2 de out. de 2011

PALMEIRA-RÁFIS - ( Rhapis excelsa )



Rhapis excelsa
PALMEIRA-RÁFIS -  ( Rhapis excelsa )

NOME CIENTÍFICO: Rhapis excelsa.



NOME POPULAR: Palmeira-ráfia, palmeira-rápis, ráfis, rápis, jupati, palmeira-dama, Lady Palm.



SINONÍMIA: Chamaerops excelsa, Rhapis flabelliformis, Trachycarpus excelsus


FAMÍLIA: Arecaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: China e Taiwan.

PORTE: Até 4 metros.

FOLHAS: De coloração verde-escura, brilhante, de forma palmada e plissada.

Rhapis excelsa
PALMEIRA-RÁFIS -  ( Rhapis excelsa ) - Detalhe da folha
FLORES: De importância ornamental secundária, ocorrem na primavera / verão, são inflorescências ramificadas composta de pequenas flores de coloração amarelas. 


Rhapis excelsa
PALMEIRA-RÁFIS -  ( Rhapis excelsa ) - Detalhe das flores
FRUTOS: De formato ovóide e coloração branca.

TRONCO: Tem múltiplos estipes (nome dado ao caule das palmeiras e coqueiros), são revestidas de uma fibra bastante rústica.

Rhapis excelsa
PALMEIRA-RÁFIS -  ( Rhapis excelsa ) - Detalhe dos estipes (caule)
LUMINOSIDADE: Meia Sombra.

ÁGUA: Aprecia solo úmido, mas não encharcado. Durante os meses mais frios do ano e em ambientes internos reduza a quantidade.

CLIMA: Ameno.

PODA: Não necessária, apenas a retirada de folhas secas.

CULTIVO: Prefere solo areno-argiloso, tem crescimento lento, o substrato tem que ter boa drenagem. Sugestão de mistura: uma parte de terra comum de jardim, 1 parte de composto  orgânico ou pó de fibra de coco, 1 parte de terra vegetal  e 1 parte de areia.

FERTILIZAÇÃO: Não é muito exigente quando fertilização, aplicar de 1 a 3 colheres de sopa de NPK, fórmula 10-10-10 (conforme tamanho da planta e vaso), incorporar levemente ao substrato e regar em seguida.

UTILIZAÇÃO: É uma planta bastante versátil usada atualmente em ambientes internos e externos, de forma isolada, em grupos, em vasos, etc.

Rhapis excelsa
PALMEIRA-RÁFIS -  ( Rhapis excelsa ) - Em ambientes internos bem iluminados
PROPAGAÇÃO: Por sementes e divisão de touceiras.

Flowers Rhapis excelsa
PALMEIRA-RÁFIS -  ( Rhapis excelsa )
flowers Rhapis excelsa
PALMEIRA-RÁFIS -  ( Rhapis excelsa )

305 comentários:

  1. Olá Bruna, Bom Dia!
    Isso acontece com a maioria das PALMEIRA-RÁFIS, observe isso, ficam secas somente na pontinha, muitas pessoas cortam este pedaço, depois de um tempo novamente a ponta volta a ficar seca,tenho visto plantas que já sofreram muitos cortes e a folha ficou pequena.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  2. Olá Bom Dia.
    Para emitir novas brotações a planta precisa de condições favoráveis em relação ao local onde está plantada, tratos culturais, etc.
    Experimente aplicar fertilizante NPK 10-10-10, conforme descrito na postagem.
    Quanto as pontas secas veja meu comentário na postagem seguinte.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Olá tenho uma ráfia que estava secando devido a eu ter dado muita água agora parei estudou dando apenas a cada 15 dias porém as folhas estão secando ela está apenas com duas nas manchas brancas usei água e sabão, porém estou preocupada pois ela não para de secar, ela tem broto de folhas novas porém alguns estão com as pontinhas já secas, eu gostaria de saber se tem mais alguma coisa que posso fazer, e se apenas devo esperar ela se recuperar e se adaptar minha preocupação é realmente as folhas que não param de secar as pontinhas

    ResponderExcluir
  4. bom dia,eu tenho uma palmeira rafia e eu quero saber quantidade de agua para aguar a palmeira rafia

