ATENÇÃO LEITORES DO BLOG - COMENTÁRIOS:
Estou sem tempo para responder os comentários, peço ajuda a pessoas que realmente conhecem a planta da postagem que ajudem a esclarecer a dúvida.

Ainda não trabalho com venda de plantas e não envio sementes.

Para ver todas postagens - É só clicar no link abaixo:
ÍNDICE GERAL DOS TÓPICOS

28 de mar de 2012

DRACENA-FRAGRANS - ( Dracaena fragrans ‘Massangeana’ )


DRACENA-FRAGRANS - ( Dracaena fragrans ‘Massangeana’ )
NOME CIENTÍFICO: Dracaena fragrans ‘Massangeana’

NOME POPULAR: Dracena-fragrans, coqueiro-de-vênus, pau-d’água, dracena-de-vênus

FAMÍLIA: Asparagaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: África.

PORTE: Mais de 6 metros de altura.

FOLHAS: Nascem diretamente no caule, são longas, estreitas e de coloração verde escura na sua variedade mais comum. A “Massangeana” possui uma folha mais ornamental, pois tem estria de coloração amarela no centro da folha.

DRACENA-FRAGRANS - ( Dracaena fragrans ‘Massangeana’ ) - Detalhe da folha
FLORES: A inflorescência é comprida e pendente, compostas de “pompons” com flores de coloração brancas-roseadas. Durante o dia ficam fechadas, abrem ao entardecer, exalando um perfume intenso.

Nota: O nome científico “fragrans” significa perfume.

FRUTOS: Baga de coloração vermelho-alaranjado, com 1 a 2 cm de diâmetro.

TRONCO: Lenhoso e ereto.

DRACENA-FRAGRANS - ( Dracaena fragrans ‘Massangeana’ ) - Detalhe do caule
LUMINOSIDADE: Sol pleno e meia-sombra.

ÁGUA: Gosta de solo úmido, regar duas vezes por semana.

CLIMA: Clima tropical ou subtropical de baixa altitude.

PODA: Não necessária, se não for podada, normalmente irá ter um caule único ereto, no caso de podas haverá ramificação.

CULTIVO: Prefere solo areno-argiloso, rico em matéria orgânica, mantido úmido, mas é uma planta rústica que sobrevive a descuido de quem cuida.

FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio,para uma cova de 40 X 40 cm, misture bem na terra retirada, cerca de 30 litros de fertilizante orgânico composto, ou 10 colheres de sopa de NPK, fórmula 04-14-08.

UTILIZAÇÃO: Bastante utilizado como cerca-viva, mas pode ser cultivado em vasos em ambientes que tenham boa iluminação.

PROPAGAÇÃO: Por estaquia, de forma bem fácil, é só cortar pedaços do caule, com 20 a 30 cm, e colocar num local com bastante luz, mas que não receba luz solar direta, até que apareçam brotos e raízes. 
Pode ser usado areia grossa de construção, mantendo sempre úmida ou até mesmo numa garrafa pet ou copo com água (por isso é conhecido como pau-d’água).

DRACENA-FRAGRANS - ( Dracaena fragrans ‘Massangeana’ )

FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei na chácara onde moro em Mogi Mirim / SP e a última no Orquidário Municipal em Santos / SP.

NOVAS FOTOS - GRAN FLORA - VEILING HOLAMBRA / SP:

DRACENA-FRAGRANS - ( Dracaena fragrans )
DRACENA-FRAGRANS - ( Dracaena fragrans )
 

31 comentários:

  1. Nossa adorei as informações. Comprei uma nesta semana, pra colocar na minha sala. Lá só tem luz indireta, difusa, mas não é uma"caverna" hehehe. Tô com uma dúvida, ela veio com umas folhas com pontinhas secas, isso significa muita ou pouca água? Tenho que cortar isso??? Ah muito obrigada e parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Katia, Bom Dia.

