Atenção leitores

ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHORAR O BLOG - Algumas janelas ainda não estão prontas - Desculpe o transtorno,
Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS - Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

ORQUÍDEA-BAMBU ( Arundina bambusifolia )

20:01 24 Comments A+ a-


ORQUÍDEA-BAMBU ( Arundina bambusifolia. )
Orquídea terrestre, ereta, semi-herbácea, rizomatosa, entouceirada.

NOME CIENTÍFICO: Arundina bambusifolia.

SINONÍMIA: Arundina graminifolia.

NOME POPULAR: Arundina, Orquídea-bambú.

ORQUÍDEA-BAMBU (Arundina bambusifolia)
FAMÍLIA: Orchidaceae

ORIGEM: Burma,  Ilhas do Pacífico.

CICLO DE VIDA: Perene.

PORTE: Atingem 2 metros de altura, mas em seu habitat natural (Ilhas do Pacífico e partes da Ásia), este tamanho pode ser até quadruplicado.

ORQUÍDEA-BAMBU (Arundina bambusifolia) - Detalhe da flor
ORQUÍDEA-BAMBU (Arundina bambusifolia)

FLORES: Do verão ao outono, mas em seu habitat natural tem flores durante o ano todo, elas são bastante perfumadas e são grande atrativo para borboletas e abelhas. Não são utilizadas como flores de corte, porque elas tem pouca duração. Tem de 5-8 cm de diâmetro, cor lilás e branco com um disco rosado púrpura .

LUMINOSIDADE: Meia-sombra ou a sol pleno.

ÁGUA: Gosta de solo úmido, mas não encharcado, regar 2 vezes por semana.

FOLHAS: Laminares, alongadas e lisas.

ORQUÍDEA-BAMBU (Arundina bambusifolia) - Deatalhe das folhas
NOTA: A Orquídea-bambu tem este nome, pois a sua altura, rigidez do caule se parecem com as canas do bambu, isso é que a diferencia das outras orquídeas.

UTILIZAÇÃO: Ao longo de muros, podendo ser utilizada como cerca viva. Também é utilizada em grandes grupos ou isolada, ao redor de árvores maiores. 

CLIMA: Aprecia clima quente e úmido.

CULTIVO: Prefere solo areno-argiloso, rico em matéria orgânica.
PROPAGAÇÃO: Através da divisão de touceiras ou por estacas-ponteiro retirada de brotações laterais da haste.

PREÇO: Em Holambra/SP o vaso (PT-30) estava sendo comercializado a R$ 17,50.

ORQUÍDEA-BAMBU (Arundina bambusifolia) - Planta comercializada

 
FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei em Holambra / SP

24 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
26 de maio de 2011 10:10 delete

que legal

Reply
avatar
Maria Luiza
AUTHOR
6 de julho de 2011 16:45 delete

Sr Mário
Eu adorei o seu blog, parabéns.
A orquídea-bambu, no momento,me encanta!
Parabéns pela postagem, lindas fotos.
Tomei a liberdade de compartilhar no meu blog uma foto e algumas informações sobre esta variedade.
Estarei sempre por aqui.
Um grande abraço

Blog http://conversacommarialuiza.blogspot.com

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
6 de julho de 2011 19:42 delete

Olá Maria Luiza!
Boa Noite!
Obrigado pela visita
Fique a vontade na utilização de postagens.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
27 de setembro de 2011 09:54 delete

Bom dia Sr. Mário!
Tenho uma arundina plantada no vaso que floresce o ano todo, porém ela esta com as folhas enferrujadas, como devo cuidar pra que fiquem novamente verdinhas?
Meu e mail é: bluel@bol.com.br
Obrigada!
Érika

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
2 de outubro de 2011 16:31 delete

Olá Érika, Boa Tarde!

Voce fala que as folhas estão enferrujadas, ferrugem pode ser um fungo que deve ser tratado com a pulverização de um fungicida.
Como não estou vendo sua planta, fica difícil fazer um diagnóstico, pode ter sido o clima frio, verifique o comportamento das fôlhas novas.

Um abração!

Reply
avatar
30 de outubro de 2012 09:58 delete

Olá Mário. A minha nasceu amarela bem clarinha com o centro azul e marron. Achei muito diferente ! Pode entrar no meu facebook para ver a cor: Patricia Regina Battistini. Att

Reply
avatar
Liz Wallace
AUTHOR
9 de julho de 2013 14:01 delete

A orquidea bambu deve ser plantada em um vaso ou canteiro de que altura?

