21 de jan. de 2011

IVONE ( Euonymus japonica )

IVONE ( Euonymus japonica )
 
Arbusto ereto de textura lenhosa

NOME CIENTÍFICO: Euonymus japonica.

NOMES POPULARES: Ivone-amarela. brasileirinha.

FAMÍLIA: Celastraceae.

ORIGEM: Japão.

PORTE: Em média de 2 a 3 metros de altura.

FOLHAS: Existe diversas variedades hortículas, com tamanhos e colorações diversas, por exemplo: podem ter a margem branca, amarela ou verde com uma mancha amarela central. Mas em geral tem formato ovalado-elíticas, brilhantes, duradouras e levemente serrillhadas.

FLORES: De importância ornamental secundária, suas inflorescências tem flores de coloração verde-esbranquiçada.

IVONE ( Euonymus japonica )
LUMINOSIDADE: Necessita de muita luz. Em regiões de clima quente  não suporta luz direta do sol nas horas mais quentes do dia.

CLIMA: Prefere clima temperado e é resistente a temperaturas mais baixas.

ADUBAÇÃO: Aplicar NPK, fórmula 10-10-10, sendo 1 colher para vasos pequenos a 3 para vasos grandes, sempre ao redor do caule, nunca junto a ele.

PROPAGAÇÃO: Somente por estacas.

CULTIVO: Solo rico em matéria orgânica e sempre úmido, mas nunca encharcar.

OBS.: O gênero Euonymus tem muitas espécies.

IVONE ( Euonymus japonica ) - Detalhe das folhas
 
UTILIZAÇÃO: Pode ser utilizada de forma isolada ou em grupos, formando maciços e renques, também fica bem em vasos.

PODA: Aceita bem a poda, sendo utilizada para trabalhos topiários.
 
PREÇO DA MUDA: O PT-24 (tamanho do pote /vaso)  em Holambra / SP, por R$ 18,20.

IVONE ( Euonymus japonica ) - Mudas comercializadas

56 comentários:

  1. Gostaria de saber se esta planta é tóxica para animais (gatos).

    Grata,
    Daniely Cunha

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniely, Bom Dia!
    Ela está na relação de plantas tóxicas para gatos:
    http://www.cats.alpha.pl/toxicplants.htm
    Mas os gatos adultos não saem comendo qualquer planta, tenho 3 e estão cercados de plantas altamente tóxicas e eles só costumam comer um certo tipo de mato quando estão com algum problema de digestão, fazem isso, vomitam e depois ficam bons novamente.
    Se seu gato costuma comer qualquer planta, então não aconselho a ter ela.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Pode ser plantada como cerca viva??
    Distância de plantio e altura.
    Permanece o ano todo com folhas?
    Aceita poda?
    Alceu.

    ResponderExcluir
  4. Olá Alceu, Bom Dia!

    Não sei qual a finalidade de sua cerca viva, embora a Euonymus japonica, não seja usada para esta finalidade, talvez principalmente em razão de seu porte (de 2 a 3 metros no máximo), pode usar sim.
    Ela aceita bem podas, inclusive é utilizada em topiária.
    Suas folhas são perenes.
    O espaçamento entre plantas vai depender se deseja ela mais fechada ou não, use de 20 a 50 cm.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  5. Oi Mário...
    Tenho uma Ivone ela fica na minha cozinha que é até iluminada mas, ela está morrendo já é o segundo galhinho que fica sequinho. Eu rego as vezes um dia outro não, as vezes fico 3 dias...Ela gosta de muito água ou devo regar menos,o que faço?

    ResponderExcluir
  6. Olá Hadassah, Boa Tarde!

    Em relação a sua IVONE(Euonymus japonica), vamos falar sobre regas: você recebe a recomendação, regar 2 vezes por semana por exemplo, mas não sabe que volume deve colocar.
    Se o substrato tiver otima drenagem (por exemplo solo arenoso) , a água vai passar e se tiver muito calor no dia seguinte vai estar seco.
    Se o substrato não tiver boa drenagem (por exemplo solo argiloso) a água vai ficar retida.
    Por tudo isso o melhor método pata você conhecer o substrato é enfiar o dedo nele, assim dá para sentir se precisa de água ou não.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Mário, vou observar isso!
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  8. Olá !!! tenho uma planta dessa que esta na area externa da minha casa mais infelizmente ela esta morrendo alguma dica para que eu possa recupera-la !!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Fa, Boa tarde!

