Atenção leitores

ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHORAR O BLOG - Algumas janelas ainda não estão prontas - Desculpe o transtorno,
Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS - Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

CACTO-RABO-DE-MACACO - ( Hildewintera colademononis )

07:54 34 Comments A+ a-


CACTO-RABO-DE-MACACO - ( Hildewintera colademononis )

NOME CIENTÍFICO: Hildewintera colademononis.

Nota: Sua primeira descrição é recente, data do ano 2003.

NOME POPULAR: Cacto-rabo-de-macaco.

FAMÍLIA: Cactaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Bolívia.

PORTE: Seus ramos pendentes, chegam atingir mais de 1 metro de comprimento.

FLORES: De coloração coral e formato tubular, despontam durante a primavera / verão, são visitadas por beija-flores e tem durabilidade curta.

CACTO-RABO-DE-MACACO - ( Hildewintera colademononis ) - Detalhe da flor
 

CACTO-RABO-DE-MACACO - ( Hildewintera colademononis ) - Deatalhe da flor ainda em botão

FRUTO: De formato esférico, avermelhado, quando seco, se abre para liberar as sementes, que tem coloração negra.

TRONCO: Seus ramos são todo revestido de espinhos não agressivos, tem a forma de pelos sedosos.
 Clique para ampliar
CACTO-RABO-DE-MACACO - ( Hildewintera colademononis ) - Detalhe do ramos com espinhos sedosos
LUMINOSIDADE: Sol pleno ou meia-sombra.

Nota: Em regiões de calor intenso e clima seco, é melhor cultivar a meia-sombra, não expondo a luz do sol direto nas horas mais quentes do dia.

ÁGUA: Regar 1 vez por semana, de forma moderada e de preferência logo pela manha, deixar o solo secar entre regas.

CLIMA: Prefere clima quente, não toleram geadas.

PODA: Não necessária.

CULTIVO: É uma planta de fácil cultivo, prefere solo que tenha boa drenagem e rico em matéria orgânica. Sugestão de mistura: 2 parte de areia grossa de construção, 1 parte de  terra vegetal e 1 parte de composto orgânico.

FERTILIZAÇÃO: Aplicar mensalmente, suspendendo no inverno, NPK fórmula 04-14-08 ou 15-15-20, cerca de 1 colher de sopa, sempre ao redor do caule, nunca junto a ele.

UTILIZAÇÃO: Fica maravilhoso em recantos, principalmente em vasos pendentes, de parede e jardineiras.

PROPAGAÇÃO: Por sementes, que tem fácil germinação.

PREÇO: Varia de acordo com o tamanho da planta, no CEASA de Campinas no Box H18, pode ser encontrado, custam de R$ 30,00 a R$ 100,00.  

34 comentários

Write comentários
22 de janeiro de 2012 09:25 delete

Taí, gostei!! é diferente e chama atençao.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
22 de janeiro de 2012 10:34 delete

Olá Juliana, bom Dia!

A flor tem duração curta, mas dá para "colher flores entre espinhos".
É uma planta maravilhosa, que desperta atenção de todos.
Vale a pena ter em casa.

Um abração!

Reply
avatar
Carla
AUTHOR
27 de abril de 2012 02:12 delete

Pra quem mora longe e ñ consegue achar pra comprar,tenho um amigo que vende pela net,as plantas dele são lindas e super bem cuidadas,ñ sei se vc conhece ele Mário,ele chama Sergio David.
Se vc me permite,vou postar o link do orkut,do face e do blog dele =)
http://www.cactosbrasil.com.br/
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=7986130210306474614
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000240948161
Ele tem muitas plantas raras e importadas tbm,é de babar,rs

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
27 de abril de 2012 07:24 delete

Olá Carla, Bom Dia!

Tá divulgado os endereços do Sergio David, para quem se interessaar.

Um abração!

Reply
avatar
27 de dezembro de 2012 09:16 delete

linda . tem no ceasa campinas e custa trinta reais o vaso

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
27 de dezembro de 2012 19:45 delete

Olá Orlando, Boa Noite

Como descrito na postagem o preço varia de R$ 30,00 a R$ 100,00 conforme o tamanho da planta.

Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
4 de janeiro de 2013 12:53 delete

ola mário como faço para comprar cactos

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
6 de janeiro de 2013 18:15 delete

Olá, Boa Noite
Unico lugar que conheço que certamente irá encontrar é no CEASA de Campinas (Box H18):
http://www.ceasacampinas.com.br/novo/Inst_Flores.asp
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
16 de dezembro de 2013 18:03 delete

Tenho uma dessa, só que não é o cacto,e sim a planta.
boa tarde.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
16 de dezembro de 2013 18:06 delete

Olá eu comprei os meus em uma sementeira,talvez você também ache uma que tem.
BoaTarde

Reply
avatar
flavio farias
AUTHOR
27 de fevereiro de 2014 17:22 delete

oi tenho uma que algumas partes estao secando e ficando fina sera que esta parte pode viver ou ja esta morta e o que aconteceu sera que foi muito sol ou muita agua

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
3 de março de 2014 20:42 delete

Olá Flavio, Boa Noite.
Em regiões de clima muito quente o melhor é cultivar a meia-sombra e muita água apodrece as raízes e o caule e mata a planta.
Um abração!

