ATENÇÃO LEITORES DO BLOG - COMENTÁRIOS:
Estou sem tempo para responder os comentários, peço ajuda a pessoas que realmente conhecem a planta da postagem que ajudem a esclarecer a dúvida.

Ainda não trabalho com venda de plantas e não envio sementes.

Para ver todas postagens - É só clicar no link abaixo:
ÍNDICE GERAL DOS TÓPICOS

24 de mar de 2012

PALMEIRA-FENIX - ( Phoenix roebelinii )


Phoenix
NOME CIENTÍFICO: Phoenix roebelinii.

NOME POPULAR: Tamareira-anã, tamareira-de-jardim, fênix, palmeira-fênix,

FAMÍLIA: Arecaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Ásia.

PORTE: Até 4 metros de altura.

FOLHAS: São compostas, pinadas de coloração verde escura brilhante.

FLORES: De coloração amarelada, é uma planta dióica (produz flores femininas e masculinas, em plantas separadas).

FRUTOS: São produzidos no verão ou início do outono, pela planta feminina, são de tamanho pequeno, globoso e de coloração vinho-escuro.

TRONCO: Ereto, fino e elegante, com 15 a 20 cm de diâmetro, com o tempo parte das folhas cortadas presas a ele, vai apodrecendo e soltando, deixando o tronco a vista.

Detalhe das folhas cortadas ainda presas ao tronco
LUMINOSIDADE: Sol pleno ou meia-sombra.

ÁGUA: Manter o solo úmido, mas não encharcado, regar 2 vezes por semana, com uma quantidade maior nos períodos mais quentes e menor nos mais frios.

CLIMA: Aprecia clima quente, mas também pode ser cultivada em clima um pouco mais frio.

PODA: Não necessária, apenas para melhorar a estética, as folhas secas devem ser cortadas.

CULTIVO: Planta bastante rústica, mas de crescimento lento. Sugestão par mistura em vaso: ! parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal, 1 parte de composto orgânico e 1 parte de areia grossa de construção.

FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio para uma cova de 40 x 40 cm aplicar 20 a 30 litros de composto orgânico. Se o solo for muito argiloso, coloque um pouco de areia grossa de construção, use também NPK, 10 colheres de sopa, da fórmula 04-14-08.

UTILIZAÇÃO: Bastante utilizada no paisagismo, em jardins, de forma isolada ou em pequenos grupos. Pode ser cultivada em vasos, mantidos em locais com bastante iluminação.

Nota: Suas folhas, próximo ao caule têm grandes espinhos, portanto deve se ter o cuidado de plantar em local onde não tenha o transito muito próximo de pessoas  e crianças pequenas.

Detalhe dos espinhos

PROPAGAÇÃO: Por sementes, produzidos pela planta feminina.

PREÇO: Por ser uma planta de crescimento lento, o valor pedido, varia bastante com o tamanho da planta.

62 comentários:

  1. Tenho uma pequena palmeira com folhas muito parecidas com as da fenix porem com caule muito mas fino (diametro de 5 mm) e SEM espinhas.

    Gostaria saber o nome dessa especie pois quando a adquiri, ha mais de 24 anos, disseram que era fenix mas desde entao todas as que achei com esse nome tem espinhas.

    Tamanho inicial: tronco de uns 10 cm de altura e diametro de 1 cm, com 50 cm de altura desde a base do tronco ate a copa.

    Tamanho atual: tronco de uns 60 cm de altura e diametro de 3-4 cm na base, com 165 cm de altura desde a base do tronco ate a copa.

    Sempre esteve no interior do apto, em vasos pequenos, desde o original de menos de meio ate o atual de uns 3 litros.