    ResponderExcluir
  5. Olá Mario... Parabéns pelo canal, bastante esclarecedor!!! Tenho uma Raphis que trouxe de uma chácaro dentro de um vaso de plástico... Eu a coloquei dessa mesma forma q a trouxe dentro de um cachepot de vidro e recobri as laterais e em cima com casca de arvore e seichos. Ultimamente as novas folhas não teem nascido c a coloração e cura como antes... estão verdes bem clara e parece que sem força para abrir as folhas... O que eu posso fazer para melhorar isso!? Como ela está num cachepot de vidro não tem vaso da água. .. ha algum problema!? Eu tenho uma outra muda menorzinho. .. eu posso replantar essa minha q já está grande c essa muda num vaso maior!? Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, tenho uma palmeira a mais ou menos um ano, ela cresceu ficou linda...mas de uns dias pra cá,começou a secar as folhas e estão amarelando, eu comprei num mercado, troquei o vaso por outro maior coloquei terra preta e molho a cada 15 dias ou se estiver seca a terra...do dia para a noite que ela começou a morrer,todos que vinham em minha casa falava da minha palmeira e admirava! Estava realmente linda...preciso de ajuda para salvar e tentar torna la bonita novamente. Desde já agradeço pela atenção. E-mail nanda.karoli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Mário! Retornando, após uns 15 dias sem melhora resolvi troca-lá de vaso para um maior e colocando mais terra. No começo ela ainda ficou uns 15 dias querendo murchar. Coloquei fertilizante e tirei ela da varanda, onde tinha muito vento. Ela reagiu e melhorou, as folhas voltaram a ficar mais endurecidas e com o verde mais vivo. Agora vou colocar ela em um lugar com mais claridade pois estou notando muitas folhas murchando novamente. Nesse meio tempo, coloquei fertilizante novamente na terra. No caso, após uns 3 meses.

    ResponderExcluir
  8. Olá.... Adquiri uma palmeira a uns 5 meses e ela ficava bem ereta. Deixei ela até agora no vaso que comprei. De um tempo para cá ela não fica mais ereta e sim como e estivesse murcha, ela cai os galhos para os lados, mas permanece bem verde e com aparencia fertil. Acho estranho pq vejo palmeiras de outras pessoas e elas ficam eretas e nao caidas. O que devo fazer será que devo trocar de vaso. Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Boa noite. eu tenho uma rafis, ela esta com as pontas como estivessem queimadas, e as novas folhas que estão saindo elas já estão vindo com as folhas queimadas. gostaria de saber oque posso fazer para que ela fique com as folhas bonitas.

    ResponderExcluir
  10. deixei minha planta no sol por uma tarde(sem querer) algumas folhas queimarão e ela está com o caule murcho dando assim peso para baixo o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite. Recentemente replantei minha Ráfis em um vaso maior acrescentando a ela um pouco de terra com esterco, ela estava muito bonita e já a tenho a mais de um ano, porém agora ela começou a murchar e ficar meio caída. Será por causa da terra com esterco?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tenho uma rafis e ela é muito bonita e nunca tive problemas com ela e tenho já faz 2 meses, porém a dias semanas ela está ficando com a folhas caídas e são as folhas maiores, parece que estão pesadas e com isso ficam caídas, o que pode ser?? Eu só me recordo da última vez que molhei acabei inxarcando e no prato tem areia mas já está seca.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite !!! Comprei a minha rafis, tem menos de um mês,e molhei ela, e de uns dias pra ca percebi que tem algumas plantas escuras e secas . Oque devo fazer ??!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Mrio, minhas Palmeiras rafia estão com um pó marrom na base das folhas (como na segunda foto deste artigo). É normal? uma delas está com as folhas completamente secas. Devo corta-las? Obrigado

    ResponderExcluir
  15. Oi mario, tenho uma raphis linda na sala ,comprei depois que ganhei uma muda é me apaixonei pela planta. Só que minha muda não quer sair nem folhas posso poda lá no tronco pra ela dar novas folhas ou o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio, Boa Tarde.
      É uma planta entouceirada, novas hastes despontam do solo e não da haste que podar.
      A planta precisa encontrar condições favoráveis para desenvolver a touceira e emitir novas brotações.
      Substrato adequado, luminosidade, rega correta e fertilizante na dose certa são fundamentais.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  16. Olá, comprei uma suculenta parecida a Aloe Vera à uns meses, tenho regado-a semana a semana mas hoje quando a ia regar, tinha um liquido estranho preto no centro da planta. Quando a reguei, o liquido misturou-se com a àgua e "desapareceu". Mas nos buraquinhos da planta, o liquido continua lá. Estou de pé atrás em termos de tocar no líquido pois não sei o que é. E parece-me ser demasiado escuro para ser àgua com terra, até que a terra não está no topo nem no centro da planta.... Alguém terá ideia do que é? Beijinhos, Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, Mário!
    Eu tenho um vaso de raphis há 16 anos!Era maravilhosa, muito cheia e viçosa.Daí há 3 anos mudei para apartamento e ela ficou num espaço meio escuro e pegou fungos.Desesperada,coloquei o fungicida na terra sendo que a indicação era mas folhas.Desde então ela não solta folhas novas e as pucas que saíram eram verdes bem claras.Há um ano mudei para uma casa e ela está num lugar ótimo, recebendo o sol do fim da tarde.Mesmo assim ela não solta mais folhas...Estou muito triste e gostaria de uma orientação sua como recupera la.Obrigada.
    Simone

