8 de jan. de 2012

LIMÃO-GALEGO - ( Citrus aurantifolia )



LIMÃO-GALEGO - ( Citrus aurantifolia )
NOME CIENTÍFICO: Citrus aurantifolia.

NOME POPULAR: Limão-galego.

FAMÍLIA: Rutaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Ásia.

PORTE: Até 6 metros de altura.

FOLHAS: Persistentes, de coloração verde-clara quando novas, a medida que envelhecem vão ficando verde-escura

LIMÃO-GALEGO - ( Citrus aurantifolia ) - Detalhe da folha - Página (face) superior

LIMÃO-GALEGO - ( Citrus aurantifolia ) - Detalhe da folha - Página (face) inferior
FLORES: Pequenas, hermafroditas, de coloração branca, bastante perfumada.

FRUTOS: Bem suculentos, de coloração verde-claros ou amarelo-claros, pequenos, de casca fina e lisa.

LIMÃO-GALEGO - ( Citrus aurantifolia )

LIMÃO-GALEGO - ( Citrus aurantifolia ) - Detalhe do Limão Galego
 
LIMÃO-GALEGO - ( Citrus aurantifolia ) - Detalhe do Limão Galego cortado

TRONCO: Quando novo tem coloração verde, passando depois para castanho-claro,  ramificados e com muitos espinhos. Sua madeira de coloração amarela é bastante dura.

Clique para ampliar 
LIMÃO-GALEGO - ( Citrus aurantifolia ) - Detalhe do tronco
RAIZ: São do tipo pivotante (se enterra perpendicularmente, como prolongamento natural do caule). Tem em média 60 cm de profundidade e 2 metros na horizontal.

LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Enquanto a muda for jovem, regue a cada 2 dias, uma vez a planta estabelecida, só em épocas de estiagens prolongadas.

CLIMA: Aprecia regiões que tenham clima com alta umidade do ar e temperaturas que variem entre 20 a 30º C.

PODA: Não necessária, realize durante o inverno, a retirada dos ramos-ladrão, doentes e secos.

CULTIVO: Bastante rústica, aprecia solos férteis e arejados.  Depois de 2 a 3 anos do plantio começa a produzir, não gosta de ventos fortes.

FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio da muda, incorpore a terra retirada cerca de 10 litros de esterco de gado bem curtido. Depois de 60 dias volte a adubar.

UTILIZAÇÃO: Não pode faltar no pomar, ou mesmo no quintal de sua casa, além de não atingir grandes dimensões é garantia de uma boa produção. O limão tem inúmeras aplicações, seu extrato é usado em bebidas, sorvetes, doces, molhos para saladas, temperos, produtos de limpeza, cosméticos, etc.

PROPAGAÇÃO: Por semente e enxertia. Para quem deseja ter apenas 1 ou 2 exemplares, o ideal é comprar mudas prontas de produtor idôneo.

PLANTA MEDICINAL: Podemos considerar o limão o campeão das frutas, com poderes medicinais, sendo utilizado no tratamento de diversas moléstias.

PREÇO: Mudas são encontradas a preços que variam de R$ 5,00 a R$ 10,00.

116 comentários:

  1. Oi Mário. Uma variedade comercializada atualmente é o limão galego "sem espinho", tem a mesma característica do limão comum, mas a vantagem da pessoa fazer uma colheita segura; sem acidentes com espinhos.
    Abraços.
    Ataide Farias - produtor de mudas
    Fone: 17-38081472 ou 91834017 - 92054471
    São José do Rio Preto - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ataíde,
      Você comercializa mudas de limão galego (sem espinhos)?
      Dilson

      Excluir
    2. Olá Ataide, tudo bem? Tenho plantada em casa uma muda do limão galego (me parece que é o tradicional, com espinhos), mas, me disseram que devo podar a mudinha até que ela encorpe o tronco. Isso procede? Devo podar ou deixo correr solto? Ela tem mais ou menos 2 metros de altura e uns 5 ou 6 galhinhos. Obrigado. Douglas.

      Excluir
    3. O Ataíde Farias é o melhor! Ele vende mudas de frutíferas raras, entende de todas e explica tudo quando vamos comprar, poda, adubação , tudo

      Excluir
    4. Ataíde onde fica seu viveiro? Moro próximo a Rio preto.

      Excluir
  2. Olá Ataide, Boa Tarde!
    Fica aqui na postagem o contato para quem se interessar.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Mário, Olá Ataide , sou um grande apreciador do limão galego e tenho um unico pé na chacara que eu moro , esse pé da limão o ano todo , mas eu to interessado em fazer pelo menos mais duas mudas dele , ai vai a pergunta : QUAL A MELHOR FORMA DE EU CONSEGUIR FAZER MUDA DE MEU PÉ DE LIMÃO ? agradeço se puderem me ajudar ; abraço . José Roberto Cardozo-Promissão-sp Email:cardozo_51@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma te quinica bem eficaz que se chama alporquia , é sensacional

      Excluir
  4. Olá José Roberto, Boa Noite!

