Atenção leitores

ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHORAR O BLOG - Algumas janelas ainda não estão prontas - Desculpe o transtorno,
Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS - Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

Bate Papo

16:18 235 Comments A+ a-

Olá amigos!

Não sou especialista no assunto, plantas são apenas meu hobby, mas conheço um pouco do nosso mundo vegetal, e daquilo que já aprendi posso compartilhar com vocês

Um abração!

235 comentários

Write comentários «Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 235   Recentes›   Mais recentes»
Circe
AUTHOR
27 de dezembro de 2010 17:20 delete

Oi Mário,tudo bem contigo?
É lógico que podes me ajudar.
Vou te explicar o que está acontecendo.
Sou apaixonada por pimentas(aquelas de vazinhos)mas já estou cansando de tanto comprar e elas acabam morrendo.
Ganhei uma da minha filha lindíssima,e aos poucos elas(pimentinhas)forma ficando murchas e algumas até cairam.
Eu e minha filha achamos que é "olho gordo nosso mesmo"de tanto que queremos.
Essa coisa de olho gordo eu que penso,pois até minha cunhada me perguntou quem havia estado em minha casa e disse a ela que ninguém,ou seja,é nós mesmas,kkkk
Será que sabes qual o problema ou tens alguma dica prá me dar.
Um grande abraço e obrigado.

PS:Adorei teu blog que é lindo.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
27 de dezembro de 2010 18:27 delete

Olá Circe

Frase de William Sheakespeare: "Existe mais mistérios entre o céu e a Terra do que sonha nossa vã filosofia.

"Seca Pimenteira", "Olho Gordo" e agora até pela internet, vc posta uma foto de uma planta sua maravilhosa e no dia seguinte ela aparece murcha, aconteceu isso com um Resedá que plantei, estava todo florido, postei a foto e no dia seguinte estava murcho, fiz a "autópsia" e não encontrei nada de errado.

Mas também pode não ser nada disso...

As variedades atuais de pimenteiras são selecionadas para frutificarem bastante em um curto período de tempo, apesar de serem consideradas perenes.

Para pimentas ornamentais e cultivadas em vasinhos durem mais, devem ser colhidos os frutos maduros de forma permanente e as flores devem ser diminuídas, retirando algumas.

Mas de uma forma geral após o primeiro ano, elas enfraquecem e ficam feias e estando fracas ficam vulneráveis a pragas e doenças

Experimente pegar as sementes e plantar, elas germinam com facilidade e logo vc terá uma nova pimenteira jovem e saudável

Boa Sorte!

Reply
avatar
28 de dezembro de 2010 12:30 delete

Olá, que prazer encontrar seu blog...cheguei agora, ainda estou fuçando por aqui, mas queria lhe contar um resumo de como vim parar aqui: eu "achava" que não gostava de plantas, ou pelo menos nunca pensava nelas...daí minha avó (já falecida) tinha vários vasos e uma dama-da-noite mágica, cheirosa...com saudades dela, resolvi plantar uma em casa para sentir o cheiro da casa de vó...rs...a primeira eu "matei", não conseguiu resistir a minha falta de prática com plantas...agora, anos depois, resolvi retomar minha intenção e pasme! Estou apaixonada pelas plantas...rs...aliás, devo confessar, elas estão me ajudando a viver um momento de reencontro comigo mesma (assunto pra outra hora...rs...)...bom...daí tenho 14 vasos, plantados em duas semanas...rs...a dama-da-noite, atriz principal deste palco, estava linda, brotando e eu muito feliz...agora, de uns dias pra cá, as folhas estão murchando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ah não! Ela vai sobreviver!!!!!!!!!!! Ainda não deu flores, plantei há um mês mais ou menos...enquanto cuido dela, cuido do jasmim, da orquídea, das fortunas, de uma flor lindinha que não decorei o nome, e até de um boldo que nossa!, como está feliz! kkkkkkk...resumo: Encontrei minha nova paixão! agora estou aqui na internet, desesperadamente buscando informações para cuidar da minha dama-da-noite que está em crise, mas vai se recuperar...rs...ela está em um vaso grande...minha casa não tem muito lugar com sombra...na verdade não sei se ela precisa de muito Sol ou não, de muita água ou não...vou caçar informações no seu blog. Obrigada, um grande abraço e um lindo novo ano. Ana Paula Faria.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
28 de dezembro de 2010 18:25 delete

Olá Ana Paula

Praticamente todas as plantas que suas flores só abrem a noite exalando um perfume intenso são conhecidas popularmente por Dama-da-noite, Rainha-da-noite, etc...
Mas são plantas diferentes que necessitam de cuidados também diferentes.
As flores são geralmente brancas, o perfume é bem forte e tem o objetivo da atrair mariposas e até morcegos para realizar a polinização.
Entre no Google Imagens e tente descobrir qual é a sua, descubra o nome científico, ai tudo ficará mais fácil.
Vc também pode entrar na minha comunidade do Orkut: Nosso Cantinho Verde, lá tem um pessoal bem legal disposto a ajudar.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
28 de dezembro de 2010 18:30 delete

Olá amigos!

Neste ano de 2010 por conta de um sinal muito ruim no sítio onde moro, não consegui dar atenção a meus amigos, meus blogs, minhas comunidades.

Mas finalmente a Vivo conseguiu melhorar o sinal e agora pretendo estar sempre presente e postando.

Um abração a todos

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
25 de janeiro de 2011 17:06 delete

Olá Mário. O meu nome é Bárbara, tenho 19 anos e moro em Portugal.
Recentemente fui morar com o meu namorado, mas em casa dos meus pais sempre vivi em contacto com flores. Num pequeno quintal a minha mãe sempre plantou um bocadinho de cada coisa. Flores com legumes e sempre deu resultado :)
O meu problema é que na casa onde resido agora não tenho muita luz, nem quintal. Só posso ter vasos... durante o dia só tenho sol "disponivel" até perto da uma da tarde... apartir daí tenho sombra em toda a casa..
Uma vez que está super dentro do assunto será que me podia dar algumas dicas sobre o que posso plantar? É inverno e esta muito frio, mas em breve vem a primavera :)

Desde já obrigada.
Se puder, entre em contacto comigo através do meu mail: barbara_13_sa@hotmail.com
Bj, Bárbara

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
25 de janeiro de 2011 19:54 delete

Olá Bárbara!
Como vc mora em Portugal, de nada adiantaria te mandar uma lista de plantas e voce não encontrar elas a venda por aí.
Tem uma grande quantidade de lindas plantas que o que elas mais precisam é de muita luz, mas não toleram luz direta do sol, principalmente das 10h000 às 17h00.
Uma dica, primeiro dê uma pesquisada das plantas que voce encontra a venda, pegue os nomes, de preferência com o nome científico também,porque em cada lugar elas são conhecidas com nomes diferentes, se o pessoal não souber fotografe.
Procure por plantas cultivadas a meia-sombra.
Feito isso posso tentar te ajudar.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
28 de janeiro de 2011 10:29 delete

Olá, seu Mário. Tudo bem? Gostaria de saber a referência(loja) do "azevinho r$ 21,00 em Holambra/SP". Desde ja agradeço e aguardo. Abraços.


Max(maxfmaciel@hotmail.com)

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
28 de janeiro de 2011 14:44 delete

Olá Max!

Olha o endereço:
Jeuken Flores e Plantas Ltda.

Rua Campo de Pouso, 1444
Cep. 13825-000 • Holambra, SP
Tel. ( 19 ) 3802.8080

http://www.prontaflora.com.br/

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
26 de fevereiro de 2011 16:27 delete

Oii Mario!! queria muito a sua ajuda,,eu comprei uma gloxínia e replantei,,ela estava florida e esta murchando,,será que fiz algo de errado por favor me ajuda! Tbm gostaria de saber como tirar as flores murcha(faca,,tesoura)??? e estou deixando ela na garagem,,tem uma ventilação boa mas não muita iluminação,,,em que lugar será melhor ???
Por favor me ajude,,,deste já agradeço. Cláudia

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
26 de fevereiro de 2011 19:24 delete

Olá Cláudia!

A Gloxínia é uma planta tuberosa, que tem um ciclo anual, quando ela começar a secar é porque ela começou a entrar no período de dormência, vá diminuindo gradativamente as regas até que a planta fique totalmente seca,
A Planta não morreu, os tubérculos estarão lá, vivos, esse período dura em média 3 meses, mantenha o substrato só um pouquinho umedecido, quase seco.
Logo irão aparecer brotos, pronto ela está acordando.
Quanto a cortar folhas, melhor é sempre usar um instrumento que faça um corte preciso, ou seja bem reto sem rebarbas, pode ser uma tesoura, é bom sempre esterilizar, aqueça no fogo, isso evita o aparecimento de doenças.
Ela não gosta de sol direto mais aprecia boa iluminação.
Boa Sorte

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
2 de março de 2011 11:51 delete

Oi Mario,,,muito obrigada pela ajuda,,,ela esta soltando brotos e esta florida novamente que alegria essa flor é realmente muito bonita,,,,ahhh e mudei ela de lugar coloquei em minha sala perto da janela, ela esta gostando esta linda mesmo!!!
Muito obrigada!!!
Parabéns pelo seu trabalho.

Cláudia -vargem grande do sul S.P

Reply
avatar
dorinha
AUTHOR
12 de março de 2011 19:50 delete

OI sr mário as gloxinias sõa liiiindas, gostaria muito de saber quem vende pela internet os bulbos, grata desde já!!!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
13 de março de 2011 07:29 delete

Olá Dorinha
Obrigado pela visita.
Não conheço quem venda bulbos de Gloxinia.
Tenho comprado bulbos do produtor André Booersen, o qual recomendo, mas não tem o da Gloxínia
Entrei em contato via email com um produtor, que não vende a planta no varejo, somente para o Veiling de Holambra, obtendo a resposta faço contato.
Um abração.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
18 de março de 2011 10:20 delete

Oi Mario,sou eu cláudia preciso da sua preciosa ajuda!!! Eu comprei um fertilizante para minhas plantas"" fertilizante orgânico simples classe A"" Torta vegetal mamona,,,e coloquei em todas as plantas incluindo gloxínias e orquidias,,,mas estranhei porquê ficou tudo embolorado,,,e agora o que faço???isso vai prejudicar minhas plantas???? o que fazer,,,porfavor me ajude!! Deste já muito grata.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
18 de março de 2011 17:37 delete

Olá Cláudia!

Depois de extraído o óleo e a água da mamona (Ricinus communis), sobra o bagaço que é a torta de mamona.

Essa torta é rica principalmente em Nitrogênio, ótima para plantas, mas perigosa para quem tem animais de estimação, pois ela é tóxica.

Ela deve ser utilizada na quantidade certa indicada pelo fabricante, acredito que esteja na embalagem, aplicar sempre longe do caule principal da planta.

Se você incorporar ao solo (misturar), acredito que seu problema estará resolvido.

Isso que está ocorrendo é a fermentação e decomposição do produto, algumas plantas mais sensíveis podem sofrer, pois ocasionará dano a suas raízes, por isso a dosagem correta é fundamental.

Boa sorte!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
20 de março de 2011 18:32 delete

Oii Mario!!
eu obedeci sua dicas vamos ver se da certo!!
Olha eu gostaria de umas dicas suas:
O que fazer em cada fase de estação,para as plantas como outono,inverno,primavera e verão! Gostaria de saber tudinho sobre isso pois me ajudaria a cuidar mas das plantas!
Muito obrigada,,,Cláudia vargem grande do sul

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
20 de março de 2011 20:10 delete

Olá Claudia, obrigado pela visita.