Reply
avatar
Jheiny Carl
AUTHOR
12 de julho de 2013 14:23 delete

Boa tarde Mário,
tenho muitas orquídeas dessas plantadas em meu jardim, mas estão com as folhas e caule muito finos e com poucas flores, que adubação posso usar nas minhas plantas pra que melhores, estou achando que talvez elas podem morrem da maneira que estão.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
20 de agosto de 2013 14:38 delete

Ola,

Preciso fazer alguma coisa com minhas orchideas bambu depois de geada aqui em Curitiba. Ficaram bem amareladas e secas. Posso cortar elas? Onde e como?

Muito obrigada!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
22 de novembro de 2013 07:19 delete

Olá Liz, Bom Dia.
Devido a altura que atinge, esteticamente, não é uma planta própria para vasos (veja as mudas na foto da postagem), mas tudo vai depender da forma que será disposta, portanto pode sim ser plantada neles e no canteiro, a profundidade é de pelo menos 40 cm. Um abração.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
22 de novembro de 2013 07:21 delete

Olá Jheiny, Bom Dia.
Coloque cerca de 1 colher de sopa de NPK, fórmula 04-14-08 ao redor de cada caule, não junto a ele, incorpore levemente ao solo e regue em seguida. Boa Sorte! Um abração.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
22 de novembro de 2013 07:25 delete

Olá Bom Dia.
Veja que ela forma touceiras, as hastes secas podem ser eliminadas, desde que tenham outras novas brotando. Um abração!

Reply
avatar
viviane
AUTHOR
2 de setembro de 2014 18:15 delete

olá!gosto muito do seu blog e estou sempre por aqui,sou uma apaixonada por plantas e sempre que compro uma planta nova venho aqui para me informar sobre ela,quero comprar uma arundina mas só da para plantar em vasos ela fica bonita como quando é plantada no chão?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
4 de setembro de 2014 13:27 delete

Olá Viviane, Boa Tarde.
Ela fica melhor quando é cultivada no solo, com substrato adequado, devendo receber pelo menos um pouco de sol e água na medida certa.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
26 de novembro de 2014 18:14 delete

Olá Mario, boa tarde!
Comprei algumas orquídeas bambu para colocar no jardim, mas tenho uma dúvida: posso dividir cada touceira em duas para plantar? Em algumas floriculturas me disseram que sim, desque que fiquem ao menos 3 hastes em cada lado. Já em outras me disseram que não, pois a raiz estaria "curtida" no vaso em que é vendida e a planta poderia sofrer muito com a divisão... O que acha?
Abraço,
Dayana.

Reply
avatar
muka Borges
AUTHOR
30 de maio de 2015 02:35 delete

Olá Mário
se puder me ajudar
minha arundina está com as folhas toda manchada parecendo casca de banana
me ajude
abraços

Reply
avatar
24 de novembro de 2015 17:17 delete

Olá Mario. Tenho arundinas no jardim de casa, mas venta muito onde moro e como elas estão bem grandes, acabam pendendo e muitas até quebram, já tentei amarrá-las, mas não adianta. Gostaria de replanta-las em um vaso e coloca-las em um lugar com menos vento. Com devo fazer para replantá-las? Obrigada - Kamila (meu e-mail fvcnasa@hotmailc.om)

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
24 de novembro de 2015 19:05 delete

Olá Kamila, Boa Noite.
Para ter sucesso na passagem do solo para o vaso, tente retirar deixando um torrão, pois não deixando as raízes nuas a planta sofrerá menos com a mudança. Se tem várias, faça um teste com algumas e veja como elas se comportam, se tudo der certo faça com as outras.
Boa Sorte.
Mande notícias desta tarefa.
Um abração!

Reply
avatar
25 de novembro de 2015 11:33 delete

Muito obrigada pela atenção! Mandarei noticias sim.

Reply
avatar
20 de março de 2016 12:15 delete

Olá minhas orquídeas estão muito altas e estão pendendo o que posso fazer para sustentar, tentei segurar com fio de nylon, mas continua pendendo, obrigada.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
5 de setembro de 2016 21:28 delete

Olá, tenho um canteiro com várias orquídeas bambu, notei q a parte de baixo está um pouco seca e marrom, por que será? Estou em dúvida se estão morrendo. Posso enviar fotos, me ajuda

Reply
avatar
30 de outubro de 2016 10:48 delete

Plantei várias mudas de orquídeas bambu e em menos de 1 semana as folhas estão amarelas e caindo. Estou achando que estão morrendo. Que posso fazer?

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
8 de novembro de 2016 00:45 delete

Olá! Será que teria um bom futuro colocar a orquídea bambu no mesmo vaso de uma raphis? Viveriam bem juntas?

Reply
avatar
denyse
AUTHOR
14 de dezembro de 2016 12:10 delete

muito bom seu blog esta orquídeas são muito lindas

Reply
avatar