21 de mar. de 2009

Ipê-de-jardim (Tecoma stans)

ATENÇÃO
POSTAGEM REVISADA
Clique no link:

IPÊ-DE-JARDIM - ( Tecoma stans )


IPÊ-DE-JARDIM- (Tecoma stans)


Ipê-de-jardim (Tecoma stans)


Ipê-de-jardim (Tecoma stans)

Ipê-de-jardim (Tecoma stans)






Ipê-de-jardim (Tecoma stans)




44 comentários:

  1. Adorei encontrar esta arvore tão linda aqui. Alguns vizinhos tem esta planta e eu sempre admirei. Gostaria de comprar uma muda. Onde posso adquirir uma no Rio de Janeiro (Jacarepagua/Tijuca/imediações)? Agradeço que puder informar. (vvfontes@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho muda, faço em casa.
      É fácil. Deixe as sementes de molho por 24 horas num pote com água sem cloro. Depois coloque-as em algum vaso para germinar.
      Posso doar também as mudas.
      Vou mandar email Depois. Luiz Fernando.

      Excluir
  2. Olá,talvez por ser uma planta bem rústica não é comum encontrar para venda, se seu vizinho tem, espere sair as vagens, quando estiverem maduras (secas e na cor marrom) pegue algumas retire as sementes e plante em sacos para mudas ou garrafa Pet cortadas, (não esqueça de fazer furos em baixo para escoar água), quando brotarem faça o desbaste e fique com as melhores, depois é só planta-las no lugar definitivo

    ResponderExcluir
  3. Caro Mário,

    Plantei sementes que ganhei da UFF e agora tenho 11 mudas de ipê-de-jardim. Segui seus conselhos sobre o uso de garrafas PET cortadas e funcionou muito bem. Gostaria de umas dicas sobre como podar para que não ultrapasse o limite do teto da minha varanda (2,40 m).

    Muito obrigado.

    Olavo Diogo (e-mail: olavo.diogo@uol.com.br)

    ResponderExcluir
  4. qual é o diametro maximo da estaca para estaca?

    a alporquia com diametros acima de 6 cm funciona?

    ResponderExcluir
  5. Olá amigos, desculpem a demora em responder, mas estou com problema sério de sinal por aqui e não tenho dado atenção a meus amigos, comunidades e blogs.
    - Depois da florada pode podar a vontade, deixe da forma que desejar, se quer que ela fique como uma árvore, escolha um ramo central, prenda para não ficar torto com ação do vento e vá cortando as brotações laterais.
    - Elcio: Ele tem um crescimento rápido por isso pode usar as sementes, nunca fiz mudas por alporquia, mas acho que em diâmetro acima de 6cm normalmente não estão de 30 a 50 cm da ponta do ramo, como é usado normalmente
    Um abração e Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  6. OI TUDO BEM.,
    Eu ganhei uma muda dessa arvore e to querendo plantar na calçada da minha casa, Porem gostaria de saber se essa arvore da muita raiz e podendo quebrar meu passeio. Outra pergunta é se ela cresce muito, pq to como medo dos fios de luz.. grato...

    ResponderExcluir
  7. Olá, obrigado pela visita

    O IPÊ-DE-JARDIM é uma arvoreta indicada para as calçadas, pois não tem raízes agressivas e cresce em torno de 7 metros, se desejar que ela fique menor é só podar, ela aceita bem. Não se esqueça de conduzi-la na forma de árvore cortando as brotações laterais.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  8. Tenho um ipê com essas características em frente a minha casa , na calçada.Meu vizinho , sempre maltrata minha.Ontem quando cheguei em casa com minha família encontramos nossa árvore totalmente destruída.Meu marido bateu na porta do vizinho e ele nos disse que a prefeitura havia podado a árvore e ele chegou a pedir para que eles parassem , porém como ele estaciona seu carro abaixo da árvore , acreditamos que ele tenha chamado a prefeitura para fazer o estrago.Nossa árvore estava maravilhosa , toda florida.Vivia cheia de insetos polinizadores e passarinhos da dó de vê-la agora.Já liguei para a prefeitura de SP , porém acredito que será dificil tomarem providências já que o estrago já foi feito.O sr sabe se existe alguma providência a ser tomada ,pois estamos indignados e tristes com o ocorrido.

    ResponderExcluir
  9. Olá, obrigado pela visita.
    Na época destas floradas maravilhosas, as flores caem e tem pessoas que detestam isso, de ver elas sobre seus carros.
    É comum ver árvores serem podadas, não na época certa, mas porque estão causando "incomodo".
    Fiquei também indignado ao ver na calçada da casa de um conhecido, que tinha um Resedá-gigante todo florido, quando lá retornei estava feita uma poda radical, perguntei se a prefeitura que tinha feito aquele absurdo e ele me disse que foi ele, pois estava fazendo muita sujeira.
    O que dizer???
    Afinal, neste mundo tem pessoas que não gostam de animais e nem de seus semelhantes o que não dizer das pobres plantas.
    Não sei que providência você poderia tomar.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Tenho um pé de ipê-de-jardim e gostaria de saber com quanto tempo a planta inicia a floração, qual o período de floração no Estado do Piauí e quanto tempo dura a floração.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá, obrigado pela visita!