As plantas, dependendo da espécie, tem comportamento diferente em relação as estações do ano, existe algumas regras que são básicas e vale para a maioria, mas se seguir poderá prejudicar algumas.
Meu conselho para você é que procure conhecer cada uma delas, saiba seu nome popular e principalmente o científico, pois irá facilitar a pesquisa.
Feito isso, anote tudo, vai ver que os cuidados serão diferentes para cada uma.
Aí é só cuidar delas com bastante carinho e logo terá a recompensa, elas sabem retribuir.

Um abração!

Reply
avatar
lassalete
AUTHOR
21 de março de 2011 12:00 delete

Olá Mário, adorei seu blog, pois sou amante das plantas da natureza enfim.
Sou secretaria em uma escola na zona rural, perto da fazenda dos meus pais onde vim morar a 20 anos para ficar perto do trabalho, como já disse amo plantas, cuido do meu jardim depois fico namorando as plantinhas.
Fiz um curso de jardinagem aqui na minha cidade no ano passado, foram três dias, que para mim podia não passar nunca, sabe como é, trabalhar em escola não é fácil.
Quando eu me aposentar pretendo trabalhar com plantas ornamentais.
Moro em Registro/SP.
Bjos.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
21 de março de 2011 18:08 delete

Olá Iassalete, obrigado pela visita.
É bastante gratificante plantar e ver os resultado.
Um abração!

Reply
avatar
Janaina
AUTHOR
21 de março de 2011 19:53 delete

Olá Mário, tudo bom?

Seu blog é maravilhoso.Parabéns!
Sou artesã, mas amo cuidar de plantas e flores.Gostaria de saber se você tem algum post que fale sobre o Kalanchoe.Gosto muito desta plantinha.Infelizmente as que eu tinha morreram e uma já está no fim.Quero aprender a cuidar delas melhor.
Abraços,
Janaina Beserra - Diadema -SP

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
23 de março de 2011 12:07 delete

Olá Janaina, obrigado pela visita
Aqui no blog tem apenas um post de fotos, logo vou preparar um, o grande "segredo" para tratar as suculentas como é o caso do Kalanchoe é colocar pouca água, regar apenas uma vez por semana, a maioria da pessoas matam estas plantas "afogadas".

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
23 de março de 2011 15:18 delete

Olá amigo Mário, sou morador da cidade de Anísio de Abreu no estado do Píaui. tenho um pequeno sítio por nome de "RECANTO PREDILETO" o nome fala tudo, mais esta faltando eu conseguir plantar esta bela palmeira BISMARCKIA AZUL ja tentei conseguir as sementes da mesma mais não esta facil, caso o senhor tenha sementes eu gostaria de fazer uma troca te mando sementes celesionadas de UMBU, arvore típica do sertão nordestino e o senho mim manda algumas sementes de BISMARCKIA AZUL. há Mário mim fale como é feito a quebra da dormência das mesmas.

Reply
avatar
Janaina
AUTHOR
23 de março de 2011 19:31 delete

Oi Mário.
Obrigada! pela dica sobre a rega.
Vou aguardar o post.
Beijão!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
24 de março de 2011 08:02 delete

Oi, Mário
Bom dia!
Lindos os copos de leite, gosto dos coloridos, mas ainda prefiro os branquinhos.
Passei prá elogiar as fotos e informações e também prá dizer que está cada dia mais lindo o seu cantinho verde.
Bjs Bel (nem tão anônima)

Reply
avatar
Meus Momentos
AUTHOR
24 de março de 2011 10:29 delete

Olá Mário!!!
Eu andei fazendo uma pergunta e incluí fotos de um Jasmim branco no seu orkut, mas você não me respondeu.
A minha pergunta lá é sobre que tipo de Jasmim Branco é o da espécie que agora está invadindo as resid~encias do nordeste. Se é algum modificado em laboratório, pois ele não exala perfume, suas folhas são diferentes da que conheço e outra coisa: as borboletas, besouros e beija-flores não se aproximam de suas flores.
Vc poderá ver as fotos que postei no seu orkut na caixa de mensagens.
Agradecida!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
24 de março de 2011 12:29 delete

Olá, Boa Tarde!
Desculpe só agora fui dar uma olhada, as pessoas costumam mandar aquelas mensagens imensas que acabam ficando misturadas com aquelas de alguma solicitação.
Existe mais de 500 espécies de Jasmim, precisaria dar uma pesquisada.
Sugestão, coloque a foto lá na comunidade Nosso Cantinho Verde no tópico "Qual é o nome da planta",tenho certeza que rapidinho ela será reconhecida.
Também vou pesquisar
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
25 de março de 2011 06:27 delete

Olá amiga Bel, obrigado pela visita, vc é especial.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
25 de março de 2011 06:34 delete

Olá amigo do "Recanto Predileto"

Infelizmente não tenho sementes da Palmeira-azul.
Sabe ela virou a "planta da vez", todos querem, com isso o preço está muito alto, as sementes são negociadas a "preço de ouro" e todos sabem a quantidade que a palmeira produz é grande, mas também acontece que a maioria delas que estão espalhadas pelo nosso Brasil, ainda são jovens, eu particularmente só conheci uma na fase de frutificação, foi a que fotografei de um produtor em Holambra.
Um abração!

Reply
avatar
J
AUTHOR
27 de março de 2011 16:04 delete

Ola Sr.Mario Franco
quanto seria o valor atual da samambaiaçu

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
27 de março de 2011 17:40 delete

Olá amigo, obrigado pela visita.
Vou ficar te devendo essa.
Nas gardens que costumo fazer as fotos, geralmente tem o nome das plantas e preço, nesta que visitei ontem pela primeira vez, não tinha, elas estavam num viveiro, ia perguntar, mas me distraí e acabei esquecendo.
Quanto voltar lá vou procurara ver e colocar na postagem como sempre faço.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
29 de março de 2011 15:09 delete

Prezado Mário,
Estou necessitando de uma ajuda, veja se consegue me ajudar.
Comprei uma muda de Kaezuca de aproximadamente 2mts de altura, mudei a mesma para um vaso de 40 cm x 40cm x 50 de altura, coloquei uma terra que funcionou para as outas plantas e a bendita da kaezuca está secando de baixo para cima, estava regando todos os dias e agora estou colocando pouca água dia sim dia não.
Será que tú tens alguma outra informação.
Um abraço
Fico grato desde já.
Vanderlei Petini Palacio.
Recreio dos Bandeirantes RJ.
Email. vandelei@omnicomtec.com.br
Tel.: 21 78475104

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
29 de março de 2011 19:36 delete

Olá Vanderlei
Obrigado pela visita.
É normal as plantas sentirem mudanças e com isso aparecem os sintomas, que no caso a Kaizuca são o amarelamento de suas folhas.
Não sei que substrato voce usou, mas a Kaizuca não tolera encharcamentos, ou seja a retenção de água, por isso deve ser cultivada em solos úmidos porém com boa drenagem.
A maioria das pessoas acabam matando as plantas por excesso de água, faça o "teste do dedo", enfie o dedo no substrato dá para perceber de forma bem clara se há necessidade de regar ou não.
Um abração!

Reply
avatar
30 de março de 2011 10:42 delete

Grande Mário, fico feliz pelo sucesso de seu Blog, lembro-me quando você iniciou com a comunidade no Orkut. Parabéns pela evolução!
Cláudio Lopes
Santos/SP

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
30 de março de 2011 19:35 delete

Olá meu amigo Claudio Lopes!
Obrigado pelas palavras, a comunidade no orkut "Nosso Cantinho Verde" continua lá com mais de 1.000 integrantes e com tópicos marvilhosos, tem por lá muita informação sobre plantas e a natureza como um todo.
Um abração!

Reply
avatar
Alex Lucena
AUTHOR
2 de abril de 2011 18:19 delete

olá Mário, aqui é o Alex de Pernambuco, gostaria de saber como façõ para adquirir mudas de Tilandsia azul, já procurei por aqui mas não encontrei!
Alguma dica de como consigo?
Abraços!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
3 de abril de 2011 07:06 delete

Olá Alex, obrigado pela visita
Meu conselho é você comprar pela net
Nesta de Holambra que sempre visito, acredito que vá encontrar, eles cobram o preço da planta + frete.
Olha o endereço:
http://gardencidadedasflores.com.br/

Um abração!

Reply
avatar
3 de abril de 2011 10:46 delete

Olá, Mario, sempre acompanho suas postagens, com isso passei a dar mais atenção em que plantas devo ter em alguns lugares da minha casa, onde bate sol ou não, onde tem mais ventilação... enfim hoje estou precisando de uma ajuda, tenho algumas orquideas, quando as flores caem eu não corto o "galhinho" nestes mesmos alguns voltão a dar botões e tem outros que estão saindo mudinhas, mas essas mudinhas não tem raizes. O que eu faço com elas? Corto e planto? Se vc puder me ajudar desde já agradeço. Vou postar uma foto da orquidea no meu blog...Regina

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
5 de abril de 2011 06:57 delete

Olá Regina!

Conheço muito pouco sobre orquídeas, como aqui onde moro até agora não preparei um local especial para abrigá-las, tenho menos de 10 exemplares, e portanto não tenho feito manejos para aprender.

Até onde sei as orquídeas se multiplicam de 2 formas:
- Pela divisão de plantas adultas.
- Por sementes.

Já fiz divisão de plantas, e para ter sucesso, cada muda deve conter pelo menos:
- 4 pseudobulbos (parte do caule aéreo, bojudo no meio, que serve de reservatório de água, o que permite elas resistirem a seca).
- 1 a 2 guias para garantir brotação.

Um abração!

Reply
avatar
ROSANGELA
AUTHOR
5 de abril de 2011 07:23 delete

olá Mario, tudo bem?
Vou pedir ajuda novamente...tenho um espaço de 15x12 na frente de casa que estou pensando em gramar com esmeralda...não tem nenhuma arvore e nem planta...mas pretendo fazer um belo jardim, o que vc me aconselha? planto as arvores depois gramo, ou posso gramar e depois com calma vou montando o jardim?
Esta é uma boa epoca para plantar grama?não moro nesta casa e só posso aguar 1x por semana...
abraços e obrigada

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
7 de abril de 2011 20:10 delete

Olá Rosangela!

Para quem não tem condições de estar regando a grama recém plantada a melhor época de plantio é a estação das chuvas que está terminando.

Se você não tem uma definição de como deseja seu jardim o melhor é plantar primeiro a grama.

Quanto as árvores, antes de plantar verifique que porte elas terão quando adultas,nos lugares onde elas irão projetar suas sombras permanentes a grama irá morrer, mas poderá ser cultivadas neste local, plantas que gostam de sombra.

Um abração!

