27 de dez. de 2010

Bate Papo

Olá amigos!

Não sou especialista no assunto, plantas são apenas meu hobby, mas conheço um pouco do nosso mundo vegetal, e daquilo que já aprendi posso compartilhar com vocês

Um abração!

238 comentários:

  1. Amigo, Bom Dia !!!
    Tenho em meu jardim uma fenix dupla plantada a mais de um ano e meio.Ela foi plantada já foi plantada bem grande com mais de 1,5 metros. Estava indo bem até uns dois meses, quando começou a demostrar fraqueza, as folhas secando rapidamente.e,um dos troncos bem no miolo onde nascem as folhas secou e depois os brotos se soltaram.no outro tronco as folhas estao melhores, mas nao apresentam uma saúde total.. O que está acontecendo ?
    Muita água pode matar ? (moro no sul de minas e este ano estamos com seca, mas rego regularmente.
    Será que o torão ficou pequeno e ela nao enraizou ?
    É comum em fenix uma recuperação quando a planta esta assim ??
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá Mario! primeiro lugar parabéns pela dedicação e trabalho de responder a todos os questionamentos. Eu , ao contrário, nada sei sobre o assunto, por isto recorri a vc! Preciso urgente saber se posso plantar quaresmeira próximo a muro, qual a distância segura e se posso realizar a poda para ela ficar menor. O único local é próximo ao muro! muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      A quaresmeira é uma árvore de médio porte, suas raízes não são agressivas, mas o correto é não plantar junto ao muro.
      Para não ter problema coloque um tubo ou anel de concreto grande, dessa forma irá forçar as raízes descerem.
      Poderá fazer podas após a floração.
      Um abração!

      Excluir
  3. Mario , boa tarde!Tenho plantado na parte interna do muro da granja,a unha de gato, contudo parte dela está amarelando, dando "buracos" nas folhagens, o que pode ser isto?doença?adubo?tenho um mamão próximo que está com varíola, será que interfere?Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. OIá Mário estou conhecendo vc agora. Gostaria de saber porque minha arvorezinha de manacá está tão seca. Ela fica no gramado numa subida, mas já deu muitas flores lindas e agora andou reduzindo o numero de flores. O que será que pode ter acontecido? Obrigada pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Mário, bom estou com uma reforma em minha casa e acabei decidindo fazer um jardim ocupando a pate de baixo da escada saindo um pouco pra fora fazendo uma curva..... só um charme... rs
    Não sei por onde começar, se encho todo o espaço com terra, se coloco argila expandida.....me ajude por favor.... obrigada.... se preferir responder em meu email.... RCDDDIAS@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  6. Olá, Mário! Bom Dia! Já vi que você é o cara...a muda de Manacá da Serra que plantei na calçada de casa está amarelando. Tenho medo que morra, o que posso fazer pra evitar? Forte abraço e parabéns!
    Ibrahim Tauil (Santos/SP)

    ResponderExcluir
  7. Olá, tenho uma figueira que ganhei no começo de janeiro estava com folhas e agora caiu todas as folhas o caule ficou de cor escura porém as raízes estão firmes na terra sem a presença de brotos;
    O que devo fazer???? esperar para nascer novos brotos ou fazer a poda?????

    Obrigada Adriane

    ResponderExcluir
  8. Olá Mario!!

    Eu havia plantado, em sequência, várias mudas de Érica, agora elas já atingiram um bom tamanho, como faço agora em relação a poda? notei q nasceram mais galhos por baixo, e as sementes? como que faço para separar, pois as flores e folhas são praticamente uma coisa só, minúsculas!! Obrigada!! Parabéns ao Blog!!!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Mário, tudo bem?

    Preciso da sua ajuda. Eu tenho um manaca que mede aproximadamente 1,20m e de alguns meses para cá ele parece que está morrendo, os galhos estão meio secos e com poucas folhas, ele nem está florindo mais, como o meu espaço é pequeno o mesmo é plantado em vaso.
    O que eu faço para recupera a minha planta???

    ResponderExcluir
  10. Olá Mario.Sou Joel. Plantei uma muda de jasmim, (igual a uma rosa, num vaso, ela já estava grandinha e cheirosa, no entanto a reguei com água de piscina e ela está morrendo; As folhas ficaram amarelas com manchas escuras e estão caindo. Como recuperá-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joel, Bom Dia!
      Desculpe a demora em responder, espero que sua planta tenha se recuperado, não tinha muito a fazer senão esperar, a água da piscina normalmente é tratada com produtos como cloro, floculante, algicidas etc que fazem mal para as plantas.
      Um abração!

