Atenção leitores

ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHORAR O BLOG - Algumas janelas ainda não estão prontas - Desculpe o transtorno,
Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS - Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

RESEDÁ - ( Lagerstroemia indica )

07:49 62 Comments A+ a-


RESEDÁ, EXTREMOSA - ( Lagerstroemia indica )
NOME CIENTÍFICO: Lagerstroemia indica.

NOME POPULAR: Resedá, extremosa, árvore-de-júpter, flor-de-merenda, julieta, suspiros, escumilha, mumiquilho.

SINONÍMIA: Lagerstroemia chinensis.

FAMÍLIA: Lythraceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: China e Índia.

PORTE: Até 6 metros de altura.

FOLHAS: É uma árvore de folhas caducas (perde todas folhas durante o inverno), mas isso só acontece em regiões onde o frio é mais intenso, nos demais lugares, as folhas adquirem uma tonalidade avermelhada e só algumas caem. São pequenas e tem bordas um pouco onduladas.

RESEDÁ, EXTREMOSA - ( Lagerstroemia indica ) - Detalhe da folha - Página (face) superior

RESEDÁ, EXTREMOSA - ( Lagerstroemia indica ) - Detalhe da folha - Página (face) inferior

FLORES: Inflorescências espigadas, encontrada em três diferentes tonalidades: rosa, branca ou carmim. Floresce no verão, suas flores se formam na ponta dos ramos que foram podados no inverno. 
RESEDÁ, EXTREMOSA - ( Lagerstroemia indica ) - Detalhe da flor
RESEDÁ, EXTREMOSA - ( Lagerstroemia indica ) - Detalhe de flores brancas
RESEDÁ, EXTREMOSA - ( Lagerstroemia indica ) - Detalhe de flores ainda em botões
FRUTOS: São produzidas cápsulas que contém as sementes.

TRONCO: De casca lisa, tonalidade marrom ou cinza claro e aparência de mármore, durante o crescimento descasca.

RESEDÁ, EXTREMOSA - ( Lagerstroemia indica ) - Tronco de casca lisa, soltando casca
Nota: Mesmo sem flores é possível saber se a arvoreta produz flores de coloração branca ou rosa/carmim pela cor dos ramos.

RESEDÁ, EXTREMOSA - ( Lagerstroemia indica ) - Fácil diferenciar a de florada branca da rosa / carmim
LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Mantenha o solo sempre úmido, mas não encharcado, principalmente enquanto a planta for jovem, regando dia sim dia não, no caso de ausência de chuvas.Depois de adulta, regar no caso de estiagens prolongadas.

CLIMA: Aprecia clima subtropical.

PODA: Para que adquira o porte de uma arvoreta, é necessário fazer podas, cortando todas brotações laterais a medida que a planta for crescendo. Para obter floradas intensas, fazer podas anuais no inverno.

CULTIVO: Aprecia solo rico em matéria orgânica.

FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio, para uma cova de 50x50, misture bem na terra retirada cerca de 20 a 30 litros de esterco de gado bem curtido, ou cerca 10 colheres de sopa de NPK, fórmula 04-14-08.

UTILIZAÇÃO: Considerada a “Musa das calçadas”, devido seu porte, não ter raízes agressivas e beleza, é amplamente utilizada na arborização urbana. Pode ser também cultivada em grandes vasos e usada como cercas vivas.


RESEDÁ, EXTREMOSA - ( Lagerstroemia indica ) - Muito utilizada na arborização urbana
PROPAGAÇÃO: Por estaquia de galhos e sementes.

PRAGAS: É principalmente atacado pelo fungo oídio, que causa manchas cinzas no verso das folhas, deve ser tratada com produto a base de enxofre.

PREÇO: Conforme tamanho da muda é encontrado a um custo de R$ 5,00 a R$ 10,00.Por se tratar de uma arvoreta muito utilizada na região sudeste do Brasil, algumas prefeituras fornecem gratuitamente mudas.

RESEDÁ, EXTREMOSA - ( Lagerstroemia indica )


MAIS FOTOS - Clique abaixo:

RESEDÁ (Laerstroemia indica)


62 comentários

Write comentários
Jhon Helder
AUTHOR
1 de abril de 2013 13:24 delete

gostarei de saber como faço uma muda do resedá através de seus galhos. é possível? qual a melhor técnica?
obrigado.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
12 de abril de 2013 21:02 delete

Olá Jhon, Boa Noite!
Corte uma estaca lenhosa de 15 cm, que tenha pelo menos 2 folhas, mergulhe a ponta em hormônio enraizador (é vendido nas gardens) prepare um substrato com terra comum de jardim, coloque na sombra, mas com muita claridade e mantenha o solo úmido, mas não encharcado.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
13 de setembro de 2013 13:32 delete

Como faço pra conseguir semente da cor branca me digs onde encontrar. Maria Jose 13/09?13 meu mail e mariajosilvaw@hotmail.com

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
16 de setembro de 2013 20:38 delete

Olá Boa Noite!

Infelizmente não conheço ninguém confiável que venda sementes.
Espero que apareça um leitor para ajudá-la.

Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
30 de novembro de 2013 17:52 delete

OI Maria boa tarde eu gosto muito do reseda e tive muita dificuldade em cultiva-lo mas consegui...prepare a terra comum com humo tire uma lasca da arvore e plante mantenha sempre umida e ponha fertilizante de 15 em 15 dias como eu moro muito próximo do mar coloquei uma proteção em volta por causa do vento e do sol que é muito forte.. hã enquanto estiver na muda brotando mantenha na claridade e na sombra.Mandarei uma foto para você no seu e-mail boa sorte Sophia.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
30 de novembro de 2013 20:13 delete

Olá Sophia, Boa Noite.
Em nome dos leitores do blog, agradeço sua contribuição.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
3 de fevereiro de 2014 10:02 delete

Parabéns pelo blog! Vou visitá-lo sempre que puder! Quero fazer mudas dessa planta, branca e rosa, pois me encantei com sua florada! um abraço,
Débora

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
28 de fevereiro de 2014 19:16 delete

Olá Débora, Boa Noite
Agradeço a visita e comentário.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
30 de junho de 2014 22:14 delete

Boa noite Mário!
Quero lhe fazer uma pergunta sobre o Resedá. Estou em dúvida em relação ao tipo de árvore que planto na fachada de minha casa. Contudo, sei que quero uma árvore de tronco esguio e copa bem rala. Assim, lhe pergunto se posso podar o Resedá de forma a ficar bem esguio e com pouquissímos galhos, bem simples e com poucas folhas?
Obrigado.
Eduardo Rodovalho.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
17 de julho de 2014 19:51 delete

Olá Eduardo, Boa Noite.
O Resedá é uma árvore de pequeno porte e fica maravilhosa, procure conduzir a planta da forma que deseja, cortando brotações laterais.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
31 de agosto de 2014 12:41 delete

Olá Mário! Estou com dúvidas de como manter meu resedá saudável. Plantei minha muda faz 6 meses e adubei com o NPK 4-14-8. De quanto em quanto tempo preciso refazer esse processo? Tenho notado que as folhas estão com as pontas amareladas/enferrujadas e as poucas que estão verdes possuem coloração fraca. O que faço? Obrigado. Ricardo Colletto.

Reply
avatar
18 de novembro de 2014 15:19 delete

Boa tarde, plantei um resedá na frente da minha casa e dia sim e dia não lá estava eu colocando água, embora ainda fosse uma planta nova, ela deu algumas flores rosas lindas, fiquei aproximadamente 10 dias sem visitá-la, pois, estava em viagem de lua de mel, ao voltar, me deparei com um resedá sem folhas e sem flores, um galho seco, raspei o galho e percebi que ainda estava verde, busquei na internet algo sobre e nada achei, fiz o seguinte, comprei NPK fórmula 10 - 10 - 10, coloquei algumas colheres na terra em volta da árvore e depois e reguei regularmente, as folhas voltaram, estava ficando lindo novamente e três dias sem visitá-lo, lá estava novamente meu resedá sem folhas, sinceramente não sei mais o que fazer, será que é algum fungo?