    As plantas dependendo da região onde são plantadas, tem comportamento diferente.
    Não sei como seria o caso do Ipê-de-jardim no Piauí.
    Mas é uma planta rústica de crescimento rápido com flores em quase o ano inteiro e após o primeiro ano elas aparecem.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  12. Li todos os comentários e respostas. Tirei muitas dúvidas! Muito obrigada Mário, por sempre responder!
    BjinhuxXx!!!

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, Mário.

    Moro em Minas Gerais, numa cidade bem quente. Plantei um Ipê-Mirin na calçada de minha casa a 06 meses. Ela já está com cerca de 2,10MTS e bastante florida. Em quanto tempo começa a produzir as vagens com as sementes?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Olá Flávio! Boa Tarde

    Depois da florada irão aparecer as vagens.
    Quando elas ficam maduras é só colher e plantar.

    Um abração

    ResponderExcluir
  15. Minha árvore perdeu todas as suas folhas esse mes. Ela tem por volta de tres anos e isso nunca havia acontecido antes. Isso é normal ou ela pode estar morrendo?

    ResponderExcluir
  16. Meu ipe tem 2 anos e esse mes perdeu todas as folhas. Gostaria de saber se isso é normal, pois nunca havia acontecido antes. Devo me preocupar?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  17. Olá Flávia! Bom Dia
    Ela perde as folhas e fica praticamente somente com as vagens que contem as sementes, com a estação das chuvas ela rebrota.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  18. Tenho algumas dessas pequenas árvores em minha casa e elas nunca perderam as folhas, dão flores o ano inteiro. Talvez pulverizando com calda bordalesa ela volte ao normal. Algum fungo pode ter atacado a planta. Às vezes coloco calda bordalesa até na terra em volta do tronco quando noto alterações em alguma planta, além de pulverizar. Geralmente dá certo. Fiz isso com meu pingo de ouro que perdeu todas as folhas e agora ele está renascendo. Salvei a árvore que já tem 2 anos. Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Olá Nanda, Boa noite!

    Tenho aqui na chácara onde moro alguns Ipê-de-jardim (Tecoma stans), ele é bem rústico, e nunca foi preciso de tratamento especial, mas cuidar com calda bordalesa ajuda, principalmente o pingo-de-ouro que pé mais propenso ao ataque de pragas.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, Mario.
    Eu gostaria de saber quanto tempo o ipe de jardim leva para chegar a fase adulta.
    Eu tive um há alguns anos, mas tolamente, deixei cortarem para uma cnstrução e não estou cxonseguindo fazer as mudas de sementes que pego na chaca evoluirem, elas sempre 'morrem' quando estão com altura entre 5 e 10 cm. E tenho todo cuidado com boa terra, luz e umidade.

    ResponderExcluir
  21. Olá, Bom Dia!
    Sobre o Ipê-de-jardim (Tecoma stans), ela é bem rustica, arrume sacos de mudas grandes ou mesmo garrafas pet, mas corte de forma que fiquem bem altas e com furos na parte inferior para escoar excesso de água, e plante as sementes, deixe num local com bastante luz, mas a sombra, mantenha úmido, mas não encharcado, quando a muda estiver com mais de 0,5 metro leve para o local definitivo.
    Acredito que em 2 anos terá ela adulta.
    Clique no link no alto desta postagem para saber mais detalhes
    Um abração!

    ResponderExcluir
  22. olá tudo bem?gostaria de saber se acácia é uma árvore boa p plantar na calçada do lado dos fios eletricos na rua e se não causa danos na calçada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cida, Bom Dia.

      Ela é uma árvore de pequeno porte indicada para calçadas.
      Não tem raízes vigorosas e aceita bem a podas.
      Como vão aparecer muitas brotações laterais, elas devem ser cortadas para conduzi-la como árvore.

      Um abração!

      Excluir
  23. gostaria de saber se posso retirar meu ipe de jardim que esta plantado no passeio replanta-lo em um vaso o mesmo tem cerca de 1,90mt .
    ele resiste?
    grato, Marcelo

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Mário! Tenho um flat na praia no litoral de Pernambuco, ele é térreo e recebe muito sol. Há um espaço de aproximadamente 3m entre minha varanda e a calçada de passeio do condomínio. Pensei em colocar um arbusto ou árvore de pequeno porte para dar sombra. Já que o prédio tem 4 andares, preciso considerar 4 fatores importantes para fazer a escolha adequada: 1. copa pequena (por causa dos apartamentos de cima e os postes), 2. não quebre a calçada, 3. dê sombra, 4. suporte o clima quente e a maresia, e de preferência, com bonita floração. O ipê de jardim é uma boa opção? Se não, o que você acha da Murta, da Manduirama ou do Manacá de Cheiro? Há vários dias tenho estudado sobre esse assunto, mas como sou leiga, não consigo definir. Agradeço desde já se você puder me orientar. Cristina

    ResponderExcluir
  25. Esta planta é linda, entretanto deve ser plantada com cautela, tendo em vista que se trata de planta exotica e as sementes invadem matas nativas trazendo grande prejuizo ecologico, assim, para quem tem espaço suficiente ou mora proximo a áreas verdes o melhor é optar e plantar os ipés nativos, branco, rosa, amarelo ou roxo.