    Agradeço desde ja quem possa me informar. email: arnsilbering@yahoo.com














    ResponderExcluir
  2. Olá, Bom Dia

    Mande uma foto para meu email, se souber lhe informo.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. tenho uma fenix num vaso grande, mas ela esta morrendo o que devo fazer,ela fica sempre no tempo faça sol ou chuva,e nunca troquei a terra ou adubei o que faço.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!
    Tenho uma phoenix há um ano e meio , plantada em vaso e a meia sombra...porém de uns tempos pra cá tem aparecido umas lagartas verdinhas em suas folhas...de onde elas aparecem? como combate-las ? que perigo podem oferecer a minha planta ?
    aguardo retorno
    obrigada
    Andréa ( andreasts@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  5. Olá, Bom Dia!
    Como nunca trocou de vaso, talvez suas raízes já estejam ocubando toda extensão dele.
    Deite a planta e retire ela com muito cuidado do vaso, para não desmanchar o torrão.
    Se as raízes estiverem bem enroladas, passe para um vaso maior e complete com terra vegetal, misturada com composto orgânico, ou plante no solo.
    Se ainda ela não morreu poderá recuperar.
    Boa Sorte.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  6. Olá Andréa, Bom Dia!
    Toda lagarta será uma futura borboleta ou falena (borboletas noturnas) que colocam seus ovos nas plantas que as lagartas irão se alimentar e fazer um verdadeiro estrago.
    Para combatê-las pode realizar manualmente ou pulverizar inseticida.
    O maior problema é que se houver uma quantidade muito grande delas e comerem praticamente todas as folhas e brotações poderá matar a planta, se for coisa pouca haverá apenas prejuízo na estéta.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Mário, comprei uma fenix, de mais ou menos uns 2 m de altura, e o torrão veio bem pequeno,
    as folhas estão bem verdes, e há brotos em cima dela...plantei ela no chão mas sinto que as folhas estão meio que caidas... quanto tempo ela voltará ao normal?

    muito obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Olá Boa Noite.
    Se o torrão apesar de pequeno estava preservado, não deixando as raízes nuas e você fez uma cova de no mínimo duas vezes o tamanho do torrão, colocou bem misturado na terra retirada composto orgânico e está regando de forma correta, logo a planta irá começar a reagir.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite, plantei a fênix num jardim interno em minha casa bem iluminado bate sol por umas 2 ou 3 horas, não faz um mês que plantei ela, só que as folhas dela estão parece que murchando, estou regando ela de 2 a 3 vezes por semana, média de 1 litro cada vez. O que pode estar acontecendo ?? Será muita água ou pouca???

    ResponderExcluir
  10. Olá Boa Noite!
    É difícil orientar as pessoas sobre rega de plantas, pois isso vai depender de vários fatores.
    Se o substrato for argiloso, retém água, se for arenosa a drenagem é rápida.
    Se o dia for muito quente a evaporação é rápida, se o dia for frio a evaporação é pouca.
    Portanto a melhor forma de saber se ela precisa ou não de água é enfiar o dedo no substrato, dá para sentir se ele está umido ou seco.
    Se sua muda veio de um produtor idôneo, o torrão foi preservado e o plantio foi feito de forma correta, ele passará uma fase de adaptação e voltará e ter vigor, assim espero.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  11. Olá, tenho uma fenix que foi mudada de lugar, e de lá pra cá, mais ou menos uns 6 meses, as folhas vem secando, tem folha nascendo, mas não está com um verde bonito, parece que já nascem secas. O que devo fazer, será que ela se recupera? Posso tirar todas as sua folhas para fortalecer as que estão nascendo? Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Olá Boa Noite!
    Ela estava em vaso que foi para outro local, ou foi transplantada da terra?
    Se o replante não for feito de forma correta, mantendo o torrão grande e sem desmanchar, abrir uma cova de pelo menos o dobro do tamanho dele, colocar o substrato certo e regar de forma eficiente a planta pode inclusive morrer.
    Espero que nada disso tenha acontecido, somente que ela está se adaptando ao novo local e logo terá folhas sadias.
    As folhas secas podem ser cortadas.
    Não exagere em água, ela não gosta de terra encharcada.
    Boa Sorte.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  13. BOA NOITE,TENHO UMA FENIX, AO PODAR AS FOLHAS MEU DEDO FOI PERFURADO COM O ESPINHO, GOSTARIA DE SABER SE ESSE ESPINHO ALEM DA DOR PODE CAUSAR ALGUM MAL,TEM PERIGO? MEU DEDO LOGO INCHOU, E DOEU MUITO. DESDE JÁ, AGRADEÇO A OPORTUNIDADE DESSA PÁGINA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sarah, Bom Dia!
      Alguns espinhos além da dor da perfuração, tem veneno, que produz dermatite de contato.
      Geralmente depois de 1 a 2 dias os sintomas desaparecem.
      Espero que isso tenha acontecido, e já esteja bem.
      Um abração!