    Apesar de sabermos que devemos comprar mudas de produtores idôneos, que são feitas por enxertia, vou te confessar uma coisa, tenho um pé que produz muito que foi feita a partir de semente.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  5. Olá, deparei-me agora com este post porque eu tenho no meu quintal um limoeira que produz limões assim.
    Vivo na ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores (pertence a Portugal), e nós aqui chamamos limão-galego tal como vocês brasileiros, mas salvo erro em Portugal continental chama-se limão-cravo.
    Ora procurei por citrus aurantifolia e isso é o nome cientifico da lima-comum, enquanto do limão-cravo/limão-galego é citrus × limonia.
    Poderá haver aqui alguma confusão, mas acho que o nome ciêntifico no post não equivale ao que se pretende explicar (limão-galego), portanto deverias mudar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma verdadeira confusão,esse limão aqui do blogue é conhecido,na região nordeste como limão mirin,moro agora em Brasília, e aqui, esse limão pequenininho é conhecido como galego ou galeguinho.No nordeste do Brasil, galego é o que parece uma tangerina, porém aqui em Brasília aquele que parece uma tangerina é conhecido como limão rosa ou limão cravo. Sou apaixonada por limão, e esse pequeno e galego (conhecido como rosa, cravo,china) tem um sabor especial.

      Excluir
  6. Olá Rodrigo, Boa Tarde

    Veja o que está descrito na Wikipédia:

    No Brasil, os chamados limão-galego e o limão-taiti, na verdade, não são limões, mas sim limas ácidas. O chamado limão verdadeiro, também conhecido como siciliano, eureka ou lisboa, é a espécie mais consumida na Europa e nos Estados Unidos, com o nome cientifico Citrus x limon; esse limão possui uma casca amarela.
    As principais diferenças entre limões e limas ácidas são o tamanho e o gosto ligeiramente diferente, pois, limões têm sabor um pouco mais suave. Apesar disso, todas essas espécies têm origens parecidas. Outra coisa que diferencia os limões de limas ácidas é o rendimento para fazer sucos, sendo que as limas são melhores para esse uso.
    O chamado limão-cravo, é uma mistura de limão e tangerina, possui uma coloração interna alaranjada, e é muito usado para temperos.

    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mário

      sou dos Açores e conheço o limão-galego-açoriano. Moro em Lisboa e tenho, no jardim, um pé desse limoeiro, que fiz, de semente. Tem uns 10 anos, e desde há cerca de 5 anos que produz muito bem. Tem todas as características do limão-cravo brasileiro. No Nos anos 1920 os técnicos agrários, em S. Miguel, diziam que era enxertado em tangerina. Mas o que eu sei é que não é hibrido, pelo menos agora. Tem um cheiro e cor de tangerina, quando maduro. Um viveirista amigo obteve plantas enxertadas do meu limoeiro, em cavalo de Poncyrus trifoliata, que tem um ano de enxertia, e já deu um fruto que caíu com o vento. O meu prblema é saber o nome correcto, o científico, pois encontro para limão-cravo Citrus x limonia e Citrus bigaradia Loised.
      Meu nome é Eugénia Albergaria, e meu e-mail me.albergaria@gmail.com
      Ao seu dispor.

      Excluir
    2. Olá Eugenia, Boa Noite!

      Obrigado pela sua contribuição.
      Não sou um profundo conhecedor do assunto.
      Não sou produtor, apenas tenho aqui na chácara onde moro o limão-galego e o limão-carvo e minha experiência se baseia no seu cultivo e informações coletadas em livros e net.

      Um abração!

      Excluir
  7. Tenho um pé de limão galego em meu quinta, ja grande e bonito, deu flor e agora esta dando os limões, porem alguns limões esta madurando(ficando amarelo) porem esta aparecendo uma mancha preta nele como se fosse um olho ai apodrece somente neste lugar, o que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma receita caseira maravilhosa que acaba com essas conchilias que atacaram o seu pé de limão que deixam as folhos oleosas e matam os brotos. Faça assim, coloque em 1 litro de água 2 colheres de sopa de água sanitária ou cândida e uma colher de sopa de detergente, coloque no burrifador e burrife sobre toda a planta principalmente as folhas mais afetadas, espere 1 semana e repita a aplicação. Todo os germes serão eliminados. Se tiver dúvida pesquise no youtube. Eu tenho um pé de limão Siciliano na minha sacada e foi acometido por essa praga da conchilia. Fiz isso e foi excelente.

      Excluir
  8. Olá Boa Noite!

    a Pinta Preta ou Mancha Preta é uma doença causada pelo fungo Guignardia citricarpa.

    Para saber mais detalhes:
    http://www.defesaagropecuaria.al.gov.br/sanidade-vegetal/pinta-preta-ou-mancha-preta-dos-citros

    Um abração!

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite!

