14 de jul. de 2014

MILHO DE PIPOCA - (Zea Mays Everta)



Para conhecer mais sobre o milho:

http://plantas-ornamentais.blogspot.com.br/2012/01/milho-zea-mays.html
MILHO DE PIPOCA - (Zea Mays Everta)
Porque o milho de pipoca estoura?



Todo grão de milho tem três partes: o embrião, onde fica o material genético, o endocarpo e o pericarpo, compostos principalmente de amido e água. A diferença do milho de pipoca é que ele tem menos água (cerca de 14,5%) do que o milho verde e seu pericarpo tem uma casca quatro vezes mais resistente que a dos milhos que usamos para comer e fazer canjica
Ao colocar a pipoca na panela ou no microondas, o calor faz com que a água de dentro do grão se transforme em vapor, que tenta sair e empurra a casca do pericarpo. Ao mesmo tempo, o amido, antes sólido, começa a virar uma espécie de gelatina, aumentando de tamanho. Somadas, a pressão do vapor d'água e do amido chegam a 10 kg/cm2, cinco vezes mais que a de um pneu de carro!
A pressão é tanta que a casca estoura! Em contato com o ar, o amido gelatinizado se solidifica e se transforma na espuma branca que comemos. Quando o pericarpo tem rachaduras ou é pouco duro, o vapor d'água escapa, a pipoca não vinga e surge o piruá. Outro motivo para a pipoca não estourar é quando o grão tem água a mais ou a menos na composição )

Fonte:



MILHO DE PIPOCA - (Zea Mays Everta)
MILHO DE PIPOCA - (Zea Mays Everta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário