22 de jun. de 2014

MELÃO-DE-SÃO-CAETANO, ERVA-DE-LAVADEIRA - ( Momordica charantia )



Trepadeira herbácea.



NOME CIENTÍFICO: Momordica charantia.


NOME POPULAR: melão-de-são-caetano, erva-de-são-caetano, erva-das-lavadeiras, erva-de-lavadeira, erva-de-são-vicente, fruto-de-cobra, melãozinho, quiabeiro-de-angola, balsamia-longa, fruto-negro, balsam pear (inglês), pomme de merveille (francês), balsamia (espanhol).



Nota: Tem o nome popular de “erva-das-lavadeiras” porque as folhas eram usadas para clarear as roupas.



SINONÍMIA: Momordica chinensis, Momordica elegans, Momordica indica, Momordica operculata, Momordica sinensis, Sicyos fauriei.



FAMÍLIA: Cucurbitaceae.



CICLO DE VIDA: Anual.



ORIGEM: Ásia, a planta foi introduzida no Brasil vinda da África.



PORTE: De 2 a 3 metros de comprimento.



FOLHAS:

MELÃO-DE-SÃO-CAETANO, ERVA-DE-LAVADEIRA - ( Momordica charantia )
FLORES: A planta apresenta flores femininas e masculinas.

MELÃO-DE-SÃO-CAETANO, ERVA-DE-LAVADEIRA - ( Momordica charantia )
FRUTOS: Tem tamanhos diversos, conforme cultivar, eles são comestíveis, mas as sementes não devem ser ingeridas porque é tóxica. Quando maduro adquire coloração laranja, abre e mostra as sementes de cor vermelha intensa.

 
MELÃO-DE-SÃO-CAETANO, ERVA-DE-LAVADEIRA - ( Momordica charantia )

MELÃO-DE-SÃO-CAETANO, ERVA-DE-LAVADEIRA - ( Momordica charantia )
MELÃO-DE-SÃO-CAETANO, ERVA-DE-LAVADEIRA - ( Momordica charantia )
MELÃO-DE-SÃO-CAETANO, ERVA-DE-LAVADEIRA - ( Momordica charantia )
TRONCO: É uma trepadeira sarmentosa (são gravinhas usadas para fixação). São caules modificados.

 
MELÃO-DE-SÃO-CAETANO, ERVA-DE-LAVADEIRA - ( Momordica charantia )

LUMINOSIDADE: Sol pleno.



ÁGUA: Gosta de solo mantido úmido, mas não encharcado.


CLIMA: Prefere clima quente e úmido, não gosta de frio intenso.



PODA: Para que ocorra uma maior ramificação a ponta do ramo principal pode ser cortado logo que surgirem as primeiras flores.



CULTIVO: Bastante rústica é vista em locais diversos porque suas sementes são disseminadas por aves e animais, está na relação de plantas daninhas no Brasil.



FERTILIZAÇÃO: Não é exigente em relação a fertilização, mas prospera bem em solos ricos em matéria orgânica.



UTILIZAÇÃO: Os frutos são consumidos, quando ainda estão verdes ou começando a amarelar, a textura é parecida como o pepino ou chuchu só que amargo. Fica muito bonito cultivado como planta ornamental em cercas e caramanchões.


PROPAGAÇÃO: Principalmente por sementes, mas também pode ser feita por rizomas.


PLANTA MEDICINAL: As hastes, folhas e arilo (parte carnosa que cobre as sementes) têm diversas indicações medicinais.

PLANTA TÓXICA: As sementes são tóxicas.

FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei na chácara onde moro em Mogi Mirim / SP.

MELÃO-DE-SÃO-CAETANO, ERVA-DE-LAVADEIRA - ( Momordica charantia )




12 comentários:

  1. Favor onde consigo as sementes?att IEDA Gomes(21-981119569)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ieda, Bom Dia.
      Como suas sementes são disseminadas por aves e animais, e está na relação de plantas daninhas no Brasil, nunca vi a venda.
      Poderá conseguir com pessoas que tem em suas propriedades.
      Aqui na chácara costuma sempre ter, é uma planta anual (ou seja: nascem crescem dão flore, frutos e morrem em 1 ano), no momento não existe nenhuma.
      Um abração

      Excluir
    2. Boa tarde seu Mário! O senhor havia comentado no site que tinha melão de São Caetano plantado na sua chácara, tem como senhor arrumar esses melões? Eu até compro se for o caso! Estou precisando urgente, por motivos de saúde. Se o senhor puder me ajudar , vou deixar aqui o meu contato: 95731 7567. Sou de Osasco SP

      Excluir
    3. Olá Josiane, Boa Tarde.
      Não plantei, as sementes foram trazidas por aves ou morcegos e germinaram, não guardei sementes e no momento não tenho nenhuma planta.
      Um abração!

      Excluir
    4. Oi eu tenho...meu pé e novo e já deu vários frutos!

      Excluir
  2. Bom dia , gostaria de comprar sementes ou mesmo o fruto melão amargo , istovisto a minha mãe ser diabética , tenho ouvido falar muito bem desta planta e tenho alguma esperança neste tratamento. Queira por favor me contacta me via email : xelazap.paz@gmail.com ou via telemóvel 968180220
    Chamo me Alexandre paz
    Mto obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia Alexandre!
      Não trabalho com venda de plantas.
      Por se tratar de espécie bastante rústica que cresce de forma espontânea, pois os pássaros disseminam sementes, não vejo a venda em Garden.
      Espero que algum leitor do blog possa te ajudar.
      Um abração!

      Excluir
  3. Já vi as sementes pra vender no mercado livre.

    ResponderExcluir
  4. Se alguém quer esse sementes posso ajuda e mandar pelo correio.
    Eu cultivo essa planta em minha casa. Estou em Timor.

    ResponderExcluir
  5. Se alguém quiser eu posso mandar pelo correio. Na minha região tem muita em cercas

    ResponderExcluir