Atenção leitores

ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHORAR O BLOG - Algumas janelas ainda não estão prontas - Desculpe o transtorno,
Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS - Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

MANACÁ-DE-CHEIRO - ( Brunfelsia uniflora )

06:41 35 Comments A+ a-


Arbusto de textura lenhosa.


NOME CIENTÍFICO: Brunfelsia uniflora.

NOME POPULAR: Manacá-de-cheiro, manacá-de-jardim, romeu-e-julieta, gerataca, geretataca, caágamba, mercúri, mercúrio-vegetal.

SINONÍMIA: Brunfelsia hopeana, Brunfelsia pauciflora, Franciscea hopeana, Franciscea uniflora.

FAMÍLIA: Solanaceae

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Brasil.

PORTE: De 2 a 3 metros de altura.

FOLHAS: Suas folhas são ovais e lisas.

MANACÁ-DE-CHEIRO - (  Brunfelsia uniflora ) - Deatalhe das folhas

FLORES: Acontecem na primavera / verão, e como o próprio nome diz, suas flores exalam um perfume agradável. Elas são solitárias e estão situadas na extremidade dos ramos, de coloração azul-violeta ao abrir e depois ficam brancas.


MANACÁ-DE-CHEIRO - (  Brunfelsia uniflora ) - Detalhe da flor

Nota: Pessoas que são alérgicas ao seu forte perfume não deve ser plantada muito próximo a residência.

Curiosidade: A borboleta-do-manacá ( Methona themisto), de coloração amarelo, preta e branco,  bota seus ovos apenas no manacá.

TRONCO: Textura lenhosa bem ramificado.

LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Aprecia água, mas não solo encharcado, regar duas vezes por semana.

CLIMA: Prefere clima ameno.

PODA: Para conduzi-la em forma de arvoreta deve ser cortados os brotos que irão surgindo deixando apenas o principal. Para não virar uma imensa touceira, cortar os brotos que irão nascendo a partir de suas raízes.

CULTIVO: Aprecia solo argiloso. Sugestão de mistura para vasos: 2 partes de  terra comum de jardim, 1 parte de areia grossa de construção bem lavada e 2 partes de terra vegetal

FERTILIZAÇÃO: Ao plantar a muda no lugar definitivo, para uma cova de 40x40 e misture na terra retirada, cerca de 20 a 30 litros de esterco de gado bem curtido ou se preferir use NPK, fórmula 04-14-08, 10 colheres de sopa. Após 1 ano aplicar até 4 vezes ao ano 3 colheres e sopa, na projeção da copa, nunca junto ao caule.

UTILIZAÇÃO: De forma isolada conduzido como arvoreta, maciço e cerca-viva.

PROPAGAÇÃO: Por estaquia de galhos, por sementes e por mudas que brotam de suas raízes.

PREÇO: Em Holambra / SP estava sendo comercializado por R$ 13,60.

MANACÁ-DE-CHEIRO - (  Brunfelsia uniflora ) - Muda comercializada

35 comentários

Write comentários
5 de agosto de 2012 14:08 delete

Olá. Eu ganhei um Manacá de Cheiro com mais ou menos 1m de altura há um mês. Plantei no meu pequeno canteiro (1x2) na frente da minha casa, estou regando com certa frequencia, mas ele ainda está com as folhas bem murchas e secando. Será que devo podar os galhos maiores?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
6 de agosto de 2012 07:52 delete

Olá Cassia, Bom Dia!
Em relação a sua MANACÁ-DE-CHEIRO - (Brunfelsia uniflora), a planta sofre com mudanças e é normal perder folhas.
Espero que tenha realizado o plantio de forma adequada e não exagere na rega, para não deixar a terra encharcada.
Quanto a poda, neste primeiro momento, aguarde, e só faça se as pontas estiverem secas, o que irá significar que não haverá novas brotações neste ramo.
Para evitar entrada de doenças quando podar, passe nos cortes uma pasta de Sulfato de Cobre, ele é encontrado nas gardens e casas de agro-pecuária e custa em torno de R$ 3,00.
Veja postagem neste blog: 28/07/2012.

Boa Sorte
Um abração!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
21 de julho de 2013 09:15 delete

Olá Mário, Bom dia !