Reply
avatar
Josinete-RJ
AUTHOR
18 de dezembro de 2014 00:50 delete

Boa Noite! Comprei uma Resedá, de aproxidamente 1 metro, em abril , deste ano e plantei na calçada, na frente da minha casa, durante uns meses apareceu uma praga, e a folhas começaram a ficar crespas e opacas.Meu cunhado, me ensinou, a fazer um preparado com fumo de rolo, com raspas de sabão em pedaço, com um pouco de agua, coar o preparado e colocar num recipiente e pulverizar, embaixo das folhas, uma vez por semana..e as pragas desapareceram. Depois disso comprei Farinha de Osso, e NPK 04-14-08 , colocava duas colheres de sopa de cada, uma vez por semana. Regava todos os dias uma vez só nos dias muito quentes 2 vezes ,de manhã e a tarde. Agora ela esta com mais 2 metros, e crescendo rápido e começando a florescer..Estou muito feliz. Minha dúvida, em que época eu posso podar? e como?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
30 de dezembro de 2014 17:27 delete

Olá Ricardo, Boa Tarde.
Desculpe a demora em responder, infelizmente não tenho conseguido atender os leitores do blog.
Dependendo onde mora e com condições climáticas bem instáveis, tem acontecido isso, com a chegada da primavera e retorno das chuvas tudo fica normal.
Espero que tenha ocorrido isso com sua planta.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
30 de dezembro de 2014 18:03 delete

Olá Kairalah, Boa Tarde.
Por ocasião do plantio o tamanho da cova deve ser no mínimo o dobro do tamanho do torrão, enquanto jovem, principalmente no primeiro ano não descuidar de regas, colocando água na medida certa, não deixando o substrato seco nem encharcando.
O que precisa verificar se as folhas secaram e caíram, se estavam verdes, manchadas, enrugadas, que podem ser sintoma de fungos ou pequenos insetos. Formigas cortadeiras também costumam cortar as folhas.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
30 de dezembro de 2014 18:05 delete

Olá Josinete, Boa Noite.
A melhor época é no inverno.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
2 de janeiro de 2015 13:28 delete

Olá. A rosedá pode ser plantada a que distância do muro? Suas raízes podem prejudicar construções? Obrigada.

Reply
avatar
Letícia
AUTHOR
31 de janeiro de 2015 13:03 delete

Olá Mário!
Hoje vou comprar e plantar uma muda de Resedá em homenagem a minha filha que nasceu há pouco.
Como moramos num apartamento alugado, pretendo colocá-la em vaso de plástico mesmo por enquanto, para facilitar na mudança no final deste ano. Você vê grande problema nisto?
Além disso, estaremos plantando nossa placenta juntamente com a planta, de forma simbólica e a aproveitar os nutrientes contidos nela para fortificar a árvore.

Caso eu tenha que ficar neste apartamento por mais de um ano, você acha realmente importante que eu a coloque em vaso de barro/cerâmica?

Muito obrigada pelos esclarecimentos e parabéns pelo blog!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
7 de fevereiro de 2015 07:31 delete

Bom dia Mário ! Gostaria de saber quanto tempo uma muda leva para chegar ao seu tamanho adulto de 4 a 6m?

Reply
avatar
19 de março de 2015 19:56 delete

Boa noite Mário, estou planejando a fachada do meu escritório e pretendo colocar uma arvoreta em um vaso grande.
gosto especialmente do resedá, por ser uma planta bem vistosa. mas gostaria de saber se posso mantê-la em vaso plástico. Se sim, qual a profundidade indicada e como faço a poda para que não fique muito alta.