Reply
avatar
4 de março de 2014 12:32 delete

Olá Mário Franco!
Ganhei um vaso com o cactos Rabo-de-macaco e desejo saber como posso tirar mudas e planta-las em outro vaso.
Abraços.

Reply
avatar
Iram Teodoro
AUTHOR
25 de maio de 2014 08:15 delete

Ele é encontrado nos Supermercados Extra também.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
10 de fevereiro de 2015 21:51 delete

Boa noite Mário!
Gostaria de saber como retirar,pois retirei uma parte da planta e mesmo plantando em terra preparada com substrato não obtive êxito pois apodreceu.
Peço gentileza me orientar passo a passo como retirar a muda e como planta-la corretamente.
Desde já agradeço sua colaboração.
Abraço.

Reply
avatar
pedro
AUTHOR
14 de dezembro de 2015 13:14 delete

Este Sergio David é enrolado me vende gato por lebre

Reply
avatar
Regina
AUTHOR
10 de janeiro de 2016 20:22 delete

Oi VC tem mudas para venda?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
11 de janeiro de 2016 07:50 delete

Olá Regina, Bom Dia!
Não trabalho com comércio de plantas.
Um abração!

Reply
avatar
Roseli
AUTHOR
11 de janeiro de 2016 21:06 delete

Preciso de ajuda urgente!! meu cacto rabo de macaco tomou muita chuva e começou a apodrecer perto da raíz o que faço? tem como eu salvá-lo?

Reply
avatar
Alícia
AUTHOR
26 de janeiro de 2016 23:34 delete

Olá, preciso de ajuda... Posso podar uma das "perninhas" do cacto?? Ele tem as perninhas lindas e longas, porém, minha filha está com 1 ano e 2 meses, andando bastante e extremamente curiosa, assim, tem 2 "perninhas" que se ela olhar pra cima, pode alcançar e pegar, como não tenho outro local para colocar o cacto, pensei em podar essas 2 perninhas mais longas, mas não sei como fazer. Tenho medo de "matar" o cacto caso não saiba podar da Forma correta. Vocês podem me orientar em como seria a forma correta??

Reply
avatar
9 de fevereiro de 2016 09:45 delete

oi muda pequena vou mudar o local 8cm tem 89253720

Reply
avatar
3 de março de 2016 14:05 delete

Olá, tudo bem ?
Gostaria de saber se essa planta pode dar alergia em cachorros que vivem próximos. Grata!

Reply
avatar
13 de março de 2016 09:45 delete

Acho linda eu tenho um exemplar.

Reply
avatar
vladramos
AUTHOR
16 de março de 2016 03:41 delete

Deixe tomar o sol da manhã até aproximadamente 10 horas apenas

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
8 de abril de 2016 20:51 delete

Posso plantar em fibra de Coco?

Reply
avatar
29 de junho de 2016 13:18 delete

alguem vende para Portugal?

Reply
avatar
Alien
AUTHOR
14 de julho de 2016 23:56 delete

parabéns pelo blogger

Reply
avatar
4 de agosto de 2016 18:57 delete

Sou novato nisso, aprecio plantas, mas nunca fui de cuidá-las, minha sogra me pediu desse Cacto, alguns meses veio falecer e tive que trazer muitas plantas pra minha casa( a pedido da minha esposa), agora estão morrendo por eu não saber cuidar.
gostaria da ajuda para mantelas saudáveis e lindas, devo ter uns 30 especies de plantas( palmeiras, orquídeas, cactos e dentre outras) no meu quintal.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
5 de agosto de 2016 08:00 delete

Olá Maycon, Bom Dia.
Infelizmente não tenho como em poucas palavras passar para você todas orientações, não consigo responder a todos.
Mas meu conselho é identificar cada planta que está com você, verificar quais podem receber sol pleno, meia-sombra e sombra.
Depois quais devem receber bastante regas e as que não.
Aqui no blog irá encontrar informações básicas.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
4 de outubro de 2016 19:10 delete

Olá eu tenho uma no apartamento so que nasceu somente 1 ramo, posso retirar um pedaço e plantar como se fosse uma muda...?

Reply
avatar
Luiz Carlos
AUTHOR
2 de novembro de 2016 20:48 delete

Boa noite Mario, estou com dificuldades de encontrar a espécie aqui em sao paulo, me ikdica algum local?

Reply
avatar
Alien
AUTHOR
11 de novembro de 2016 02:32 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
Alien
AUTHOR
11 de novembro de 2016 02:36 delete

sim mas espere 3 dias pra plantar

Reply
avatar