10 de nov. de 2011

BEIJO-PINTADO - ( Impatiens hawkeri - Hybrid )


Clique para ampliar
Impatiens
NOME CIENTÍFICO:  Impatiens hawkeri ( Hybrid )

Nota: Planta desenvolvida principalmente através do cruzamento entre as espécies:  Impatiens hawkeri  e Impatiens linearifolia.

NOME POPULAR: Beijo-pintado.

FAMÍLIA: Balsaminaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

Nota: Apesar de perene, é cultivada como anual, pois com o passar do tempo vai perdendo o vigor inicial.

ORIGEM: A planta original teve origem na África Tropical.

PORTE: Até 50 cm de altura.

FOLHAS: Por ser uma planta obtida através de cruzamentos, são encontrados folhas com formatos e colorações diversas.
 Clique para ampliar
Detalhe das folhas
FLORES: Quase o ano inteiro, é encontrado em várias cores: vermelho, rosa, salmão, violeta, vinho, branco, etc.

 Clique para ampliar
Detalhe da flor
 TRONCO: Possui caule suculento.

LUMINOSIDADE: Prefere meia-sombra, mas em regiões de clima ameno pode ser cultivada a sol pleno.

ÁGUA: Manter o solo sempre úmido, mas não encharcado, regar de 2 a 3vezes por semana.

CLIMA: Ameno.

PODA: Não necessária

CULTIVO: Bastante rústica, exige pouca manutenção, para obter maior ramificação fazer o “beliscamento” das pontas. Aprecia solo rico em matéria orgânica, com boa drenagem. Sugestão de mistura: 1 parte de terra comum de jardim, 2 partes de composto orgânico e 1parte de terra vegetal.

FERTILIZAÇÃO: Aplicar por ocasião do preparo do canteiro, NPK, fórmula 04-14-08, cerca de 5 colheres de sopa por metro quadrado, depois de 2 a 3 vezes por ano 1 colher de sopa ao redor de cada planta,longe do caule.

UTILIZAÇÃO: Tem múltiplas aplicações no paisagismo, sendo utilizada em: canteiros,
bordaduras, maciços,jardineiras, vasos suspensos, etc.

 Clique para ampliar
Aplicações diversas
PROPAGAÇÃO: Por sementes e estaquia de ramos sem flores.

Clique para ampliar
Canteiro Florido

9 comentários:

  1. Amei seu blog e já estou te seguindo!!!
    Estou começando agora nesse mundo e estou amando!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Boa Noite!

    Apesar de não saber o nome de vocês, agradeço a visita e comentários

    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. As folhas da minha estão enrolado e tem algum lugares na folhas que estão machadas e naquele local da mancha está secando eu já pensei em podar ela porque os brotos estão saindo já com as folhas ruim me ajuda o que eu devo fazer.desde já agradeço

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde estou precisando de ajuda eu tenho uma flor dessa mais não sei o que fazer ela esta feia depois que ela deu flores as folhas que dão na ponta não estão vingando, estao secando ou enrolado e as folhas grandes estão dando manchas e naquele local está secando eu já pensei em podar ela; mais eu tenho medo de matala me ajuda desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  5. Já tentei fazer mudas dessa espécie por estaquia mais nunca obtive sucesso. Tem algum segredo pra fazer mudas a partir de estacas? Não tentei por sementes porque as minhas plantas nunca produziram sementes. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. A minha está com a ponta como se estivesse encruando, não dá flor apesar de ter botões eles não se desenvolvem. Falta de adubação?

    ResponderExcluir
  7. O meu beijinho pintado estava lindo. Troquei de vaso, por está muito apertado, coloquei no chão, em sol pleno, pois num grupo disseram que era de sol pleno, murchou,,eu tirei replantei num vaso maior, mss murchou e parrce que morreu. Estou muito triste.😥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      As plantas não gostam de mudanças, sempre sofrem com mudanças e você fez 2 vezes.
      Se estava lindo não deveria ter feito nada.
      Apesar de ser uma planta perene é cultivada como anual, pois a partir do primeiro ano perde o vigor inicial.
      Se a planta está sendo cultivada num local onde não recebe luz solar direta, ao passar para sol pleno tem que rustificar, oferecendo sol de forma gradativa, pode ser feito com tela sombrite, ou mesmo com outra proteção.
      Um abração!

      Excluir