      Excluir
    2. Olá Joel, Bom Dia!
      Desculpe a demora em responder, espero que sua planta tenha se recuperado, não tinha muito a fazer senão esperar, a água da piscina normalmente é tratada com produtos como cloro, floculante, algicidas etc que fazem mal para as plantas.
      Um abração!

      Excluir
  11. Olá Mário, tudo bem? Trabalho com uma marca relacionada a jardinagem e estamos buscando blogs para futuras parcerias. Você poderia deixar seu email aqui, ou enviar um para jessica.perondi@3yz.com para darmos prosseguimento? Te aguardo! obrigada :)

    ResponderExcluir
  12. Olá. Mario, ganhei um vaso com lisianthus Gostaria de saber como cuidar dele. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bom Dia!
      Mantenha o substrato úmido, mas não encharcado, ela precisa receber bastante claridade, não pode ficar na sombra.
      É uma planta cultivada como anual, pois no segundo ano perde o vigor inicial e depois morre. É propagada por sementes,
      Um abração!

      Excluir
  13. Boa noite! Gostaria de saber como posso conseguir uma muda de Gloxínea.Agradeço se puder me ajudar.Maria da Graça .Meu email é dagracaxaf@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria da Graça, Bom Dia!
      Nesta época é fácil encontrar nas Garden, pela internet não conheço nenhum site que confie para indicar.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  14. Olá Mario...
    Replantei o meu pé de jabuticaba... Assoalhas caíram todas e, agora os galhos estão secos. O que posso fazer para recupera-la? Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milena, Bom Dia!
      As plantas sofrem bastante com mudanças, não sei onde estava antes, se estava em vaso e deixou um tempo para ela se adaptar no novo local, se manteve o torrão intacto no transplante, fez uma cova com o dobro do tamanho do torrão, usou substrato correto, etc.
      Cair as folhas numa situação desta até pode acontecer, mas os galhos e principalmente o tronco não podem secar, caso contrário a morte da planta será certa.
      Continue a cuidar de forma adequada sem exagerar em nada, apenas o normal e aguarde a reação da planta na emissão de novas brotações.
      Boa sorte.
      Um abração!

      Excluir
  15. Bom dia,
    Tenho uma jabuticabeira híbrida, ela ja tem mais de 05 anos e estava num vaso pequeno, e a uns três meses atrás replantei em num vaso grande. Minha dúvida é referente a poda, tem mês correto para poda-la?

    Desde já obrigado.

    Moises.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, Boa Noite.
      Como fez o replante a apenas 3 meses deixe pelo menos um ano, ou espere ela se estabelecer no novo ambiente, quando estiver bem com brotações vigorosas poderá efetuar a poda, sempre após frutificação.
      Um abração!

      Excluir
  16. Olá seu Mario. Acompanho seu blog sobre plantas ornamentais, estou montando um herbário, e a maioria dos dados, uso pesquisas feitas na sua pagina. Por isso gostaria de pedir sua ajuda em umas amostras que não consigo encontrar... Gostaria de algumas dicas sobre como o senhor faz suas pesquisas. Aguardo a resposta, se estiver disponível para me ajudar. Desde já agradeço muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anys, Boa Noite,
      As pesquisas que faço com plantas aqui na chácara onde moro não são feitas de forma cientifica, como tenho bastante espaço, algumas são cultivadas e procuro observar seu comportamento, identifico com uma placa e faço anotações num caderno. Mas como tenho tudo isso apenas por hobby, e pouco tempo disponível acabo perdendo muita coisa.
      Um abração!

      Excluir
  17. Olá!meu nome é kate...minha medinila está com folhas amareladas outras secas tipo manchas pretas...n sei mais o q fazer...o caule com uma cor marrom como se estivesse secando...sera falta de magnésio?um abraço

    ResponderExcluir
  18. Oi Mario, tenho pés de cravinhos. mais não sei oque aconteceu que ele se encheu de botoes novos e flores novas, mais está secando as folhas todas e botoes e flores, oque faço? Oque poderia ser ?