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma palmeira raphis e esta plantada num vaso na minha varanda, mas não sei o que fazer pois as pontas das folhas estão secas e não sei o que fazer. será que vc pode me ajudar com alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marilu, Bom Dia!
      Um pequeno descuido na rega irá ocasionar isso, a ponta que secou não voltará a ficar verde, muitas pessoas costumam a cortar a parte seca.
      Para dar mais vigor a planta, aplique NPK, fórmula 10-10-10 conforme descrito na postagem.
      E procure regar na quantidade exata sem falta ou excesso.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  19. Olá, tenho uma rafis e ela é muito bonita e nunca tive problemas com ela e tenho já faz 2 meses, porém a dias semanas ela está ficando com a folhas caídas e são as folhas maiores, parece que estão pesadas e com isso ficam caídas, o que pode ser??

    ResponderExcluir
  20. Mário, boa tarde ! tudo bem com você?
    Meu nome é Jonas, tenho uma Palmeira-Ráfia faz 4 anos, ela estava em uma loja de Shopping, agora esta na minha varanda, o problema que a varanda é sol da tarde e fechada tem insulfilm, mais muitas vezes não estamos em casa para abrir a varanda, ficando muito quente, ela pode se adaptar nesse ambiente ou podemos perde-la, o que você aconselha a sala não tem muita iluminação.

    ResponderExcluir
  21. Ola boa noite, gostaria de saber se posso ter ela em lugar aberto? ? Em uma área parcialmente aberta onde pega vento e sol durante a manhã. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Pode plantar em áreas abertas, em regiões mais quentes não gosta de receber luz direta do sol nas horas mais quente do dia.
      Um abração!

      Excluir
  22. Oi, Mário!
    Td bem? Adorei seu blog!
    Tenho uma ráfis linda há 6 anos em vaso e, de uns meses pra cá 2 hastes estão apresentando folhagem seca e raquitica ao nascimento, antes de abrir já estão com uma aparência de quase mortas, tenho tb no vaso bebezinas surgindo...Será que essas hastes estão em declínio?Podo essa folhagem? Agradeço demais se puder ajudar..

    ResponderExcluir
  23. ola.. minha planta esta com as folhas inclinando para baixo, tipo triste... esta plantada em vaso plastico e fiz especie de dreno no mesmo.
    Molho sempre para ver se e falta de agua, a mesma fica na sala.
    Acho linda esta planta mas nao sei lidar com a mesma.
    pode ajudar?

    ResponderExcluir
  24. Olá Mario. Já estou na terceira raphis,pq as outras q já tive morreriam(creio q por excesso de água e adubo). Porém hoje comprei outra novamente,de aproximadamente 1 ano de idade, só q notei q ela está com umas manchinhas parecidas com ferrugem meio amareladas.O q eu faço? Ajude-me,não queria perder mais essa.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  25. Olá, ganhei uma muda de ráfia, plantei em um vaso seguindo suas orientações sobre o solo. Já faz 3 meses e ela não mudou em nada, não soltou brotos, folhas novas ou qualquer mudança.
    É normal ou preciso fazer algum procedimento diferente?
    Aguardo.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde Mario! Comprei uma palmeira-ráfis há 03 dias e, quando fui regar pela primeira vez, vi que tem uns bichinhos parecidos com uma pulga, porém, aparentemente, de carcaça mais mole, em seu adubo. Você sabe do que se trata? Se é prejudicial à minha planta e como faço pra exterminá-los? Tem uns menores e uns maiores. Obrigada!

    ResponderExcluir
  27. Oi,tenho uma planta Ráfia e ela está com as pontas queimadas. Posso cortar as pontas? Obrigada

    ResponderExcluir
  28. Mario ! Estou bem triste pois a minha está ocorrendo o mesmo. A planta está murchando e as novasuas folhas estão secando e enrolando. Ela fica na sala e recebe boa iluminação. Coloquei no sol agora um pouco pois não sei o que faço ! Já tive 4 e não consegui cuidar. Me ajude ! Posso enviar uma foto pra ti?

