Atenção leitores

ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHORAR O BLOG - Algumas janelas ainda não estão prontas - Desculpe o transtorno,
Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS - Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

ROSA-DO-DESERTO - ( Adenium obesum )

07:46 127 Comments A+ a-


ROSA-DO-DESERTO - Adenium obesum
NOME CIENTÍFICO: Adenium obesum.

Nota: Existem outras espécies como: Adenium arabicum, Adenium socotranum, Adenium somalense, Adenium multiflorum, Adenium swazicum, Adenium crispum,Adenium boehmiabum.

NOME POPULAR: Rosa-do-deserto, adenium,lírio-impala, sabi-star, kudu, mock-azalea, impala-lily, desert-rose.

SINONÍMIA: Adenium coetaneum.

FAMÍLIA: Apocynaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: África Ocidental e Sul da Arábia.

PORTE: Em condições favoráveis, pode atingir mais de 2 metros de altura.

FOLHAS: De coloração verde, simples, com nervura central bem definida, se apresentam de forma agrupadas nas pontas dos ramos.

ROSA-DO-DESERTO - Adenium obesum - Detalhe folha: Página (face) superior

ROSA-DO-DESERTO - Adenium obesum - Detalhe folha: Página (face) inferior
 
Folhas agrupadas na ponta dos ramos
FLORES: De formato tubular, com 5 pétalas, podem ocorrer da primavera até o outono. De coloração bastante variada que vão desde o branco, rosadas até o vermelho escuro, apresentando mistura dessas cores, as vezes só nas bordas ou em toda flor.

ROSA-DO-DESERTO - Adenium obesum - Detalhe das flores

ROSA-DO-DESERTO - Adenium obesum - Macro de uma flor

TRONCO: Seu caule gordo  e tortuoso, bastante exótico, é um destaque todo especial, tem adaptação para armazenar água e nutrientes necessários para desenvolvimento da planta, em épocas de estiagens.


ROSA-DO-DESERTO - Adenium obesum - Detalhe do caule

ROSA-DO-DESERTO - Adenium obesum - Detalhe do caule / raízes


ROSA-DO-DESERTO - Adenium obesum - Detalhe do caule / raízes


LUMINOSIDADE: Sol pleno ou meia-sombra.

Nota: Cultivada a meia-sombra a florada será menor ou pode não acontecer.

ÁGUA: Pouca, mas não pode faltar. Regar 1 por semana, de preferência logo pela manhã, de forma que a planta possa absorver a quantidade que necessita e durante o dia evaporar o excesso. Nos meses mais quentes pode ser regada 2 vezes por semana.

Nota: O problema maior com regas é em relação ao substrato, se a planta for cultivada em local que tenha ótima drenagem a preocupação passa a ser menor. Água acumulada apodrece suas raízes, mas a falta dela não desenvolve a planta.

CLIMA: Quente e úmido. Não tolera temperaturas muito baixas,

PODA: Podem ser realizadas podas de formação, mas para  não deixar cicatrizes o que deixaria a planta com deformidades, deve ser feita com cuidados e conhecimento.

CULTIVO: Cultivar em solo que tenha ótima de drenagem, principalmente se for no jardim, troque o substrato e plante num local mais elevado, caso contrário o excesso de água de chuva irá matar a planta. Sugestão de mistura: 2 partes de areia grossa de construção, 1 parte de terra comum de jardim e 1 parte de terra vegetal.

FERTILIZAÇÃO: Faça aplicação mensal de NPK, formula 04-14-08 (rica em fósforo), com bastante cuidado para não queimar as raízes, o que provoca a queda das folhas. Para vasos pequenos use 1 colher de sopa na borda do vaso, regue em seguida.

UTILIZAÇÃO: Planta com caule de aspecto escultural e floradas magníficas, ficam maravilhosas em  jardins e vasos

PROPAGAÇÃO: Por estaquia e sementes.

PLANTA TÓXICA: Sua seiva é tóxica, cuidados especiais devem ser tomados com crianças pequenas e animais domésticos.

PREÇO: Bastante variado, conforme tamanho e aspecto da planta.

127 comentários

Write comentários
Priscila
AUTHOR
22 de fevereiro de 2012 18:32 delete

Queria saber se posso aplicar NPK 10-10-10, pois já tenho ele em casa. E em questão das podas, posso podar a guia do galho? Ou sempre mais em baixo? O vaso que a plantei, fica exposto ao tempo e é de barro. Corre risco, em época de chuva, de encharcar e ela morrer? Espero que ESCLARECESSE a s minhas dúvidas.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
22 de fevereiro de 2012 20:05 delete

Olá Priscila, Boa Noite!

Você pode aplicar o NPK 10-10-10, uma colher de sopa para vasos pequenos, ao redor do caule,nunca junto a ele, mas o ideal seria o que tivesse mais Fósforo para estimular floradas, como a fórmula 04-14-08
O vaso exposto ao tempo nesta época de chuvas intensas não é o ideal, mas se o substrato tiver excelente drenagem não tem problema, pois a água não ficará retida, nunca deixe pratinho com água acumulada.
Quanto a poda não tenho prática no assunto.

Um abração!

Reply
avatar
juanice
AUTHOR
30 de março de 2012 18:27 delete

ola sou juanice quero saber se a rosa do deserto so se propaga por sementes ou tambem por mudas .

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
31 de março de 2012 07:08 delete

Olá Juanice, Bom Dia!

A maravilhosa ROSA-DO-DESERTO - (Adenium obesum), pode ser multiplicada através de sementes e estaquia.
Apesar de ter, nunca tentei fazer reprodução através destes métodos, portanto, não tenho experiência e dicas reais para passar para você.
Mas a princípio, corte um pedaço de caule, espere um dia para cicatrizar, deixe na sombra, prepare um substrato que tenha boa drenagem, com bastante areia grossa de construção, molhe a estaca no hormônio enraizador e plante e espere o enraizamento, tudo isso na sombra, mas em ambientes com muita claridade.