Reply
avatar
ROSANGELA
AUTHOR
8 de abril de 2011 08:00 delete

Ola Mario, obrigada...
Plantei na frente da casa, na suposta calçada, pois a rua é de terra e ainda não tem urbanização, esta casa é rural...então, plantei dois manacas e no meio uma reseda rosa...o que acha? Amo plantas, mas não tenho experiencia em composição...tenho medo de misturar muito e ficar uma salada...
A casa fica em uma esquina, e tenho mais 60m para plantar arvores na calçada, pensei em ipes, uma alameda de ipes, sera? ajuda-me por favor...queria plantar uma especie com perfume para nos presentear com um leve perfume...o que sugeri?
obrigada pelas dicas.
abraços

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
8 de abril de 2011 11:59 delete

Olá Rosangela
Voce disse ser uma casa rural que está situada numa esquina.
Já tem calçada definida? Tem fiação elétrica? Você já definiu onde vai ser a entrada de carro?
Siga algumas regrinhas básicas:
- Deixe uma distância de 0,5 metro em relação ao meio-fio.
- Em relação a entrada da garagem deixe pelo menos 1 metro.
- Em relação a esquina deixe 7 metros.
- Entre árvores pelo menos 5 metros.
Para não ter problemas futuros, plante árvores de pequeno porte, indicadas para calçadas, elas crescem en torno de 5 metros.
- Quanto a escolha, cada um tem um gosto diferente, eu particularmente não gosto de mistura, apenas se forem da mesma espécie mas que produzem flores de cor diferente, como é o caso do Resedá (Lagerstroemia indica).
O Ipê é maravilhoso, mas não é arvore para plantar em calçadas, pois são de médio e grande porte.
Já que você gosta de Ipê plante o Ipê-de-jardim (Tecoma stans), tem informação sobre ele aqui no blog.
Um abração!

Reply
avatar
ROSANGELA
AUTHOR
9 de abril de 2011 14:20 delete

Mario, mais duvidas...Sorry,
A casa já está pronta, então já estão definidos os lugares como garagem calçadas...na frente, ondde eu plantei os manacas não tem fiação, mas na lateral tem...
Qual especie ficaria bem para esta esquina, 60m com fiação...pata de vaca???? Quaresmeira??
Vc acha que fiz besteira em plantar os manacas e o resedá no meio..na frente da casa?
Me de uma dica...o que plantar na lateral?
Desculpe o incomodo...mas não posso deixar de me aconselhar com quem entende....
hug

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
9 de abril de 2011 16:45 delete

Olá Rosangela, esteja a vontade sempre que precisar escreva, não é incomodo algum.
O Manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis) não é uma árvore para calçada pois atinge 12 metros de altura, mas existe o Manacá-da-serra-anão (Tibouchina mutabilis 'Nana') que é um arbusto de porte de 3 metros. Qual vc plantou?
Como disse na resposta anterior na esquina não deve ser plantada árvore e deve ser respeitada uma distância de 7 metros em relação a ela.
Quanto a lateral Quaresmeiras, Pata-de-vaca, ipê-de-jardim, reseda, são boas opções, escolha a que mais te agrade.
Volto a repetir, não existe regra para isso, vc pode gostar de ter uma de cada, em sua calçada, eu particularmente que não gosto de mistura, mas o mais importante é sua opinião, afinal a casa é sua e voce que tem que gostar.
Um abração!

Reply
avatar
claudia
AUTHOR
10 de abril de 2011 14:30 delete

Olá Mário, parabéns pelo blog, é a 1ª vez q acesso. Vou te fazer uma pergunta meio imbecíl. O que é forma obliqua? Faltei nessa aula de geometria, rsrsrsrs. Outro dia li em algum lugar esse termo também é fiquei sem saber o que era.
No caso quero fazer mudas de renda portuguesa.
Obrigada, grande abraço.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
10 de abril de 2011 15:33 delete

Caro Mario, estou com uma dúvida em relação as raízes da planta UNHA DE GATO (FICUS PUMILA)eu as tenho no muro interno de minha residência, me alertaram que essas raízes se espalham por debaixo da terra pra todos os lados, podendo ocasionar inclusive rachaduras nas paredes da casa. Isso me preocupoum bastante, preciso muito de uma orientação sua se isso realmente é verdadeiro ou não.
Grato!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
10 de abril de 2011 16:19 delete

Olá Cláudia, obrigado pela visita.

Desculpe tenho procurado não colocar nenhum termo técnico, geralmente quando faço, procuro colocar o que significa, tenho plantas apenas como hobby.

No caso seria de forma inclinada, mais ou menos 45°.

Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
10 de abril de 2011 16:33 delete

Olá!
A "Unha-de-gato" Ficus Pumila é uma figueira, se não podada constantemente, perde sua função de revestimento de muros e fica com troncos lenhosos e produzem até figos (não comestíveis).
Suas raízes por sua vez são vigorosas e se a parede não teve uma construção bem feita poderá ser movimentada causando sim rachaduras.
Ela está plantada na parede de sua casa ou muro de divisa?
Ela poderá causar problema só no muro onde estiver, não tem esta força toda para ir espalhando fazendo estrago em paredes adjacentes.
Um abração!

Reply
avatar
Claudia
AUTHOR
10 de abril de 2011 20:01 delete

Valeu Mário, suspeitei que fosse isso, mas nada como tirar dúvidas com um PHD, rsrsrsrs.
Fiquei horas no seu blog, falando de plantas esquecemos da vida né......

abraços
claudia

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
11 de abril de 2011 08:17 delete

Olá Claudia, conheço pessoas que tinham sérios problemas e adotaram planta como hobby, se interessaram pelo assunto, hoje passam horas e horas lidando com elas, navegando pela net pesquisando e seus "problemas" terminaram.
Não gastaram nenhum dinheiro com terapia.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
13 de abril de 2011 14:00 delete

Muito boa tarde,diga-me onde posso encontrar essa planta em Portugal,pois já me disseram que no Brasil posso encontrar mas eu já encomendei e não me a trouxeram.

Com os melhores comprimentos

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
13 de abril de 2011 17:43 delete

Olá,obrigado pela visita.

Que planta você está se referindo ?

Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
14 de abril de 2011 07:07 delete

Bom dia Senhor Mário,a planta que eu estou referindo é Dinheiro em Penca.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
14 de abril de 2011 11:44 delete

Olá,

Meu amigo em Portugal não sei onde você poderia encontrar.

Já procurou em grandes Gardens e tentou falar com o proprietário ou com o gerente, geralmente os empregados costumam ir pelo lado mais fácil e dizer: não temos,não conheço, etc.

Como é uma planta que se alastra com muita facilidade, seu preço também é bem barato, você pagaria mais pela entrega.

Faça contato:

http://gardencidadedasflores.com.br/

Um abração e Boa Sorte!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
15 de abril de 2011 07:16 delete

Muito obrigado senhor Mário.

Reply
avatar
MARINALVA
AUTHOR
18 de abril de 2011 10:39 delete

OLA BOM DIA! TENHO MUDAS DE BROMÉLIAS E GOSTARIA DE SABER SE PODE SER PLANTADAS DIRETAMENTE NO CHÃO.UM ABRAÇO!!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
18 de abril de 2011 12:44 delete

Olá Marinalva
Obrigado pela visita.
Pode sim, mas tem que ter um cuidado todo especial com a drenagem.
Dependendo da espécie de bromélia os substratos aplicados variam um pouco, mas de uma forma geral deve ter um alto teor de nutrientes orgânicos e componentes que permitam uma boa drenagem como a areia grossa e a areação de suas raízes como casca de pinus e fibra de coco.
Não se esqueça que ao plantar a base de suas folhas deve ficar acima do solo.
Em resumo: São plantas tropicais, que gostam de calor e umidade, mas não toleram solos encharcados e sol direto das 10h00 as 17h00.
Um abração!

Reply
avatar
Beatriz
AUTHOR
27 de abril de 2011 21:32 delete

Olá Mário.
Acho muito linda a planta chamada medinilla magnifica.Gostaria muito de cultiva-la, mas aqui onde moro,não estou conceguindo encontrar.Gosto muito de plantas, especialmente as que são diferentes.Tenho muitas flores no meu jardim,mas esta é uma que estou doida para possui-la.
Não querendo ser inconveniente o senhor não teria uma mudinha para me vender ou doar?Pode ser bem pequena, ou algumas sementinhas.
Por favor.
Caso sim!Meu Cep é 93020340.
Ficaria muito grata.
Atenciosamente.
Bea

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
28 de abril de 2011 08:04 delete

Olá Bea!

Infelizmente não tenho.
Veja se você consegue aqui:
http://gardencidadedasflores.com.br/

Um abração!

Reply
avatar
Leonice
AUTHOR
2 de maio de 2011 20:04 delete

Oi Mario, aqui Nice,
tenho uma duvida a respeito da minha Jabuticabeira, quem sabe vc pode me ajudar.
Minha Jabuticabeira e nova ainda, tem uns 5 anos e esta dando frutas, muito poucas porem so num tronco; ela tem varios troncos desde a raiz e me disseram que preciso podar os que nao tem frutas, e verdade? moro em Naples, Florida e nao tenho por aqui ninguem que conheca jabuticabeiras para me informar com certeza. Se vc puder me ajudar fico muito grata. Abracos.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
3 de maio de 2011 08:02 delete

Olá Leonice, obrigado pela visita.

A Jabuticabeira não necsessita de podas.

Estes troncos em sua frutífera são da mesma planta? São de várias, plantadas junto? São brotos da planta mãe?

A jabuticabira se tiver um sistema de gotejamento constante e adubo certo será altamente produtiva, como sua planta ainda é nova, verá que ano a ano as frutas irão começar a espalhar cada vez mais pelo tronco e galhos mais grossos.

Mas voltando ao assunto, se forem brotos pode cortar, mas não esqueça de passar após no corte, uma pasta anti-fungos para evitar a entrada de doenças com esta "porta aberta".

Um abração!

Reply
avatar
christiano
AUTHOR
5 de maio de 2011 00:15 delete

Sr. Mario, boa noite.

Comprei um pacote de sementes de Pyracantha, e gostaria de saber como planta-las.
O Sr. pode me dar algumas dicas?

Atenciosamente,
Christiano

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
5 de maio de 2011 11:35 delete

Olá Christiano, obrigado pela visita.

Nunca plantei Pyracantha através de sementes.
Mas normalmente é assim:
Separe partes iguais de terra comum de jardim, composto orgânico e areia grossa de construção, peneire tudo, depois misture bem.
Se não tiver sacos para mudas, corte garrafas Pet, de preferencia as retas o que facilita na hora deretirar a muda, não se esqueça de fazer furos para drenagem.
Coloque o substrato, enterre a semente e cubra com uma camada de terra não muito espessa.
Molhe com pouca água.
Deixe em lugar que tenha bastante claridade, mas não com sol direto.
Cuide para que esteja sempre úmida, sempre coloque pouca água.
Quando a muda tiver mais de 10 cm, já pode transplantá-la, muito cuidado para não quebrar o torrão.

Um abração.

Reply
avatar
carmen-ira@hotmail.com
AUTHOR
12 de maio de 2011 11:21 delete

Bom Dia sr Mario encontro-me desesperada pois comprei dois vasos de Begonias elaitor a qual esta me deixando preocupada pois não sei como rega-las e suas flores estão escurecendo e suas folhas estão com umas manchas>com vou tirar suas mudas pois acho que o vaso esta pequeno, Moro em mato Grosso e aqui o clima é muito quente. Me ajude por vafor. Agradecida Carmen.

Reply
avatar
13 de maio de 2011 20:36 delete

Boa noite, Sr. Mário!
Tudo bem! Adorei seu blog! Também sou apaixonada por plantas! Tanto que sou agrônoma, é uma profissão apaixonante!

Eu estava procurando algumas informações sobre a propagação de cravo-da-índia e eis que entrei no seu blog!
Gostaria de saber se o senhor pode me ajudar dando algumas informações de como conseguir as sementes de cravo-da-índia. Meu pai adora essa planta, justamente pelo cheirinho que ela tem, e estou querendo plantar uma ou duas no sítio.
Talvez o senhor possa me ajudar, e se puder, serei mto grata.

