Atenção leitores

ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHORAR O BLOG - Algumas janelas ainda não estão prontas - Desculpe o transtorno,
Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS - Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

IMBÉ-FURADO-MIÚDO - ( Monstera obliqua )

07:14 5 Comments A+ a-


Trepadeira herbácea epífita.
 Clique para ampliar
Monstera obliqua
NOME CIENTÍFICO: Monstera obliqua.

NOME POPULAR: Imbé-furado-miúdo, folha-janela, planta-queijo-suiço.

FAMÍLIA: Araceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: América do Sul.

PORTE: Trepadeira epífita,  seus ramos atingem comprimentos diversos.

FOLHAS: Folhas exóticas, perfuradas, de coloração verde vibrante, coriácea, Os buracos não são vistos nas folhas novas, aparecem com a idade.

 Clique para ampliar
Monstera obliqua - Detalhe das folhas
LUMINOSIDADE: Meia-sombra ou sombra, não tolera luz direta do sol nas horas mais quentes do dia. Aprecia luz solar filtrada por árvores, se cultivada em ambientes internos manterem local com bastante luminosidade.

ÁGUA: Aprecia solo ligeiramente úmido, mas não encharcado, regar de 1 a 2 vezes por semana, com um volume maior nos períodos mais quentes do ano e menos nos mais frios. Se cultivada a sombra, o ideal será deixar o substrato um pouco seco  entre regas.

CLIMA: Prefere quente e úmido, mas tolera temperaturas mais baixas.

PODA: Não necessária. Se for desejo limitar seu crescimento seus ramos podem ser podados. Folhas e ramos secos devem ser retirados, com finalidade estética.

CULTIVO: De fácil cultivo, aprecia solo rico em matéria orgânica. Sugestão de mistura: 1 parte de terra comum de jardim, 2 parte de composto orgânico e 1 parte de terra vegetal.

FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio da muda, use a mistura descrita no item anterior e acrescente 10 colheres de sopa de NPK, fórmula 10-10-10.

UTILIZAÇÃO: Pode ser cultivado em cestas suspensas, que formará uma magnífica cascata, seus ramos podem crescer bastante, mas podem ser podados, se desejar deixá-la no formato arredondado. Pode ser treinada a subir em estaca, colocada em vasos. No jardim se dá bem embaixo de árvores utilizando seus troncos como suporte.
Clique para ampliar
Monstera obliqua - Trepando em árvore
PROPAGAÇÃO: Por estacas obtidas pela divisão do caule. As estacas podem ser colocadas na água e quando nascerem as raízes passar para o solo.

PLANTA TÓXICA: Cuidados especiais com crianças pequenas e animais de estimação, pois é uma planta tóxica.

FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei no Jardim Botânico Plantarum, o endereço do local está na margem direita aqui do blog.

5 comentários

Write comentários
Tretswelt
AUTHOR
20 de maio de 2012 15:28 delete

Oi Mario como vai?essa planta tenho tambem na entrada da minha casa.que bo saber mais sobre ela...Bju daqui do frio p vc.Luciene.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
20 de maio de 2012 17:06 delete

Olá Luciene, Boa Tarde!

Obrigado pela visita.
Fico feliz em ter ajudado um pouquinho.

Um abração!

Reply
avatar
katia
AUTHOR
16 de outubro de 2014 11:51 delete

Indicações: A infusão de suas raízes é considerada muito eficaz contra a hidropisia e o artritismo, atribuindo-se ao suco a propriedade alexifarmaca; as folhas frescas e amassadas são empregadas como vesicatório e rubefaciente nos mesmos casos e ainda contra as orquites crónicas, a inflamação dos ouvidos, a erisipela, as eczemas, a caspa e as úlceras em geral, sendo que atualmente goza de boa reputação para combater as linfatites posteriores aos partos, encontrando-se nas farmácias o extrato fluido da planta sob o nome de chagas-de-são sebastião.



Read more: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/dragao-fedorento.html#.VD_WAfnF9qU#ixzz3GJnfQc6o

Reply
avatar
16 de abril de 2017 08:42 delete

Eu tenho uma em vaso pequeno com um toco pra entrelaçar mas as folhas não estão dando os buracos... Pq?

Reply
avatar
Elem
AUTHOR
22 de junho de 2017 15:04 delete

Eu sou de Vitória, ES e tenho muita vontade de ter uma planta dessa, sabe me indicar que venda? pode ser online mesmo.

Reply
avatar