Obrigada
Paula

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
20 de maio de 2015 08:47 delete

Bom dia! Eu tenho uma árvore de Resedá a mais ou menos 5 meses e já foi atacada por formigas. Tratei com veneno e diminuiu, só que agora ela está morrendo... as folhas estão todas amareladas e estão caindo. O que posso fazer para recuperá-la? Ela está plantada num vaso grande e fundo de granito. Aguardo retorno com uma ajuda. Obrigada

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
20 de maio de 2015 17:25 delete

Olá Paula, Boa Tarde!
Desculpe a demora em responder, não tenho conseguido atender os leitores do blog.
A planta precisa de sol pleno
Começe com um vaso de pelo menos 50 cm, quando suas raízes ocuparem toda extensão do vaso a planta entrará em decadência perdendo o vigor inicial edeverá ser colocada em um vaso maior.
A poda deve ser feita no inverno.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
20 de maio de 2015 17:31 delete

Olá Boa Tarde
Vc não informou que tipo de veneno colocou e que tipo de formigas eram.
No caso de formiga cortadeiras poderia ficar livre delas sem afetar a planta, com iscas ou veneno pulverizado nelas que iriam contaminar os alimentos nos formigueiros.
Conforme o veneno utilizado se está incorporado ao substrato, não tem muito o que fazer, terá que esperar a planta reagir, poderia com cuidado substituir parte dele, mas todas as mudanças nesta fase que a planta está debilitada as vezes podem agravar a situação.
Se as pontas dos ramos não secarem, haverá novas brotações na primavera.
Boa Sorte
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
20 de maio de 2015 17:36 delete

Olá Letícia, Boa Tarde.
Só um detalhe a planta precisa receber sol, se no seu apartamento o local onde ela irá ficar não recebe luz solar não terá sucesso.
Num primeiro momento o tipo de vaso não é o mais importante.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
20 de maio de 2015 17:38 delete

Olá Boa Tarde.
A planta não possui raízes agressivas, mas não é ideal plantar muito junto ao muro, deixe pelo menos 1 metro.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Edson
AUTHOR
29 de maio de 2015 12:43 delete

Vejam essa reportagem.
Boa tarde!
Eu tenho uma combinação de 3 árvores: branca, rosa clara e rosa mais escura, plantadas na minha calçada, floresceram lindamente durante a primavera/verão, mas tenho penado com ataque de fungo e ácaro e hoje descobri esse vídeo. Acho que vai interessar a todos que cultivam essa planta.
http://globotv.globo.com/tv-gazeta-al/gazeta-rural/v/combate-de-pragas-e-fungos-em-arvores/2298305/

Reply
avatar
Camila
AUTHOR
14 de julho de 2015 16:16 delete

Olá! Tenho um resedá há um ano e meio, e ele já sofreu com o fungo oídio e ainda não deu flor, creio que foi devido ao fungo, que o prejudicou bastante. Agora ele está bem, tenho colocado adubo pelo menos uma vez por mes e ele está cheio de galhos embaixo. Como ele está ficando careca, devido ao inverno, gostaria de podar pra ficar com um formato de árvore mesmo e não de arbusto rs minha dúvida é se eu corto todos os galhos, até os de cima ou só os de baixo? E a poda é feita no final ou durante o inverno?
Agradeço desde já, e parabéns pelo site!!!

Reply
avatar
Alice
AUTHOR
25 de novembro de 2015 21:59 delete

Tenho um resedá branco na minha calçada. Hoje percebi que muitas folhas e flores caíram, observei as árvores dos vizinhos, todos resedas, brancos ou rosas e em nenhum mais aconteceu. O que pode ser ? Obrigada.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
26 de novembro de 2015 07:54 delete

Olá Edson, Bom Dia.
Muito obrigado pela dica.
Recomendo aos leitores do blog assistirem esta reportagem
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
26 de novembro de 2015 08:00 delete