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Sr Mario, Plantei bulbos de gladíolos, germinaram logo estavam com as folhagens lindas, mais do nada as folhas começaram a se dobrar ao meio, e a se quebrar sozinhos, oque faço

    ResponderExcluir
  20. Ola! Mario tudo bem. antes de mais nada adorei seu blog muito informativo. Mais tenho uma duvida. Tem um tempo q estou querendo plantar uma arvore em frente a minha casa, por conta da sombra. Porem, sou uma pessoa impaciente kkkk, por esse motivo gostaria de saber se posso plantar uma arvore já grande na minha calçada e não uma muda. Desde já agradeço. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Allan, Boa Tarde.
      É possível sim, veja que Shopping e grandes empresas, fazem uso disso, o problema maior é que as mudas são mais caras e devem ser adquiridas de viveiros idôneos, tem que ser plantada de forma correta, muitas pessoas pagam caro por mudas e plantam de forma incorreta o que leva a morte da planta.
      Procure uma árvore própria para calçadas, são arvoretas de tamanho menor e que não tem raízes agressivas, como a resedá, ipê-de-jardim, pata-de-vaca, etc.
      Um abração!

      Excluir
    2. Olá Allan, Boa Tarde.
      É possível sim, veja que Shopping e grandes empresas, fazem uso disso, o problema maior é que as mudas são mais caras e devem ser adquiridas de viveiros idôneos, tem que ser plantada de forma correta, muitas pessoas pagam caro por mudas e plantam de forma incorreta o que leva a morte da planta.
      Procure uma árvore própria para calçadas, são arvoretas de tamanho menor e que não tem raízes agressivas, como a resedá, ipê-de-jardim, pata-de-vaca, etc.
      Um abração!

      Excluir
  21. tenho uma jabuticabeira que já esta beirando 30 anos e já hamuito tempo da bastante frutos mas de 2014 pra cá ela vem diminuuido os frutos e folhagem e os galhos no topo já estão secos sobrando algumas folhas na parte de baixo mas mesmo assim ainda nasce uma ou outra frita mas que nao vingam ... como posso salva-la?

    ResponderExcluir
  22. O mais engraçado destes produtores é que onde moramos não tem quem vende o produto mas ele não vende pra vc assim mesmo...Fico triste com esse tipo de mercado.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite tudo bem?
    Espero que vc possa me ajudar!! Tenho 2 árvores da felicidade na varanda do meu apto e há 1 mês atras percebi que ela estava com pulgão. Me informei e passei um produto natural de fumo... não sei se passei errado( borrifei em todas as folhas no final de um dia... esperei 10 dias e repeti... esperei mais 1 semana e repeti novamente pois os pulgões ainda persistiam) após isso os pulgões morreram porém a árvore tb está estranha: os galhos estão amarelando e morrendo... ao mesmo tempo alguns estão nascendo.... alguns destes que estão nascendo já estão morrendo e outros nao... não sei oq pode ser, estou mto triste pois gosto muito das minhas árvores. Vc saberia me dar alguma dica de como recupera-la?

    ResponderExcluir
  24. Olá. Estou com dúvidas pra germinar umas sementes de palmeira azul. Aguardo resposta. Um abraço.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia! Tenho um singonio e um asplenio que estavam lindos, mas de repente ficaram murchos, porém nao estao perdendo folhas nem amarelando. Será muito frio? Aqui na minha cidade nao bate muito sol nem é muito quente. Não sei quanta água por. Tenho medo de "afoga-las". Como proceder?? Obrigado!

    ResponderExcluir
  26. Boa noite! Tenho uma trepadeira jasmin dos poetas, plantei ela faz uns seis meses, estava muito bonita, ainda não tinha florescido, está semana começou a murchar e secar as folhas, ela está morrendo, eu aguava todos os dias, o que será que aconteceu, tem como salvá-lá ?

    ResponderExcluir
  27. Bom dia, Mário!

    Estou encantada com a bouganville, primavera. Comprei um pequeno lote e na frente fiz uma pequena mureta com parte de bloco e parte de arame liso. Próximo a ele quero plantar minhas primaveras para enramar ( elas já estão grandinhas em saquinhos pretos). Acontece que é um terreno às margens do Rio são Francisco (NE) e possui um terreno argiloso. Como faço para mudar? o que devo fazer ? Qual a distância entre as mesmas? Essa mureta possui 50 metros de frente. Desde já agradeço a sua atenção

    ResponderExcluir