      Excluir
  14. Olá comprei uma fenix de mais ou menos 1 metro e a coloquei em um vaso grande há uma semana atrás, o torrão foi preservado, mas as folhas inferiores, estão queimando. O que fazer? É alguma doença, será falta de água?? Não a reguei com frequencia porque já perdi duas por excesso de água. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite!

      As plantas sempre sofrem com mudanças, por isso o ideal é quando compramos uma planta, é deixarmos no local onde ela irá ficar por um tempo e só depois plantar.
      Torrão preservado é positivo, usou substrato adequado?
      Quanto a rega, como excesso de água é péssimo e falta também, para saber a necessidade deve enfiar o dedo no substrato, assim dá para perceber se ele está úmido ou seco, se deve ser regado ou não.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  15. Bom dia Mário, acabei de ganhar uma Fênix meio judiada, poucas folhas secas e meio sem vida. A pessoa que me deu antes de me dar retirou a mesma do vaso para observar a partir das raízes se a mesma estava viva ainda. Bom, em resumo....ela retirou o torrão. Coloquei-a em um vaso maior, com um pouco de torta de mamona mistura à terra e misturei um pouco de areia de construção também, mas de acordo com o que vc já postou aqui não tenho muitas esperanças, tem algo que vc acha que posso fazer a mais por ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Boa Noite!
      Estava viajando e com isso a correspondência ficou bastante atrasada, cerca de 1 mês.
      As plantas normalmente sofrem bastante com mudanças, por isso a importância de preservar o torrão, pois assim a planta terá que se adaptar ao novo local mas suas raízes estarão num "lugar conhecido".
      Espero que tenha conseguido salvar a planta.
      Um abração!

      Excluir
  16. Olá. Tenho uma fenix que foi adubada recentemente, no início reagiu bem, mas agora suas folhas inferiores estão ficando marrons e secando...não sei o que pode ser, rego frequentemente e não mudei de vaso..pode ser mudança de estação ou uma praga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite!
      A colocação de adubo em excesso ou junto ao tronco prejudica a planta.
      Em relação a rega, faça sempre o teste enfiando o dedo no substrato, assim dá para sentir se a planta precisa de água ou não.
      Se estiver seca regue, se muito úmida aguarde mais uns dias.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  17. Olá, tenho palmeiras fenix,uma delas apresenta um cacho cheios de frutos, como faço para reproduzir e ter novas palmeiras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde!
      Não tenho experiência prática com ela,a informação que tenho é que elas devem ser colhidas quando estiverem bem maduras e começarem a se desprender naturalmente dos cachos, retirar a casca e a polpa, semear em areia grossa misturada com terra vegetal, a germinação ocorre em torno de 50 dias.
      Um abração!

      Excluir
  18. oi tenho uma paumeira fênex é quero muda de luga posso corta ametade da rais dela ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde!
      As raízes da planta existem para extrair do solo o alimento que necessitam, portanto o transplante de local deve ser realizado com muito cuidado, tentando manter a maior parte possível, de forma que seja possível a remoção, transporte e colocação no novo local.
      O torrão deve ser preservado.
      Boa sorte.
      Um abração!