Olá Alice, Bom Dia.
Realmente não é normal o que está acontecendo, porque nesta época do ano elas estão bastante floridas.
Pode ser ocasionada por algum problema de ataque de insetos na parte aérea ou subterrânea da planta ou até mesmo por rega com algum produto indevido, feito de forma involuntária ou até mesmo com o propósito de prejudicar a planta.
Pegue um ramo e analise com bastante cuidado, se possível com auxílio de uma lupa e verifique se nota algo anormal, como a presença de minúsculos insetos.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Adilson Bordo
AUTHOR
4 de janeiro de 2016 21:14 delete

Saudações a todos.
Os Resedás e os Flamboyanzinhos são as minhas arvoretas prediletas.
Tenho uma contribuição a fazer. Os meus cincos Resedás (3 pinks e 1 rosa mais claro) da minha calçada são lindos e, sempre muito floridos chamam a atenção de todos que passam.
No entanto, sofrem muito com o oídio (fungo branco que parece). Fiz uma receita caseira da Embrapa e deu muito certo. Pulverizei nas plantas uma mistura de 90% de água e 10% de leite (pode ser de qualquer tipo, mais barato). Quanto mais leite colocar, melhor. Pulverizar uma vez por semana no mínimo. É uma receita simples, barata e não agride as pessoas nem o meio ambiente,bem melhor que o agrotóxico à base de enxofre.
Abraços!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
5 de janeiro de 2016 07:25 delete

Olá Adilson, Bom Dia.
Em meu nome e dos leitores do blog, agradeço sua contribução.
Tenha um Feliz 2016.
Um abração!

Reply
avatar
5 de janeiro de 2016 10:22 delete

Olá
Plantamos o nosso reseda há 01 ano. De um tempo pra cá tenho observado que as folhas estão com uma sujeira preta (que sai ao passar as mãos ).fiz uma pesquisa rápida e vi que pode ser mofo preto. Você conhece esse mofo ? Conhece algum produto para me indicar ?
Obrigada.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
5 de janeiro de 2016 10:54 delete

Olá Gabriela, Bom Dia.
Acredito que seja Fumagina, é um fungo que aparece depois do ataque de pulgões ou cochonilhas, esses insetos sugam as folhas e soltam uma substância açucarada que propicia o aparecimento deste fungo.
Para combater o fungo com uma pulverização de um fungicida que é feito a base de cobre resolveria, mas como a causa principal são os insetos, neste caso deveria ser pulverizado um inseticida próprio para plantas.
Não sei se tem pulverizador, caso não tenha e sua planta ainda for relativamente pequena existe a venda inseticidas já prontos em spray com gatilho para aplicação.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
8 de fevereiro de 2016 19:29 delete

Ola boa tarde! Plantamos na nossa calçada dois resedás que estão bem pequenos ainda, são mudas. Gostaria de saber em média quanto tempo ela demora para crescer e dar flores. Muito obrigada.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
16 de fevereiro de 2016 19:24 delete

ola.. boa tarde! gostaria se saber com eu faço para retira as semente.. a época do ano e recomendado plantar..
muito obrigado :)
o meu email e
japa3dstudio@hotmail.com

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
4 de março de 2016 09:48 delete

Bom dia... Eu gostaria de saber se posso planta-la perto da piscina, a uns 3 metros, e quais as árvores q VC me indica para este fim que não dão lagartas. Tem alguma? Pois tenho pavor delas... Obrigada.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
4 de março de 2016 18:54 delete

Olá Boa Noite.
Se encontrar condições favoráveis de solo, clima e demais cuidados no segundo ano após o plantio.
Um abração!

Reply
avatar
Leandro
AUTHOR
14 de março de 2016 11:36 delete

ola.. boa tarde! gostaria se saber com eu faço para retira as semente.. a época do ano e recomendado plantar..
muito obrigado :)
o meu email é leosussa@gmail.com

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
28 de março de 2016 11:54 delete

Olá Bom dia!
Tenho uma Resedá com 50cm já pego e bem bonito. Acontece que constatei que o Tronco e os Galhos estão com manchas brancas, parecendo fungo.
-O que devo fazer de imediato?
-Qual o melhor momento para podar. Ele esta com diversos brotos no tronco desde o chão?

