3 de mar. de 2011

ARAÇÁ-VERMELHO - ( Psidium cattleianum )


Frutífera de porte pequeno.
ARAÇÁ-VERMELHO - (Psidium cattleianum)
NOME CIENTÍFICO: Psidium cattleianum.

NOME POPULAR: Araçá-vermelho, araçá-rosa, araçá-de-comer, araçá-de-coroa, araçá-da-praia, strawberry guava (Estados Unidos), Waiawi ulaula (Havaí).


Nota: Significados: Araçá em tupi-guarani: “fruto que tem olhos. 
Em inglês: (Strawberry= morango, Guava=goiaba).

FAMÍLIA: Mirtáceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Brasil.

PORTE: Até 4 metros de altura.

FOLHAS: Medem até 10 cm de comprimento, por 6 cm de largura, quando jovens de cor avermelhada, passando depois para verde escuro.


ARAÇÁ-VERMELHO - (Psidium cattleianum) - Detalhe das folhas
ARAÇÁ-VERMELHO - (Psidium cattleianum) - Detalhe da folha
FLORES: De tamanho pequeno, brancas e perfumadas, com florada principal entre os meses de outubro e novembro, mas ocorrem em outras épocas do ano.
ARAÇÁ-VERMELHO - (Psidium cattleianum)
ARAÇÁ-VERMELHO - (Psidium cattleianum) - Detalhe da flor
FRUTOS: De coloração vermelha, formato arredondado , medindo entre 2 a 4 cm de diâmetro. Entre os meses de janeiro e fevereiro os frutos amadurecem, mas também podem ocorrer em outras épocas do ano. 
ARAÇÁ-VERMELHO - (Psidium cattleianum) - Detalhe dos frutos: verdes e maduros juntos
ARAÇÁ-VERMELHO - (Psidium cattleianum) - Detalhe do tronco
TRONCO: Liso e de cor clara, semelhante aos da goiabeira.

LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Quando jovem regue de 2 a 3 vezes por semana, diminuindo nos dias mais frios, depois de adulta só não deve ser esquecida em estiagem prolongadas.

CLIMA: Quente, mas tolera um pouco de frio.

PODA: Podem ser feitas podas para conduzir a planta em forma de arvoreta, e também retirar brotos que vão nascendo.
ARAÇÁ-VERMELHO - (Psidium cattleianum) - Brotos que podem ser cortados
CULTIVO: É uma planta bastante rústica, não necessita de maiores cuidados.

ADUBO: Se desejar ter frutos maiores  e uma planta mais saudável, coloque anualmente esterco de curral bem curtido e se for adepto de adubo químico aplique a cada 3 ou 4 meses 100 gramas de NPK, fórmula 10-10-10.

UTILIZAÇÃO: Além do pomar caseiro, pode ser utilizada em praças e jardins públicos e também é indicada para quem gosta de frutíferas cultivadas em vasos.

NOTA: O Araçá é rico em vitamina C, com uma porcentagem 4 vezes maior que as frutas cítricas.

PROPAGAÇÃO: Por sementes e por estaquia.

PREÇO: Em Holambra/SP a muda estava sendo comercializada por R$ 12,75.

Mas o preço varia um pouco de acordo com o tamanho dela. 

ARAÇÁ-VERMELHO - (Psidium cattleianum)
FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei na chácara onde moro em Mogi Mirim - SP.

NOVAS FOTOS:  29 de agosto 2013 

ARAÇÁ-VERMELHO - (Psidium cattleianum)
 
ARAÇÁ-VERMELHO - (Psidium cattleianum)
ARAÇÁ-VERMELHO - (Psidium cattleianum)

39 comentários:

  1. Que caro. Se quiser eu vendo por R$8,00 + embalagem + frete. No Twitter: sigaieu

    ResponderExcluir
  2. Olá, Boa Noite!

    Não trabalho com comércio de plantas,coloco o preço para que os leitores tenham uma idéia de valor, no caso de frutíferas varia conforme o tamanho e estado em que ela se encontra.
    É importante comprar de produtor idôneo, para não ter "dor de cabeça" depois.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. ola
    estou curioso em relação ao araçá vermelho.Motivo:na minha região(são Jose do rio preto-sp) são vendidas mudas de camu-camu. plantei varias e no entanto nada tem a ver com camu camu, visto que no interior do fruto tem inúmeras sementes miúdas(como goiaba ou araçá amarela) e pelo que tenho visto o camu camu tem duas sementes grandes.Em qualquer viveiro que for comprar mudas estão vendendo araçá vermelho como camu camu. esta fruta é uma delicia como suco,ficando como suco de goiaba, mas bem mais vermelho.Ainda vou conseguir um camu camu verdadeiro e continuar avisando aos que amam as plantas sobre estas pilantragens que acontecem por ai. Parabens pelo site. valter

    ResponderExcluir
  4. Olá Valter, Boa Noite!
    Tem muito viveiro vendendo "gato por lebre"
    Fale com o Edilson, que é proprietário do Viveiro de Mudas Ciprest, ele tem coleção de frutíferas raras e poderá te ajudar:
    www. ciprest.com.br
    (19) 9601-7665
    Boa Sorte
    Um abração!

