Atenção leitores

ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHORAR O BLOG - Algumas janelas ainda não estão prontas - Desculpe o transtorno,
Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS - Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

Qual o sombreamento que uma orquídea deve receber?

16:43 2 Comments A+ a-

Qual o sombreamento que uma orquídea deve receber?

Realizei uma pesquisa com cerca de 500 espécies de orquídeas, com isso posso afirmar que 70% preferem um sombramento de 50%, que pode ser conseguido através da luz do sol filtrada pelas árvores perenes ou artificialmente por coberturas ripadas ou telas de sombreamento.

Sempre é bom lembrar que as pessoas devem pesquisar o comportamento das espécies que estão cultivando proporcionando a elas o sombreamento adequado para terem sucesso com a planta.


Qual o sombreamento que uma orquídea deve receber?
Telas de Sombreamento

Qual o sombreamento que uma orquídea deve receber?

RESULTADO DA PESQUISA:

10 a 30% : 4%
40% : 4%
50% : 70%
60% : 13%
70% : 7%
80% : 3%

OBS: Vale lembrar que existem orquídeas terrestres que podem receber sol pleno.

2 comentários

Write comentários
Den Sawo
AUTHOR
8 de junho de 2016 18:39 delete

Venho mais uma vez agradecer pelas suas pesquisas e por compartilhar as informações. E a criação de orquídeas dentro de casa? o sombreamento seria receber o sol algumas horas por dia?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
9 de junho de 2016 13:50 delete

Olá Den, Boa Tarde
Não sei que espécie cultiva, mas dentro de casa também não devem receber sol direto a não ser filtrado por cortinas já que o sombrite não ficaria bom a decoração do ambiente.
A necessidade ou não de mais ou menos luz dá para perceber pela cor das folhas, compare com uma alface, se estiver mais escura está recebendo pouca luz e mais clara muita luz.
Um abração!

Reply
avatar