    ResponderExcluir
  29. Minha ráfia está com uns mosquitinhos muito pequenos....mini....devo trocar a terra!? Acho q molhei demais...depois procurando como cuida la na internet vi q ela não gosta muito de água....
    O q devo fazer!?

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Mário.
    Tenho uma palmeira-rafia há mais ou menos 5 anos. quando a comprei ela já veio devidamente plantada em um vaso de cerâmica, então não sei informar qual tipo de substrato ela se encontra plantada. Nunca houve problemas,ela vinha crescendo linda e viçosa, porém após a morte de meu marido há 01 ano ela vem apresentando as hastes caídas e tive, inclusive, que retirar duas que se encontravam secas. Comprei terra adubada e fertilizante 10-10-10. Afofei a terra antiga,misturei à terra nova e coloquei 01 colher de sopa de fertilizante. Ela fica em meu apartamento,junto à janela e recebe luminosidade e ventilação. Gostaria de saber se procedi corretamente ou se há algo mais que eu deva fazer para recuperar minha plantinha. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  31. Boa noite Mário...
    Li todos os comentários e gostaria de saber como tratar minha raphis. Além do que já foi dito, apareceram nas folhas e nos finos caules umas bolinhas minúsculas que não identifiquei se é colchonilha ou pulgão ou outra....
    Cortei todas as folhas com os caules. Tirei toda a terra deixando as touceiras e raiz. Pretendo replantá-la, porém tenho receio de reaproveitar a terra com medo de que esteja contaminada. como fazer?

    ResponderExcluir
  32. Boa noite Mario.
    Compramos uma Raphis com 8 folhas e uma folhinha saindo do centro do tronco. No dia seguinte à compra trocamos o vaso e colocamos apenas terra vegetal. Conforme tinham nos orientado, só estamos colocando água 1 x por semana. Já estamos na terceira semana e as folhas estão secando, dobrando, murchando e perdendo a cor verde. O que será que está acontecendo, pode nos orientar? Não queria perder nossa planta. Compramos ela simbolizando uma mudança em nossa casa e não queria que ela morresse. Já me indicaram mas não quero uma planta de plástico na minha sala.

    ResponderExcluir
  33. Ola a rafis demora qto tempo para crescer, comprei quase 1 e nao vi nenhuma diferença de tamanho as foljas estao bonita ja ate tirei muda maos ela nao cresce o que posso fazer ...
    Obrigada

    ResponderExcluir
  34. Olá boa tarde tenho uma palmeira raphis há uns 5 anos e ela não cresce mais do que isso está dentro de casa na sala tem bastante claridade molho sempre que precisa( quando a terra está seca) o vaso que ela está é de médio para grande,gostaria de uma sugestão para ela se desenvolver mais e crescer mais obrigada! ela está com 75 cm de altura!

    ResponderExcluir
  35. Bom dia,

    Comprei uma Rafis, mas 2 dias após notei que ela está entortando. Não fica exposta ao sol, mas pega luminosidade, tenho posto água 1 vez na semana. O que será?
    Agradece, Sandra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra Boa Noite.
      Se ela está em vaso e está entortando em direção a uma janela ou porta, a planta está procurando por luz, para que isso não aconteça o vaso deve ser virado ´periodicamente.
      Um abração!

      Excluir
    2. Olá Sandra, Boa Noite.
      Se ela esta entortando na direção de uma janela ou porta, a planta está procurando por lux, vire o vaso periodicamente.
      Um abração!

      Excluir
  36. Oi minhas mudas de rafia tão com raiz mofada e folhas manchas pretas o que eu faço fazer por favor

    ResponderExcluir
  37. Bom dia, Mário!

    Tenho uma raphis e de uns tempos pra cá ela vem apresentando as pontas das folhas na cor preta. O que poderá ser? Ela fica num local de pouca luz, na verdade mais sombra do que luz. Seria esse o motivo? Estou preocupada, peço sua orientação. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cynthia, Boa Tarde.
      Basta um pequeno descuido, a ponta das folhas secam, e ficam amareladas como da primeira foto desta postagem. Mas na cor preta pode ser ataque de fungos, pulverize fungicida que é feito a base de cobre, você irá encontrar o produto pronto em frascos com gatilho para spray.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  38. Boa noite
    Alguém sabe me dizer quando acontece a primeira floração da ráfia? Tem duas com 2 anos, em média, até agora nada kkk

    ResponderExcluir
  39. oi...tenho uma palmeira rafis e ela ficava na sala, apenas troquei de posição de um canto para outro , porém as folhas começaram a secar.
    Rego uma vez por semana apenas. Coloquei no sol e secou todinha, será que ainda renasce?