    Sobre sua DRACENA-FRAGRANS (Dracaena fragrans ‘Massangeana’), espero que sua sala apesar de não receber luz direta do sol, tenha boa claridade pois a planta precisa disso, quanto as pontas amareladas pode ser sim falta de água ou nutrientes, espere de 2 a 3 meses até a planta se aclimatar neste novo ambiente e depois aplique fertilizante, como indicado na postagem.
    Eu particularmente não gosto de ver folhas com as pontas cortadas e é evidente que a folha inteita não deve ser retirada por conta disso.
    Boa Sorte.

    Um aabração!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tenho um pau da'gua a 23 anos em um apartamento devido a uma obra coloque o vaso no hall de entrada do predio...dai...o zelador sem saber colocou a planta direto na terra só que com sol direto quando eu dei falta da planta ja haviam se passado 3 dias...solicitei o vaso e a planta de volta...ele me devolveu só que com as folhas todas quebradas...e as que restaram estavam muuito muchas e quase quebrando...pareciam que estavam fracas...dai levei a folhagem para o meu apartamento de volta...e dei apoio as folhas que ainda restavam dando uma leve amarrada junto ao tronco da planta. Gostaria de saber o que eu posso fazer para as folhas ganharem força e vida novamente...A planta tem 2m de altura,ainda está com a raiz (eu verifiquei depois do estado que eu vi a planta) e por se tratar de ser de apartamento...gostaria de saber se tem como poda-la e como funciona...e qual a melhor época.Obrigada Indiel

    ResponderExcluir
  4. Olá Indiel, Boa Noite!
    Ela é bem rústica, se o caule for cortado irão formar novas brotações.
    A parte podada, divida em estacas de 20 a 30 cm e deixe mergulhadas cerca de 1/3 dela num recipinte com água, quando aparecerem folhas e raízes poderá passar para vasos.
    Isso pode ser feito em qualquer época.
    Se deixar sua planta como está, provavelmente as folhas irão murchar, mas irão aparecer novas
    Um abração!

    ResponderExcluir
  5. Prezado Mario, boa tarde!
    Cheguei até seu blog procurando conhecer mais sobre a Dracena Pau D'água. Ocorre que comprei uma há duas semanas que chegou linda em casa. Mas agora as pontas das folhas começaram a amarelar e a ressecar. O rapaz da loja disse para regar apenas uma vez por semana, mas acho pouco. Ela fica na sala de casa, junto a um janelão, onde pega bastante luz (nunca sol direto). E me preocupa também que algumas folhas (pequenas no redor do caule) começaram a pretear. E notei, ainda, que algumas folhas começaram a retorcer. Vi que respondesse acima que pode ser pouca água, mas tenho receio no excesso de água. Que posso fazer? Isso seria só a planta sofrendo por um novo ambiente? Obrigado! E parabéns pelo Blog! Marcos Kleinowski

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcos, Boa Noite!
    Tem um detalhe sobre rega, que o dono da planta precisa conhecer, falar de uma forma geral regar 1,2,3 por semana, qual quantidade, etc.
    Dependendo do clima, substrato e outros fatores tudo pode ser diferente.
    Por tudo isso faça o seguinte: enfie o dedo no substrato, dá para saber se está seco precisando de água ou está úmido e não precisa.
    Não se esqueça que esta planta gosta de solo úmido, uma estaca do seu caule, colocada dentro de uma vasilha com água sobrevive, surgem raízes e folhas.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, Mário!
    Fiz como recomendado e a planta está linda! Se recuperou rápido e está bem ambientada.
    Já encontrei a justa medida do consumo de água dela e ficou show!
    Muito obrigado! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Boa Dia.
      Fico feliz em ter ajudado e que tenha obtido o resultado esperado.
      Um abração!

      Excluir
  8. Bom dia Mario,

    Comprei uma dracena pau dagua e gostaria de mudar de vaso mas estou em duvidas de como proceder e que tipo de vaso devo usar, vc pode me auxiliar???


    Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita de Cassia, Bom Dia!
      Como o próprio nome popular diz, ele é o famoso pau-d'água, ou seja, uma planta muito rústica, que se você cortar todo tronco em estacas e colocar em recipientes com água, logo irão aparecer raízes e folhas, portanto fazer um transplante não exige maiores cuidados.
      De qualquer forma se desejar manter a planta da forma que está, procure preservar o torrão, com isso ela irá sentir menos a mudança.
      Se acabou de comprar, sempre é bom esperar um tempo para a planta se aclimatar no novo local, antes de mudar de vaso.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  9. PRECISO DE AJUDA PARA SALVAR MEU PAU D'AGUA... POR FAVOR.
    Olá, tenho um pau d'agua dentro de casa há mais ou menos 3 anos, fazem uns 15 dias, mas folhas começaram amarelar, até eu ter que tirá-las, já coloquei adubo, mexi a terra, passei veneno para as cachonilhas, pois haviam algumas entre as folhas.. notei que no topo de cada tronco tem uns dois dedos escuro, cinza escuro, não sei se já estava lá, mas me parece que isso surgiu a pouco, não sei se pode ser alguma coisa que a planta tenha.. por favor me ajude...
    muito obrigada..
    Francieli
    email para contato: fgollo@oi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francieli, Bom Dia!
      Ela precisa de receber um pouco de sol, ambientes úmidos acabam desenvolvendo fungos.
      Pulverize no tronco, produto a base de cobre, os fungicidas são encontrados já prontos, em gardens e casas agro-pecuárias.
      Siga as instruções do fabricante, lembre qua a utilização de produtos e adubos de forma incorreta podem resultar em efeitos contrários ao desejado.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  10. Olá Mário, meu pau d'água tem um 3 anos e mede 1 metro e meio mais ou menos, ocorre que sempre ficou fora de casa tomando sol e se adaptou deste modo, mas quando estive viajando quebraram o vaso e nw trocaram, assim as raízes ficaram expostas, e nw sei se deram água o suficiente para a planta, pois quando voltei as folhas estão todas amareladas. Hj troquei de vaso, mas nw sei o que fazer pois todas as folhas estão bem amareladas, o que seria melhor eu fazer?
    Obrigada abraços

    Alessandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra, Bom Dia
      Ela não gosta de solo seco, o que deixa suas folhas amarelas.
      Estas que já estão não tem como reverter, mas tratando dela de forma correta, irão ocorrer novas brotações.
      Espere as folhas ficarem secas e vá retirando.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  11. Ola Mario, tenho um pau d'agua por mais ou menos 25 anos que passou varias fazes de tronquinho (20-30 cm) ate agora que esta com 2.6 metros e quase raspando o teto. Ha 2 semanas atras aparecerem flores inesperadas. Como conheco a planta a tanto tempo, nao esperava estas flores. O que voce recomenda fazer agora? quando elas secarem? Isto vem dizer algo sobre o ciclo da vida da planta?

    Obrigado por sua resposta.

    Dan Nataniel
    danataniel@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dan, Boa Noite.
      As flores irão secar e aparecer frutos.
      Não é o fim de vida.
      Inclusive quando desejar ter várias mudas, é só cortar o caule em pedaços, no caule principal irão aparecer brotações laterais.
      Nos cortados deixe mergulhado em água e depois de formarem folhas e raízes poderá passar para vasos ou solo.
      Um abração1

      Excluir
  12. Boa tarde, gostaria de pedir uma ajuda? Você saberia quem teria madeira de DRACENA MASSANGEANA para vender em grande quantidade? Obrigado. Roger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roger, Boa Noite
      Infelizmente não conheço quem tenha.
      Um abração!

      Excluir
  13. Olá Mario, parabéns pelo blog. Adquiri uma dracena recentemente e por motivo decorativo coloquei cascalho branco por cima da terra. Existe algum problema nisso?
    Abraço
    André Cremonini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, Bom Dia.
      Não tem problema algum.
      Quando as pedras brancas são muito pequenas, é bom forrar com uma manta utilizada para drenagem o que irá facilitar quando for adubar ou mesmo fazer a limpeza dessas pedras para deixá-las sempre brancas.
      Um abração!