      Excluir
  19. Bom dia Mário, muito prazer!!!! Estou necessitando do seu SOCORRO!! Comprei uma linda FÊNIX há +/- 25 dias p/ colocar no terraço, veio a "mãe e a filha", um grande torrão com dois troncos, disse o vendedor, que a fênix já deve ter de 15 a 18 anos, me APAIXONEI!!! Só que as folhas, estão ficando SECAS, e as folhas que ficam no centro do tronco(igual uma varinha) que vão nascer, estão cheias de PINTAS BRANCAS. Hoje fui num horto, p/ buscar alguma orientação, e o responsável me informou que as pintas são FUNGOS, e me vendeu um "remédio", voltei lá no quiosque onde comprei a planta, e o filho do dono disse que as pintas é um meio de DEFESA da fênix, e de um jeito Mto agressivo, disse que me devolve o dinheiro(200,00) será ? Meu amigo Mário, é fungo ou não? O que faço ? Me AJUDE!
    Bjs Mto obrigada! Sandra email sandraheloisa1@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra, Boa Tarde!
      Fungos ou ataques de insetos são tratados com fungicida e inseticidas próprios para plantas, mas se tem ela a 25 dias não é isso que estão secando as folhas.
      O produtor pode ter feito a retirada do solo de forma inadequada, ela veio em vaso ou amarrado?
      Quando você plantou preservou o torrão ou a raiz ficou nua?
      Está tratando de forma adequada?
      Um abração!

      Excluir
  20. Olá,
    queria saber se essa planta contem algum tipo de veneno nela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flavio, Bom Dia.

      Devido seus espinhos não deve ser cultivada em locais de transito de pessoas.
      Fora isso não conheço alguma outra parte tóxica.

      Um abração!

      Excluir
  21. Boa tarde, tenho uma palmeira fenix, onde moro uns 15 dias atras fez muito frio com geadas intensas, a palmeira esta inteira avermelhada (pelo jeito queimada) o que devo fazer? ela pode morrer? devo podar?

    grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia.

      É difícil avaliar se ela irá sobreviver, as folhas "queimadas" pela geada não é problema, pois nascerão folhas novas.
      Podar algumas folhas, irão ajudar a planta colocar vigor em novas brotações, se houver previsão de novas geadas veja se consegue fazer alguma proteção.

      Um abração!

      Excluir
  22. Mário, Bom dia.
    Tenho um espaço ao longo de um muro de 50 cm de largura por 5 metros e este muro está distanciado da piscina 2,5 metros. Daria para colocar duas fênix neste espaço? Ela poderia prejudicar o piso e a piscina com suas raízes? Teria outra sugestão de palmeira?
    Att.
    Eugênio (eugenio.tavares@pioneer.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eugênio, Boa Tarde.
      Não é uma planta indicada para espaço com trânsito de pessoas, devido seus espinhos.
      Por ser uma planta de pequeno porte, crescimento lento e não ter raízes agressivas não haveria problema com o piso.
      Se for usar palmeiras, pesquise sobre aquelas que não são de grande porte e que não tenham floradas e frutificação abundante o que iria dar trabalho na limpeza.
      Um abração!

      Excluir
  23. Consigo descobrir se a minha fenix é femea?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde!
      Não tenho experiência prática na identificação.
      Encontre essa informação que precisaria ser confirmada:
      Inflorescência de 45 centímetros; flores creme.
      Flores Macho: tamanho de 1 centímetro.
      Flores Femininas: tamanho 5mm, cálice menor que a metade do comprimento de pétalas
      Um abração!

      Excluir
  24. Boa Noite Mário,
    Comprei uma Fenix, com torrão preservado e plantei em um vaso de plástico +- grande na varanda da minha casa. O local é sol da tarde, porém nesses dias não tem feito muito sol. Ocorre que rapidamente os folhas de baixo começaram a amarelar muito e fiz a poda. Menos de dois dias da poda as outras que ficaram agora embaixo também começam a amarelar. Tenho regado pouco pois tem feito dias sem sol. As únicas folhas verdes ainda são as que icam no topo, mas já vejo algumas querendo ficar escuras e não amarelas. O que fazer. Mando uns links com fotos para um melhor diagnóstico, se puder ajudar.
    1) folhas amareladas:
    //bayimg.com/naCfdaAFc
    //bayimg.com/NACFEaAfc
    //bayimg.com/nACFfaAfC
    2) Folhas mais escuras:
    //bayimg.com/NaCfIaafc
    3) Modelo de vaso (veja que não está encharcado com água mas com terra está úmida):
    //bayimg.com/naCfJAafc

    Obrigado. Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, Boa Noite.
      Desculpe a demora em responder, só agora percebi minha falha.
      Mande as fotos para meu email que por aqui não consigo ver.
      Um abração!