Um abração!
Um abração!

Reply
avatar
juanice
AUTHOR
1 de abril de 2012 20:53 delete

Olá Mário, boa noite!

Obrigada pelas informações.
Fiquei muito satisfeita!!

Abraços.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
21 de setembro de 2012 09:01 delete

Olá, gostaria de saber se a semente deve secar no pé, ou devo tira-la para secar?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
22 de setembro de 2012 07:31 delete

Olá Bom Dia.
Sobre a semente da Rosa-do-deserto,desde que não retire ela sem ter amadurecido o suficiente, tanto faz.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
26 de janeiro de 2013 14:33 delete

Olá mário, gostaria de mais informações sobre como podar minha rosa do deserto. tenho medo de matá-la, mas esta com poucos galhos e bem compridos, gostaria de uma flor um pouco mais cheia de galhos. Obrigada pela atenção.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
1 de fevereiro de 2013 21:03 delete

Oi, tenho um Adenium, ele esta em substrato bem arenoso, e com agua regular, 1 vez por semana, mais ele da muitas folhas e nao florece, ele esta no sol pleno, em vazo de plastico, as folhas ficam largas, e um verde bem vistoso, troquei ela de vazo em agosto, ela tá bem bonita de aparencia, e ainda tem uma grande quantia de galhos novos nascendo.

GostariA de saber o que acontece, se puder ajudar, email rs.jardinagem@hotmail.com

desde já agradeço.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
5 de fevereiro de 2013 21:12 delete

Oii, meu nome é Natasha, eu comprei uma muda de rosa do deserto esses dias em uma exposição de flores de Holambra na minha cidade, ela está em um vaso pequeno tamanho P15, e eu gostaria de saber se posso trocar ela para um vaso grande, de cimento.
Desde já, obrigada.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
5 de fevereiro de 2013 21:17 delete

Olá Boa Noite, aplique NPK, fórmula 04-14-08, 1 a 2 colheres de sopa, conforme o tamanho do vaso, incorpore levemente ao substrato, ele deve ser colocado longe do caule, regue em seguida.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
7 de fevereiro de 2013 10:25 delete

Olá Natasha, Bom Dia.
Apesar de ela não gostar de vaso muito grande, pode trocar.
Tenha cuidado com o substrato que vai utilizar, ele deve ter boa drenagem.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
8 de março de 2013 18:54 delete

Ola sou a Marcia gostaria de saber sobre a rosa do deserto o que ela pode causar nas pessoas se nao tomar os devidos cuidados eu comprei uma mas estou com medo pq tenho filho pequeno oque realmente causa de mal as crianças e pessoas e tao toxica assim pq ninguem explica direito oque ela faz (prejudica o que) me responda por favor !

Reply
avatar
9 de março de 2013 20:52 delete

Olá!

Gostaria de saber quais os cuidados que devo tomar em relação a animais domésticos e a rosa do deserto. Tenho gatos pequenos em casa e queria saber dos riscos de ingestão das folhas da planta, etc.

Muito obrigado

rafilski@hotmail.com

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
11 de março de 2013 07:09 delete

Olá Bom Dia!
Normalmente gatos não comem plantas a não ser certo tipo de mato quando estão com algum problema digestivo e fazem isso para poder vomitar, geralmente pelos que são ingeridos quando fazem sua limpeza diária.
Cuidado maior é apenas quando eles são filhotes.
Apesar que acredito que eles não irão comer as folhas, pois certamente irá ter em sua casa outros atrativos para eles brincarem.
Um abração!

Reply
avatar
22 de maio de 2013 10:41 delete

Olá, bom dia!
Tenho uma rosa do deserto e recentemente o caule dela ficou podre. A planta não morreu, mas ficou feia... Ficou com um buraco no caule!
Tem alguma coisa que eu possa fazer para "curar esse buraco"?
Obrigada!

Reply
avatar
ATIVOS CTBA
AUTHOR
25 de maio de 2013 10:54 delete

por favor me ajuda
sou marcio de curitiba
seguinte
eu plantei semntesde rosa do deserto,elas brotarao....agora agumas estao com 3pares 2parese um pare sem nenhuma folha........tem algumas que estao muchando o caulizinhoe morrendo.parece que foi cortado a base dos caules e alguns estao com folhas queimadas como pegasse geada.
outro problema e que alguns brotos nao sai da mesma coisa.brotarao caiu casquinha e ficou ali com aquelas folinhas atrofiadas,ja fazem 3semenas e nada de mudança delas
eu sei que moro numa regiao fria,mas anoite mantenho o calor com uma lampada de baixa claridadeem tornode 25graus
ede diase ta muito friu tambem
eu peguei e transplantei as mudas que estavao com mas de 2 pares de folhas.........mas esta contecendo isto com algumas parece que o aule esta aprodecendo.sera fungo,sera que resolve passar agua sanitaria dissolvda nelas.pode me ajudar? obrigado desde ja

Reply
avatar
11 de junho de 2013 10:02 delete

Bom dia,
tenho 1 rosa do deserto, morro no sul do paraná, e meu pai acabou dando água demais para ela, o tronco e as raízes parecem meio pretas, queria saber se tem como recuperá-la.
Att,

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
25 de junho de 2013 14:55 delete

Olá Cassia, Boa Tarde!
Como você deve saber água em excesso, principalmente acumulada se o substrato não tem boa drenagem, apodrece raízes e caule e mata a planta.
Depois de ter feito o "estrago" o único remédio e esperar e ver o comportamento da planta, só regar novamente quando o substyrato secar e de forma bem moderada.
Boa sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
28 de junho de 2013 17:59 delete

Olá Daniela, Boa Tarde.
Certamente foi excesso de água, não sei onde ela se encontra, em vaso em ambiente interno ou externo que receba chuva.
Se for o primeiro caso regue de forma bem moderada, 1 vez por semana se o substrato estiver seco, se for em ambiente externo terá que replantar trocando o solo por um que tenha boa drenagem.
Boa Sorte
Um abração!