      Excluir
  14. Oi Mario, gostei do seu site e do modo como explica as dúvidas.
    A minha é o seguinte. Há 5 anos cuido dela e já passei pela maioria dos perrengues que foram comentados aqui. Ela está bem, no entanto, nesses 5 anos só vi florear apenas 1 vez. Oque acontece? É a mudança climática global ? É porque fico as vezes de madrugada com a luz acesa e isso atrapalha seu ciclo ? Em que estou errando ? Apesar disso ela vai bem. O que está errado ? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauricio, Boa Noite.
      Desculpe a demora em responder.
      Ela precisa receber um pouco de sol para florir.
      Se recebe, aplicar NPK fórmula 04-14-08, cerca de 3 a 5 colheres de sopa (conforme tamanho da planta) ao redor do caule, nunca junto a ele, incorporar levemente ao solo e regar em seguida.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  15. Gostei muito do seu blog. Foi muito esclarecedor. Tenho uma dracaena fragans que floriu, apesar de a ter à apenas 3 anos. Não sei no entanto a idade da planta, que não é muito grande. Toda a gente ficou perplexa porque alguns amigos tinham plantas destas à muito tempo e nem sequer sabiam que estas floriam! Entretanto está atualmente a florir do segundo caule. A primeira floração deita um perfume que enche a casa inteira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana, Boa Noite.
      O perfume é bastante intenso, por essa razão não é recomendado para pessoas que tem alergia a ele, terem dentro de casa ou próximos a janelas.
      Parabéns e Boa Sorte
      Um abração!
      Po

      Excluir
  16. Boa tarde, temos no escritório um pau d'agua que está com as folhas amareladas. Teve oídio e foi tratado c/ banhos de bicarbonato de sódio e após c/ óleo mineral. Achamos que era excesso de água pois ficou c/ algumas folhas mais escuras e moles e sempre tinha água no prato. Reduzimos as regas. Agora o que podemos fazer? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia.
      Ela é uma planta de clima quente e que precisa receber pelo menos um pouco de sol ou bastante claridade.
      Se no escritório tiver ar condicionado e pouca iluminação a planta com passar do tempo ira perder o vigor.
      Um abração!

      Excluir
  17. Mario tenho uma dracena q ficou com as pontas marrom após troca de local, tem 3 estacas, pintei a casa , coloquei ela em um quarto com pouca luminosidade e as folhas ficaram verde claras , troquei para um ambiente mais clara e dai ficaram marrom e seca, apenas de 2 estacas, fiquei em duvida se era pela luz ou vento, nao sei se foi pela água e adubo pq se nao seria as 3 estacas e nao 2. Voltei com ela para o ambiente dela. Li em um site q mandava retirar as folhas secas. O fato é q retirei aos poucos, mas acho q retirei muito, e ela ficou pelada!!! Matei minha dracena?! O q faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela, Bom Dia.
      As plantas de uma forma geral não gostam de ficar mudando de ambientes com características diferentes, as folhas secas podem ser retiradas, cortadas de forma não ferir o caule, pois uma lesão nele será uma "porta aberta" para entrada de doenças.
      Se as folhas do topo estão em boas condições, recebendo os cuidados necessários ela voltará a brotar com maior intensidade depois do inverno.
      Um abração!

      Excluir
  18. Boa tarde, tenho uma dracena na estava lindas derrepente começou as folhas estão marrom horríveis ai coloquei na área piorou, o que devo fazer com estas folhas pode ser cortadas com tesoura nas partes marrom ou cortar ela toda.
    Aguardo um breve retorno, senão ela vai morrer....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Durante o inverno pode ocorrer isso, se for cortar as folhas, espere secar e corte na base com instrumento de corte bem afiado e esterilizado, com cuidado para não danificar o caule.
      Um abração!

      Excluir
  19. Bom dia, tenho uma Dracena no meu ap. que ficou com as pontas secas e marrom, dentro do ap. não é tão quente, devo deixa-la na sacada onde é tipo uma estufa (por ser fechada com janela de vidro) na parte da tarde quando bate o sol? Tenho como recuperar essas pontas secas, ou vai ficar assim para sempre?
    Obrigada!

    ResponderExcluir