Eu posso plantar minhas mudas de manacá de cheiro em vasos grandes ?? Pois estão plantadas no canteiro e não estão indo à frente.
Obrigada

Reply
avatar
Rebecca
AUTHOR
22 de dezembro de 2013 22:11 delete

Comprei uma muda de aproximadamente 1 metro de altura há aproximadamente 1 ano. De lá pra cá ela não cresceu nada.
A plantei em um solo areno argiloso, onde bate sol. Mas não sei, a planta nao me parece feliz. Deu uma a duas flores há cerca de 1 mes atras....
Será falta de adubação?
Obrigada

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
26 de dezembro de 2013 07:10 delete

Olá Bom Dia.
Apesar de não ser algo que dure longos anos, pode plantar.
Digo isso porque vai chegar um momento em que suas raízes irão ocupar todo espaço disponível no vaso e começarão a enrolar e a planta perderá aquele vigor inicial.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
26 de dezembro de 2013 07:18 delete

Olá Rebecca, Bom Dia!
Aplique 3 colheres de sopa de NPK, fórmula 04-14-08 na projeção da copa, nunca junto ao caule, incorpore levemente ao solo e regue em seguida, repita a operação de 3 em 3 meses.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Leila
AUTHOR
23 de julho de 2014 14:20 delete

As folhas do manacá daqui de casa estão ficando com manchas pretas, algumas ficam inteiramente pretas. Será aloguma doença? O que devo fazer? Por favor, me ajude. Tenho paixão pelo manacá de cheiro , me lembra a casa da minha vovó. Perfumas e cheinhas de florzinhas de roxo até chegar no branco. Que saudade!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
31 de julho de 2014 18:50 delete

Olá Leila, Boa Noite.
Acredito que seja algum ataque de fungo, não sei o tamanho da sua planta, se for pequena existe a venda em gardens ou lojas agropecuárias, fungicida em spray já pronto, se for uma árvore grande teria que adquirir o produto, preparar e aplicar com um pulverizador.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
josiane Dalmolin
AUTHOR
5 de novembro de 2014 14:05 delete

Tenho sementes de manaca de cheiro, como faço o plantio?

Reply
avatar
livya
AUTHOR
28 de fevereiro de 2015 14:14 delete

Boa tarde!
O que eu faço para que meu pé de jacarandá crescer para os lados?
Ela só cresce para cima.

Reply
avatar
Gislaine
AUTHOR
9 de abril de 2015 14:56 delete

Boa tarde meu manacá secou por completo , caiu todas as folhas a pesar de não faltar água e nen solo adubado , será normal de cair todas as folhas ? foi de uma hora pra outra e aconteceu com os dois :(

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
9 de abril de 2015 19:04 delete

Olá Gislaine, Boa Noite.
Precisaria de mais informações, se ele estava em vaso e passou para o solo recentemente a planta sofre com mudanças e pode ocorrer a queda de folhas, o mesmo acontece com falta ou excesso de água.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
9 de abril de 2015 19:07 delete

Olá Boa Noite!
Para crescer para os lados é cortada a ponteira, mas normalmente a preferência é justamente ao contrário, onde são cortadas as brotações laterais.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
9 de abril de 2015 19:10 delete

Olá Josiane, Boa Noite!
Não tenho experiência no plantio a partir de semente, mas normalmente é utilizado substrato, mantido úmido, mas não encharcado, em local com bastante claridade mas na sombra, não deixe a semente mais de 1cm de profundidade.
Boa Sorte!

Reply
avatar
14 de junho de 2015 21:04 delete

Boa noite Sr. Mário, será que é fácil fazer um bonsai de manacá de cheiro?

Reply
avatar
Joao Victor
AUTHOR
5 de agosto de 2015 09:41 delete

Olá Mário Franco!
Tenho Manacá cheiro plantado em vaso e agora quero passar para floreira 1m x 1m, veja se estou correta por favor: coloco argila expandida (espessura de 10cm); Manta geotextil; substrato destorrado fertilizado. Obs. Floreira de 60cm de altura. Obrigada

Reply
avatar
Joao Victor
AUTHOR
5 de agosto de 2015 10:46 delete

Olá Mário Franco!
Pretendo passar meu Manacá de cheiro do vaso para floreira de 1m x 1m - altura 0.60cm.
Por gentileza me corrija caso esteja incorreto o procedimento: colocar argila expandida com espessura de 10cm; manta de geotextil; substrato destorrado já fertilizado; substrato orgânico de plantação; plantar e regar bastante.
Pergunto também: quais as flores que posso plantar na mesma floreira?
Agradeço desde já.