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde tenho uma ráfia ela tá morrendo parece que pegou fungos..troquei ela d vaso e de abuso vai adiantar...tirei as folhas secas e la ficou só os troncos...

    ResponderExcluir
  41. Oii Mário, eu estou super preocupada com a minha ráfis,ela fica no meu apto...mas eu ainda não moro lá...vou em dias alternados abrir o apto e cuidar das minhas plantinhas, bem estou percebendo que a minha ráfis esta secando as folhas...já cortei dois galhos secos...agora coloquei ela no banheiro para ter mais ventilação...lembrando que o meu apto é super claro...eu não sei oque esta acontecendo...como posso salva-lá!!! Bjos obg

    ResponderExcluir
  42. Oi Mário tudo bem? Espero que possa me ajudar. Tenho uma palmeira ráfis a mais ou menos dois anos. Não é comprida, mas volumosa, tem uns 6 troncos; pega luz indireta pela manhã na parte das folhas mais frontais, o vaso fica na sombra. Costumava regar sempre que ela dava uma "murchadinha", no verão era umas 2x por semana mais ou menos e sempre funcionou, estava sempre bonita até que um dia quando ela deu essa murchadinha não voltou mais a levantar quando eu regava, como de costume. Desde então cada dia ela está mais caída, murcha, as folhas estão fechando, não sei mais o que fazer. Já retirei a planta do vaso e dei uma afofada na terra do fundo e coloquei pedras, na esperança de ser algum problema de drenagem. Coloquei um adubinho químico também, mas até agora nada. O que será que pode ser? É possível ser algum problema do tipo falta de luz ou água, mesmo ela tendo permanecido bem por 2 anos no mesmo lugar? Por favor me ajude!Desde já agradeço! Um abraço.

    ResponderExcluir
  43. Comprei uma uma palmeirinha Rafi, ela sem caso com a raiz numa terra argilosa.
    Preparei um vaso com caco de telha no fundo é cobri com feltro, após forrei com uma camada de terra adubada dessas que já vem pronta.
    Após tirei o essesso dá argila dá raiz espalhando ela sobre a terra.
    Centralizado a palmeirinha e completei com terra adubada até o nível do vazo.
    Será que estes procedimentos adotados estão corretos.

    ResponderExcluir
  44. Boa noite, tenho uma ráfia em casa plantada dentro de um jardim de inverno, porém ao lado desse jardim a menos de 15 cm existe um lago ornamental,a pergunta é, a raiz dela é perigosa a pinto de quebrar ou trincar essa parede do lago?

    ResponderExcluir
  45. boa noite

    adquiri uma rafia e ela esta com os galhos grandes e " desbeiçada"vi umad fotos na net e queria que ela ficasse pra cima sem cair de lado sera q se eu podar as novas que sairem ficarao do jeito que eu quero??

    ResponderExcluir
  46. Olha! Bom dia, gostaria de saber o q fazer, minha ráfia está com as folhas amarelas , o q posso está fazendo pra salva minha palmeira. É também ela ta com uns pontinhos preto na folha. Por favor me ajude

    ResponderExcluir
  47. Olá!
    Eu tenho uma palmeira raphis, e percebi que ela está com pontinhos minúsculos brancos na parte de trás da folha. O que poderia ser? E como tratar? Poderia me ajudar?

    Agradecida

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde Mário. Tenho uma Ráfis e ela fica na sala do meu apartamento, em um local interno e não bate luz solar. Ela tem dado brotos normais, porem as pontinhas das folhas ficam marrom parecendo secas, mas isso acontece apenas nas pontinhas. O que devo fazer para não dar estas pontas marrons? Ou isso é normal?

    ResponderExcluir
  49. Olá Bruna Boa Tarde.
    Não podemos falar que isso é normal, mas acontece com muita frequência.
    Um pequeno descuido em relação a rega (falta ou excesso de água), temperatura ambiente, umidade etc. pode ocasionar isso.
    Em relação a água se o substrato tiver boa drenagem é preferível regar menos vezes por semana e quando for regar coloque uma quantidade grande de forma que a água saia nos furos de drenagem, com isso terá certeza que conseguiu atingir as raízes inferiores.
    Para saber se precisa de rega enfie o dedo no substrato, dá para saber se ele está seco ou não.
    Boa Sorte.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  50. Tenho na minha loja estava lindas alguns dias ela está com as folhas meio caídas. O que posso fazer ?

