14 de ago. de 2013

SAMAMBAIA-PRATEADA - ( Pteris argyraea )


SAMAMBAIA-PRATEADA - ( Pteris argyraea )

NOME CIENTÍFICO: Pteris argyraea.

NOME POPULAR: Samambaia-prateada, samambaia-pteris.

FAMÍLIA: Pteridaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: América Tropical.

PORTE: Em média suas folhas atingem 60 cm de comprimento.

FOLHAS: Sua folhagem é bastante ornamental, bonita e delicada. Os folíolos têm formato de lança, com bordas lisas, dentadas ou onduladas, apresenta uma faixa central branca-prateada.
 
SAMAMBAIA-PRATEADA - ( Pteris argyraea ) - Detalhe da folha
LUMINOSIDADE: Sombra ou meia-sombra.

Nota: Não suporta luz direta do sol nas horas mais quentes do dia (10h00 as 16h00). Se for cultivada na sombra precisa de bastante claridade.

ÁGUA: Aprecia substrato úmido, mas nunca encharcado, regar de forma moderada de 2 a 3 vezes por semana, com maior volume nos dias mais quentes e menos nos dias mais frios.

CLIMA: Quente e úmido. Não tolera frio intenso

PODA: Apenas retirada de folhas secas. Se a planta se expandir mais que o desejado, retire o excesso preparando novas mudas.

CULTIVO: Prepare o substrato contendo 2 partes de composto orgânico (se tiver pedacinhos de gravetos e folhas semi-decompostas é melhor), 1 parte de terra comum de jardim e 1 parte de areia grossa de construção. Para cada 3 litros desta mistura acrescente 2 colheres de sopa de farinha de osso e 1 colher de carvão vegetal triturado.

FERTILIZAÇÃO: Não adube a planta nos primeiros 6 meses após o plantio, depois aplique a cada 6 meses fertilizante para plantas de interior (que é facilmente encontrado em gardens e supermercados). Use a metade da quantidade descrita na embalagem.

UTILIZAÇÃO: Fica maravilhosa em jardins internos, vasos e canteiros, de forma isolada ou fazendo composição com outras plantas.
 
SAMAMBAIA-PRATEADA - ( Pteris argyraea )
PROPAGAÇÃO: É feita pela divisão da planta, a touceira deve ser separada com cuidado deixando sempre raízes nas novas mudas.

PREÇO: Em Holambra / SP, o vaso tamanho CA21, estava sendo comercializado por R$ 12,00.
 
SAMAMBAIA-PRATEADA - ( Pteris argyraea )
FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei em Holambra/SP na Garden Cidade das Flores

Nenhum comentário:

Postar um comentário