Reply
avatar
13 de julho de 2013 11:46 delete

Olá!
Eu comprei uma rosa, mas as folhas todas secaram e o caule começou a ficar mole nas pontas. Como se tivesse "encharcada". Gostaria de saber se ainda tem como salvar, ela está em um vaso pequeno dentro de casa. Sinto que a raiz ainda está viva. Mas não tem folhas. Obrigado!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
24 de julho de 2013 11:52 delete

Olá José Villaça, Bom Dia.
Quanto ao tamanho do vaso e das folhas secarem não é o maior problema, mas o caule começar a ficar mole só pode ser excesso de água.
Para tentar salvar, coloque o mínimo de água possível, de preferência logo pela manhã e deixe o substrato secar totalmente entre regas.
Ela deve ser cultivada a sol pleno.
Um abração!

Reply
avatar
4 de agosto de 2013 20:10 delete

Olá pessoal, tenho algumas Adeniuns mas a minha duvida é como podar a adenium arabica e a somalense se pode ser feito como nas adeniuns obesum?

[URL=http://s369.photobucket.com/user/msnonato/media/IMG_3540Coacutepia.jpg.html][IMG]http://i369.photobucket.com/albums/oo139/msnonato/IMG_3540Coacutepia.jpg[/IMG][/URL]

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
8 de setembro de 2013 08:39 delete

Ola

Tenho umas rosas num vaso que deveria ter regado e não o fiz já que estive ausente durante quase 2 semanas.

Neste momento as folhas e flores, estão todas secas e mortas. O resto parece normal.

Como não percebo grande coisa de plantas e afins, gostaria de saber se é possível recuperar a planta.

Pelo que leio no papel é um Rosa Floribunda(Polyntha)

Existe alguma maneira de a recuperar?? Tenho dado agua todos os dias nas ultimas duas semanas. A única coisa que sei fazer :) mas não vejo melhorias

Obrigado

Reply
avatar
Lauro Frigi
AUTHOR
8 de setembro de 2013 20:44 delete

Anonimo, respondendo tua pergunta, pode ser q sua planta esteja faltando sol pra ela, e o substrato nao deve ta sendo drenado corretamente. Regue apenas uma vez por semana e bem pouquinho, a adenium nao gosta de muita agua e necessita de muito sol. Ela tem q sofrer um poukinho rsrsrs. Se sua plante estiver plantada no jardim diretamente na terra, observe se há algum tipo de cupim q possa estar comendo suas raizes devido a alta umidade. Aconteceu comigo tbm. Mas tome cuidade ao manuzea-la, a adenium, apesar de sua blz, é uma planta extremamente venenosa. Espero ter ajudado Abço, boa noite!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
9 de setembro de 2013 07:40 delete

Olá, Bom Dia!
Apesar de ter colocado sua pergunta aqui na postagem da Rosa-do-deserto está dizendo que é uma Rosa-floribunda.
Ela não deve ser regada todos os dias, mantenha o substrato úmido, mas não encharcado, enfie o dedo nele dá para sentir se está precisando de regar ou não.
Se os caules não secaram irão surgir novas brotações.
Um abração!

Reply
avatar
11 de setembro de 2013 14:29 delete

Olá,
Quando fazemos a reprodução por estaquia o caudex não se desenvolve,
fica sempre fino! A nova planta pode até florir mas o caudex não ficará exuberante como na planta que vem por sementes.
abraço

Reply
avatar
Guida
AUTHOR
15 de outubro de 2013 09:00 delete

Olá, Bom Dia, Sr Mário.
É sempre um prazer enorme passear por aqui. Eu também adoro plantas, mas infelizmente não tenho grande espaço que pudesse fazer um grande jardim. Tenho plantas na varanda onde, de facto tem muito sol e dentro de casa onde possa desfrutar da luz das janelas.
Adquiri, no mês de Agosto uma rosa do deserto que estava cheia de flores, as flores terminaram e a planta está a perder folhas. No entanto, tenho tido sempre o cuidado com a rega porque eu sei do mal que faz a agua em demasia.
Assim, quero perguntar-lhe se é normal ela perder folhas.Rosa do deserto tem período de dormência?
Um grande abraço.

Margarida

Cabo Verde

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
21 de outubro de 2013 16:01 delete

olá, quanto tempo normalmente leva para que a rosa do derto brote após a poda?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
23 de outubro de 2013 19:18 delete

Olá Boa Noite!
Ela costuma perder suas folhas no inverno e rebrotar na primavera.
Dependendo da região e o tratamento dispensado, pode ter comportamento diferente.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
23 de outubro de 2013 19:20 delete

Olá Boa Noite!
Não tenho experiência com podas nesta planta, mas acredito que se for feita na época certa em 1 mês irão aparecer novas brotações.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
29 de outubro de 2013 14:42 delete

PODEI MINHA ROSA DO DESERTO E ACHO QUE ESTA DEMORANDO MUITO PARA BROTAR, QUAL A CAUSA?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
29 de outubro de 2013 19:43 delete

Olá, Boa Noite!
Vide resposta acima.
Dependendo da região que está sendo cultivada, com o término do frio e se os tratos culturais estão sendo executados de forma correta, a tendência é brotar agora na primavera e dar flores.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
6 de novembro de 2013 16:27 delete

Ola, Boa Tarde!
Tenho 2 Rosas do Deserto, e elas estavam com uns bichinhos nas folhas, ai me falaram para regar elas com uma mistura de água sanitária e água natural, e depois que fiz isso as folhas delas secaram e o caule começo a mucha. Por favor de ajudem

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
7 de novembro de 2013 07:48 delete

Olá Bom Dia.
Provavelmente utilizou esta mistura em dose errada, com muita água sanitária que é a base de cloro.
O melhor mesmo é comprar em gardens ou casas agropecuárias, inseticidas em spray e já vem prontos para uso, é só seguir as recomendações do fabricante.
Recomendo isso pois não são caros e para quem não tem uma quantidade muito grande de plantas é prático e seguro.
Um abração!