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde!

    Estou com a minha palmeiras cheia de larvas na areia, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  52. Olá Mário,
    Gostaria de ter uma palmeira ráfia em casa, mas tenho um gato que come absolutamente tudo. Você saberia dizer se a palmeira é tóxica?
    Abs
    Priscila.

    ResponderExcluir
  53. Bom dia
    Estou com rafis com um mês que eu comprei ela está grande, ela recebeu uma bolada de criança ,esta na minha sala e aí ela começou a murchar as folhas e ficar marrom , parece estar saindo novas folhas, o como eu faço para ajuda-la

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde, temo uma planta Ráfia que as raízes estão todas aparentes, existe algo que possamos fazer pra corrigir? Muitas folhas secaram ela tá ficando feia, estou muito triste.

    ResponderExcluir
  55. Boa noite! Tenho uma palmeira ráfis e ela está com a maioria das folhas manchadas de amarelo e outras poucas com manchas marrons. Ela fica na sala próximo a um janelão de frente para rua. Fui a uns 4 meses atrás em uma sementeira e o rapaz disse que era fungo e me vendeu um fungicida que coloquei e ela melhorou, só que depois que parei as manchas voltaram e eu voltei na sementeira e ele me disse que era poeira e que só precisava pulverizar as folhas com água. Estou pulverizando 3 vezes ao dia as folhas e o caule. Será que é fungo? O que eu devo fazer? Posso mandar foto dela para que você analisar? Será que detergente neutro e água ajuda?

    ResponderExcluir
  56. boa tarde sr Mario os brotos novos estão enrrolando o que e?

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde !!!
    Tenho uma palmeira raphis e ela com a folhagem está toda seca gostaria ade saber se eu cortar toda folhagem se ela vai brotar de novo???

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde Mário, tenho uma rafia num vaso na sala, tem boa circulação de ar e pouca luminosidade, por isso colocou-a na sacada por algumas horas nos finais de semana. Atualmente surgiram manchas com o núcleo preto e as bordas amareladas em algumas das folhas, também as percebi secas e 'sem vida'. Hoje a reguei com água de sabão e pulverizei as folhas com a mesma solução. O que posso fazer para que ela volte a ter o aspecto saudável e de verde vívido? O que pode tê-la deixado assim?

    ResponderExcluir
  59. Boa Noite Mário,
    Tenho uma palmeira ráfis em casa e durante vários meses ela ficou muito bonita e com um verde incrível. Há algumas semanas, as folhas tem escurecido e secado rapidamente e não sei o que fazer. Ela fica na sala, não tem muito luminosidade. Já tentei colocar na área externa, mas ela não gostou do sol direto. O que deve fazer?

    ResponderExcluir
  60. Como faço para combater mosquitinhos no vaso da minha palmeira rafis?

    ResponderExcluir
  61. Ola boa tarde! Tenho uma palmeira- raphis a +\- 6 meses ela está com as folhas murchando meio que caidas as pontas meio pretas e amareladas mais tem outras folhas nascendo. O que Devo fazer?
    Desde já muito grata.

    ResponderExcluir
  62. Boa noite. Tenho uma ráfia no Hall de entrada do meu apartamento e é um local meio escuro, recebe luz da varanda, mas pouca luz e da cozinha, mas por medo da minha filha sair para a varanda à noite minha esposa e escurece muito o ambiente. Eu sempre estou comprando uma nova, pois ela começa bem, depois começa a escurecer e murchar as folhas, até não sobrar mais quase nenhuma. Rego apenas 2 vezes por semana, domingo e quarta, com meio copo d'agua e borrifamento. O que pode estar causando o escurecimento das folhas? Excesso de água? Pouca luz? Devo molhar a terra ao redor ou direto no caule? Obrigado!!

    ResponderExcluir
  63. Bom dia... minha rafis está diminuindo de tamanho, pq será? O que devo estar fazendo de errado?

    ResponderExcluir
  64. Olá amigo. Posso colocar pano por baixo do substrato para drenagem e nao molhar o piso de casa? Ou isso dará fungos?

    ResponderExcluir
  65. Olá Mário, bom dia.
    Comprei minha ráfia há pouco tempo e já notei uma folha marrom e seca.
    Rego duas vezes por semana, mas não sei a quantidade.
    Ela não eh mto grande e o vaso eh médio também.
    A água precisa escorrer pelo vaso? Qual a quantidade de água necessária?
    Pode ficar água no pratinho?
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  66. Mario ,isso vale para a zamioculcas também?