      Excluir
  25. ola tenho uma fenixa uns 2 anos esta plantada no jardim em pleno sol molho duas veses por semana saem bastante folhas so que as follhas crecem eum pouco e ja começam amarelar sera falta de adubo ou fertilizante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite, não jogue água nas folhas quando elas estiverem quentes recebendo sol.
      Se nunca colocou fertilizante aplique de 2 a 3 colheres de sopa de NPK, fórmula 04-14-08 ao redor do caule, não junto a ele, incorpore levemente ao solo e regue em seguida.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  26. Tenho uma Fênix, a 1 ano e fica num vaso grande ela mede 1 metro e agora as folhas esta ficando toda amarelada, nunca coloquei fertilizante será esse o problema?, ah ela fica sempre exposta ao tempo. Preciso muito de ajuda. Desde já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite!
      Com o tempo mais quente e seco é normal que as folhas fiquem um pouco amareladas.
      Por isso não descuide das regas, mas sem exagero.
      Aplique NPK, fórmula 04-14-08 de 1 a 3 colheres de sopa, conforme o tamanho da planta, sempre ao redor do caule, mas nunca junto a ele.
      Incorpore levemente ao solo e regue em seguida.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  27. Na minha varanda externa bate muito sol. Estou pensando em colocar alguma planta para fazer sombra. Pensei em plantar uma FENIX pq ela é decorativa. Pergunto : a FENIX depois de crescida, lógico, pode fazer sombra ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Não sei se seria a planta ideal, tem crescimento lento e espinhos não sendo indicada para local com trânsito de pessoas.
      Quanto a sombra ela é uma palmeira, veja uma planta adulta e veja se é isso que deseja.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  28. Olá, tenho uma palmeira fênix plantada em um vaso em um jardim que não pega muito sol, de uns meses para percebi que as folhas estão esbranquiçadas, meio caídas e pararam de crescer. Gostaria de uma orientação, pois não sei o que fazer.
    Muito obrigada!!
    Darcy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Darcy, Boa Noite.
      Ela precisa receber um pouco de luz solar durante o dia, não é uma planta para ser cultivada na sombra.
      Já colocou fertilizante?
      Veja resposta acima.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  29. POSSO CORTAR PARCIALMENTE A RAIZ DA PALMEIRA,ELA ESTA NO VASO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite!
      É possível cortar um pouco das raízes se houver necessidade.
      Cuidado para não desmanchar o torrão.
      Um abração!

      Excluir
    2. Boa noite, cuidado com os espinhos desta planta FENIX estou a duas semanas com a mão muito inchada devido a um espinho que penetrou em minha mão, já tomei cortisona e anti inflamatório e não resolveu. Alguém sabe o que fazer?.

      Excluir
  30. Olá, tenho uma fenix no jardim e já ta cheia de sementes e já estão de cor escuras já posso tirar para germinar? Como ou quando posso fazer isso?

    ResponderExcluir
  31. Seu Mário Franco fui podar a palmeira aqui de casa, é uma fenix e como não sabia, cortei as folhas que estavam nascendo em cima,e umas no broto, ficou um rombo na palmeira em cima, elas voltam a nascer seu Mário?