Nota: Resido em região praiana do Rio de Janeiro (Saquarema/RJ).

Peço ajuda, pois não quero perder esta planta linda.

Obrigado.

Sds,
Marcio Emerick
marcioemerickss45@gmail.com

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
4 de maio de 2016 16:43 delete

Boa tarde, alguém indica um site confiável para comprar muda de Resedá? Pois onde moro já procurei e não tem. E qual a distância que tem que plantar da parede, pois vou plantar na calçada de minha casa e da rua para a parede tem 1.10 metros.
Obrigado desde já pela resposta.

camilocava@yahoo.com.br

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
4 de maio de 2016 19:22 delete

Olá Boa Noite.
Plantas para ficarem próximas a piscinas não podem ter raízes agressivas e folhas caducas.
As lagartas que serão futuras borboletas ou mariposas, conforme a espécie,se alimentam exclusivamente de uma determinada planta.
Plantas com folhas perenes e grandes são recomendadas: ravenala, palmeiras, etc.
Infelizmente não conheço quem venda pela internet e que confie 100%
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
4 de maio de 2016 19:26 delete

Olá Boa Noite.
A melhor época para podar é sempre após a florada, a planta aceita bem ser podada.
Pulverize fungicida que é feito a base de cobre, ele é próprio para plantas, irá encontrar em Garden e casas agropecuárias.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
4 de maio de 2016 19:29 delete

Olá Boa Noite!
É uma calçada bem estreita, deverá deixar espaço para circulação de pessoas e cadeirantes.
Veja foto da postagem dá para ter uma ideia, verifique se na sua rua tem outras árvores e como estão.
O resedá é ideal para calçadas.
Um abração!

Reply
avatar
21 de junho de 2016 01:01 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
6 de agosto de 2016 13:33 delete

Por que chamam de resedá se pertence ao Gênero Lagerstroemia e não ao Gênero Reseda?!

Só uma dúvida que me ocorreu...

Reply
avatar
Yury Sousa
AUTHOR
29 de agosto de 2016 09:48 delete

plantei minha extremosa na calçada está grandinha 70 cm mais ou menos mas um carro bateu nela e quebrou bem em baixo no solo mas não chegou a extrai_la do caule tem como salva-la amarrei tentei junta-la mas não sei como fazer mandem resposta por favor já tem 2 dias que isso aconteceu

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
29 de agosto de 2016 13:32 delete

Olá Boa Tarde
Se passar uma fita plástica procurando prender bem, se ver que depois de uns meses deu certo retire para não estrangular o caule;
pode ser que ela sobreviva, para não entrar doenças o certo também seria aplicar um fungicida.
Boa Sorte!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
21 de setembro de 2016 18:03 delete

Olá boa tarde! Desculpe mas tenho uma resedá a mais de 2 anos e meio. Porém ao contrário de tudo que tenho no meu jardim ela até hoje não deu nenhuma flor e possui dois caules q os dois tem a largura de no máximo de 1 dedo. Não sei o que fazer pois ela tem 2 metros mas porém é fraca. O que fazer nesse caso. Rego ela 2x na semana, tenho vizinhos que nem regam elas e sempre florecem. Agradeço qualquer ajuda.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
19 de novembro de 2016 16:38 delete

Olá , tudo bem, gostaria de saber como evitar o nascimento das mudas no pé de minha Rosedá, estou cansado de cortar os brotos que nascem no pé da árvore, existe alguma planta que posso colocar no pé da Rosedá para impedir a brotagem ? Obrigado

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
24 de novembro de 2016 11:32 delete

Olá. Tenho dois resedás na minha calçada, que plantei há três anos, eles sempre têm floradas fartas entre novembro e março, aproximadamente. Um vizinho tem um resedá bem mais antigo, de tronco grosso, que quase não dá flores e, quando dá, são poucas e apagadas.
Detalhe: todo o ano eu adubo meus resedás e o vizinho não.