    Estou bem intrigada com meu pé de limão, moro em uma residencia a 7 anos e ja tinha este pé todos os anos dando muitos frutos e bem graudos neste ano fui fazer uma poda onde descobrimos que o pé estava com cupim e acabou caindo, no mesmo troco saiu outros troncos onde ja tinha ate dado fruto, o mesmo ja está bem grande e dando fruto novamente porém esta parecendo ser mexerica. O fruro não tem o mesmo formatos dos antigos abrindo um deles possui muito carroço e com uma cor laranja ...alguém pode me ajudar ????

    Quero saber se meu pé de limão que tando adorava ... virou mexerica !!! :(

    Atenciosamente

    Juliana Gianesini


    ResponderExcluir
  10. Olá Juliana, Boa Noite.
    O que aconteceu é que ocorreu a brotação do porta-enxerto que é o limão Cravo que é o mais utilizado na citricultura paulista, atualmente com mais de 80% de participação nos pomares. A razão principal da preferência é sua produtividade alta e precoce. Plantas enxertadas em limão Cravo geralmente têm boas safras a partir dos 3 anos de idade.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde como faz para me enviar 1 duzia para osasco e quanto fica.Grato Wilian! Email: wstheus@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde!
      Não trabalho com comércio de plantas.
      Um abração!

      Excluir
  12. Olá Mário Franco! Parabéns pelo blog e pelo seu trabalho. Gostei muito. Estou iniciando um viveiro de mudas frutíferas e ornamentais. E também fiz um blog, convido você a seguir o meu também, será um imenso prazer ter você no meu blog. Obrigada e um forte abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá Josi, Boa Tarde!
    Parabéns, quanto mais conseguirmos compartilhar informações, as pessoas informadas irão disseminar o conhecimento para um mundo melhor.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia amigos

    Gostaria de saber quanto tempo depois da florada, começam a aparecer os frutos do limão cravo.

    Obrigado

    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando, Boa Noite.
      No lugar de cada flor, quase que em seguida depois que ela seca irá surgir um pequeno fruto, que irá crescendo até atingir o tamanho final, antes de ficar maduro para consumo.
      Um abração!

      Excluir
  15. Consegui fazer uma muda de limão rosa, enchi uma lata de água essas de leite em pó vazia, furei a tampa coloquei um galho do limoeiro de aproximadamente 80 centimetros de comprimento só a parte descascada dentro da lata lacrei o furo em volta do galho também furei a tampa para passar um pedaço de mangueira lacrei o furo ao lado da mangueira enterrei a lata em um buraco de que cobriu a lata mais ou menos 20 centimetros de terra a mangueira é para manter a lata com água, a muda já brotou e conta com vários galhos também está com l metro acima do solo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Acredito que pelo vigor descrito, as raízes já conseguiram transpor a lata, caso contrário, ela iria brotar, ocupar todo espaço da lata e partir daí se não encontrassem lugar para expandir, a planta iria começar a definhar.
      Um abração!

      Excluir
  16. Com referência ao publicado acima, não há necessidade de se preocupar com a lata, pois com o tempo por ser lata ela vai se deteriorando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pé do limão acima é clone de outro pé de limão já está com aproximadamente 2,5m só que até agora não produz nem tampouco deu flores os galhos estão vigorosos.

      Excluir
    2. Olá Bom Dia.
      A planta precisa receber sol pleno para frutificar.
      Esterco de gado bem curtido ou composto orgânico colocado e incorporado levemente na projeção da copa pode ajudar.
      Um abração!

      Excluir
    3. As primeiros botões e flores já eclodiram há uma semana atrás.

      Excluir
    4. Agora já eclodiram bastante flores!

      Excluir
    5. OLÁ, O QUE FEZ PARA FLORIR? TENHO UM PÉ COM 3 ANOS QUE NUNCA FLORIU !

      Excluir
  17. Bom dia.
    Meu Limoeiro(Galego) foi podado no tempo errado e esta com poucas folhas e um ''buraco'' no meio dele, esta no formato de Y. Gostaria de deixar ele cheio novamente, tem alguma técnica que eu possa fazer para encher ele novamente?! algo que eu faça que possa estimular as gemas para brotar novos ramos de folhas?!
    diogo.nicoletti2013@hotmail.com
    se alguém souber por favor me mande um e-mail.
    Atenciosamente: Diogo F. Nicoletti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diogo, Boa Noite.
      Incorpore ao solo um pouco de esterco animal muito bem curtido ou composto orgânico, se não estiver chovendo regue para manter o solo úmido, mas sem encharcar.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  18. Boa tarde,
    qd o limoeiro não dá fruto experimente o seguinte: crave um prego no tronco relativamente perto do solo, resolve o problema! Tb resulta com outras árvores

    ResponderExcluir
  19. boa noite:
    vivo en buenos aires y este año traje un limao galego; mi consulta es saber si resiste las heladas y si lo paso a tierra que cuidados debe tener , gracias

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde a todos, estou em busca de um pé de limão, independente da espécie, que tenha pelo menos 1,8 m a 2 metros altura. Trabalho com lagartas de uma borboleta específica que se alimenta só de folhas de limão.Já plantei algumas mudas pequenas, mas vai demorar um pouco para chegar ao porte ideal para colocar no recinto. Por esta razão caso alguém saiba se tem um viveiro que trabalhe com mudas maiores, por favor enviem um e-mail para wilsonpni@gmail.com. As lagartas e eu agradecemos muito, já que estes insetos (Heraclides thoas brasiliensis) em algumas partes do Brasil já consta como ameaçado de extinção e nosso objetivo e a criação destes insetos para reprodução e soltura na Natureza.
    Obrigado.Wilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wilson, Bom Dia
      Não sei onde mora, mas aqui na região de Campinas/ Limeira - SP você encontra facilmente.
      Um abração!