    ResponderExcluir
  26. Ola, td bem? Procurei na internet algo sobre fungos e doenças do Ipê de Jardim e nd encontrei que pudesse me ajudar. Tenho uma árvore em casa há quinze anos, e não percebi que ela estava doente, ou seja, há fissuras e entradas profundas no trono, dando a impressão de ''apodrecimento''. Será que alguém sabe como trata-lo? Gostaria muito de salva-lo :( . Obgd!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Talvez ainda possa salvar, aplique pasta a base de cobre, pode encontrar em casas agropecuárias.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
    2. Pq as folhas verdes caem? Pode ser envenenamento? Como descobrir e como salvar a planta?

      Excluir
  27. Na calçada do edifício onde moro há 6 mudas de ipê de jardim, plantadas há 4 meses. Algumas estão bem floridas, mas todas estão com brotações laterais. A intenção do prédio e que as plantas cresçam em formato de arbusto. Qual o momento certo de fazer a primeira poda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fred, Boa Noite!
      As brotações laterais são retiradas deixando sempre a principal se for desejo conduzir a planta para formar uma arvoreta, no caso para formar um arbusto, elas devem ser mantidas, fazendo a poda após florada nas pontas dos ramos se desejar reduzir altura ou largura.
      Um abração!

      Excluir
  28. Obrigado,Mario. Quis falar mini-arvore, arvoreta, acabei utilizando uma expressão equivocada (arbusto). Pelo que você falou, acredito que já dê pra fazer uma primeira poda..obrigado!

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde. Meu nome é Roberto, me mudei ha alguns meses e tem um pé de ipê na calçada, tem por volta de 1,70 a 2m. Me preocupo pois está à sombra do muro. Há prejuízo para seu desenvolvimento? Devo trocá-la de lugar? Obrigado

    ResponderExcluir
  30. Ola tenho uma jabuticabeira q ja deu alguns frutos mas por conta de uma obra sera preciso tira la
    Sera q poderia troca la de lugar
    Ou ela morreria com a mudança? Pode se podar para q ela nao cresça mto?

    ResponderExcluir
  31. Olá... tenho um ipe de jardim, não fui eu que plantei... ele cresceu sozinho no meu jardim e eu achei bonito e deixei ele lá... estava se desenvolvendo muito bem, crescendo rápido, desde cedo deu flores... mas nos últimos tempos as flores diminuiram, está cheio de vagens marrons.. as folhas estão com um aspecto enferrujado... ele está doente? o que posso fazer para cuidar?

    ResponderExcluir
  32. No estado de Goiás mais precisamente no Nordeste goiano, Cidade de Campos Belos o ipê mirim é uma boa sugestão? Já que aqui é muito quente a maior parte do ano.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia, eu tenho um ipê de jardim na frente da minha casa e gostaria de saber se na época de floração ela perde as folhas, e notei que a formigas que sobem nela a respeito das formigar pode causar mau estar na saúde da arvore e como posso acabar com elas sem prejudicar a arvore.

    ResponderExcluir
  34. Tenho dois Ipês de jardim um ao lado do outro próximo a um lago artificial que fiz. Um dos ipês começou a perder as flores e folhas, que estavam ficando amarelas e para o meu espanto o outro ipê de jardim em menos de 24hs começou a murchar todas as folhas. A princípio quando o primeiro pé ficou sem folhas pensei que fosse concorrência com uma Palmeira cica que havia plantado primeiro e o ipê estava sofrendo com essa concorrência. Agora que o outro começou a murchar, estou pensando em podridao das raízes. Como posso salvar o meu ipê. Será que pode ser mesmo podridao?

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde! Moro em Presidente Prudente- SP, e tenho 2 mudas de Ipê Jardim, só que estou preocupada com 1 , pois está perto do cano de esgoto. Quero saber se a raiz dele é superficial, estragando calçada e cano de esgoto ou mais profunda?
    Antecipadamente agradeço. Responda no meu e-mail? rosario.arenales5@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. eu plantei tem dois meses e ja esta crescendo bastante, quanto tempo demora para ficar adulta?

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde, se alguém puder me tirar essa dúvida, ficarei extremamente grato...tenho uma muda de Ipê de Jardim com mais de 1,60M de altura. Li aqui que para deixá-la com forma de arvore terei que podar as ramificações laterais; ate aí tudo bem. Porém não que que ela ultrapasse os 4M e fique com uma copa vistosa e não tenho a mínima noção de como fazê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá é uma planta arbustiva portando deve manter o caule principal e cortar todas brotações laterais que surgirem, utilize instrumento de corte bem esterilizado e se já forem galhos mais robustos passe algum produto a base de cobre ou mesmo canela em pó nos cortes para impedir a entrada de doenças, o corte deve se feito bem reto (sem ficar "mordido" bem junto ao caule principal. As brotações bem jovens é possível retirar manualmente.
      Boa Sorte.
      Um aberação!

      Excluir