    ResponderExcluir
  5. comprei um bonsai de araçá vermelho, mas olhando as folhas das postagens, me parece que são diferentes das minhas. Será q o meu bonsai realmente é araçá vermelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde.
      Infelizmente sem ver a planta fica difícil de responder.
      As folhas serão de tamanho menor, mas com mesmo formato e irão nascer de coloração avermelhada, passando depois para o verde.
      Um abração!

      Excluir
  6. Prezado Mário,

    você poderia me informar a produtividade e o valor de comercialização do kg da fruta?

    Juriann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juriann, Boa Noite!
      Não trabalho com ela comercialmente.
      Tenho aqui na chácara apenas para nosso consumo.
      Infelizmente não tenho as informações que precisa.
      Um abração!

      Excluir
  7. Olá
    Parabéns pelo blog e por este completo post sobre o Araça.
    Sou de Portugal e no início deste ano coloquei duas plantas ( Amarelo e Vermelho) uma em cada vaso de 50 litros.
    A variedade vermelha já tem flor...vamos ver se dá fruto...é que em Portugal iniciámos o Outono.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto, Boa Noite.
      Obrigado pela visita e comentário.
      Se está florindo pela primeira vez, se não frutificar este ano, certamente na próxima florada serão formados.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
    2. Olá
      O amarelo frutificou...e que fruto delicioso...
      Só falta frutificar o vermelho...vamos ver quando é que a planta se decide.
      Cumprs
      Augusto

      Excluir
  8. Olá Mario,tbém adorei o blog e me trouxe algumas informações que preciso;mas ñ suficientes.
    Sou de Santos(SP)e moro perto do Jardim Botânico,e num destes domingos de passeio c/a familia por la encontrei um pé de Araçá e consegui um fruto,plantei 3 sementes em copinhos descartáveis separados,cresceram e depois de um ano,fiz o replantio p/um copo maior daqueles de sorvetão,moro num espaço que n tem terra em chão;elas estão bem e bonitas e sinto que precisam de um novo espaço;mas estão ficando compridas e uma muda ja deu uma bifurcação de galho,minha duvida é sobre o replantio correto.
    Devo cortar um pouco da raiz na hora do repalntio? e sobre os brotos quantos centimetros devo tirar,devo podar o galho bifurcado?
    Agradeceria imensamente uma instrução mais detalhada para eu poder fazer um bom bonsai do meu Araçá amarelo(eles tem uns 40cm de altura) e ñ perde-lo jamais;pois esta planta me é muito especial e traz ótimas recordações da infância.Muito obrigado.(Inaia Brazão).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inaia, Boa Noite
      Infelizmente não tenho experiência na formação de bonsai de araçá.
      O que sei que o formato é conseguido através de podas, como se utiliza um vaso raso, não deve ser descuidado as regas pois o solo seca rápido, principalmente nos dias mais quentes.
      Boa Sorte!

      Excluir
  9. Olá, Mário.
    Comprei uma muda em um vaso grande (já deu frutos uma vez), porem a muda é muito alta.
    É possível podar os galhos mais altos para ele brotar mais embaixo?
    Caso sim, qual a melhor é poca para fazer isso? Tem alguma dica da melhor forma de fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano, Boa Noite!
      Pode ser podado e a melhor época é durante o inverno.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  10. Boa tarde eu estou em Portugal e tenho 3 arvores ou arbustos de araça amarelo. As duas mais altas já estão com mais de 2m de altura e bem lindas. O problema é que não dão fruto. Alguém me pode ajudar. Elas nasceram de um arbusto pequeno que se fartava de dar araças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Tenho o mesmo poblema...mas com a planta que daria frutos vermelhos...

      Cumprs
      Augusto

      Excluir
    2. Olá Boa Noite!
      Se apareceram flores e os frutos não vieram, possivelmente seja problema com polinização.
      Observe se na ocasião da florada, tem abelhas fazendo este serviço.
      Boa Sorte!