      Excluir
  21. tenho um pe de limao galego com aproximadamente 5 anos, bem vigoroso e saudavel. A cerca de 2 anos floreceu pela primeira vez, mas nenhum fruto vingou. A partir dai nunca mais floreceu. Alguem pode me indicar o que fazer ( tarcisiovol@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retire um galho pequeno de outra planta da mesma espécie que esteja florada e coloque em contato com as folhas da planta com dificuldade de floração,uma semana depois deverá aparecer os primeiros botões de flor...isso vale pra outras espécies como jabuticabeira, pitanga,etc...

      Excluir
    2. Olá Tarcisio e Keylla
      Agradeço a visita e comentários.
      A planta também necessita receber sol pleno, isso está acontecendo?
      Um abração!

      Excluir
  22. Tenho 58 plantas em minha chácara em Comodoro-MT divisa com Rondônia que foi a partir de sementes e produz muito bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Keylla, Boa Noite.
      Agradeço visita e comentário.
      Vai ajudar os amigos que desejam fazer mudas a partir de sementes.
      Um abração!

      Excluir
  23. Oi Mario , tenho 2 pés de limão galeguinho no quintal a tres anos e estão bem formados e saudáveis e deram até agora apenas 3 frutos , pouca floração .Tem alguma recomendação que posso fazer para que eles deem mais frutos ??
    Agradeço se responder .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Aparecida, Boa Noite!
      Com pouca floração a consequência será menos frutos.
      Incorpore ao solo esterco animal muito bem curtido ou composto orgânico.
      A planta deve receber sol pleno.
      Um abração!

      Excluir
  24. Porque meu pé de limão Galego não quer dar flor? Tenho que fazer algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lydia, Boa Noite.
      Por favor veja resposta anterior.
      Um abração!

      Excluir
  25. Apenas querendo ajudar um pouco: A "base" pra uma floração,além de outros componentes são os minerais fosfatados. Eu,particularmente uso um termofosfato, mas obviamente sempre o solo deve estar no seu mais próximo equilíbrio ( Ph...etcs ) com relação as exigências do exemplar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellington, Boa Noite.
      Agradeço visita e participação.
      Um abração!

      Excluir
  26. Bom dia! tenho um limoeiro desse em meu quintal, porém as folhas estão cheias de uns minúsculos bichinhos escuros, junto tem uma espécie de "casinhas"brancas parecendo uma grutinha...estão impedindo o limoeiro de crescer...estou com medo de perdê-lo...podem me ajudar? não sei o que é, nem como tratar!! Por favor me ajudem!
    Caraguatatuba-SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive uma goiabeira com o mesmo problema e fiz o seguinte: podei os galhos excedentes, debastei os galhos da parte inferior do tronco, depois dilui fumo líquido em duas partes de agua e borrifei na árvore toda, tronco , galhos e folhas, após uma semana repeti a borrifagem com o fumo, depois disto eliminou-se as pragas e agora depois de 6 meses o pé esta lindo, florindo.

      Excluir
  27. Bom dia, tenho um pé de limao galego e um pé de acerola, a mais ou menos 3 meses por motivo de espaço tive que replantar a alguns metros de onde estavam plantados, os dois estão em fase de crescimento porém o pé de limao perdeu todas as folhas e o de acerola só cairam algumas,porém nao parecem estar desenvolvendo pois nao aparece nenhum brotinho de folhas ou flores, rego quase todas as noites, gostaria de saber o que devo fazer e também se estou regando corretamente. Obrigada.

    ResponderExcluir
  28. meu pé de limão galego da poucos frutos me ajudem.

    ResponderExcluir
  29. Bom dia.
    Moro em Itatiba, o clima aqui varia de bem frio (7 graus) a bem quente (32 graus). Tenhomplantados 1 pé de limão cravo, 1 de siciliano e 2 de galego. Os galegos produzem bem, mas os frutos dão muito pouco suco. Vocês tem alguma dica para me dar sobre a falta de polpa?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Aplique na projeção do caule, esterco de gado muito bem curtido ou composto orgânico, incorpore levemente ao solo.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  30. Ola mario gostaria de saber se uma muda de limao galego feita atraves da semente da fruta produz frutas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, Bom Dia!
      É um pouco mais demorado, mas produz sim.
      Um abração!