Reply
avatar
Ednéia Berto
AUTHOR
13 de novembro de 2013 11:50 delete

vc teria algum site confiável para comprar sementes ?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
21 de novembro de 2013 18:06 delete

Olá Ednéia, Boa Noite.
Não conheço a pessoa mas neste maravilhoso trabalho em vídeo em que compartilha conhecimento com todos, ele informa endereço, veja:
http://www.youtube.com/watch?v=cxloTrbEEdA
Um abração!
Mário Franco

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
22 de novembro de 2013 06:50 delete

Olá Marcio, Bom Dia.
Desculpe a demora em responder, estou com minha correspondência acumulada e acabei pulando sem perceber esta solicitação, o principal problema você mesmo já deu a resposta é o clima, ela não tolera temperaturas baixas, agora que está mais quente poderá fazer uma poda, nos galhos, não tenha medo em fazer ela aceita bem, unica preocupação é usar uma lámina de corte bem afiada para não deixar o galho "mordido" e passar uma pasta cicatrizante. Logo surgirão novos brotos. Um abração e Boa Sorte!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
25 de novembro de 2013 20:59 delete

Olá, Boa Noite.
Obrigado pela colaboração.
Um abração!

Reply
avatar
marina garcia
AUTHOR
1 de dezembro de 2013 12:32 delete

Oi Mário! tenho dois pés de rosa do deserto...a minha flora sempre, mas não da sementes.. porque será?? quero apoda la...mas tenho medo dela morrer....

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
1 de dezembro de 2013 16:47 delete

Olá Marina, Boa Tarde.
Tenho visto muitas podas em rosa-do-deserto e eles rebrotam com bastante vigor, o único cuidado é usar instrumento de corte com lâmina bem afiada e esterilizado.
Nos cortes é passado pasta cicatrizante, não encontrei ainda, me disseram que devo passar um fungicida e cobrir com parafina derretida.
Faça um teste, cortando um dos galhos e veja o que acontece, aí ganhara confiança e experiência.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
karina glazielly
AUTHOR
6 de dezembro de 2013 12:11 delete

Mário alguem quebrou os galhos da minha rosa do deserto e o caule dela ta bem murcho
Oq posso fazer p salvar?
Foi um presente mt especial nao quero perder..
Grata
Karina

Reply
avatar
6 de dezembro de 2013 16:32 delete

Olá !
Quero saber qual é a época que a rosa do deserto produz sementes ?
Obrigada !

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
6 de dezembro de 2013 19:46 delete

Olá Karina, Boa Noite!
Se o caule quebrou, pode com um instrumento de corte bem afiado e esterilizado, passe pasta cicatrizante ou vede com parafina derretida, pode ser vela.
Não é normal o caule ficar murcho, não está colocando água em demasia?
Isso apodrece as raízes e caule e a planta morre.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
6 de dezembro de 2013 19:54 delete

Olá Alanis, Boa Noite.
Infelizmente ainda não tenho esta informação.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
27 de dezembro de 2013 09:40 delete

Das duas formas Juanice, mas o ideal é através de sementes, assim vc terá uma planta com o caudex mais largo e mais vistoso, ao passo que o plantio através de estaquia formará uma planta mais fina.

Reply
avatar
2 de janeiro de 2014 14:02 delete

Oi pessoal,
tenho uma rosa do deserto mas as flores estão nascendo com as pontas queimadas e as folhas nascem todas enroladas e depois ficam normais. Quanto as fores com as pontas queimadas?. Moro no Nordeste, em Natal. Rego a planta duas a tres vezes por semana no máximo. Me ajudem por favor a salvar minha planta.
e-mail: gustavoportaltur@hotmail.com

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
11 de janeiro de 2014 19:56 delete

Olá Boa Noite.
Agradeço a colaboração.
Um abração!

Reply
avatar
jose carlos
AUTHOR
21 de janeiro de 2014 22:24 delete

voces vendem sementes para pessoa fisica

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
22 de janeiro de 2014 07:16 delete

Olá José Carlos, Bom Dia.
Não trabalho com comercio dessa planta.
Um abração!

Reply
avatar
Elenice Zabel
AUTHOR
11 de fevereiro de 2014 11:06 delete

Bom dia,
Tenho uma rosa do deserto num vaso de bonsai e está com bastante folhas bem verdes, lindas...porém o caule está murcho só que rego ela apenas uma vez por semana quando o solo está começando a secar, ela pega sol direto pela manhã e fica a meia sombra a tarde, suas raízes estão forte na terra. O que devo fazer para ela voltar ao natural como caule avantajado? ....Abraços

Reply
avatar
19 de junho de 2014 13:24 delete

olá preciso de ajuda urgente ,comprei mudas de adenium elas estavam bem com o caule verdinho,agora q plantei o caule tá escurecendo e murchando ,será q ainda tem como salvar essas mudas?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
4 de julho de 2014 20:26 delete

Olá Clarice, Boa Noite!
Você disse, agora que plantei...
Usou substrato adequado, tem colocado água na quantidade certa.
Falta de água ou excesso dela mata a planta.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
25 de julho de 2014 18:51 delete

Gostaria de saber qual a melhor época para a poda da rosa do deserto? Qual o nome da pasta adequada para cicatrização na poda? Desde já agradeço.