    Em relação a sua IVONE (Euonymus japonica), não sei em que região que você mora, mas tem feito muito calor e o clima está muito seco, a planta sofre muito com isso, para protege-la nesta época que a planta está assim, até que ela se restabeleça, coloque um proteção de sombrite 50%, e siga com os demais cuidados.
    No jardim esta proteção de sombrite, esteticamente falando não é nada bonito, mas acredito ser uma das opções para salvá-la.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado pela dica vou colocá-la sim vamos ver se consigo salvar essa linda plantinha !!!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Comprei uma Euonymus Aureus ela fica na área externa com muita iluminação, mas não com sol direto nas folhas. Contudo, as folhas estão caindo e não sei o que fazer

    ResponderExcluir
  12. Olá Bom Dia.

    Em relação a sua Euonymus japonica, se você comprou ela recentemente, a planta sente com a mudança de ambiente e as vezes acontece isso, caso contrário, continue dispensando os cuidados básicos, regando de forma moderada mantendo o substrato úmido mas nunca encharcado e aguarde novas brotações. Boa Sorte.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  13. Oi Mário,
    Minha Ivone também está morrendo. No inicio Eu reguei muito no inicio enquanto ela ficava dentro de casa. Agora mudei para a sacada. Não bate sol mas como está bastante quente estou com receio de ela não esteja gostando desse ambiente. O que devo fazer? As folhas caíram quase que completamente, dá até dó de ver! Obrigada se puder me ajudar!

    ResponderExcluir
  14. Olá Carol e Ado, Boa Noite.

    A IVONE ou EVÔNIMO (Euonymus japonica), gosta de muita claridade, mas não da luz direta do sol nas horas mais quentes do dia, se sua sacada não bate sol, mas tem bastante claridade é um lugar bom para ela.
    Ela é uma planta que prefere clima temperado, com muito calor a planta sente, mas não era para estar acontecido isso.
    Você está regando de forma correta, mantendo o solo umido, mas nunca encharcado?
    Nesta época deveria aparecer novas brotações, espero que isso aconteça.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  15. Ola, eu gostaria saber, de qunatos em quantos dias posso regar a planta, e se posso pulveriza-la com o produto sempre verde(um tipo de vitamina), é que não entendo muito sobre plantas,tenho somente 16 anos.

    ResponderExcluir
  16. Olá Walter, Boa Noite.
    A melhor forma de saber se uma planta precisa ou não de água é enfiar o dedo na terra, assim dá para sentir se está úmida ou seca, com o tempo vai se acostumando a conhecer a frequência, que varia em volume e vezes por semana nas épocas mais frias e mais quentes.
    Quanto ao adubo siga as recomendações do fabricante, pois colocado em excesso, em vez de ajudar a planta prejudica.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  17. Opa valeu grande abraço, ajudou muito :)

    ResponderExcluir
  18. Olá!Tenho uma Ivone e ela não mancha as folhas, qdo comprei estava toda manchadinha era linda, a planta fica na edícula com muita claridade o dia todo, dou-lhe água 2 vezes por semana, já está com 30 cm mais ou menos.
    Será que falta algum tipo de adubo? Espero uma resposta e desde já lhe agradeço, um abraço.




    ResponderExcluir
  19. Olá Boa Noite.
    Esta coloração clara nas folhas é chamada de variegação, dependendo da fatores ambientais e cuidados dispensados, ela pode perder esta coloração e suas folhas podem ficar totalmente verdes.
    Se nunca adubou, aplique NPK 10-10-10, conforme descrito na postagem.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  20. Olá, estou comprando algumas folhagens para meu pátio e gostei muito dessa planta, gostaria apenas de saber sobre o crescimento dela, se demora muito para crescer, já que vou colocá-la junto a bambuzinhos e arundinas. Obrigado!

    ResponderExcluir
  21. Olá Léo, Boa Noite.
    Ela em vasos e floreiras tem o crescimento mais lento, mas no solo, com substrato, fertilização e rega de forma adequada, tem crescimento mais acelerado.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  22. Olá Mário,
    Parabéns pelo site e também pelas respostas. Sei o quanto é difícil responder uma a uma.
    Minha questão é a seguinte: minha ivone está crescendo bastante, já deve ter chegado a 1,5 metros. Porém, alguns galhos estão bifurcando nas pontas e outros estão ficando engruminhados. Isso é normal? Devo fazer alguma coisa? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  23. Olá, minha pergunta é bem besta e de precinpiante. Eu amo plantas, mas nunca consegui cuidar de uma q fosse pra frente, talvez por excesso de cuidado, molho muito. Adquiri essa Ivone e estou achando o máximo, pois ela está linda e com aspecto muito saudável, porem tenho algumas dúvidas. Nesses dias muito quente, eu posso rega-la pulveriza-la todos os dias?? O q tenho feito, como ela fica na minha sala, eu coloco ela pra fora todos os dias, fora do sol, mas bem próximo a radiação da luz, e pulverizo somente as folhasm porem a terra eu a faço 1 vez por seman, e só um pouquinho... eu posso manter as folhas molhadas sem a prejudique???