      Excluir
  31. Ganhei um galho de limão taití com aproximadamente 1m fiz um buraco com 40cm de profundidade onde plantei deixando 60cm acima da superfície da terra e mantive diariamente molhado já fazem 03 meses e sempre se manteve verde, agora está soltando brotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Agradecemos em divulgar sua experiência.
      Nesta época início da estação das águas a planta se desenvolve, nas adultas dão flores e começa a frutificação
      Um abração!

      Excluir
    2. Valeu Mário Franco agradeço pelas informações prestadas sou o mesmo que plantou o galho de limão em uma lata com água e que já se encontra com 2,5m,

      Excluir
    3. Olá Bom Dia!
      Mande sempre notícias dele.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
    4. Mário além dos brotos estou verificando que nasceram também alguns botões no mesmo galho conforme relatei acima em 03 de novembro de 2015 19:31, quem ve pensa que enterrei o galho com os botões.

      Excluir
    5. Olá Bom Dia!
      Agradeço a visita e comentário.
      Estamos acompanhando.
      Um abração

      Excluir
  32. Mário, que bacana o seu blog e a sua boa vontade em responder as pessoas! Parabéns! Estou pesquisando sobre limão galego e achei seu blog... Tem um pé no meu quintal (RJ) já bem grande de uns 4 anos mais ou menos. Não é muda de enxertia. Pela primeira vez ele está dando frutos. Está carregado, mas muitos frutos estão estranhos... meio acinzentados, nem sei explicar direito! Alguns já ficam assim ainda pequenos. Outros ficam depois de grandes. Daí ficam completamente meio cinza... isso é normal? Eu ganhei a muda numa viagem. Não tenho experiência nenhuma. Fico até em dúvida sobre quandoo limão está maduro para ser colhido. E nas suas fotos dá pra ver que a casca é lisa e fina, como você descreveu no texto. Mas os meus são diferentes... a casca nãoé lisa, principalmente dos que ficam acinzentados, e não parece ser fina... Será que é outra espécie de limão? O que você acha? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle, Bom Dia!
      Não é normal, mas existe uma grande quantidade de doenças que ataca os citros de uma forma geral, precisaria pesquisar para saber exatamente o que está acontecendo com o seu.
      Veja algumas das doenças:

      Doenças causadas por fungos:
      Estiolamento (damping-off)
      Gomose
      Rubelose
      Cancro do tronco do limão Verrugose
      Melanose
      Pinta preta
      Estrelinha ou queda de frutos jovens

      Doenças causadas por bactérias:
      Cancro cítrico
      Amarelinho ou clorose variegada dos citros - CVC

      Doenças causadas por vírus e viroides:
      Leprose
      Tristeza
      Sorose
      Exocorte
      Cachexia (Xiloporose)

      Doenças de causas desconhecidas:
      Declínio

      Doenças de menor importância econômica:
      Mancha de graxa/Falsa melanose
      Mancha aureolada
      Feltro ou camurça
      Fumagina
      Podridão estilar
      Rachadura dos frutos
      Bolores

      Pesquisando no site da Embrapa, certamente iremos encontrar a resposta, estou sem tempo para fazer isso agora, mas poderemos aguardar a resposta, assim todos aprendem.

      Um abração!

      Excluir
  33. Obrigada pela resposta Mário. Eu nunca pensei que pé de limão pudesse ter tantas doenças... Bom, depois de ler o seu post descrevendo olimão galego comecei a suspeitar que o daqui realmente não era galego, rs. É limão cravo, mas no interior do RJ (de onde veio a muda) chamam de limão galego. Aliás, esse limão cravo tem vários "nomes" diferentes pelo Brasil. Peguei um fruto não muito verde e por dentro ele é amarelado. Achei um vídeo de um rapaz mostrando o limoeiro dele (cravo) e alguns frutos estavam com manchas cinzas na casca e ele disse q por fora costuma dar essas praguinhas, mas por dentro o limão está perfeito. Ainda não descobri porque no meu pé essas manchas cobrem alguns frutos por inteiro, mas talvez seja "fraqueza" do limoeiro, já que nunca cuidamos dele com adubos e podas... Agora estou adubando e vou fazer uma poda. Fiz uma limonada com limão verde (ainda não estava amarelo por dentro) e achei muito saborosa! Não sei se é por ser fruto "caseiro" ou se é a espécie do limão mesmo, rs. Enfim. Mais uma vez obrigada. Graças ao seu post pude descobrir que não tenho limão galelo em casa, rs.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde Mário. Adorei o blog e a forma de vc responder as nossas dúvidas. Moro em Curitiba e sou apaixonado pelo limão galego, tanto é que resolvi plantá-lo em meu jardim, pois só consigo comprá-lo aqui no mercado municipal amostras muito pequenas e a preço de ouro!!! O fato é que minha árvore tem dado muitas flores e muito poucos frutos, pois a maioria das flores caem! Seria o clima daqui que não é propício? Não parece ter nenhuma praga acometendo o pé. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      O clima de Curitiba não é propício para ele, mas se a planta é bem nova pode ocorrer isso, problemas com polinização também.
      Aplique na projeção da copa composto orgânico e incorpore levemente ao solo.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  35. estou tentando plantar um pé de limão galego e não estou conseguindo, como devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wilson, Bom Dia.
      É possível semear a partir de sementes e irá frutificar, aqui na chácara temos um que nasceu próximo a churrasqueira e não plantamos, provavelmente os caroços de uma limonada ou caipirinha tenham sido a origem, não sei precisar o tempo entre germinação e frutificação.
      Se encontrar mudas enxertadas, provavelmente terá frutos em tempo menor.
      Boa Sorte!
      Um abração!