Reply
avatar
lia
AUTHOR
14 de agosto de 2014 15:34 delete

Ola ,ganhei uma rosa do deserto vermelha com as bordas bem escuras linda mesmo,pois percebi hoje cedo que os galhos dela estavam murchando ai cavoquei ate a raiz e percebi uma das raizes moles pois na verdade esta melando .Peço ajuda nao quero perde-la ,o que faço para que nao morra .Obg moro no Mt.

Reply
avatar
Rita Pinheiro
AUTHOR
30 de agosto de 2014 22:24 delete

Olá Mario, adorei tudo no blog! Então, tenho uma rosa do deserto, mas ela floresce muito e acho que acaba prejudicando o desenvolvimento das flores, elas não desabrocham totalmente. As pontas das pétalas ficam marrom, eu rego 2x por semana. Obrigada!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
7 de setembro de 2014 18:02 delete

Ola Mario
me chamo Iara sou do RJ
minha rosa está no vaso de cerâmica, e quando comprei troquei de vaso e substrato com terra e areia e pedriscos conforme me informei, no entanto ela se comporta como inerte,,,,não está morta, mas não brota, não floresce, nada acontece........o que pode ser? o que posso fazer mais? obrigada

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
14 de setembro de 2014 16:52 delete

Tenho uma rosa do deserto e quase nao tinha folha so o tronco bem comprido. Com o tempoe direto no sol, foram nascendo folhas, porem a base da planta que era grossa e redonda esta murchand, embora nao esteja mole e agora a planta tenha bastante folhas. O que esta acontecendo? Aguardo resposta.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
18 de setembro de 2014 00:05 delete

oi finquei um galho da minha rosa do deserto na terra sera que tem chances do galho criar raizes e brotar

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
29 de setembro de 2014 23:10 delete

Ola´, ouvi dizer que existe um produto (fertilizante) usado para engrossar os caudex dos Adenius e Nolinas. Alguém pode me informar que produto é este.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
3 de outubro de 2014 11:14 delete

Bom Dia ganhei uma rosa do deserto pequena e ela começou a cair as folhas ai eu podei com aproximadamente com 3 a 4 cm e passei pasta de dente para sicatrizar que falaram que era bom mais ela esta muchando
o que eu faço ?

Reply
avatar
6 de outubro de 2014 19:06 delete

Pode se fazer mudas com o ramo cortado na poda???

Reply
avatar
Elenice Zabel
AUTHOR
24 de outubro de 2014 17:45 delete

Boa tarde,
Alguém poderia me ajudar??????????
Tenho uma rosa do deserto num vaso de bonsai e está com bastante folhas bem verdes, lindas...porém o caule está murcho só que rego ela apenas uma vez por semana quando o solo está começando a secar, ela pega sol direto pela manhã e fica a meia sombra a tarde, suas raízes estão forte na terra. O que devo fazer para ela voltar ao natural como caule avantajado? ....Abraços

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
30 de outubro de 2014 17:34 delete

A melhor época para poda é assim que cair as flores e, para cicatrizar canela em pó.
Comecei uma plantação a uns 3 anos e, hoje tenho muitas florindo inclusive algumas com flores sobre postas e, tenho algumas com vagem de sementes que logo estarão maduras e, já tenho algumas mudinhas de sementes colhidas por mim.dominato1@yahoo.com.br

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
24 de novembro de 2014 20:27 delete

Boa noite
Alguém saberia dizer o tempo que em média leva para brotar depois da poda.
Abraços

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
14 de dezembro de 2014 23:01 delete

Ola
tem algumas flores do deserto umas sem folhas e outras bem verdes porem sem flor
Uma delas esra c o caude amarelando pq isso acontece???

o q devo fazer p florir e sair folhas????

Ms indicaram um adubo p florir torta d mamona usei mas nas floriu

Reply
avatar
7 de janeiro de 2015 02:33 delete

Passei o dedo com a seiva da filha na boca e senti um gosto estranho. Será que faz mau? Intoxicação de alguma forma!?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
7 de janeiro de 2015 15:27 delete

Olá, me chamo Raphaela, ganhei duas estacas de rosa do deserto e plantei em terra bem preparada, coloquei areia de construção, adubo orgânico, NPK, farinha de ovo, pó de café, carvão vegetal triturado, cascalho pra que tenha uma boa drenagem e um pouco de terra normal, preparei a terra da maneira correta? Quantas vezes devo regar por dia durante esse processo de pegar? Devo deixar no sol ou na sombra? Estão plantadas em vasos e lembrando que moro em Natal aqui é muito quente a maior parte do ano. Desde já agradeço.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
11 de janeiro de 2015 19:53 delete

olá eu uso po de canela moida.. e sicatriza rapidinho. um abraço

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
11 de janeiro de 2015 19:59 delete

não presiza nada disso . basta colocar a estaca na areia grossa. só areia gorssa. e deixar a sombra.depois de 20 dias ela estará raizada um abraço...

Reply
avatar
14 de fevereiro de 2015 10:54 delete

Minha rosa esta com folhas bonitas, mas hoje observei um apodrecimento no tronco principal. O que eu faço?

Reply
avatar
24 de fevereiro de 2015 13:41 delete

Estou com o mesmo problema, preciso de ajuda! Yurysernagiotto@hotmail.com

Reply
avatar
je_cms
AUTHOR
4 de março de 2015 21:21 delete

Queria saber se para o crescimento eu posso aplicar um npk de nitrogênio mais alto que os dois últimos para engrossar o caudex 20-10-10, e próximo da floração eu aplicaria esse de 4 -14- 8

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
29 de março de 2015 22:32 delete