    ResponderExcluir
  32. boa tarde mario, comprei umas 4 fênix para colocar no jardim a maior de 1,20 esta ficando com as folhas todas marrom será que é muita agua me ajude por favor , não quero perder ela, eu coloquei grama nova ao redor e adubo natural também. obrigado

    ResponderExcluir
  33. Sr Mario boa noite! Tenho uma fenix plantada em um vaso e gostaria de replantá-la no chão, acontece que o lugar onde posso plantar é próximo a uma coluna da casa, onde tem uma sapata. Gostaria de saber se as raízes da fenix podem, de alguma forma afetar a estrutura da casa entrando por baixo da sapata ou envolvendo a mesma. E se a mesma coisa pode acontecer com relação a palmeira triangular.

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  34. Não sei por que minha postagem foi apagada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio de Pádua, Boa Noite.
      Sua postagem não foi apagada é que todas passam por aprovação e ainda não tinha visto, não deixo no automático porque são postadas coisas que não tem nada a ver com o blog.
      A Fenix não tem raízes vigorosas que possam afetar a estrutura da casa, no caso da Palmeira Triangular a situação é a mesma, as raízes são tipo cabeleira, onde não se distingue uma raiz principal.
      Um abração!

      Excluir
  35. Olá, Bom dia!!!
    Tenho uma palmeira fênix em casa que foi plantada desde novembro do ano passado junto com outras. Porém, essa única palmeira não tem crescido e nunca nasceu folhas novas nela. E as que vieram estão bem caídas. Gostaria de saber se ainda há a possibilidade de voltar a crescer folhas novamente ou ela vai morrer? O que posso fazer? E se a floricultura que plantou te a obrigação de me dar outra, visto que parece ser uma plameira que já veio com esse problema?

    ResponderExcluir
  36. se cair o olho que e as folhas novas do centro ela pode morre ou nasce de novo

    ResponderExcluir
  37. eu acabei de compra uma palmeira fênix e minha sobrinha puxou todas as folhas do centro as folha que ainda iam abrir e só ficou as outras ela pode morrer ou ela nasce de novo ??????

    ResponderExcluir
  38. Olá boa noite, estou precisando de uma ajuda,
    Há 1 anos plantei uma Fenix, (Phoenix roebellini ) de 1,60 mt ela está plantada na terra, sol pleno e tem inrrigação 3x na semana ... derrepente as folhas começaram a amarelar e acabaram secando, e as novas não nascem, algumas até tentaram mas nasciam "mastigadas " e com pintinhas brancas... liguei na flora que eu comprei e ele falou que podia ser uma larva na qual estava no miolo aonde sai as folhas... Coloquei um veneno chamado Decis, aparentemente matou a larva, isso há uns 30 dias mas as folha novas ainda não nasceram e mesmo as velhas eu puxo e ela não sai... o rapaz da flora disse q seu eu puxasse e ela saisse talvez estaria morta, preciso de ajuda... é como se fosse uma filha... demora mesmo para folhas novas nascerem ou posso ajudar com algo.
    grata

    Karla

    ResponderExcluir
  39. O fruto dessa palmeira é comestível? Nasceu sozinha num pequeno pomar e como está muito viçosa fiquei com pena de retirá-la.

    ResponderExcluir
  40. tenho uma fenix no jardim a um ano e meio e ela esta com as folhas amareladas e vai secando e as novas que vão saindo já sai com as pontas meio queimada e quebrada as folhinhas gostaria de uma orientação desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  41. Olá amigo, plantei 04 palmeiras fênix de +- 1, 80 cada, há 1 mês. Não fiz a cova muito grande (um pouco maior que o torrão), porém adubei com esterco de gado e rego elas constantemente. As folhas estão caídas e algumas secaram...Gostaria de saber se pelo motivo de não ter feito a cova com o tamanho ideal elas irão morrer ou se tem algo que eu possa fazer para . Obrigado !!

    ResponderExcluir
  42. boa tarde ,tenho 3 fênix no meu jardim ,mas todas as 3 estão secando,as raízes delas estão a mostra sera que pode ser isso? desde já obrigado

    ResponderExcluir
  43. ola, tenho uma fênix em meu jardim e começaram a nascer em seu tronco, algumas folhas que lembram as da samambaia e outra que lembra um cipo, são parasitas? devo arranca-las ?

    ResponderExcluir