grupos. Suas raízes não são agressivas.

PROPAGAÇÃO: Por sementes.

PLANTA MEDICINAL: Utilizada como essência floral no tratamento de algumas doenças.

PLANTA TÓXICA: As flores e vagens das sementes são tóxicas.

PREÇO: Em Limeira /SP uma muda de 60 cm de altura estava sendo comercializada por R$ 6,00.

Nota: As fotos foram feitas na All Garden Brasil -Mogi Mirim - SP

18 comentários

Write comentários
7 de janeiro de 2012 15:02 delete

Olá Mario,

Acabei de mudar de casa e adoraria plantar um exemplar desse em frente, porém já tenho um bonito ipê de jardim que vinha cuidando mesmo anntes de mudar com muito carinho, está com uns 1,5 mt. Ele não dá muitas flores ainda, mas tenho dó de trocar. Posso fazer duas perguntas? Primeiro, se o Ipê de jardim é uma planta que atrai beija flores (nunca ví na minha). Segunda, se eu comprar uma muda de Gravilea e plantar em um vaso grande de cimento e deixar em meia sombra, se ela vai pra frente. Ah uma outra questão, não achei, nem no google imagens de gravilea ana vermelha adulta, uma foto com a arvore toda, você tem alguma pra indicar?? Muitoo obrigado!! Adoro seu trabalho.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
8 de janeiro de 2012 21:44 delete

Olá Eduardo, Boa Noite!

Posso garantir que o ipê-de-jardim atrai beija-flores, tenho aqui 3, estão super floridos e sempre com visita deles.
Pode plantar ela no vaso,de preferência grande e resistente, caso contrario terá de tempo em tempo trocar para vasos maiores.
Quanto a foto também não tenho, quando ver uma,fotografo e coloco aqui.
Um abração!

Reply
avatar
16 de abril de 2012 15:52 delete

Olá Mario, eu de novo.

Minha Grevilea está muito bonita e até florindo, maravilhosa! Uma dúvida, quando comprei ela, bem no ramo principal existia uma flor, que secou depois de um tempo. Com isso, ela cresce (ou parece crescer) apenas para os lados agora. Sou muito leigo no assunto, então não me leve a mal, mas tenho umas dúvidas.

As plantas crescem (verticalmente) na parte de baixo, no tronco? ou elas apenas engrossam? - Isso pq eu quero ela como uma árvorezinha, retiro todos os ramos abaixo da metade da planta, porém como ela perdeu (ou parece ter perdido) a guia, isso afetará o crescimento dela? ela irá crescer e ficar lá pelos seus 3mt-4mt de altura? (hoje ela tem uns 80cm e está bem cheinha como disse)

Outra coisa, é aconselhavel a remoção do cachinho de sementes quando a flor já se foi? (meu avô diz que as plantas desperdiçam energia nas sementes e me aconselha sempre a remover as flores quando murcham).

Ela se adaptou muito bem a minha casa, São João da Boa Vista/SP, descobri uma outra da mesma espécie ha umas duas quadras perto de casa, que está linda mas um pouco abandonada, ela tem uns 2.5mt e bem cheia. Você disse no artigo que ela chega a uns 4 mt, mas e quanto ao diâmetro, ela é uma arvorezinha de copa bastante grande mesmo (em relação ao tamanho)?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
16 de abril de 2012 19:41 delete

Olá Eduardo, Boa Noite!

A Grevílea-anã é um arbusto que para virar uma arvoreta é necessário ir cortando os brotos laterais, voce está fazendo certo o corte, ela é bastante ramificada,chega atingir de 4 a 6 metros em condições favoráveis, seu avô está certo, as plantas gastam energia na produção de sementes pois é a forma que encontram de perpetuar sua espécie. Algumas espécies como as agaves morrem após a produção.

Um abração!

Reply
avatar
5 de julho de 2012 16:48 delete

Olá Mario, boa tarde!

Gostaria muito de uma ajuda sua, se possível for.
Eu tinha 3 pés de grevília anã em meu jardim, florescendo e com
altura aproximada de 3 m. Inesperadamente um dos pés secou e morreu. As
folhas do segundo pé estão começando a secar. Tenho os exemplares há
mais ou menos 10 anos, sempre sadios e possuo arbustos perto também
sadios. O local aonde estão recebe um pouco de sol de manhã e da tarde a
partir das 2/3 horas. O que está acontecendo? Peço que me oriente para
salvar os dois exemplares. Moro no Rio de Janeiro, bairro Jacarepaguá
e cuido de meu jardim há mais de 30 anos.

Por favor espero uma resposta sua. Gostaria que me fosse enviada para o e-mail: sonya_neves@hotmail.com

Abraços,

Sônia

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
6 de julho de 2012 17:27 delete

Olá Sonya, Boa Tarde!
Sobre sua GREVÍLEA-ANÃ (Grevillea banksii):como você tem a planta bastante tempo e ela sempre esteve bem, certamente não foi por falta de cuidados. Veja se por acaso alguém não jogou algum produto utilizado na limpeza da casa, digo isso porque uma vez peguei uma empregada despejando o balde que tinha limpa-piso, algumas pessoas acham que todas plantas são "mato".
Se ainda estiver no local, desenterre a planta que morreu e verifique se encontra alguma coisa de anormal em suas raízes, na terra, etc...
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
17 de agosto de 2012 16:25 delete

Olá, Mário!

A descrição da Grevílea-Anã diz que as flores e vagens das sementes são tóxicas. Caso um animal ingira a flor ele poderá ter complicações?
Fiquei com esta dúvida pois esta planta é usualmente utilizada em praças e outros locais públicos.

Obrigada!