Parabéns pelo blog. Gostei muito dele!

Abraço!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
14 de maio de 2011 06:58 delete

Ola Heliselle Cristine!

Obrigado pela visita

Que bom que tenha gostado, fico feliz em receber este comentário partindo de uma pessoa especialista no assunto.

A planta é maravilhosa,a minha está plantada num caminho de passagem obrigatória e sempre que passo por ela não resisto e pego uma folha da "coitada" é muito bom ficar cheirando e apreciando seu aroma.

Não sei quem tem sementes para vender,vou ver se este ano, quando elas aparecerem, vou tentar fazer mudas, ainda não tenho esta experiência.

No seu caso, meu conselho seria comprar já duas mudas formadas, elas tem um preço bem baratinho.

Acredito que nos endereços abaixo você encontre, eles vendem pela Net e são confiáveis.

Se você mora próximo a Holambra ou Limeira faça uma visita, vale a pena.

http://gardencidadedasflores.com.br/

http://www.fazendacitra.com.br

Um abração!

Reply
avatar
14 de maio de 2011 20:55 delete

Oi Sr. Mário!
Obrigada pela atenção em ter respondido.
Vou tentar comprar nos sites que o senhor me passou. Se eles venderem as mudas pela net vai ser ótimo!

Obrigada mesmo!
Grande abraço!
Tudo de bom!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
21 de maio de 2011 13:09 delete

BEGONIA ELATIOR

Olá, desculpe, sem querer devo ter deletado sua postagem, que me falava sobre sua Begonia Elatior.

A Begonia é uma das plantas em vaso mais vendidas no Brasil, a maioria são híbridos.
Normalmente quando trazemos ela para nossa casa a planta sente um pouco a mudança.
Mas se você cultivar ela a meia-sombra, manter o substrato sempre úmido, nunca encaharcado, não deixar água no pratinho, não molhar as folhas
e colocar adubo, terá sucesso com ela.
Esperimente fazer muda a partir da estaca de uma folha, enterre num ângulo de 45º e aguade o surgimento dos brotos.
Um abração!

Reply
avatar
Viviane
AUTHOR
29 de maio de 2011 20:04 delete

Olá tudo bem ? Por favor, eu tenho uma dúvida: eu tenho a planta croton, está no vaso de plástico pequeno, tem uns 03 galhos compridos mas tem poucos folhas somente nas pontas dos galhos, ou seja, os galhos estão praticamente sem folhas....pensei em podar os galhos, mas pesquisei e entendi que este tipo de planta não pode podar...o que eu devo fazer para que volte a ter folhas bonitas nos galhos ? obrigada..Viviane

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
30 de maio de 2011 07:49 delete

Olá Viviane!

Bom Dia, obrigado pela visita.
Realmente para não prejudicar sua formação natural, o Croton não deve ser podado.
Acho que ele está precisando de um vaso maior, possivelmente suas raízes estão super compactadas.
Para não ter caules compridos, que não fica muito legal, uma solução é plantar ao lado um de tamanho menor.
Pode também fazer uma muda pelo método de alpoquia e quando formarem as raízes é só plantar.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
2 de junho de 2011 20:27 delete

Oi Mario sou eu cláudia!!!
Gostaria da sua ajuda, se possível,tenho umas violetas que ganhei,a algum tempo,,,,mas venho que preocupando pois nunca deu flor. Gostaria muito de saber alguma dicas para saber se estou fazendo certo. Deste já muito obrigada.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
3 de junho de 2011 07:12 delete

Olá Cláudia!

Tenho recebido e-mail solicitando informações sobre violetas.
Peço que espere mais uns dias que vou fazer uma postagem sobre elas.

Um abração!

Reply
avatar
Beatriz
AUTHOR
3 de junho de 2011 15:51 delete

Boa tarde Mário.Tudo bem?
Por gentileza, gostaria de algumas orientações:
Tenho um sítio com muitas palmeiras, e gostaria de fazer mudas das sementes para vender.
Principalmente a palmeira juçara, ou palmito (açaí)
Qual o processo para que as sementes germinem?
Qual o substrato adequado? E o tempo para germinarem?
Por favor gostaria que o sr. me ajudasse nesse assunto.
Grata.
Abraços.
Beatriz.São Leopoldo.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
3 de junho de 2011 20:15 delete

Olá Beatriz!

Boa Noite, obrigado pela visita.

Tanto o Palmito-juçara (Euterpe edulis) como o Palmito-açaí (Euterpe oleracea)os frutos devem ser colhidos quando começar a queda espontânea, isso pode ser feito diretamente da árvore ou no chão. Não há necessidade de despolpá-los.

Palmito-juçara: Antes de semear deixar as sementes na água fria por 24 horas, depois, semear em local sombreado, com substrato de serragem e matérial orgânica.

Palmito-açai: Semear em substrato arenoso, enriquecido com matéria orgânica, irrigar diariamente.

Depois de 30 a 70 dias eles irão brotar.

O desenvolvimento das mudas é lento.

Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
7 de junho de 2011 14:10 delete

Boa tarde Mário,
Meu nome é Paulicelle, e gostaria que vc me esclarece algumas dúvidas... eu acabei de comprar um pinheiro e gostaria de planta-lo em vaso e deixa-lo na sombra, mas ja me disseram que ele gosta do sol, será que posso planta-lo em um vaso, moro em uma regiao muito quente, no Mato Grosso. espero sua resposta,
Um abraço!!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
7 de junho de 2011 17:52 delete

Olá Paulicelle, obrigado pela visita.

Em primeiro lugar você precisa saber qual o nome do pinheiro que comprou (se souber seu nome popular e científico, muito melhor).

A maioria dos pinheiros gosta de sol pleno, mas tem alguns que podem ser plantados a meia-sombra.

Sombra total não é boa para eles.

Em relação ao clima, a maioria prefere climas amenos e frios.

Quanto a plantar em vaso, é possível, mas de tempo em tempo, para ter uma planta bonita, tem que ir passando para vasos maiores.

Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
7 de junho de 2011 18:53 delete

obrigada Mario pela sua atenção, amo muito seu blog, nao passo um só dia sem dar uma olhadinha pra ver o que tem de novo, obrigada por me proporcionar momnetos de alegria .
Um grade abraço!!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
8 de junho de 2011 06:39 delete

Olá Bom Dia!
Obrigado pelas palavras.
Isso me incentiva a continuar e a tentar melhorar as postagens.
Preciso fazer uma revisão nelas, principalmente as mais antigas.
Meu maior problema é que não tenho muito tempo...
Um abração!

Reply
avatar
Edna Sugiuchi
AUTHOR
15 de junho de 2011 21:38 delete

Olá Mário, achei o seu blog muito interessante, com fotos e explicações fáceis. Encontrei e aprendi muitas coisas no blog antes de comprar as plantas. Hj mesmo, quase comprei a érica japonesa. Sorte que não comprei. Está havendo uma exposição de flores da Holambra aqui no nortão do MT. E, pelo que vi essa planta morreria aqui onde o clima é muito quente, agora começa a terrível seca. Ah, e tenho uma dúvida. Verdade que as flores de maio não florescem aqui em MT? É uma das minhas preferidas, e também morro de medo de compra-la e não conseguir cultivar. Obs.: O clima daqui, chega 37, 38 fácil todos os dias e de abril a setembro sem chuva... Obrigada e abraços!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
16 de junho de 2011 08:02 delete

Olá Edna, Bom Dia, obrigado pela visita!

Para disparar o botão floral a flor de maio precisa de dias mais curtos e noites frias.

Por isso que elas florescem em maio ou junho e no hemisfério norte em dezembro onde é conhecida como Flor de Natal.

Por tudo isso acredito que não havendo temperaturas frias aí no MT, provavelmente não terá flores.

Um abração!

Reply
avatar
Nanda Wen
AUTHOR
20 de junho de 2011 05:13 delete

Bom dia Mário! Sou a Nanda Wen. Vc poderá ver meu Blog e as fotos de minhas plantinhas nele.


http://hobbiesdenandawen.blogspot.com/

Eu procurei alguma postagem sua sobre Ipês (Roxo ou Rosa, Amarelo, Branco) e não encontrei...

Pois bem, eu ganhei de uma amiga de orkut de São Paulo, 5 sementes de Ipê Roxo, ela não me disse a espécie. Eu plantei da seguinte forma:

Cortei pouco menos da metade de uma garrafa pet, fiz furos no fundo e coloquei caquinhos de tijolos e um pouco de areia grossa sem coar. Como substrato usei:

3 partes de terra adubada
2 partes de areia grossa
2 partes de húmus de minhoca
2 partes de fibra de coco

Coei a terra e a areia, misturei aos outros, coloquei as sementes cuidadosamente juntas por cima desse substrato e coei uma camada fininha da terra adubada por cima das sementes. Após, reguei até vazar água pelos furos que fiz na PET.

Algumas sementes se moveram e ficaram aparentes, daí cobri de volta... Eu plantei essas sementes em 22/05/2011, há quase 1 mês, nasceram ervas daninhas, como eu não conhecia a brotação de um Ipê, fiquei com medo de arrancar. Após, vi que na superfície de outros vasos de plantas que tenho, se desenvolviam o mesmo tipo de brotação, daí criei coragem e arranquei as ervas daninhas. Porém, até agora nada das sementes brotarem...

Estou com medo de não estar regando o suficiente, nunca plantei sementes, não sei como agir. Eu não rego todos os dias. Eu deixo a meia sombra, deve pegar sol de 8 às 10 h da manhã. Eu moro no Rio de Janeiro/RJ, aqui é quente de dia e tem feito frio à noite por causa da estação. Então, a terra em que plantei não seca nunca. Por isso, não rego todo dia, o problema é que tenho regado 1 vez por semana e não sei se isso é certo!

Se eu tiver feito algo de errado, ainda há possibilidade de reverter a situação, ou eu perdi de vez essas sementes?

Obrigada
BjinhuxXx!!!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
20 de junho de 2011 07:11 delete

Olá Nanda, Bom Dia!

O armazenamento de sementes do Ipê Rosa é relativamente curto, menos de 3 meses,depois não germinam mais, o ideal é semear logo após colhidas.
A emergência leva de 10 a 12 dias.
O ambiente para germinação seria um local semi-sombreado.
O substrato ideal deveria ser argiloso, rico em matéria orgânica.
Quanto a rega,o substrato deve estar úmido nunca encharcado, para saber o ponto certo é só enfiar o dedo nele, que dá para sentir se precisa de água ou não.
Lamento, mas acredito que você não teve sucesso, com bastante cuidado tente desenterrar para vê-las.
Mas não fique triste é assim mesmo, é fazendo que vamos aprendendo, "só não erra quem não faz", já perdi muitas sementes e plantas.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
21 de junho de 2011 23:05 delete

Olá Mario!Estava pesquisando sobre echeveria e achei suas informações ótimas. Tenho um jardim pequeno +- 2,00m x 2,5m, onde eu me divirto..Tenho três buxinhos plantados ornados com pedrinhas brancas e queria fazer uma bordadura de
echeveria na lateral em jardim de pedras..o que vc acha? Um abraço..Micheli

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
22 de junho de 2011 06:43 delete

Olá Micheli, Bom Dia, obrigado pela visita!