Boa noite!
Preciso de ajuda!
Ganhei uma rosa do deserto com folhas e flores, porém, as flores murcharam e caíram, as folhas amarelaram quase que todas de uma vez e também caíram...
Aproveitei pra trocá-la de vaso por outro pouco maior. As raízes já estavam atrofiando no vaso pequeno....
Coloquei pedriscos no fundo do vaso e uma mistura de húmus de minhoca com substrato de coco e areia grossa, com alguns pedriscos no meio. Podei a planta ( Apenas os galhos) e coloquei no novo vaso. Não reguei, pois o húmus de minhoca umideceu o substrato durante a mistura. Hoje, a terra já esta seca. Mas não sei se devo regar ou não. É nessa parte que preciso de ajuda:
O caudex e um pedaço da raiz ( o pedaço que aparece junto ao caudex) esta amarelado (amarelando) e ao tocar, notei que esta um pouco murcho ou mole. Notável apenas ao tocar. Bem pouca coisa mesmo.
Isso é normal? Ela esta morrendo? O que devo fazer? Retiro ela toda com raiz e deixo secar como alguns recomendam, ou devo apenas regá-la mais vezes? Não sei se é excesso de água ou se é falta da mesma. Se, ainda há como recuperá-la, como fazer isso. Enfim, estou desesperada. Por favor me ajude!

Reply
avatar
Nilda
AUTHOR
29 de março de 2015 23:12 delete

BOA NOITE ,MARIO FRANCO, TUDO BEM?
GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO ENCONTRAR ESSE HORMÔNIO ENRAIZADOR?
EM QUE LOJA POSSO ENCONTRAR ?
DESDE JÁ TE AGRADEÇO. ABRAÇO.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
31 de março de 2015 16:16 delete

Olá Cláudia, Boa Tarde
O que causa o apodrecimento do caule é agua acumulada, se ainda der para salvar verifique o substrato faça um teste e mude para um que tenha excelente drenagem. Boa Sorte
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
31 de março de 2015 16:27 delete

Olá Boa Tarde.
Acredito que o problema tenha acontecido antes de ganhar a planta, colocaram água em excesso.
Depois que o caule fica mole nem sempre é possível recuperar a planta, mas no seu caso disse que é apenas um pedaço portanto poderá haver recuperação.
O caule armazena água que serve exatamente para suprir a planta da falta nas épocas mais secas, portanto nesta fase que a planta irá precisar de recuperação, regue de forma muito moderada apenas 1 vez por semana e mesmo assim somente se o substrato estiver realmente seco, enfie o dedo nele, se sentir alguma umidade não regue.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
31 de março de 2015 16:51 delete

Olá, Boa Tarde.
Veja a opinião de um produtor:
Por não ser muito exigente de nitrogênio, uma fórmula específica para floração, que contenha mais fósforo, é indicada.
http://www.poliagrifloreseplantas.com.br

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
24 de abril de 2015 14:33 delete

Por favor, comprei uma vaso de rosa do deserto, uns 30 cm de altura, duas semanas atrás. A planta deve te vindo doente e eu n reparei. As folhas , no avesso, estão manchadas de escuro, parece que perdem a suculencia nestes pontos. Do lado direito elas mancham de amarelo com o centro marrom. O que seria isso? Como posso socorre-la? Obrigada.

Reply
avatar
17 de maio de 2015 21:05 delete

Oi boa tarde para o início caudex fazer flácida

Reply
avatar
Cel Cortez
AUTHOR
31 de maio de 2015 14:55 delete

Olá tem umas abelhaas pretas comendo minha rosa do deserto oque eu devo fazer para matar as abelhas sem danificar minha rosa do deserto tem alguma isca .Aguardo respostas

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
31 de maio de 2015 17:05 delete

Olá Cel, Boa Tarde.
É a Irapuã conhecida também é conhecida como abelha-cachorro, elas realmente estragam as flores, pode ser colocado uma garrafinha pet, veja como fazer:

http://falandoaosmontes.blogspot.com.br/2011/03/armadilha-para-combater-mosca-das.html#.VWtpEc9Viko

Boa Sorte
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
3 de junho de 2015 14:23 delete

boa tarde meu nome é Delires e eu moro no Paraná. eu comprei mudas de rosa do deserto só q o caule (caudex) estão apodrecendo. oque devo fazer para salva-las?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
16 de agosto de 2015 10:10 delete

Podei e transplantei e já começou a brotar e com botoes de flores, só que percebi que as raízes que deixei expostas estão ficando mole(murchas) o que posso fazer para salvar esta rosa do deserto?

Reply
avatar
30 de agosto de 2015 12:38 delete

Deixa as abelhas em paz fazer o trabalho de polinizaçao delas q eh melhor.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
1 de setembro de 2015 17:52 delete

Ola,boa tarde, sei que a vitamina B1 é para enraizamento, quando devo usar na rosa deserto por favor, abraços, seu blog é otimo.

Reply
avatar
13 de setembro de 2015 00:23 delete

É possivel fazer mudas com estacas que já floriu?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
21 de setembro de 2015 11:49 delete

É normal a batata da Adenium ficar um pouco mole após o replante? Eu subi bem a batada dela e molhei moderadamente em seguida.

Reply
avatar
21 de setembro de 2015 21:28 delete

Olá, tenho uma adenium aparentemente de uns 10 meses. Replantei pela primeira vez com 6 meses deixando a raiz aparente. Passado alguns meses eu notei que o caule está bem durinho até a parte que eu descobri. A partir dai está um pouco murcho e aspero. É normal? Agora ela está repleta de botões de flor e as folhas estao queimadas nas pontas. O que posso fazer para que ela melhore?

Reply
avatar
Paulo Pacheco
AUTHOR
29 de setembro de 2015 16:42 delete

Se não tiver sol o suficiente (bastante) a planta vegeta mas não floresce. Tem que ficar o máximo possível ao sol e, se estiver bem nutrida, florescerá com toda certeza.