      Excluir
    3. Pedro Moreira, podia fazer um enxerto do arbusto mãe nesses daí. Da semente demora a dar frutos.

      Excluir
    4. Vc pode usR um pincel macio para passar em todas as flores fazendo assim a polinização manual

      Excluir
  11. oiii poderia me dizer sobre a semente desta planta ?? +/- forma cor tamanho quantidade ??
    obg quanto antes melhor :) se tem ali eu n achei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite!
      Tem diversas dentro do fruto, realmente ficou faltando na postagem esta informação.
      Vou procurar acrescentar isso logo que for possível.
      Um abração!

      Excluir
  12. Eu também tenho várias plantas de Araçá roxo e dão-se muito bem aqui nos Açores.
    Se estiverem interessados em adquirir alguma planta desta variedade, contactem-me. Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. olá, a alguns meses ganhei uma muda como sendo de jabuticaba, hj pela manha descobri frutos nela que se parecem muito com o araçá. As folhas do araçá teem alguma semelhança com as folhas de jabuticaba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco Aurélio, Boa Noite.
      As folhas da jabuticaba são de tamanho bem menores, não vejo semelhança.
      Compare nas postagens.
      Um abração!

      Excluir
  14. Boa tarde Mário ! tenho um araça vermelho q já deu muitis frutos, mas ano passado teu uma largada uma casa do ramo mandou dar um banho na árvore com óleo mineral e depois cavar a volta dela e colocar um protudo(macro-cálcio )que corrige a acidez do solo, na terra próximo as raízes. Ele esta crescendo mas as frutinhas ja nascem pretas estragadas. Podes me ajudar agradeço. Abraço Aida - Poa/RS.

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho o araçá vermelho e amarelo, plantados juntos, numa só cova, já deram frutos várias vezes, porém esse ano estão caindo folhas~não só as velhas mas folhas verdes, teno adubado com o NPK 10-10-10, será que falta algum nutriente? o que aconselha? as últimas fruta estavam muito manchadas, tipo ferrugem . Obrigada Eve - Blumenau/SC

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Mário! Gostaria de saber quanto tempo leva para dar frutos um pé de araça?

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho dois araças vermelhos, plantados em Santarém (pleno sol) há cerca de 5 anos, e têm dado frutos. Este ano tem frutos grandes e bastante doces. São quase do tamanho de uma noz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      É a variedade vermelha...ou roxa?
      É que eu comprei um, supostamente vermelho e afinal é roxo...e os frutos são maiores, do que, quer o amarelo quer o vermelho.
      Cumprs

      Excluir
  18. quanto tempo o pé de araça tem q ter para dar frutos obrigado boa tarde

    ResponderExcluir
  19. Vai me ajudar um monte.
    Acabei de receber as sementes e vou por mãos a obra.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite eu tenho um araçá vermelho que me foi oferecido, tenho o mesmo plantado num recvipiente de 50 litros já há três anos que dá druto neste momento tem bastante que vai amadurecer para Outubro, estou a falar da Beira Alta, perto de Viseu., abraços.

    ResponderExcluir
  21. E quanto à geada?..tenho vermelhos e roxos em abrantes mas as geadas parece que estão a prejudicar..até quantos graus de mínima aguentam?..as folhas ganham umas pintinhas escuras será do gelo?..Obrigado

    ResponderExcluir
  22. Saudações! Moro em SBCampo-SP e tenho três arvoretas de uns 4m deste araçazeiro...mas os mesmos nunca floriram, mesmo tendo aspecto saudável e condições ambientais favoráveis...o que pode estar ocorrendo,? Josélenes
    leneskardera@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Também tenho um pé de araça que já tem 12 anos e nunca deu frutos , nem sei se são vermelhos ou amarelos.

    ResponderExcluir
  24. Oi. Tenho um pé de araçazeio vermelho, em Santa Vitória do Palmar no sul do Rio Grande do Sul. Ele produziu por anos, frutos grandes e doces. Mas este ano caíram todas as folhas, ficaram apenas algumas e está carregada de frutos, porém pequenos e não amadurecem. O que pode ser? Obrigada.

    ResponderExcluir
  25. Olá eu plantei aqui em Salvador a semente do araca vermelho em sementeira. Lhe pergunto tenho que deixar no sol ou na sombra até nascerem?

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde a todos , tenho um pé de Araçá , e não sei oque fazer , os galhos aparecem cortados e pendurados a 90 graus , alguém sabe que tipo de praga é essa ?

    ResponderExcluir