Vai ficar maravilhoso.
Mas você tem que tomar uns cuidados básicos, como ela não gosta muito de água, no período de chuvas, se não tiver uma excelente drenagem ela irá morrer.
Para resolver isso, onde você for plantar, apesar de elas terem raízes curtas, faça uma valeta profunda e troque o solo por areia grossa de construção e brita.
Mais próximo a superfície coloque substrato próprio para elas.
Plante em suaves elevações de forma que não acumule água ao redor do caule.
Um abração!

Reply
avatar
Nanda Wen
AUTHOR
4 de julho de 2011 14:24 delete

Olá Mário! Boa Tarde!

Desculpe o sumiço!
Mais uma vez obrigada pela reposta, vc é a única pessoa que realmente me responde na Net! Pessoa rara heim!

Olhe, eu desenterrei uma sementinha de Ipê, ela estava preta e se desfez na minha mão... Parecia apodrecida... Realmente, eu devia ter sido mais rápida... Espero que da próxima vez, eu faça corretamente!

BjinhuxXx!!!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
4 de julho de 2011 19:05 delete

Olá Nanda, Boa Noite!

Aqui na cidade onde moro é possível conseguir uma muda grátis no horto municipal, mas cultivar uma planta a partir da semente, para quem gosta, é espetacular.

Um abração!

Reply
avatar
madalena_
AUTHOR
8 de julho de 2011 20:16 delete

Olá Mário!
Sou fã assídua de seu blog, adoro plantas e flores acho muito interessante suas dicas, já me ajudaram muito, mas agora tenho uma curiosidade quem sabe você possa me ajudar gostaria de saber quantas espécies de singônio existem? Muito obrigada mais uma vez pela sua preciosa ajuda.

Abraço Madalena
http://madaylena.blogspot.com/

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
9 de julho de 2011 06:48 delete

Olá Madalena, Bom Dia!
Obrigado, fico feliz em saber que as postagens estão sendo aproveitadas.
Nosso mundo vegetal é muito grande, diariamente estamos aprendendo coisas novas.
O Syngonium é um gênero que pertence a família Araceae e tem mais de 30 espécies.
Um aabração!

Reply
avatar
madalena_
AUTHOR
9 de julho de 2011 14:08 delete

Oi Mário!
Obrigada por sua ajuda, realmente não pensei que haviam tantas espécies, acho elas muito lindas sua coloração e a facilidade para cultiva-las.

Abraço e bom fim de semana.
Madalena

Reply
avatar
Thais ramaiana
AUTHOR
30 de julho de 2011 23:39 delete

Boa noite
Gostaria de saber como posso conseguir as aboboras baby. Aguardo respostas.
Thais Ramaiana

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
31 de julho de 2011 11:48 delete

Olá Thais! Bom Dia

Voce pode adquirir sementes de abóboras baby e diversas mini abóboras decorativas com a Feltrin
Consulte:
http://isla.com.br/cgi-bin/detalhe.cgi/semente/aboboras-e-abobrinhas/abobora-mini-jack?id=55

Um abração!

Reply
avatar
Dinora
AUTHOR
21 de agosto de 2011 16:55 delete

Olá Sr Mario, é a primeira vez que vejo seu blog e gostei muito.
Moro no Rio de Janeiro e adoro plantas ornamentais...já estou tentando plantar algumas..mais amigos me disseram que aqui no Rio quase nada floresce por causa do calor intenso.
O Sr, teria o nome de alguma flores que suportem o calor?..sou iniciante nesta arte, mas estou muito interessada em aprender.
Grata pelo espaço e desde já agradeço

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
21 de agosto de 2011 18:56 delete

Olá Dinorá, obrigado pela visita

Existem plantas para todos os tipos de clima, se plantar uma de clima frio, certamente não irá ter sucesso.
Começe sua pesquisa (que pode ser inclusive aqui no blog), olhando o item "clima" e "luminosidade"
Faça uma visita no maravilhoso Horto Florestal do Rio De Janeiro, eles inclusive tem venda de mudas a preços ótimos, a tabela está a disposição no site deles.

Um abração!

Reply
avatar
Hugo
AUTHOR
28 de agosto de 2011 18:49 delete

Olá...gosto muito da plante lisianthus...tambem chamada de eustoma, mas estou com alguma dificuldade em conseguir um exemplar desta especie ou mesmo em semente .. gostaria de saber se me podia ajudar a obter esta planta mesmo que seja em sementes, é que estou com dificulldade em encontrar um lugar onde vendam sementes viaveis, ou caso possua se me podia fornecer algumas...já agora tem também sementes de gerbera que sejam viaveis é que ja comprei sementes de gerberas e nunca nascem...ABR Hugo

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
29 de agosto de 2011 17:56 delete

Olá Hugo, Boa Tarde!
A SAKATA produz, faça contato:
http://www.sakata.com.br/index.php?action=catalogo&language=pt&local=br&cultura=1
Um abração!

Reply
avatar
Luiz
AUTHOR
30 de agosto de 2011 17:38 delete

Olá Mário!

Gostei muito do seu blog!
Estou querendo plantar a Cravina (Dianthus chinensis), você acha que ela se desenvolveria bem aqui pela região de jundiaí no mês de outubro??

E também onde eu conseguiria comprar sementes dessa espécie..
achei pela internet no site http://www.tocadoverde.com.br, já ouviu falar deles? são confiáveis??

muito obrigado!!!
Um abraço!!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
30 de agosto de 2011 19:57 delete

Olá Luiz, Boa Noite !
Obrigado pela visita.
Não são todas espécies que se desenvolvem nesta época na sua região
A ISLA tem sementes para esta época que voce deseja

http://www.isla.com.br/cgi-bin/busca.cgi?selSearch=produtos&id_subgrupo=71&id_grupo=2&div=menu_isla_2_2_71&paging=3

Nunca comprei na tocadoverde, por isso não tenho como dizer se são ou não confiáveis.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
4 de setembro de 2011 11:53 delete

Eu queria saber como faço muda da dracena malaia... pode me informar por e-mail: dani.castilho@yahoo.com.br

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
7 de setembro de 2011 15:45 delete

Olá Dani, Boa Tarde!

Fazer mudas de dracenas é bastante fácil, corte uma estaca de 30cm, retire as folhas da parte inferior e enterre em areia úmida ou vermiculita, mantenha sempre úmido, quando enraizar e aparecerem folhas novas pode plantar no lugar definitivo ou provisório com substrato adequado.

Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
13 de setembro de 2011 09:22 delete

olá Mario sou apaixonada, pelas plantas suculentas e não sei fazer mudas dela vc pode me explicar melhor.ah comprei humo, posso usar para plantar a suculentas

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
13 de setembro de 2011 09:28 delete

bom dia mario,meu nome é aline, ecomprei uma kalanchoe e por acaso ela sobreviveu nos meus cuidados ela foi crescendo e passei ela para um vaso maior está grande mais ou menos uns 35cm de altura, mas não deu nenhuma florzinha até agora pq?obrigado aguardo sua resposta

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
13 de setembro de 2011 21:01 delete

Olá Boa Noite!

Fico devendo uma postagem de suculentas, logo vou postar.
A maioria das suculentas gostam de solo arenoso: Sugestão de mistura: 2 partes de areia grossa de construção bem lavada, 1 parte de terra comum de jardim e 1 parte de terra vegetal.

Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
13 de setembro de 2011 21:07 delete

Olá Aline, Boa Noite!

Aplique NPK, fórmula 04-14-08, 1 colher de sopa, ao redor da planta, nunca junto do caule, regue em seguida.
Nas gardens e super-mercado tem para vender, cuidado com a dosagem é igual remédio na dose certa cura,mas uma super dosagem pode matar.

Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
14 de setembro de 2011 10:29 delete

olá Mario,tenho uma samanbaia (renda portuguesa)ela está bem mas tenho medo de podar ela,e ela acabar morrendo ela está precisando com urgencia de poda o que acaba atrapalhando o desenvolvimento dela.Agora ela está com folhas novas, será que posso podar agora? ou tenho que esperar o fim do inverno proximo?obrigadotenha um bom dia. ALINE

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
14 de setembro de 2011 12:34 delete

Olá Aline, Boa Tarde!

Voce deve ter visto a poda radical que faço com as minhas rendas portuguesas, não deixo nenhuma folha:
http://plantas-ornamentais.blogspot.com/2011/08/quando-podar-renda-portuguesa.html

Aquela que aparece na foto já está com mais de 20 folhas brotando, como são folhas perenes, se cuidar direitinho elas ficarão verdinhas por bastante tempo, algumas até o próximo inverno.
As folhas velhas e amareladas pode cortar sem problema.

Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
19 de setembro de 2011 15:38 delete

Olá Mário! Adoro samambaias e folhas de prata, mas sempre que compro, as folhas ficam secas, queimadas e as vezes ate caem...Será que é muita água ou elas não podem pegar Sol?
Obrigada!Um abraço!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
19 de setembro de 2011 19:25 delete

Olá Boa Noite!
As samambaias gostam de substrato sempre úmido mas não encharcado, folhas secas significam falta de água, ela não tolera luz do sol direta, principalmente das 9h00 as 17h00.
Um abração!

Reply
avatar
Marinalva
AUTHOR
20 de setembro de 2011 14:22 delete

Vlw Mário obrigada!
Mas quanto a folha de prata?
Eu posso cortar as folhas secas tanto das samambaias quanto da folha de prata?
brigadão ein e parabéns pelo belíssimo blog.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
20 de setembro de 2011 17:10 delete

Olá Marinalva, Boa Tarde!

Folhas secas não tem mais recuperação podem ser cortadas, no caso de ramos com folhas secas, retire só as folhas, pois o ramo pode estar vivo e ter novas brotações. Se secou todas folhas, até as da ponta, corte um pedaço e veja se está seco ou não.
Algumas plantas durante o outono ou inverno perdem suas folhas, para rebrotarem agora com a chegada da primavera.

Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
22 de setembro de 2011 21:50 delete

Olá mario preciso de sua preciosa ajuda!! Ganhei uma cyclamen ela esta linda é vermelha,,,o que me preocupa é que ela esta num vasinho muito pequeno,,,quando posso replanta-lá,,,que cuidados tomar e que ambiente ela gosta. porfavor me ajude!!
Desde já muito obrigada!
Cláudia Vargem grande do sul SP

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
25 de setembro de 2011 20:35 delete

Olá Cláudia, Boa Noite!
O Cyclamen não é uma das plantas mais fáceis de cuidar, se você ganhou o vaso a pouco tempo, não mude de vaso, ela não gosta de sol das 10h00 as 17h00, regue 2 vezes por semana moderadamente pela manhã, de preferência água sem cloro(colha e deixe reservada durante 24 horas, que o cloro evapora), não deixe água no pratinho.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
30 de setembro de 2011 11:30 delete

Olá! preciso de ajuda com o meu trevo de 4 folhas, acabei de comprá-lo e tenho dúvidas em relação a poda, não sei se posso tirar toda a haste! Como faço ???

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
2 de outubro de 2011 15:04 delete

Olá Boa Tarde!
Trevo-de-quatro-folhas.
Folhas murchas poden ser cortadas na haste, com uma tesoura, de preferência bem afiada e esterelizada.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
9 de outubro de 2011 15:20 delete

Boa tarde, Mário

Tenho uma samambaia jamaica e ela está constantemente com folhas queimadas ou com manchas, gostaria de saber o que faço p acabar com as manchas, por favor!!