Paula

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
17 de agosto de 2012 21:00 delete

Olá Paula, Boa Noite!

A GREVÍLEA-ANÃ - (Grevillea banksii), é uma planta tóxica, não deveria ser utilizada em lugares públicos.
Apesar de ter muitas plantas tóxicas por aqui na chácara onde moro,os meus animais de estimação como já são adultos nunca comeram, tanto os gatos como os cães quando estão com algum problema no estomago, procuram comer um determinado capim.
Mas devemos sempre orientar as crianças em relação a determinadas plantas, e cuidar dos nossos animais de estimação, principalmente quando são filhotes.

Um abração!

Reply
avatar
Cleo Borges
AUTHOR
15 de outubro de 2012 11:11 delete

SEu Mario, olha eu aqui tambem e denovo...Tenho um vaso grande e desocupado estou querendo colocar uma grevília-anã nele. só que eu quero ir tutorando ele com cortes de alguns galhos e ate an altura. Posso tirara guia dele quando tiver uns dois metrose se ele permanecer no vaso(muito grande) ele corre o risco de morrer? Abraço seu Mario. Obrigada

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
16 de outubro de 2012 19:46 delete

Olá Cleo, Boa Noite!
Quando suas raizes ocuparem toda extensão do vaso e começarem a enrolar, deverá passar para um vaso maior ou para o solo.
Não fazendo isso, a planta irá perder a vitalidade inicialmente apresentada e ficará feia.
Quanto a poda poderá ser feita, sempre depois da florada.
um abração!

Reply
avatar
Patricia
AUTHOR
23 de abril de 2013 22:52 delete

Ola Mario!!
Parabéns por seu blog.
Estou trabalhando com jardinagem e horticultura e estou aprendendo muito com seus posts.
Gostaria de tirar uma dúvida. As gravileas do meu trabalho estão com as folhas escuras, não estão secas, mas estão bem escuras, o que m fez achar sua aparência feia a princípio.
Este trabalho é novo, e estou aprendendo a arte da jardinagem, portanto gostaria de sua opinião se as folhas ficam escuras mesmo ou se isso é sintoma de algo errado.

Muito obrigada!!!!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
30 de maio de 2013 18:39 delete

Olá Patricia, Boa Noite!
Em algumas situações devido ao clima as folhas apresentam coloração mais escura, mas verifique se não é a presença de fungo, passe um algodão molhado e veja se ela fica verde e o algodão com coloração cinza. Se isso acontecer pulverize produto a base de cobre, que é vendido em gardens e lojas agropecuárias.
Boa Sorte!
Um abração!

Reply
avatar
23 de julho de 2013 20:41 delete

Nossa é perfeito, amo de mais plantas e essa além de muito linda atraem beija-flor o que tou mais querendo, pena que nesse luga onde eu moro não encontro quase nada que me interessa. acho muito difícil encontrar mudas por aqui.que maus.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
24 de julho de 2013 19:15 delete

Olá Boa Noite!
Fale com o Edison proprietário do Viveiro de Mudas CIPREST ele tem esquema para enviar.
www.ciprest.com.br
Tel. (19) 9601-7665
Boa Sorte!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
3 de maio de 2014 18:47 delete

http://gdetudoumpouco.blogspot.com.br/2012/12/grevilea-ana.html

Reply
avatar
9 de novembro de 2014 11:24 delete

Mario...aqui e rio...ja tenho dois pes em casa...e mais dois em minha calcada...e plantei dois em area publica q cuido...soube agora q e toxica...mas nao pretendo tira-las...pelo contrario...plantar mais pelo bairro...as q plantei e tenho...sao os unicos exemplares em tdo o bairro do grajau...os unicos outros dois q haviam...nao existem mais...EM MINHA OPNIAO...AS PESSOAS DEVEM OLHAR...SER RESPONSAVEIS PELOS SEUS FILHOS E AU-AUS...MIAUS...ETC...MAS DEIXEMOS PRA LA PONTOS DE VISTA...esta havendo uma falta muito grande no rio da grevillea ana banksii...ficam me prometendo...e nunca vem...entrei em contato com a cipreste ha uns tres meses...e nao estavam mandando encomendas...sera q voltou ao normal???tem mais alguma opcao pra recomendar???e aqui no rio...tem alguma???MARIO...SONHO EM TER TRES DA BRANCA...BANKSII...TBM...ONDE VC VAI INDICAR...PECO Q TENHA DELA TBM....SERA Q VC PODERIA RESPONDER AQUI...E TBM MANDANDO MENSAGEM PRA MIM???AGRADECEREI MUITO...E ESPERO UM DIA CONHECE-LO PESSOALMENTE...AI PRECISAREI SABER DA ONDE ES...PODE ME ADICIONAR...ABCOS...GOSTARIA.DE ADQUIRIR MAIS DUAS DA VERMELHA...E MAIS TRES DA BRANCA...POR ENQTO...fabianocostadeus@gmail.com (21)22684253/999977780-vivo 979909111-tim qm qzer entrar em contato comigo...fique a vontade....principalmente essa moca do rio...jacarepagua...adoraria ver o jardim dela...sonia oliveira...ouqm qzer...

Reply
avatar
11 de setembro de 2016 01:44 delete

AINDA PROCURANDO COMO ENCOMENDAR MUDAS DA BANKSII ALBA..BRANCA..MEU TIM MUDOU...AGORA TBM E WHATTSAPPE TIM...NUMDRO 21969-456732...AGRADECO RESPOSTA..

Reply
avatar
moreno do rio
AUTHOR
29 de novembro de 2016 21:58 delete

estou guerendo alguns exemplares e posivel enviar para o espirito santo cubro toda dispeza meu tel [28]999315373

Reply
avatar