    ResponderExcluir
  24. Elas se parecem tanto em suas particularidades, mas as folhas da minha folhagem não são ovais, são recortadas. No restante – ramagem ereta, folhas opostas e cerosas brilhantes – são muito semelhantes. Será que esta planta de meu jardim também é uma Evônimu? Essa é chamada de Ivone amarela e Brasileirinha, pode ficar em vaso ou no chão, com sombra. É tóxica, quer dizer, ela elabora das matérias minerais e orgânicas substância que não se dão com o organismo humano. Será que ela está aí para nos dar algo mais que a beleza de suas folhas, que enchem nossos olhos? A primeira é a aqui de casa a outra é a Ivone. São aparentadas? Ajude a decifrar isso.



    Elas se parecem tanto em suas particularidades, mas as folhas da minha folhagem não são ovais, são recortadas. No restante – ramagem ereta, folhas opostas e cerosas brilhantes – são muito semelhantes. Será que esta também é uma Evônimu? É tóxica, quer dizer, ela elabora das matérias minerais e orgânicas substância que não se dão com o organismo humano. Será que ela está aí para nos dar algo mais que a beleza de suas folhas, que enchem nossos olhos? A foto está no meu blog https://www.facebook.com/groups/470775876371020/?fref=ts
    pode me ajudar a identificar a minha, especialista Mário

    ResponderExcluir
  25. Olá tenho um vaso desta planta no meu apartamento, quando a comprei ela estava linda, mas agora uns 4 meses após, não sei onde estou errando, pois rego sempre mas não encharco, a cada 15 dias tenho usado o fortificante de plantas Vigor Plants Linha nutre Robust. Sigo as especificações conforme a embalagem 5ml para 1L de água e então rego as plantas.
    O que está acontecendo é que os galhos dela estão morrendo 1 a 1, as folhas estão ficando secas e esta saindo um cheiro estranho de bolor fungos. Não sei o que fazer, amei tanto ter esta planta. Tem como reverter o que está acontecendo, algum remédio de plantas?? Não entendo muito de plantas, alguém poderia me ajudar a salvar minha plantinha??

    ResponderExcluir
  26. Olá boa tarde! Adquiri um vaso desta planta recentemente num vazo grande e muito lindo como os da foto acima mas, estou percebendo que as folhas estão caindo com frequencia. Ela não estão exposta ao sol. fica em um corredor da minha casa livre de luz do sol. O que pode estar acontecendo? Poderia me dar uma dica se isto e normal ou que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha também está assim. As folhas que ficam mais abaixo, no início do caule, estão caindo. Mas não é falta de rega não. Se souber, me fale.

      Excluir
  27. a minha esta completamente sem folhas. o que pode ser??? tem mais de 1 mes.. estou preocupada!!

    ResponderExcluir
  28. Nossa estou maravilhada com seu blog, meus parabéns você responde aos blogueiros e já tirei todas as minhas dúvidas sobre essa plantinha tão linda, eu comprei em dezembro e ela agora que começou a crescer. Obrigada por ter esse blog tão inteligente e humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Agradeço a visita e comentário.
      Infelizmente não tenho conseguido atender a todos.
      Um abração!

      Excluir
  29. ola tudo bem a todos algém pode mi dizer como fazer mudas da euonymus aureus branca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandro, Boa Noite.
      Não tenho experiência pratica na multiplicação, mas a informação que tenho que é feita por estacas.
      A parte que vai ficar em contato com o solo (cerca de 1/3) corte a ponta em angulo e use hormônio enraizador.
      Deixe em local com muita luz mas sem receber luz de sol.
      Como a planta ainda estará em raiz em formação cubra a muda com saco plástico incolor, mantenha o substrato sempre úmido, mas não encharcado.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  30. Respostas
    1. Olá João Pedro, Boa Noite!
      Só com essa informação fica difícil dar um diagnóstico.
      Tem ela a quanto tempo?
      Tem regado regularmente? (Excesso de água ou falta mata a planta)
      Dê retorno.
      Um abração!

      Excluir
  31. Olá!tenho uma planta dessa, e ontem tirei do vaso, e a plantei no solo, ela corre o risco de morrer ou não pela mudança?

    ResponderExcluir
  32. Oi!
    Parabéns pelo blog.
    Comprei uma Ivone e moro em apartamento, alguma dica?
    Será q ela vai sobreviver?
    Vou trocar o vaso dele hoje e colocar pó de coco com a terra q ja veio nela.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  33. Que remédio aplico nas folhas, estão com aspecto de apodrecimento e moles.

    ResponderExcluir
  34. Olá boa noite.
    Eu tenho uma Ivone, ela fica na sala do meu apartamento, quando eu a comprei estava mto brilhante, agora está com alguns galhos com a folhagem caindo e murchando. Não sei o que pode ser, já que ela pega pouco sol, e meu marido jogou água nas folhas.
    Podem me ajudar? Eu não tenho experiência com plantas.