Desde já agradeço.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
10 de outubro de 2011 18:12 delete

Olá Boa Tarde!
As folhas queimadas e as manchas na sua Samambaia-jamaica pode ser ocasionada por vários fatores: luz solar direta do sol em horas de temperatura mais quente, excesso de adubo e aplicado junto ao caule, molhar as folhas em hora errada, falta de água na quantidade certa.
Um abração

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
16 de outubro de 2011 22:59 delete

tenho um viveiro e estou com dificuldade de reproduzir a folha de prata gostaris que me ajudase estou tendo muitas percas nas mudas

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
17 de outubro de 2011 09:01 delete

Boa tarde

Gostaria de saber se você poderia me ajudar tirando dúvidas sobre o jasmim amarelo. Gostaria de saber se ela poderia ser usada como cerca viva apesar dela ser acesdente e se tem problema de ser plantada perto de muros, se a raiz é grossa e danificaria o muro.
Desde já agradeço.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
18 de outubro de 2011 13:01 delete

Mudas de FOLHA-DE-PRATA -(Leucophyllum frutescens): Para ter sucesso compre hormônio enraizador, deixe a muda coberta com um saquinho plástico transparente, isso ajuda a não desidratar a planta enquanto não tem raízes, cuidado com a água, deixe o substrato ligeiramente úmido, muita apodrece o caule.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
18 de outubro de 2011 13:20 delete

Olá Boa Tarde!

O JASMIM-AMARELO, não tem raízes agressivas e fica maravilhoso coroando muros, pendendo para o lado oposto.
Para ser usado como cerca-viva o ideal seria tem algum suporte, como muro, cerca, treliça, etc.

Um abração!

Reply
avatar
Eliza Beghini
AUTHOR
18 de outubro de 2011 20:48 delete

Olá Mário,
Não passo um só dia sem visitar seu site. Amo plantas, tenho várias e seus posts são fontes de inspiração para mim. Estou conhecendo plantas novas que nunca tinha visto e estou encantada!! Parabéns e obrigada por compartilhar conosco todo seu conhecimento. Um forte abraço.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
19 de outubro de 2011 12:47 delete

Olá Eliza, Boa Tarde!
Obrigado pelas palavras, isso me incentiva a continuar postando
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
31 de outubro de 2011 19:24 delete

Boa tarde Mário!

Escolhi calandiva branca pro meu casamento e tenho uma dúvida...caso dia 18/11 e estou pensando em encomendar os vasinhos com 1 semana de antecedencia para que estejam bem floridinhas pro grande dia! Pois as que eu vi no dia que chegaram estavam bem fechadas. O que vc acha? será que vão estar bem floridas?

Um grande abraço,

Kátia - Campo Grande/MS

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
31 de outubro de 2011 19:56 delete

Olá Kátia, Boa Noite!
Não sei onde você irá comprar.
Mas aconselho que faça o seguinte:
Compre e peça para a garden ou floricultura entregar para voce no dia ou 1 dia antes, da forma que voce deseja,ou seja com flores abertas mas não murchas.
Assim fica bom para os dois lados,para o vendedor que tem como se programar (não sei a quantidade) e para voce.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
1 de novembro de 2011 15:32 delete

Boa tarde Mário!!!

Obrigada por responder! Seguirei seu conselho! a moça da floricultura me disse que elas vêm fechadas, por isso eu iria solicitar c antecedencia... e foi a única opção que me deram (comprar fechada).
Tenha uma florida 3a-feira e mais uma vez obrigada pela atenção!!!!!

Kátia - Campo Grande/MS

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
11 de novembro de 2011 16:25 delete

Olá amigos!
Estarei por aqui somente dia 10/12/2011.
Até lá!

Reply
avatar
naturall
AUTHOR
2 de dezembro de 2011 16:44 delete

Boa tarde Mário. Hoje está fazendo um mês que mudei para uma chácara. Entrei no seu blog pesquisando como fazer muda de murta, tenho varias no meu quintal, mas quero fazer uma cerca viva com ela.
Gostei muito do seu blog.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
10 de dezembro de 2011 09:09 delete

Olá Naturall, Bom Dia!
Antes de pensar em fazer uma cerca viva com a Murta se sua região é produtora de citrus, pois nesta regiões é proibida o plantio pois ela é hospedeiro do inseto que transmite o Greening que prejudica os cirus
Um abração.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
12 de dezembro de 2011 07:27 delete

OLÁ AMIGOS!
Como estava de férias ainda estão faltando algumas respostas, peço um pouco de paciência
Obrigado.

Reply
avatar
Janaina
AUTHOR
27 de dezembro de 2011 14:31 delete

Olá Mário!
Gostaria de te parabenizar pelo seu Cantinho Verde! estou encantada!
Terminei de contruir minha casa, aqui em Jaguariúna, pertinho né! e agora tenho um enorme jardim para criar, ainda esta so na grama, e aqui encontrei muitas idéias...
Todos os dias entro aqui e fico imaginando como seria meu jardim. Quero muito fazer uma cerca viva e um pergolado com uma trepadeira.
Gostaria de contar com sua ajuda Mário!
Pensei em fazer uma cerca viva pois meu terreno e bem no alto e a cerca traria privacidade, alem de esconder um muro de blocos, estou em duvida entre hibiscus ou murta, qual será melhor?
O pergolado acho que ficaria bom com primavera, será?
Se puder me ajudar ficarei muito grata!
Abraços!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
27 de dezembro de 2011 16:46 delete

Olá Janaina, Boa Tarde!

Jaguariúna próximo de Holambra e do CEASA de Campinas,locais onde voce pode encontrar tudo que precisa em matéria de plantas ornamentais.
Não tenha pressa na escolha das plantas, pesquise e veja como elas ficarão no futuro.
Quanto a murta, veja se não é proibida a plantação em Jaguariuna. Os Hibiscus são maravilhosos, dão flores praticamente o ano inteiro, tenho uma cerca com eles.
Sobre a primavera, sou suspeito, tenho de várias cores, são espetaculares.
Um abração

FELIZ 2012!

Reply
avatar
carina
AUTHOR
1 de fevereiro de 2012 19:42 delete

Boa noite Mario, gostei muito do seu cantinho verde aqui encontrei informações que me ajudaram bastante. Tenho um Alfinetena na minha residencia só que as batatas já estão aparecendo, gostaria de saber se estar na hora de trocar de vaso e qual tipo devo comprar.?
Aguardo sua resposta
Carina

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
10 de fevereiro de 2012 13:34 delete

Olá Carina, Boa Tarde!

Não sei o tamanho do vaso que sua planta está, mas com ajuda de um pano, envolva a planta e segure bem o vaso, vire de cabeça para baixo e tente puxá-la para ver o estado que se encontram as raízes, se elas estiverem bem enroladas, ocupando toda extensão do vaso, está na hora de mudar para um maior.
Como são plantas rústicas, se dão bem em qualquer tipo de vaso, escolha o que mais gostar.
Um abração!

Reply
avatar
FANTASTICA
AUTHOR
15 de fevereiro de 2012 18:29 delete

Mario, uma amiga queria plantar ai no Brasil, na Paraiba, a abobrinha italiana para colher com flor, para culinária. Vc poderia dar alguma orientaçao a respeito? E depois de quanto tempo de plantada a abobrinha dá aquela flor?
Aproveito para parabenizar seu blog e te convido para visitar o meu: www.orchideafantastica.blogspot.com

Tudo q escrevo lá tem sempre como ponto em comum a FLOR!!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
15 de fevereiro de 2012 20:09 delete

Olá Boa Noite!
Existem híbridos indicados para cultivo em campo aberto e resistente a doenças.
Poderia indicar o produtor de sementes SAKATA.
Tem as informações que voce precisa:
www.sakata.com.br
Parabéns pelo seu blog
Um abração!

Reply
avatar
Cristina Bugnion
AUTHOR
1 de março de 2012 13:04 delete

Olá Mario!!!! Seu blog é uma delicia!!!! Adorei mesmo, obrigadão por tanta informação. Moro no morro em um terreno que sofreu muito com a devastação e queimadas, quando chove o chão é lavado tirando todos os nutrientes.... Ai, ai.... O bom é que estamos de frente para uma baia em Santa Catarina. Temos a chance de um vizinho ter preservado o seu lado. Tenhos aqui um pedacinho de mata Atlantica bem protegido. Eu gostaria de reflorestar. Vc poderia me dar algumas dicas? Como o terreno é bem ingrime terá que ser árvores, plantas bem resistentes tenho 2 filhos pequenos e não terei tempo de cuidar todos os dias.... (Está começando a ficar complicado,né?) Será que meu problema tem jeito? O terreno para reflorestamento é de 4000 m2. Espero ansiosa por sua resposta. Um grande abraço!!!! E já valeu só de conhecer seu blog!!!!!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
2 de março de 2012 19:43 delete

Olá Cristina, Boa Noite!
Fico feliz por ter gostado d Blog, obrigado pela visita.
Para reflorestar 4.000 m²,você precisará arrumar pelo menos um tempinho,ou arrumar alguém que faça.
As plantas quando jovens, por mais rústicas que sejam, precisam no mínimo regar 2 vezes por semana, no caso de ausência de chuvas.
Tem árvores que são apropriadas para seu caso, a que postei hoje é uma delas.
Mas meu conselho é o seguinte: Entre em contato com a prefeitura da sua cidade e veja se eles tem mudas para doação.
Voce também poderia fazer mudas através de sementes que é super fácil, depois de semear praticamente o cuidado são com as regas, logo ela estará pronta para ir para o lugar definitivo.
Um abração!

Reply
avatar
Cristina Bugnion
AUTHOR
4 de março de 2012 09:17 delete

Obrigadão, Mario!!!! Adorei as dicas. Vamos fazer um trabalho de formigui nha, assim poderei cuidar as poucos do morro. Não tenho pressa... Infelizmente a prefeitura ainda não acordou para o nosso problema, espero que um dia farão um viveiro de plantas. Toda fruta que comemos eu coloco em um vaso. Já temos, lichia, mangueira, abacateiro, pitangueira.... aos pouquinhos vai. Um grande abraço!!! E um ótimo domingo. Adorei te conhecer!!!!!

Reply
avatar
Rita de Cássia
AUTHOR
2 de julho de 2012 14:13 delete

Boa tarde,Mário!Ganhei uma begonia e agora queria reproduzi-la,como faço iso?
Adoro planta e o legal é fazer novas mudas.Obrigado mesmo por esse site de grande valia,beijo!!!!!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
3 de julho de 2012 20:40 delete

Olá Rita de Cássia, Boa Noite!
Para reproduzir Begônias, corte um pedaço de caule, retire as folhas no pedaço que vai ficar enterrada.
Se gosta de fazer propagação de plantas por estaquia, compre hormônio enraizador, que é vendido nas gardens.
Depois de plantar e regar cubra o vaso com um saco plástico transparente, isso irá ajudar a planta não desidratar, mantenha em local com bastante claridade, mas na sombra.
Boa Sorte!
Um abração!

Reply
avatar
Eunice Fomm
AUTHOR
23 de julho de 2012 09:50 delete

Parabéns Mario , sempre que quero tirar alguma dúvida visito o seu cantinho, e lá está a resposta. Sou admiradora de quem multiplica sues conhecimentos de forma tão generosa.