Reply
avatar
Marcelo Cruz
AUTHOR
2 de outubro de 2015 13:30 delete

Tenho sementes desta planta , gostaria de saber a melhor forma para elas germinarem . Grato

Reply
avatar
5 de outubro de 2015 14:58 delete

Olá.. tenho uma rosa do deserto, ela está pequena ainda, comprei sexta-feira.. linda por sinal (sou apaixonada por essa flor) rsrs.. maaaaas.. as flores estão florescendo meio amarelas, murchas... faz dois dias que eu dei água e deixo ela exposta no sol de manhã até a tarde direto.. o que pode ser?? será que não é o sol mto quente? me ajudeeemm!!!

Reply
avatar
9 de outubro de 2015 11:25 delete

como saber se amadureceu o suficiente?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
9 de outubro de 2015 18:42 delete

Olá Evelin, Boa Noite.
As plantas sofrem com mudanças, provavelmente sua planta veio de um viveiro, onde era controlado luminosidade, regas, fertilização, etc.
Quando não sabemos sua origem o correto é expor a planta gradativamente a luz direta do sol, porque nos viveiros nem sempre isso acontece.
Cuidado com água em demasia e principalmente acumulada em pratinho, porque apodrece a raiz.
Boa Sorte
Um abração!

Reply
avatar
14 de outubro de 2015 14:32 delete

Ola Sr. Mario, por gentileza gostaria que ensinasse que tipo de terá devo colocar em uma rosa-do-deserto pois vou troca-la de vaso e percebi quando comprei, que a " terra " que vinha no vaso era bem leve e fina. Seria um substrato ?
Agradeço sua atenção.
Glorinha

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
19 de outubro de 2015 07:29 delete

Bom dia, Mário!
Obrigada pelas informações!!!
Já tive uma rosa do deserto que não conseguir mantê-la, pois a molhava com muita frequência.
Há mais ou menos três meses comprei outra e estava indo tudo bem: caule bonito, folhas verdes e bastante flores. Porém, há umas 2 semanas percebi algumas folhas enrolarem, semana passada vi algumas folhas enrolar e os botões secarem, hoje percebi que o caule está um puco murcho.
Moro em Brasília, a umidade aqui tem estado por volta de 20%. Será que pode sr falta de água?
Como já "afoguei" uma, fico com receio de colocar muita água.
Obrigada,
Renata

Reply
avatar
Klara Melo
AUTHOR
20 de outubro de 2015 09:40 delete

Aconteceu o mesmo da @unknown com a minha, as folhas não tem a mesma rigidez e estão enrolando, os dois botões não se desenvolvem e o caule além de amarelado está murchando, o que fazer? Replantei, botei adubo, cálcio (segundo o floricultor é importante para a floração) e areia pra ver se melhorava a drenagem, fiz certo?

Reply
avatar
25 de outubro de 2015 16:52 delete

Olá, parabéns pelo belo trabalho !
Gostaria de saber o seguinte, apartir de quantos dias posso deixar as plantas jovens tomar sol direto ? O meu apartamento é poente, logo so bate sol um pouco depois das 13hs, e vou iniciar o cultivo essa semana, colocando umas sementes pra germinar, e tenho medo de colocar elas muito jovens ainda e acabar cozinhando. Obrigado

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
9 de novembro de 2015 10:01 delete

Olá, minha rosa do deserto está ficando com a batata murcha, tem como salvar? Como faço? Desde já fico grato!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
9 de novembro de 2015 19:56 delete

Olá Boa Noite!
Poderia replantar, retire ela do vaso lave bem toda planta com cuidado inclusive raízes, veja o estado em que se encontra, se não tem nenhum sinal de doença ou presença de minúsculos insetos.
Se for manter o mesmo vaso lave bem e deixe esterelizado, coloque um novo substrato que tenha excelente drenagem, de forma que a água não fique retida, não use pratinho.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
25 de janeiro de 2016 14:32 delete

Marina Garcia você citou que suas Rosas não dão sementes,para elas dar sementes se eu não estou enganada tem que se fazer a fertilização na flor ou seja ,tira o pólen de uma rosa e coloca na outra !!!

Reply
avatar
25 de janeiro de 2016 16:01 delete

Oi eu tenho uma rosa do desertoa o caule q estava grosso ta fino e mole. Ao tocar ta com rugas... eu quase n coloco água. O vaso tem pedras pra q araiz crescer. Mas não ta crescendo. .. e agora o que faço

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
26 de janeiro de 2016 19:44 delete

Olá Samantha, Boa Noite.
Siga orientação da resposta anterior.
Dê retorno.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
26 de janeiro de 2016 19:58 delete

Olá Boa Noite.
Exatamente se não ocorrer polinização não irá brotar as vagens onde estão as sementes.
Um abração!

Reply
avatar
19 de fevereiro de 2016 16:20 delete

Existe um grupo no Facebook que é especializado em rosas do deserto e eles respondem as duvidas..Todos cultivam adeniuns..o nome do grupo é Pierre Adenium..Vale a pena conferir.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
22 de fevereiro de 2016 10:48 delete

a vargem abre assim que estiver madura

Reply
avatar
31 de março de 2016 16:42 delete

Olá, tenho três rosas do deserto, sendo que duas delas estão caindo folhas e o caule esta amarelado e meio mole. Será que elas estão morrendo ? o caule está apodrecendo? o que faço para resolver o problema ?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
28 de abril de 2016 16:26 delete

Olá boa tarde,por favor tenho uma rosa do deserto, ela começou dar flores e em 3 dias elas estão todas murchando pq sera?