    ResponderExcluir
  35. Olá, Boa noite. Td bem?
    Socorro! Comprei uma planta dessa há 3 meses. Estava linda! Eram 4 galhos, triplicou de tamanho, surgiram novas mudas e agora estão caindo todas as folhas! Não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  36. Comprei uma Ivone e vejo que está crescendo.. Gostaria de saber quando posso trocar de vaso e se ela vai bem dentro de casa ...Des de já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thannyra, Boa Noite.
      Chega um momento que as raízes começam a ocupar todo espaço do vaso e ficam enroladas e a planta perde o vigor inicial, é hora de passar para um vaso maior.
      Para saber isso deite com cuidado o vaso no chão e com muito cuidado puxe sem desmanchar o torrão e deixar as raízes nuas, se verificar que não está saindo todo torrão certamente as raízes não estão enroladas.
      Ela precisa de muita claridade, se tiver um local dentro da casa nessas condições ela poderá prosperar.
      Um abração!

      Excluir
  37. Olá, o obrigada pelas informações!
    comprei uma ivone e mantive como recomendado, local iluminado e molhando como disse. So que suas folhas estão caindo muito, tem galhos sem nenhum folha, devo podar estes galhos? e os galhos que ainda tem folhas, as folhas estão no topo e bem rente a terra do vaso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, Boa Tarde.
      Não sei quanto tempo tem sua planta, mas a maioria foram produzidas em estufas climatizadas, com controle rígido de temperatura, luminosidade, regas, adubação etc. Em nossas casas não tem nada disso, a planta precisa se adaptar a essa nova situação e sofre com isso.
      Os galhos sem folhas podem ser podados, utilize instrumento de corte bem afiado e esterilizado, não deixe o caule "mordido".
      Mande notícias, assim todos aprendem.
      Boa Sorte.
      Um abração.

      Excluir
  38. Boa tarde!
    Tenho duas dúvidas sobre o texto: adubar com uma colher (de chá ou de sopa?) com NPK10-10-10 (de quanto em quanto tempo?).

    ResponderExcluir
  39. Boa noite.Comprei uma muda no início desse ano,ela não está crescendo de jeito nenhum.O que pode ser?

    ResponderExcluir
  40. Qual o procedimento pra adubação.Qual a quantidade,quantas vezes,a minha esta com um galho murchando e caindo as folhas.Voce pode me ajudar?Obrigado.

    ResponderExcluir
  41. Bom dia.Preciso de ajuda na minha Ivone.As folhas dela estão caindo tudo,estão amareladas.Ela tava linda do nada,começou a ficarcom as cores diferentes.Coloco água normal,vejo com dedo,comprei o NPK101010 apliquei e não adiantou.Quero salvar ela.Me ajuda..

    ResponderExcluir
  42. Boa noite gostaria de saber se essa planta é tóxica para cães!
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite!
      Sim, ela contém alcaloides que que causam distúrbios gastrointestinais e glicosídeos cardíacos, que podem afetar o coração do animal.
      Um abração!

      Excluir
  43. Boa tarde, a minha está ficando as folhas todas verdes não está mais nascendo com as manchas amarelas, por que será que isso está acontecendo? Ficarei muito feliz se puder me orientar sobre isso.

    ResponderExcluir
  44. Bom dia! Comprei minha mudinha plantada em um saquinho com barro, uns 4 dias depois plantei em um vasinho com mistura de terra, composto orgânico, humus de minhoca e uma colher e de sobremesa de bokashi. Uns 3 dias depois reparei que suas folhas estão ficando amareladas e alguns pontos escuros (como secos) e essas folhas estão caindo. Mantenho ela no sol da manhã e ainda sim onde está não recebe muitas horas de sol, deve pegar quase 1h (9h às 10h +/-). O que deve ser? Será que é excesso de adubação? Não sei qual os sinais que ele dá n a planta. Poderia me ajudar? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Todas as plantas sofrem com mudanças, precisam de um tempo para se adaptarem ao novo local.
      Acredito que colocou fertilizante em excesso junto as raízes, agora não tem muito a fazer a não ser esperar que a planta reaja.
      Importante é que as pontas não sequem e comecem a ocorrer novas brotações de folhas.
      Boa Sorte!
      Um abração!

      Excluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Olá, comprei uma planta dessa recentemente e me avisaram para nao deixá-la encostada na parede. existe uma razao para isso? é verdade? nao consigo achar nenhuma informação na internet. obrigada abç

    ResponderExcluir
  47. Parabéns pelo matéria colega! Abraços www.nordicgreen.com.br

    ResponderExcluir