Receba meu respeito e minha gratidão carinhosa!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
23 de julho de 2012 11:50 delete

Olá Eunice, Bom Dia!
Obrigado pela visita e mensagem.
Isso me incentiva a continuar postando.
Um abração!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
8 de agosto de 2012 19:40 delete

Olá, ganhei uma Calandiva e agora ela esta ficando com os galhos com uma coloração escura que esta passando p/ algumas folhas, oq eu faço, arranco o galho que esta ficando escuro ??
Me ajude !!!!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
9 de agosto de 2012 20:42 delete

Olá Unknown, Boa Noite!
Sem ver a planta tenho dificuldade em dizer o que está acontecendo com sua Calandiva.
Ela é uma suculenta, que quando recebe água em demasia apodrece suas raízes, caule e fôlhas, verifique se os locais onde aparecem esta coloração estão ficando moles, se for isso pode cortar o caule e regar de forma muito moderada.
Poderia tambem ser algum fungo, mas neste caso o caule e folhas ficariam rígidos num primeiro momento.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Jac Monteiro
AUTHOR
15 de outubro de 2012 22:57 delete

Olá Mário!

Estou com problemas para remover do muro uma trepadeira unha-de-gato (Ficus pumila), gostaria de saber se tem algum herbicida que seque-a.

Abs.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
16 de outubro de 2012 19:54 delete

Olá Jac Monteiro, Boa Noite!
Se pretende exterminar sua unha-de-gato, primeiramente corte todos os caules que estão enterrados.
Devido a umidade da chuva os ramos da parede não irão morrer, pulverize Glifosato, usado para matar mato e é encontrado em casas agricolas.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
4 de dezembro de 2012 22:26 delete

Olá Sr Mario gosto muito de plantas e me dou bem com elas assim dizendo rsss, porém comprei um Manacá da Serra e plantei em um vaso bem grande ele ainda é um pé pequeno só que já é o meu segundo e que da o mesmo problema, o pé cresce em tamanho só que as folhas entortam e quando não entortam as pontas nascem queimadas já bem pequenas. Tentei varias coisas menos sol mas sol menos água mais água e também pergunto a pessoas que trabalham com plantas mas não obtive nenhuma resposta, a unica coisa e que e uma arvore que vive na mata e não da trabalho de cultiva-la.
Fico triste, acho o pé de Manacá lindo tive a oportunidade de ir em 2 casas que tinhas eles no vaso e todos floridos ficam mini árvores. O que posso fazer? Qual será o problema?

Agradeço se puder me ajudar!
Um abraço Eleonora.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
14 de dezembro de 2012 19:43 delete

Olá Eleonora, Boa Noite!
Não tenho ele aqui na chácara onde moro, e portanto minha experiência é limitada.
Na mata ele cresce na sombra de outras árvores e tendo bastande claridade, mas luz solar "peneirada" por árvores maiores.
Chega uma hora que ela irá receber sol pleno, mas já estará adulta e não haverá problema.
Aconselho você na fase inicial se for deixar a sol pleno, utilizar sombrite 50%, até que a planta se estabeleça, depois de algum tempo não haverá mais necessidade de usar.
Em resumo, ela gosta de muita claridade, mas o sol pleno irá queimar suas folhas quando jovem.
Boa Sorte
Um abração!

Reply
avatar
18 de dezembro de 2012 13:48 delete

Olá sr. Mario tudo bem? inicialmente gostaria de parabeniza-lo pelo blog que além de vasta informação, vejo que o senhor é bem atencioso aos visitantes. Emfim, o meu problema é o seguinte. Eu moro só num apartamento de 50m² e nao tenho nenhuma planta. há uma varanda cujo sol bate por três horas no maximo. Sinto a necessidade de dar um clima verde em casa, e gostaria que me indicasse algumas plantas para ter dentro de casa com pouca rega, que nao precise de sol todo dia e que crescam no maximo até 2 metros.Espero que nao lhe dê muito trabalho essa resposta. Desde ja fico grato pela colaboração. Att Josevaldo.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
27 de dezembro de 2012 17:53 delete

Olá Josevaldo, Boa Tarde!
O cuidado maior com plantas em ambientes internos é a luminosidade, geralmente é pouca e vem de alguma janela, a tendência da planta, é ir atrás, por isso há necessidade de ir virando o vaso, sempre que começar notar que ela está desenvolvendo mais para o lado da luz.
Algumas que sugiro: Zamioculcas, Palmeira Ráfis, Antúrios. Quanto ao lado externo estas 3 horas se forem nas horas mais quentes do dia procure planta para sol pleno, caso não, procure por meia-sombra, não esqueça que algumas plantas não gostam de vento forte.
A média de temperatura também deve ser vista.
Boa Sorte!

Reply
avatar
Roseli
AUTHOR
30 de janeiro de 2013 14:05 delete

Oi sr. Mario,tudo bem!Pode me ajudar tenho uma arvore DAMA DA NOITE ela esta secando os galhos do meio mas os da laterais estao normais.O que posso pulverizar nela,desde de ja agradeço pela a ajuda,um forte abraço!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
30 de janeiro de 2013 19:28 delete

Olá Roseli, Boa Noite!

Antes de fazer pulverização de inseticida ou fungicida, deve tentar descobrir o que está acontecendo com sua planta.
Geralmente insetos gostam de fôlhas novas, observe atentamente se encontra algum vestigio.
Se encontrar compre em casas que vende produtos agropecuários, gardens e até em grandes supermercados, produto em spray, próprio para plantas, aplique seguindo orientação do fabricante.
Se não encontrar nada, vá cortando o ramo seco até encontrar ele verde,aguarde que ele irá rebrotar.
Boa Sorte
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
3 de fevereiro de 2013 02:21 delete

Ola, Mario, seu blog é de muita valia pra quem não entende de plantar.Gostaria de saber se o Sr. pode me ajudar eu ganhei uma muda de ipê comprando uma roupa. Acontece que só tenho um espaço pequeno no meu quintal.O quintal é enorme.Mas gostaria de saber se eu planta-lo no meu quintal, suas raízes podem cresce a ponto de invadir o meu vizinho?Agradeceria imensamente a resposta.Eu pesquisei na net mas nenhum informação a respeito da raiz do ipê.Eu não sou fã de flores mas um ipê é maravilhoso. E antes que me fale pra planta-lo na frente de minha casa, não tem como já tive problemas com quatro arvores que estão ak quando mudei, e não tem como eu por la fora. Desde já agradeço a atenção
Julia.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
6 de fevereiro de 2013 21:12 delete

Olá Julia, Boa Noite!
As raízes não são superficiais, mas como ela é uma árvore de médio a grande porte, se possível plante num local central um pouco afastado de paredes
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
7 de fevereiro de 2013 01:49 delete

Ok, muito obrigada Mario, por responder, eu tenho um canteiro que fica no centro do meu quintal acho que da sim.Um grande abraço tb.
julia

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
7 de fevereiro de 2013 15:32 delete

Mario preciso muito da muda desta arvora, você faz frete ou deseja que mesma va buscar? desejo saber o quanto custa um pe de groselha. nunca comi estou morrendo de vontade de comer e se pudesse ia ai hj só para comer esta fruta. nao sei se é a epoca ainda e se nosso clima é propicio p ela. porem se tiver alguma informação de quem tenha essa muda eu agradeço muito.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
7 de fevereiro de 2013 19:22 delete

Olá Boa Noite!
Ela é importada, fotografei no Mercadão em São Paulo, entre em contato: Mercado Municipal Paulistano - Casa Gonsalez Hortifruti
Rua da Cantareira, 306 | Rua I – Boxe: 17 / 19
(11) 3315-0050
contato@casagonsalezhortifruti.com.br
Fale com Paulo Silvano.

Para mudas tente fale com Edilson (19) 9601-7665 do Viveiro de Mudas CIPPREST, acredito que ele tenha
www.ciprest.com.br
Boa Sorte!
Um abração!
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
18 de fevereiro de 2013 12:05 delete

Olá Boa tarde!

Gostaria de saber qual o tipo de trepadeira posso plantar para decorar os muros sem colocar as estruturas em risco ( rachaduras, umidade etc...)

Obrigada,Waléria

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
23 de fevereiro de 2013 07:02 delete

Olá Waléria, Bom Dia!

Em primeiro lugar verifique se este muro que deseja colocar a planta recebe luz de sol direta, se a resposta for positiva anote em que horas do dia, pois existem plantas para sol pleno, meia-sombra e sombra. O Podocarpo é a "queridinha dos muros", muito utilizada atualmente e fácil de ser encontrada, mas existem outras opções.

Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
1 de março de 2013 12:44 delete

Parabéns pelos seus préstimos! Visito sempre o seu blog, e admiro o cuidado que tens em responder e informar a todos os que te procuram.
Um grande abraço,
Adriana

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
6 de março de 2013 06:54 delete

Olá Adriana, Bom Dia.
Obrigado pelas visitas e comentário.
Como está no meu perfil, plantas são apenas hobby, não sou especialista no assunto, mas gosto de compartilhar aquilo que sei e que vou aprendendo com os leitores do blog.
Um abração!

Reply
avatar
18 de março de 2013 12:45 delete

gostaria de saber o que fazer ccom jabuticabeira secando os galhos?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
26 de março de 2013 20:19 delete

Olá Maria Silverio, Boa Noite.
Pode ser falta ou excesso de água(encharcamento).
Ela gosta de solo rico em matéria orgânica, incorpore no solo um pouco de composto orgânico.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
12 de junho de 2013 12:31 delete

ola ganhei uma muda de trevo roxo mas depois que plantei fico todo muchinho o qui fazer ?

Reply
avatar
DANILO
AUTHOR
18 de junho de 2013 11:29 delete

ola, estou precisando de uma ajudinha , estou fazendo uma reforma em um banheiro ( nao é lavabo tera chuveiro mesmo) e gostaria de colocar uma jardineira em baixo da pia para dar uma decorada enfim...
pesquisando na net achei muito buxinho apenas, mas nao gosto muito desse tipo queria algo com cor o que seria possivel usar uma vez que tera vapor no ambiente , para nao matar a planta ?

Reply
avatar
18 de junho de 2013 19:37 delete

Olá, Mário. como vai tudo bem?
Gostaria de saber de você, se posso fazer o plantio de uma muda de açaí, em meu jardim, eu tenho palmeiras plantadas só que elas já estão muito grandes, e as raízes crescem muito e não deixam as outras plantas se desenvolverem, gostaria também de saber se posso efetuar a poda das palmeiras e em seguida fazer o plantio de outra planta uma vez que as raízes da palmeira já dominou todo o canteiro.Desde já agradeço pela sua atenção. abraços silvania

Reply
avatar
RENE
AUTHOR
20 de junho de 2013 09:16 delete

Ola Sr Mario minha amiga ganhou um trevo de 4 flohas porem eu nao sabia que ele deveria fikar em so lugar, e fui mudando ele de lugar, porem deixei ele de um dia para o outro em um lugar so e ele tem duas mudinhas porem bem grandes e elas estao viradas para baixo como se estivessem mortas o que eu faço por favor me ajude!!!! nao kero perde-las ate mesmo o pq ela me falou q ira me dar uma muda assim que ele ficasse bonito!!!!