Reply
avatar
Bruno Lorenzo
AUTHOR
20 de maio de 2016 08:11 delete

Olá Sr. Mário, tudo bem? Ganhei de presente uma rosa do deserto e estou gostando muito de cultiva-la, porém ao fazer a troca de vaso (do original de plastico para um outro um pouco maior) fiz essa troca recentemente, mais precisamente no no final do mês de abril, a roa da deserto parou de florir e as folhas estão amarelando e caindo, algumas até apodrecendo, eu não sei se usei o substrato correto, eu rego ela apenas 2 vezes por semana, moro num apartamento e ela fica exposta ao sol matinal da varanda (apt nascente) todos os dias, o senhor acha que isso está acontecendo por falta de nutrientes? Ou isso é normal quando se troca de vaso? Pensei em usar esse fertilizante NPK 04-14-08 que você indicou para outro amigo aqui do blog. O senhor tem algum e-mail para que eu posso enviar a foto da minha Adenium obesum, gostaria de ouvir a opinião do senhor.
Aguardo retorno.
Obrigado,
Bruno

Reply
avatar
khalissa
AUTHOR
12 de junho de 2016 17:46 delete

Olá senhor Mário! Já tem um tempo que podei minha rosa do deserto. Acho que está com um mês mais ou menos. E não aparece brotos novos. Estou preocupada em ter matado minha planta. O que devo fazer? Me ajuda por favor.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
14 de junho de 2016 18:28 delete

Sabe me dizer a importancia medicinal ?e a importancia economica ...
Preciso oara trabalho

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
21 de junho de 2016 05:10 delete

Bom dia Mário, tenho uma rosa do deserto... Quando comprei ela estava linda com flores e as folhas verdinhas... Coloquei ela numa varanda que tenho porém não bate sol.. Estava molhando uma vez por semana... Bem pouqinha água... Aí observei que algumas folhas começaram a amarelar... Aí comentei com a dona da floricultura que comprei... Ela disse que eu teria que colocar a rosa do deserto no sol direto e só molhar uma vez na semana bem pouqinha água... Fiz isso... Mas tenho observado que alguns caules estão melando em alguns lugares e algumas folhas amarelando... O que devo fazer? O que está acontecendo? Um abraço!!! Danielle Guzzo

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
3 de julho de 2016 15:19 delete

Olá... tenho uma rosa do deserto, já está grande, com as folhas vistosas, porém tem tempo em tempo dá os botões, mais nunca abriu as flores. Já tentei de tudo, até canela em pó. As flores definitivamente não abrem. Os botões ficam bem grandes, até parece a dobrada. Me ajuda por favor.

Reply
avatar
Ma Ma
AUTHOR
4 de julho de 2016 13:49 delete

Anonimo,sua rosa deve estar sem energia para segurar as flores adube com NPK 4 14 8, O fósforo é essencial para florações!Espero ter ajudado!

Reply
avatar
4 de julho de 2016 14:38 delete

Tenho uma rosa do deserto que está aparentemente morrendo. Suas folhas estão queimando, surgem teias de aranha e não brotam mais botões. O que posso fazer para tentar salvá-la?

Reply
avatar
Inez Morais
AUTHOR
11 de julho de 2016 11:32 delete

Por favor me ajude! Tenho 3 pés de flor do deserto, estava tudo bem mas as abelhas estão atacando e não sei o k fazer, já coloquei pimenta mas não adiantou.

Reply
avatar
11 de julho de 2016 13:11 delete

Boa Tarde, eu queria saber se posso plantar em residenciais de apartamentos ? Tenho medo da raiz ser muito intensa dentro da Terra e prejudicar as estruturas da construção dos apartamentos.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
19 de setembro de 2016 16:27 delete

Boa tarde! Podei minha rosa do deserto só que agora as pontas estão murchando o que devo fazer?

Reply
avatar
21 de setembro de 2016 13:12 delete

Boa tarde! Comprei uma rosa do deserto com uma flor aberta e tres botões. Transferi para uma bacia um pouco maior. Reguei apenas uma vez e em uma semana os botões secaram e cairam. Só usei substrato própria pra rosa do deserto e um pouco de terra vegetal. Oq faço? Será que nãovai dar flores? Obrigada!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
25 de outubro de 2016 16:39 delete

Ganhei uma muda do adenium mas, ele só cresce folha por folha eu queria que ele tivesse mais galhos como faço??

Reply
avatar
Eva Fernandes
AUTHOR
15 de dezembro de 2016 23:04 delete

Minhas rosa não crescem, tem um ano e tem 5cm só. O caule de algumas esta grosso, mas mini planta elas são de semente. Uma delas estava bonita e de um dia para outro murchou e morreu.Uma delas estava murcho o caule e deixei na água por duas horas com vitamina B . Eu acho q estava ficando sem água no caule, mas agora não tenho coragem de por no sol....Ela voltou ao normal mas esta na sombra...

Reply
avatar
H
AUTHOR
26 de dezembro de 2016 17:13 delete

Oi, boa tarde. Tenho algumas mudas de rosa do deserto. Moro no interior de minas gerais. E aqui temos apenas duas estações: verão e estação ferroviária. É muito quente e sol muito intenso. Posso deixa-las no sol intenso?

Reply
avatar
16 de janeiro de 2017 21:32 delete

Olá,

Gostaria de saber o que devo fazer no caso de ingestão de parte da planta por meus pets, tenho calopsitas e tenho receio que elas venham a consumir as folhas da planta.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
30 de janeiro de 2017 00:51 delete

É bom tirar a parte podre e colocar canela em pó para cicatrização

Reply
avatar
Charlene Belo
AUTHOR
20 de fevereiro de 2017 17:44 delete

Boa tarde! Tenho algumas mudas de rosa do deserto, ja floriram e desta vez os botões saíram e caíram antes de abrir. Alguma dica para minhas plantas?? Sou de Guaíra no Paraná!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
6 de março de 2017 11:00 delete

Olá gostaria de perguntar por q a minha rosa do deserto ta com as galhas crecendo p baixo ? Elas cresceram até certo ponto depois foram descendo p baixo

Reply
avatar
6 de março de 2017 22:22 delete

Vc deve podar q vai sair varios brotos.. mais cuide p nao podar muito baixa.. tem q contar no mínimo 5 nozinhos de baixo p cima e fazer a poda se cortar abaixo nao brotara mais naquele galho. 😃

Reply
avatar