Reply
avatar
14 de outubro de 2015 13:47 delete

Ola Sr. Mario Franco, temos um jasmim manga na cor pink em nosso jardim com 2. Metros e recentemente todas as suas folhas apareceram todas douradas como se tivessem pintadas de por purina. Deve ser alguma praga não é ? Gostaria que me ajudasse a evitar essa praga, me informando o que devo pulverizar. Muito grata. Glorinha

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
14 de outubro de 2015 18:18 delete

Olá Glorinha, Boa Noite.
Acredito ser o fungo Coleosporium plumeriae é relatado causando ferrugem em plantas desse gênero em vários países.
Se a infestação não for muito grande, pulverize um fungicida que é feito a base de cobre, em casas que vendem produtos agropecuários tem, em Garden costuma ter já prontos, em pequenos frascos spray.
As folhas mais afetadas deverão ser cortadas e queimadas.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
14 de outubro de 2015 18:24 delete

Olá João. Boa Noite
Desculpe a demora em responder, meu tempo é muito curto e não consigo dar atenção a todos.
Um detalhe importante é preservar o torrão para planta sofrer menos com a mudança e não colocar um substrato muito diferente do que a planta está cultivada.
Quanto as flores coloque plantas anuais que certamente não irão competir com seu manacá.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
26 de outubro de 2015 12:02 delete

Olá Sr Mario, bom dia.
Plantei um manacá de cheiro em um vaso e coloquei na minha varanda. Parace que ele gostou bastante do local pois logo começou a aparecer novas folhas e ele já floreceu esse ano, porém ontem notei umas pequenas manchas brancas tanto nas folhas como no caule e acredito ser uma praga. O Sr tem idéia do que possa ser e como devo tratar?

Reply
avatar
rofaria7
AUTHOR
23 de dezembro de 2015 10:43 delete

Qual a época certa para podar o manacá de cheiro?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
30 de dezembro de 2015 16:24 delete

Olá Boa Tarde.
Depois da florada
Um abração!

Reply
avatar
Camila
AUTHOR
16 de abril de 2016 20:55 delete

Olá!
Tenho um pé de manaca de cheiro a mais ou menos uns 3 anos no meu quintal. Ela tem se desnvolvido bem, mas nunca deu flor. O que será que está acontecendo?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
17 de abril de 2016 14:54 delete

Olá Camila, Boa Tarde.
Já colocou fertilizante?
A planta está recebendo sol pleno?
Um abração!

Reply
avatar
26 de abril de 2016 12:58 delete

Ola ! Parabéns pelo seu trabalho! Eu adquiri um manaca de cheiro, meu grande sonho , e plantei num vaso grande.Tenho rewgado todo dia e a coloquei num local onde ela pega sol da manha porque sei que gosta ,no entanto as folhas estão caídas e agora começaram a enrolar . o que eu estou fazendo de errado ? Me ajude.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
3 de junho de 2016 17:51 delete

Tenho um Manaca de Cheiro a vários anos no meu jardim, sem maiores problemas.
A pouco mais de um mês, as lagartas comeram quase todas as folhas, embora saiba que as lagartas não são prejudiciais, não me preocupei, porém a arvore agora está secando toda, não sei se é coincidência ou não, isso nunca ocorreu.
O que pode estar acontecendo?

Reply
avatar
Elsa A.
AUTHOR
5 de julho de 2016 15:30 delete

Olá,Mário Franco. Tenho 2 pés de manacá cujas folhas estão com pintinhas brancas e dão poucas flores, o quê posso fazer? O ipê roxo o tronco se abre, inclusive perguntei ao IBAMA, mas não me responderam . Muito obrigada

Reply
avatar
2 de agosto de 2016 00:12 delete

Olá Mário Franco!Tenho um manacá plantado em um vaso grande faz 2 anos,e estou muito preocupada porque as folhas dele estão todas amarelada! Por favor me ajude não sei mais oque fazer para ele voltar a cor natural de suas folhas!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
25 de agosto de 2016 11:26 delete

Olá Mário! Parabéns pelo blog. Conteúdo interessante e cheio de informações. Moro em Boa Vista (Roraima), região Norte do Brasil, o manacá de cheiro se adapta bem ao clima (quente e úmido)? Agradeço antecipadamente

Reply
avatar
29 de novembro de 2016 19:19 delete

Olá Mário, comprei um manacá de cheiro. Porém as flores não tem cheiro. É normal?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
4 de janeiro de 2017 07:16 delete

Olá! Nasceu a primeira flor do meu manaca de cheiro! Mas algum passaro ou inseto comeu minha flor. O que será? Passaro ou inseto? Como prevenir que comam as flores?

Reply
avatar
Edno Marcos
AUTHOR
16 de fevereiro de 2017 11:12 delete

Não ..e normal que ele murcha as folhas no replantio depois que começar a enraizar elas voltam ...paciência amigo mm

Reply
avatar
28 de fevereiro de 2017 21:35 delete

Tenho paixão por esse aroma 💜💜

Reply
avatar
ingrid becker
AUTHOR
23 de junho de 2017 17:45 delete

Mudei para uma casa. Com um Manaca seco, cortei os galhos mortos, queria saber como reviver ele pois o mesmo tem 30 anos

Reply
avatar