Atenção leitores

ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHORAR O BLOG - Algumas janelas ainda não estão prontas - Desculpe o transtorno,
Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS - Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

MACAÚBA, MACAÍBA - ( Acrocomia aculeata )

16:47 0 Comments A+ a-

macaúba, macaúva, macaíba, macajuba, coco-de-espinho, coco-macaúba, coco-de-catarro, coco-baboso, chiclete-de-baiano, chiclete-cuiabano, mucajá, macajá, mocajá, mucajuba
NOME CIENTÍFICO: Acrocomia aculeata. 

NOME POPULAR: macaúba, macaúva, macaíba, macajuba, coco-de-espinho, coco-macaúba, coco-de-catarro, coco-baboso, chiclete-de-baiano, chiclete-cuiabano, mucajá, macajá, mocajá, mucajuba.

Nota: Existe outra espécie que é conhecida como macaúba, é a Acrocomia intumescens, que por ter o tronco mais dilatado é chamada de macaíba-barriguda.

SINONÍMIA: Cocos aculeatus Jacq., Acrocomia sclerocarpa Mart., Acrocomia antiguana L.H.Bailey. 
FAMÍLIA: Arecaceae (Palmae).

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Brasil.

PORTE: De 10 a 15 metros de altura.

FOLHAS: Medindo cerca de 3 a 5 metros de comprimento, os folíolos estão dispostos em ângulos diversos, dando a folha um aspecto plumoso, bastante ornamental.

FLORES: Inflorescências de coloração amarelada, agrupadas em cachos que mede até 80 cm de comprimento, floresce praticamente o ano inteiro com maior intensidade de outubro a janeiro.

Nota: As flores de tamanho pequeno, estão na mesma inflorescência, sendo que as masculinas nascem no topo e as femininas mais junto a base

FRUTOS: São globosos, medindo de 3,0 a 6,0 cm, são comestíveis, pode ser extraído um óleo fino, semelhante ao de oliva. A frutificação ocorre com 3 a 5 anos de idade.
 
MACAÚBA, MACAÍBA - ( Acrocomia aculeata )
Nota: Araras, periquitos, papagaios, tucanos, tuins, etc. são atraídas pala planta.

TRONCO: Caule simples com muitos espinhos, com cerca de 20 a 30 cm de diâmetro, sua madeira de longa durabilidade, dura e moderadamente pesada.
 
MACAÚBA, MACAÍBA - ( Acrocomia aculeata )
LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Mantenha o solo úmido, mas não encharcado enquanto a planta for jovem, depois de adulta tolera solo mais seco.

CLIMA: Gosta de clima quente e úmido.

PODA: Não necessária, mas se utilizada como planta ornamental, as folhas secas podem ser cortadas.

CULTIVO: Para germinação de sementes, deve ser utilizado solo arenoso rico em matéria orgânica. No local definitivo, abra uma cova de no mínimo o dobro do tamanho do torrão, misturando na terra retirada composto orgânico.

Nota: Não deve ser cultivada em locais de transito de pessoas, devido a grande quantidade de espinhos.

MACAÚBA, MACAÍBA - ( Acrocomia aculeata )

FERTILIZAÇÃO: Aplicar esterco animal, sempre muito bem curtido ao redor do caule, nunca junto a ele, ou misturar por ocasião da abertura da cova.

UTILIZAÇÃO: Além do aproveitamento de diversas parte da planta, também é uma bonita ornamental.

PROPAGAÇÃO: Por sementes, não havendo necessidade de despolpá-los, a emergência demora cerca de 3 a 5 meses e a taxa de germinação é moderada.

FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei na chácara onde moro em Mogi Mirim / SP.