      Excluir
  36. Olá plantei um pé de Galego enxertado na chácara, local com bastante sol , logo que plantei chegou a primavera ele deu flor, mas por ser novo não deu frutos depois nunca mais aconteceu mas nada, parece que paro de crescer e a folhas estão um verde meio amarelo meia enrrugada é normal que posso fazer , coloquei esterco .???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Para ter um bom desenvolvimento ele precisa de encontrar condições favoráveis de solo, clima e sol pleno para frutificar.
      A colocação de esterco animal tem que ser bem curtido, neste primeiro momento também pode ser usado NPK 10-10-10 colocando na projeção da copa, nunca junto ao caule, e incorporar levemente ao solo, a planta costuma ter finas raízes que chegam quase na superfície a procura de umidade.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  37. Tenho um limoeiro de 3 anos, apareceram na base, quase que rente ao chão, alguns galhos de +/- 20 cm. Tenho que tirá-los e estes eu consigo fazer uma muda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago, Bom Dia!
      Os chamados brotos ladrões que surgem bem próximos ao solo, devem ser cortados para não tirar a força da planta, utilizar instrumento de corte bem afiado e esterilizado para não deixar o caule "mordido" que será porta de entrada de doenças, passe pasta a base de cobre ou algum fungicida.
      Verifique se a planta não foi enxertada, pois se esta brotação estiver saindo do enxerto não terá limões galegos.
      Conforme tamanho da estaca e ela estiver lenhosa poderá obter mudas.
      Um abração!

      Excluir
  38. Olá, boa tarde!
    Tenho um quintal pequeno ( 25 mts²) na minha casa que esta com piso e vou colocar grama e plantas, mas ando meio perdida em como fazer isso de forma adequada.
    Gostaria de começar colocando as três frutíferas que tenho em vasos diretamente no chão, mas não sei se o espaço que tenho é adequado e se for como colocar, qual distancia do mudo e de uma com a outra, suas raízes podem atrapalhar os vizinhos?
    Depois desta etapa pretendo plantar hortaliças.
    Desde já agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
  39. Olá, boa tarde!
    Tenho um quintal de 25 mts² e tenho três mudas de frutíferas, limão galego, acerola e jabuticaba, plantadas em vasos e gostaria de planta-las diretamente no chão mas tenho duvidas quanto ao espaçamento entre elas, e distancia do muro e também se a raiz pode me trazer problemas com os vizinhos.
    E neste mesmo local pretendo fazer uma horta, será que a sombra delas pode atrapalhar? O local bate sol o dia todo.
    Desde já agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
  40. Plantei um pé de limão rosa ao lado de um pé de galego houve a enxertia natural por encostia dos dois pés na altura de 50cm as plantas se aderiram e estão com aproximadamente 1,80cm estou deixando para ver o resultado futuro.

    ResponderExcluir
  41. Muito bom o site , entretanto, gostaria de perguntar sobre meu limoeiro que ja esta na hora de florir e dar frutos , mas, nada acontece apenas esta crescendo. Há algo para fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      A planta precisa de sol pleno para produzir frutos.
      Se já recebe, coloque esterco animal sempre muito bem curtido, ou composto orgânico na projeção da copa nunca junto ao caule.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  42. Ola, gostaria de saber se o pe de limao galego perde todas as folhas no inverno ou é alguma doença. O meu esta amarelado e esta perdendo as folhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Carolina, Bom Dia.
      Não sei em que região mora, com clima mais frio pode ocorrer isso ou somente parte delas.
      O importante é os galhos não secarem, para que ocorra novas brotações em seguida.
      Mande notícias.
      Um abração!

      Excluir
  43. Parabéns pelo blog, pelas informações e paciência com os leitores e tanto conhecimento. Me ajudou na manutuneção do meu limoeiro rosa e agora vou plantar galego. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celia, Bom Dia.
      Agradeço a visita e comentário.
      Infelizmente não consigo responder a todos comentários.
      Um abração!

      Excluir
  44. Tenho um pé de limão galego no quintal de casa, este ano mais de uma pessoa perguntou se o pé havia secado. Realmente cairam todas as folhas no inverno e não apareceu mais nenhuma. Antes do inverno o pé deu muitos frutos e um ramo novo insiste em crescer a partir da base do tronco, sempre corto pois acredito que ele tiraria força da parte mais antiga da arvore. Você pode me ajudar? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, Boa Noite.
      Antes de cortar, veja se seu limoeiro está bem e não morreu, este broto pode ser do porta-enxerto, sendo muito utilizado o limão cravo.
      Dê retorno no futuro.
      Um abração!

      Excluir
    2. Como posso saber ao certo se a arvore está morta ou não?

      Excluir
    3. Olá Luiz Boa Noite.
      Se estiver viva tem que ter seiva circulando, vá cortando e observando.
      Boa Sorte!

      Excluir
  45. Prezado Mario,
    agradecia muito se voce pudesse entrar em contato comigo no email abaixo
    jamersonbastossilva@gmail.com
    Irei fazer uma pesquisa sobre o aroma proveniente do limão galego e estou procurando por locais aonde este limão é cultivado.
    Obrigado
    jamerson

    ResponderExcluir
  46. Comprei uma muda;só que após o plantio ela morreu;eu acho que morreu pois as folhas amarelaram e murcharam,fiz uma cova bem feita,coloquei uma terra muito boa,acrescentei um pouco de calcário na cova;mas mesmo assim a muda murchou.Alguém pode dar uma sugestão porque ela murchou e como plantar uma outra corretamente?

    ResponderExcluir
  47. Qual o limão galego grande? Esse sem espinhos é dos grandes?

    ResponderExcluir
  48. Olá eu plantei uma muda de limão galego com aproximadamente 1 metrô e já tem um mês e até hj não saiu broto nenhum
    .. isso é normal?

    ResponderExcluir
  49. Olá pessoal, boa noite.
    Preciso mudar um pé de limão galego de lugar,as ele tem uns 6 anos, 4 metros de altura e uns 4 de largura.
    Como posso fazer isso sem que ele morra. Vou trazer um caminhão munk para levantar ele, mas estou preocupado com as raízes. Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, Bom Dia.
      Para transplante de árvores grandes, para que a planta sofra pouco com isso, o ideal seria retirar com um grande torrão, faça assim: cave um buraco bem fundo ao redor de toda árvore, cubra com sacos de linhagem mantidos sempre úmidos, depois de 1 mês irá ver que as raízes começarão a despontar, então amarre tudo e corte a parte inferior, com ajuda do caminhão munk faça o transporte, no novo local deixe a cova aberta e procure usar terra semelhante, 1 dia antes coloque muita água no fundo da cova.
      Boa Sorte!
      Um abração!

      Excluir
  50. Mario, tenho um limoeiro galego ja plantado ha 6 anos que nunca deu limao. O que acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogerio, Boa Noite.
      Ele recebe sol pleno?
      Aplique na projeção da copa, ao redor do caule composto orgânico, incorpore levemente ao solo, as raízes costumam ser superficiais e regue em seguida.
      Boa Sorte!
      Um abração!

      Excluir
  51. bom dia,
    Poderia me informar aonde encontro muda de limão galego Comprido (galegão)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ernani, Boa Noite.
      Não conheço ninguém que confie plenamente para te indicar.
      Um abração!

      Excluir
  52. Tenho 1 pé de limão galego com aproximadamente 3 anos ele enche de flor, chega a dar o fruto, mas logo caem...O quê devo fazer...e que adubaçao. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Solano, Boa Noite.
      Foi a primeira vez que deu flores ou já aconteceu antes?
      A planta deve receber sol pleno, quanto a adubação veja em comentário anterior.
      Um abração!