    ResponderExcluir
  67. Minha rafis não cresce, ela está na sobra embaixo de um telhado ou seja não leva chuva nem sol só é iluminado, seria isso?

    ResponderExcluir
  68. Olá Sr Marii. É necessário prender as folhagens? Elas estão ficando caídas e muito separadas. Como faço?

    ResponderExcluir
  69. Minha rafia tem mais de ano e não cresce, as folhas estão com a ponta queimada. Ela é uma muda que ganhei. O que faço?

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde tenho uma raffis a minha morreu o posso fazer

    ResponderExcluir
  71. Parabens pelo seu trabalho encantada pois a maioria nunca responde e vc nao alenas let mas responde acada um de seus leitores
    Sobre rafia aoenas lendo os posts ja foi suficeente esclareci as duvidas
    Mas gostaria de saber sobre samambaias,comprei uma mas não see como cuidar delas muito Bem dobre Luz tipo de Terra regas etc...
    Abraco e sucesso.

    ResponderExcluir
  72. Bom dia. Tenho uma e aos poucos, ela foi secando, podamos as folhas... mas foi secando e acabando. Agora estamos só com o caule... como fazemos para tentar recuperar ela? Se é que ainda tem jeito...

    ResponderExcluir
  73. A minha está com tds as folhas secando, como saber se ela morreu?

    ResponderExcluir
  74. Tenho uma ráfia que deve ter 2 metros, queria saber se dá para cortar!! Está muito grande na minha sala

    ResponderExcluir
  75. Boa noite,

    Minha palmeira rafis está murchando, começou a ficar meio tombada.
    Como faço pra salvar ela?
    Meu caso é dentro de casa.

    ResponderExcluir
  76. Bom dia!!
    Eu tenho uma raphis que está com o troco bem esbranquiçado, como se fosse fungos, eu já passei leite com água, já tentei tirar com um pano umido, já parei de regar mas não sai, eu eu estou ficando preocupara, porque não quero perder a planta, o que faço?

    ResponderExcluir
  77. Boa tarde!
    Tenho uma Rhapis excelsa a três anos ela estava mediana e suas folhas verdes, ficava na varanda, porém precisei tirá-la de lá e então coloquei na sala, aproveitei e troquei o vaso por um maior. Sendo que a ponta de todas as suas folhas estão pretas tipo queimadas. O que posso fazer para que não morra?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  78. Boa tarde
    Minha palmeira ráfia estava ficando com todas as folhas ressecadas... Percebi e retirei ela do vaso, que estava com o solo encharcado. Coloquei a terra no sol por dois dias para secar e depois replantei a minha ráfia . Adicionei húmus e fertilizante npk 10 10 10 Gostaria de saber em qto tempo eu perceberei a recuperação ou se não tem mais jeito?

    ResponderExcluir
  79. Olá...replantei minha palmeira rafis a mais ou menos uma semana...e ela estava bem até ontem, pois amanheceu bem murcha as folhas. Elas estão bem curvadas, dá dó de ver. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  80. Bom dia Mario ganhei duas ráfia da minha vizinha plantei uma cada vaso pois uma tem quase um metro da outra uns 50 cm estavam muito lindas isso já tem mais de 1 mês agora essa semana elas estão com algumas folhas murchando e ficando escura porém no meio tá nascendo uns brotinhos uns galhinhos tipo como se fossem novas folhas cortei as pontinhas que estavam meio amareladas elas ficam na sala porém não tenho nenhuma iluminação para deixar acesa a noite toda só a luz da sala mesmo será que e falta disso ? Será que vc pode me ajudar pq estão murchas algumas folhas ? Obrigada

    ResponderExcluir
  81. Olá, li seu post com os cuidados com a rafis e gostaria de uma ajuda.... ganhei um vaso com uma rafis quase morta, quase todas as folhas secas, somente duas ainda verdes. Troquei de vaso, coloquei terra nova, fertilizei e coloquei em ambiente adequado mas mesmo assim uma folha secou e a outra parece estar se segurando, gostaria de saber se demora para vir folhas novas ou ela já não tem mais volta?

    ResponderExcluir
  82. Boa tarde !