Você faz adubações periódicas nesse resedá? Pode ser que isso ajude a compensar um solo eventualmente pobre. Sugiro, por experiência própria, que utilize adubo granulado 10-10-10 (cuidado com a quantidade!) para impulsionar o desenvolvimento de sua árvore. Se ela responder bem, você poderá, quando chegar a época apropriada, utilizar o granulado 4-14-8 para estimular a floração.
Boa sorte!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
23 de janeiro de 2017 22:07 delete

Boa noite!
Ganhei uma muda de resedá vermelho, há 7 meses. Em setembro eu o podei, até hoje ele não floriu. Outros 2 da mesma época foram podados e já floriram 2 vezes. O que devo fazer com o vermelho?
Obrigada.
Noêmia

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
24 de janeiro de 2017 14:30 delete

Olá Boa Tarde.
É normal nessa árvore a emissão de muitos brotos junto ao solo, e não será com o plantio de alguma planta que irá impedir isso, se não tem muitas árvores para cuidar crie o hábito de cortar os brotos manualmente logo que nascem.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
24 de janeiro de 2017 14:34 delete

Olá Boa Tarde.
Agradeço visita e comentário.
Realmente para ajudar a planta a florir deve ser aplicado NPK 04-04-08, o certo é ao redor do caule, na projeção da copa, não junto ao caule.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
24 de janeiro de 2017 14:37 delete

Olá Boa Tarde.
Para ajudar a planta a florir deve ser aplicado NPK 04-04-08, cerca de 3 a 5 colheres de sopa,o certo é ao redor do caule, na projeção da copa, nunca junto ao tronco.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
4 de fevereiro de 2017 02:33 delete

Olá!
Você dia que mesmo sem flores é possível saber se a arvoreta produz flores de coloração branca ou rosa/carmim pela cor dos ramos. Comprei uma sem flores, me garantiram que é branca!!!!
Como posso saber se realmente é?
Muito Obrigada,
Jeane

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
4 de fevereiro de 2017 07:37 delete

Olá Bom Dia
Sua resposta está nesta postagem, inclusive com imagem.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
9 de março de 2017 14:44 delete

Ola boa tarde, gostaria de saber se consigo fazer muda com as sementes, tenho um amigo que tem uma arvore, e queria fazer mudas, como sao coletadas as sementes?

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
29 de maio de 2017 16:14 delete

Boa tarde !!Mario plantei ela ja está com quase 2 metros ,mas agora as folhas estão ficando fracas e onde nasce as flores estão secas eu tenho que cortar as pontas ,qual o produto eu posso usar para fortalecer obrigada

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
30 de maio de 2017 07:43 delete

Olá Bom Dia.
Como está na postagem a poda deve ser feita no inverno, utilize instrumento de corte bem afiado e esterilizado.
De preferência passe fungicida nos cortes para evitar entrada de doenças.
Aplique no começo da primavera ao redor do caule (nunca junto a ele) NPK fórmula 04-14-08, incorpore levemente ao solo e regue em seguida.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
16 de junho de 2017 07:06 delete

Bom dia. Muito bom suas informações. Tenho um reseda rosa no meu quintal. Tem 3 anos porém ainda não tem forma de árvore. .vejo que tem 2 troncos. Como saber qual é o ladrão e cortar?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
16 de junho de 2017 19:47 delete

Olá Juarez, Boa Noite.
Pode ser que sua muda foi produzida por duas sementes, daí a razão de dois troncos.
O chamado broto ladrão é formado lateralmente do tronco principal.
Se desejar eliminar um, escolha o mais vigoroso e corte o outro, utilize instrumento bem afiado e esterilizado e passe pasta fungicida para não entrar doenças que podem contaminar toda planta.
Para adquirir forma de árvore, sempre que surgirem brotos vá cortando, deixando o da copa.
Boa Sorte. Um abração!

Reply
avatar