      Excluir
  53. Olá, comprei um muda do pé de limão e plantei no jardim de casa, ela se encontra com poucos galhos e sem folhas, tem aproximadamente dois meses que a plantei isso é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Barbara, Boa Noite.
      As plantas sofrem com mudanças, e se não forem plantadas de forma adequada podem até morrer.
      Espero que tenha adquirido a planta de viveiro idôneo, manteve o torrão preservado, fez uma cova de no mínimo o dobro do tamanho do torrão, usou substrato semelhante ao que estava cultivado, não tenha colocado fertilizante em excesso e a água não está em falta ou excesso.
      Se tudo foi feito de forma correta, aguarde a resposta da planta.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  54. OLÁ MARIO! GOSTEI MUITO DO SEU BLOG, PARABÉNS! EU ACHO QUE SOU A ÚNICA QUE PLANTOU UM PÉ DE LIMÃO GALEGO EM VASO E EM APARTAMENTO, VAI FAZER 1 ANO EM SETEMBRO. TENHO SOL DUAS OU TRÊS HORAS. MEU PEZINHO DEU 1 FLOR E PARECE QUE O LIMÃOZINHO VAI APARECER. SINTO QUE TEM ALGUMAS FIOLHAS MELADAS, GOSTARIA DE SABER. O MESMO FOI ENXERTADO FIQUEI SABENDO QUE COM O LIMÃO CAPETA. SOU DE BELO HORIZONTE/MG. ESSE PÉ DE LIMÃO PODE CONTINUAR EM VASO E PERTO DA MINHA JANELA DA SALA. NÃO SEI SE TEM SOL O SUFICIETE. ACHEI ESTRANHO POR TER DADO SOMENTE1 FLOR. ELE PAROU DE DESENVOLVER E O QUE ESTÁ DESENVOLVENDO AGORA É O LUGAR DO ENXERTO. DEVO CORTÁ-LO OU MANTER? E EM RELAÇÃO AS FOLHAS UM POUCO MELADAS. JÁ LIMPEI AS FOLHAS E NÃO SAEM. O QUE DEVO FAZER? OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  55. Olá Sônia, Boa noite.
    A planta para florir e produzir frutos deve receber sol.
    Folhas meladas significam ataque de cochonilhas, pulverize inseticida, tem o produto já pronto em frascos com gatilho para spray, vc encontra em casas agropecuárias, gardens e até em grandes supermercados.
    Quando a raiz ocupar todo espaço do vaso e começar a enrolar a planta irá entrar em decadência.
    O broto do enxerto deve ser cortado.
    Boa Sorte.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  56. OI MÁRIO MUITO JOIA SEU BLOG. GOSTO MUITO DE PLANTAS PRINCIPALMENTE DE CÍTRICOS.TENHO UM QUINTAL RAZOÁVEL ONDE TENHO LARANJA SANGUINEA, POLCAN ORIUNDA DE SEMEADURA E DE ENXERTE POREM A DE SEMENTES É MUITO MELHOR EM TODAS AS QUALIFICAÇÕES,TENHO LARANJA CHANPAGNE, MUDAS DE ALPORQUIA QUE EU FIZ E TAMBÉM ENXERTE COMPRADO E LIMÃO CRAVO. AGORA ESTOU COM UMA MUDA DE APROXIMADAMENTE UM MÊS E MEIO QUE PLANTEI DE LIMÃO GALEGO E APARECERAM BOTÕES E VÁRIOS. A MUDA E BEM FRACA POIS ESTAVA MUITO JUDIADA, A PONTEIRA ESTAVA QUEBRADA E ELA PARECE UM GALHO VELHO POIS ESTA MUITO RAMIFICADA E DE PEQUENO TAMANHO COM FOLHAS MIUDAS. CERTO SERIA EU ESCOLHER UM GALHO E PODAR OS OUTROS MAS SERÁ QUE ISSO PODE SACRIFICAR A PLANTA? POR CAUSA DE SEU PORTE SERÁ CORRETO DEIXAR FRUTIFICAR? O CAULE TEM ESPESSURA MENOR DO QUE A GROSSURA DE UM CABO DE VASSOURA. TEM UMAS CICATRIZES DE PEQUENAS RACHADURAS NO CAULE. PLANTEI EM SOLO TRATADO E BEM ADUBADO SERIA ISSO O MOTIVA DA FLORAÇÃO FORA DE ÉPOCA QUE VEIO AGORA NA SUA PRIMEIRA BROTAÇÃO DEPOIS QUE SAIU DO SAQUINHO? PRECISO DE SUA OPINIÃO SE PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia.
      A planta precisa de um tempo para responder aos tratos culturais.
      Portanto espere a planta se estabelecer completamente antes de podar.
      Nas rachaduras passe pasta a base de cobre para evitar a entrada de fungos
      Boa Sorte!

      Excluir
  57. Tenho um pezinho do limão galego,ele está fraco,como faço pra restabelecer seu desenvolvimento e melhorar sua produção e qual melhor adubo para esta planta? Altair Novo Jardim- TO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia.
      Aplique ao redor da planta composto orgânico ou esterco animal sempre muito bem curtido, incorpore levemente ao solo com cuidado para não danificar raízes superficiais e regue em seguida.
      Para prosperar a planta deve receber sol pleno.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  58. Ola Mario! Apreciei demais seu blog enquanto procurava respostas para minha duvida. Tenho um pé de limão galego que tem +ou- 6 anos, já adubamos, colocamos composto químico e ele fica direto no sol, mais até agora nunca floreceu. Há a possibilidade desse limoeiro nunca dá frutos? Desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  59. tenho um bonito pé de limão galego. só que ele floresce constantemente mas não segura nenhum frutinho. O que acontece? Acidez do solo, adubo, fungos ou insetos??

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde gostaria de saber se a raiz do pé de limão galego prejudica uma piscina de fibra a uma distância de 1,5 metros.

    ResponderExcluir
  61. Olá Bom Dia!
    É uma árvore de pequeno porte, as raízes são proporcionais ao tamanho da planta de forma dar resistência a condições climáticas adversas.
    As raízes irão chegar na piscina, mas não irão causar dano.
    Se desejar poderá colocar uma placa de concreto enterrada.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  62. Bom dia, qual seria a profundidade ideal para colocar a placa de concreto?

    ResponderExcluir
  63. A placa de concreto é uma opção de barreira para evitar que as raízes cheguem e possam causar algum dano em algo que queremos proteger no seu caso coloque o mais distante da planta que conseguir e mais próximo da piscina, a profundidade deverá ser de forma que fique enterrada e não seja vista (com finalidade estética).
    Um abração!

    ResponderExcluir