    Minha rafis está com uma haste que tirei as folhas que estavam todas mortas e ficou apenas a haste sem folhas, como poderei revive-la ? E tem um pequeno broto que está complicado em crescer ? Poderia me ajudar dando umas dicas ? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      As outras hastes estão normais?
      Faça uma rega com fertilizante líquido NPK 10-10-10 (pode usar a metade do indicado pelo fabricante).
      Antes da aplicação verifique se o substrato não está muito seco, se estiver faça uma rega normal antes.
      Se não ocorrer mais brotações, provavelmente irá perder esta haste, mas como tem um broto pode ainda ser salva.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  83. Olá!! Eu tenho uma rafis com dois caules. Acontece que em 1 desses as folhas estavam secas inclusive a que estava nascendo. Cortei o caule um pouco abaixo do nascimento das folhas.... isso é suficiente para que novas folhas voltem a brotar ? Obrigada !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      É uma planta entouceirada que vai gerando hastes, infelizmente por desconhecimento fez um procedimento errado, as plantas as vezes podem nos surpreender, mas acredito que não irá mais brotar folhas após esse corte.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  84. Boa tarde. Tenho uma rafis linda na minha sala. Ela já deve ter uns 15 anos. As folhas estavam muito pesadas e ocupando muito espaço na sala e meu esposo sugeriu cortá-las na metade. Fiz como ele sugeriu e agora estou muito aflita, pois a planta ficou feia, perdeu o aspecto cheio que tinha e não sei se isso é saudável. Cortei todas as folhas bem na metade. E a grande maioria nem estava com as pontinhas secas. Estão bem verdes e sem manchas. Será que eu estraguei ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Muitas vezes as orientações recebidas pelo "jardineiro de plantão" não dão certo, vale apenas como aprendizado para saber o que deve ou não ser feito.
      Se não cortou nenhuma haste (o que seria fatal), as folhas cortadas não irão se recuperar, mas em breve irão nascer folhas novas com o passar do tempo.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  85. Olá. Minha rafia tem apenas 3 folhas e 1 haste. Tem 2 brotos apontando, e uma flor q apontou a 2 semanas q iniciou laranja e agora esta verde.
    As 3 folhas estao secas e retorcidas, (uma delas esta ate furando no miolo) inclusive so tem 3 folhas pq me orientaram tirar as folhas secas. Retirei mais de uma vez e isso nao esta resolvendo.
    Ja esta assim ha algum tempo, ja experimentei regar bem, ja experimentei regar menos.
    Nao sei mais o q fazer.
    Ajude-me por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giani, Bom Dia!
      Ela precisa de bastante claridade, mas sem receber sol direto.
      Sobre regas vai depender do substrato se ele tem boa drenagem ou não, da temperatura etc.
      Enfie o dedo no substrato dá para notar se precisa de água ou não, conforme o substrato é preferível regar regar uma vez por semana com uma boa quantidade de água de forma que chegue nas raízes mais baixas do que fazer regas diárias em pouca quantidade e atingir apenas as raízes mais superficiais.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  86. Minha Ráfia deu flor, as flores dela tem expectativa de vida? A flor da minha exalou um cheiro forte e alguns dias após ficou escura e esta caindo. Fica dentro de casa.

    ResponderExcluir
  87. Olá, tudo bem
    Minha rafhia não está crescendo, está com algumas latinhas da terra , e minúsculos mosquitinho que aparecem mortos ao chão,e além disso as pontas das folhas ficam secando . O que posso fazer pra isso?

    ResponderExcluir
  88. Olá!
    Quantas ml de água por semana essa planta Ráfis precisa ?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neusa, Boa Tarde!
      A resposta não é simples assim, pois vai depender do local que está plantada, tamanho do vaso, substrato com boa drenagem ou não, clima, etc.
      Mas de uma forma geral é o seguinte, as minhas rego 1 a 2 vezes por semana, e uma das regas coloco bastante água até que escorra pelo furo de drenagem, assim fico sabendo que a água conseguiu atingir as raízes mais baixas.
      Na rega seguinte enfio o dedo no substrato, se tiver úmido não rego.
      Boa Sorte!

      Excluir
  89. Boa tarde Mario ,minha palmeira está enrolando algumas folhas ....
    O que eu poderia está fazendo para resolver esse problema?

    ResponderExcluir
  90. ola, como faço a poda das folhas secas? elas ficam muito presas e só puxando nao sai.
    obrigada desde ja!

    ResponderExcluir
  91. Excelente !!!minha palmeira é meu xodó estava na casa de uma conhecida na minha ñ tinha lugaa agora no meu apto está na sala onde sempre quis mas veio com as pontas das folhas um pouco escura estou adubando conversando com ela. As folhas com pontas escuras se regeneram ou tenho que esperar nascer novas restauradas?
    Obrigado
    Parabéns pelo blog muito útil

    ResponderExcluir