Obrigado Rene

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
25 de junho de 2013 15:47 delete

Olá Danilo, Boa tarde.
A maioria das plantas não se dão bem em banheiros.
Estou falando de banheiros comuns na maioria das casas, não aqueles com projetos arquitetônicos diferenciados.
Teria que buscar uma planta que pode ser cultivada na sombra e ter um ambiente úmido e com temperaturas variadas devido a vapores quentes do banho.
Uma sugestão seria a Zamioculcas
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
30 de junho de 2013 15:24 delete

Olá Silvania, Boa Tarde.
Não sei que tipo de palmeira tem em seu jardim, existe muitas espécies, algumas de grande porte, para suportar a planta em relação ao vento, sua base é composta de raízes em forma de cabeleira, ou seja não existe uma principal todas são semelhantes e ocupam uma grande extensão.
Palmeiras tipo touceira podem ser podadas sem problema.
Tendo espaço não há problema de plantar outra.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
7 de julho de 2013 19:21 delete

Olá Rene, Boa Noite.
Neste espaço de tempo, entre sua postagem e a resposta, não sei o que possa ter acontecido.
Espero que ela tenha melhorado.
É uma planta que se tratar de forma adequada, em relação a luminosidade e regas na quantidade adequada, ela irá prosperar.
O local deve ter bastante luz sem receber sol direto, o substrato deve estar sempre úmido, mas não encharcado.
Um abração!

Reply
avatar
RENE
AUTHOR
12 de julho de 2013 09:58 delete

Ola Sr. Mario. Bom dia.

A muda a qual me referia morreu. Porem comprei outra e gostaria de saber qual a melhor forma para tratar. Andei deixando em minha varanda onde bate bastante vento e muito pouco sol, percebi que ela murcharam, retirei e deixei dentro de casa onde não bate sol porem tem bastante luminosidade. Eu vi na internet que deixar alguns pedaços de cebola no vaso é bom para evitar insetos indevidos e verifique também que existem algumas formigas na terra gostaria que saber se isso é normal.

Tenho também um girassol que desde que trouxe para minha casa ele só piorou agora no momento ele já esta ate virado para baixo e quase todo seco sem nenhuma folha, gostaria de saber se tem como recupera-lo.

Desde já agradeço.

Atenciosamente;
Rene

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
14 de julho de 2013 13:57 delete

Boa tarde,soou de EunápolisBA e costumo pegar as sementes dos frutos e plantar,quero saber se elas nascem.obrigada.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
20 de julho de 2013 19:53 delete

Olá, Boa Noite.
A maioria dos frutos pode ser reproduzida por sementes, acontece que em muitos casos sendo realizado por este processo pode demorar muitos anos para frutificar.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
24 de julho de 2013 14:52 delete

Olá Rene, Boa Tarde.
Para resolver problemas com insetos em geral, aplique inseticida próprio para plantas que você irá encontrar em spray em lojas que comercializam produtos agropecuários e de jardinagem.
Quanto ao girassol, a planta tem um ciclo de vida curto (nasce, cresce, dá flor e morre).
Quando a flor estiver bem seca aproveite e plante as sementes.
Um abração!

Reply
avatar
RENE
AUTHOR
29 de julho de 2013 12:07 delete

OBRIGADO Sr MArio...

Como posso cuidar melhor dos trevos de 4 folhas?

Reply
avatar
11 de agosto de 2013 02:53 delete

Olá Mário,
comprei um manaca da serra e não tinha flores ainda,começou semana passada com uma flor que nasceu branca, chegou a ficar rosa e caiu e ontem nasceu outra e nem chegou a ficar rosa já esta murcha e acredito que vai cair também, algumas folhas tem uns buraquinhos, poderia está com alguma praga?
obrigada

Reply
avatar
Emanuelle
AUTHOR
18 de setembro de 2013 08:34 delete

Bom dia!
Tive algumas plantas atacadas pelas cabeçudas, as plantas ficaram totalmente sem as folhas, por exemplo a tumbérgia ereta, o jasmim-dos-poetas e a dipladênia vermelha. As trepadeiras eu podei, estão com 30cm . Estou colocando iscas, pois sempre aparecem formigas de novos ninhos. Infelizmente está chovendo estes dias e não dá pra colocar as iscas com chuva.
Moro em Mairiporã-SP.
Gostaria de saber se há algum repelente caseiro pra essas formigas e o que mais me preocupa: como recuperar as plantinhas que estão peladas? Como fazer com que cresçam e brotem?
Abraços e obrigada.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
25 de setembro de 2013 04:15 delete

Sou Alice e passei só pra dizer que adorei o seu blog. Muito útil agora que estou me aventurando numa horta doméstica e num pequeno jardim. Além de ter um excelente conteúdo, é escrito impecavelmente quanto ao português, coisa rara de se ver na net. Um abraço!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
27 de setembro de 2013 20:41 delete

Olá Alice, Boa Noite.
Obrigado pela visita, boa sorte na sua horta doméstica.
Com sol, bem adubada e com solo sempre úmido não tem como dar errado.
Quanto ao português procuro dar uma revisada, mas como meu tempo é muito curto, na pressa acabo cometendo alguns erros.
Um abração!

Reply
avatar
maria escobar
AUTHOR
4 de outubro de 2013 11:02 delete

Bom dia ..moro en Santana do Livramento RS . e tenho muito interesse en algumas das suas plantas será que pode enviar ? agradeço muito a sua resposta
Maria Monica

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
4 de outubro de 2013 19:43 delete

Olá Maria Escobar, Boa Noite.
Não trabalho com comércio de plantas, infelizmente não tenho como atendê-la.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
22 de novembro de 2013 06:57 delete

Olá, Bom Dia.
Infelizmente não sei onde encontrar em Portugal.
Um abração1

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
22 de novembro de 2013 07:01 delete

Olá Bom Dia.
O trevo são bulbos, preserve o local com uma placa de identificação e não descuide de reagas, que irão brotar novamente quando iniciarem um novo ciclo.
Um abração!

Reply
avatar
Fulana
AUTHOR
26 de dezembro de 2013 15:43 delete

Boa Tarde Mário,

Ganhei um vaso de lisanthus e gostaria de saber quais os cuidados devo ter para continuar cultivando ela. Sobre a floração, em que época é? Obrigada!

Camila

Reply
avatar
Emerson Nascimento
AUTHOR
23 de janeiro de 2014 23:25 delete

Boa noite Mário, parabéns pelo seu blog, gostei muito de tê-lo encontrado.
A minha dúvida é sobre uma espécie de planta, que comprei em um viveiro aqui na minha cidade (Natal/RN). A senhora que me vendeu,me disse que o nome da planta era "Rosa Prata", é uma planta de folhas muito verdes bem brilhantes. Além do mais fui informado que era uma planta perene, que põe flores brancas em cachos, e florescem muito. Eu já procurei pesquisar na internet mas não encontro resultado algum de alguma planta com este nome.
Ficaria muito agradecido de poder encontrar o nome científico dela.
Desde já o agradeço.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
24 de janeiro de 2014 13:51 delete

Olá Emerson, Boa Tarde.
Nomes populares de plantas é bastante complicado em cada lugar é conhecida por um nome, por isso da importância de conhecer o nome científico.
Mande uma foto dela para meu emal, coloque como título "Identificação de planta" pois recebo muitos por dia e tem muito spam.
Um abração!

Reply
avatar
Emerson
AUTHOR
26 de janeiro de 2014 14:47 delete

Obrigado Sr. Mário, eu enviei o e-mail com as fotos!

Reply
avatar
5 de fevereiro de 2014 10:41 delete

Sr. Mário, bom dia!

Estou fazendo uma cerca viva com Ixória rei, porém será feita em jardineira com 50 cm de altura.
Estarei utilizando a seguinte medida de materiais: 10 cm de material orgânico + 20 cm de terra vegetal + 10 cm de material orgânico + 5 cm de terra com minhocas.

O que o senhor acha?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
7 de fevereiro de 2014 19:36 delete

Olá Silvia, Boa Noite.
Quando você fala em cm quer dizer partes?
Se for esta mistura de está boa.
Outra proposta: 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de composto orgânico.
Existem outras misturas.
Agora é só misturar muito bem.
Um abração!

Reply
avatar
Renato Prado
AUTHOR
18 de fevereiro de 2014 19:52 delete

Mario Franco, tenho um pé de manacá da serra anão, neste último mês suas folhas estão caindo com facilidade, a planta esta quase nu. Ao colocar a mão nas folhas, esta cai do pé com facilidade, saberia me dizer o que esta ocorrendo.
Sempre coloco 5 litros de água por dia , a cada 3 meses 4-14-8, mais farinha de osso com mamona .
Mesmo assim esta ocorrendo isso, a planta já têm mais de 8 meses, plantada na calçada, no interior de minas, Guaranésia - Mg(clima)

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
21 de fevereiro de 2014 17:22 delete

Olá Renato, Boa Tarde.
Muitas pessoas tem problemas com mudas de manacá, elas vem de estufas climatizadas que tem controle rígido de regas e adubos, não passam por uma adaptação a um ambiente parecido com o do comprador antes da comercialização.
Não gosto dessa postura de alguns produtores.
Como a sua já tem 8 meses acredito que o problema seja outro.
Regar com 5 litros de água por dia, se o solo não tiver boa drenagem pode deixá-lo encharcado.
Antes de regar, enfie o dedo no solo, ou faça um pequeno buraco para verificar se o solo retém água ou não.
A fertilização deve ser aplicada de forma correta, na dosagem certa e longe do caule na projeção da copa.
Um abração!

Reply
avatar
18 de março de 2014 11:47 delete

BOA TARDE MARIO, TENHO UMA KALANCHOE E COM A CHUVA, O TALO DELA COMEÇOU A APODRECER...E ELA ESTÁ CHEIA DE FLORES...COMO FAÇO PARA SALVÁ-LA? OBRIGADA! ATT. ANGELA S.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
20 de março de 2014 15:00 delete

Olá Angela, Boa Tarde!
Respondi para você na postagem Calandiva
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
20 de março de 2014 20:47 delete

Ola

Tenho um buxinho que está com todas as folhas secas. Será que ainda posso recuperá-lo? Já coloquei adubo e fiz poda e nada...

Reply
avatar
25 de março de 2014 13:55 delete

olá meu amigo,,,,
estou aflita pois ,tinha o sonho de ter uma jabuticabeira...comprei uma muda grande linda e plantei a 2 anos atrás...ela estava indo muito bem,produzindo pouco e sempre...de repente começou a amarelar e queimar as folhas e parou de produzir,ela toma sol,molho sempre,e agora rescente adubei com esterco de boi ,e adubo npk 4 30 10 e ureia....o que devo fazer???????

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
25 de março de 2014 16:43 delete

Olá Boa Tarde.
Não sei a quanto tempo tem a planta, mas com todas folhas secas não é bom sinal, corte os ramos e veja se estão verdes ou secos.
Se estiverem verdes, espere que logo haverá brotações.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
25 de março de 2014 16:48 delete

Olá Boa Tarde.
Colocou adubo na quantidade certa e aplicou de forma correta na projeção da copa, longe do caule.
Adubo em excesso ou aplicado junto ao caule pode até matar a planta.
Se aconteceu isso, somente regue, de preferência por gotejamento ou colocando garrafas Pet com furo que faça este papel.
Boa Sorte
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
3 de abril de 2014 09:50 delete

Bom dia, Mario, agora sou uma das que começou a gostar de ter plantas em casa,
e preciso muito da sua ajuda.
A minha violeta esta com as folhas mole e amarelada ou é queimada? ñ sei? o que devo fazer parece que passou para outras plantas? posso cortar com teussora ?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
5 de abril de 2014 19:10 delete

Olá Boa Noite!
Muito cuidado com excesso de água em violeta e nunca deixe água ficar acumulada no pratinho, apodrece as raízes e talos das folhas e a planta morre.
As folhas mais antigas ficarem amareladas até é normal e podem ser cortadas.
Um abração!

Reply
avatar
«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 235   Recentes›   Mais recentes»