20 de set. de 2013

VIUVINHA, FLOR-DE-SÃO-MIGUEL - ( Petrea subserrata )


VIUVINHA, FLOR-DE-SÃO-MIGUEL - ( Petrea subserrata )

Trepadeira semi-lenhosa.

NOME CIENTÍFICO: Petrea subserrata.

NOME POPULAR: Viuvinha, flor-de-são-miguel, pétrea, capela-de-viúva, touca-de-viúva.

FAMÍLIA: Verbenaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: América do Sul - Brasil.

PORTE: De 3 a 5 metros de altura.

FOLHAS: Simples, de formato coriáceo, margens levemente serrilhadas e irregulares, caem no inverno.

VIUVINHA, FLOR-DE-SÃO-MIGUEL - ( Petrea subserrata ) - Detalhe das folhas
VIUVINHA, FLOR-DE-SÃO-MIGUEL - ( Petrea subserrata ) - Folha face superior
VIUVINHA, FLOR-DE-SÃO-MIGUEL - ( Petrea subserrata ) - Face inferior
FLORES: Inflorescência formada por muitas flores, dispostas em grandes cachos, de coloração azuis-arroxeadas, ocorrem no inverno e primavera. As flores são pequenas e formato estrelado. Existe uma variedade de flores brancas.
 
VIUVINHA, FLOR-DE-SÃO-MIGUEL - ( Petrea subserrata ) - Detalhe da inflorescência
TRONCO: Semi-lenhoso.
 
VIUVINHA, FLOR-DE-SÃO-MIGUEL - ( Petrea subserrata ) - Detalhe do tronco
LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Gosta de solo úmido, mas não encharcado, regar de forma moderada 2 vezes por semana, com maior quantidade nos meses mais quentes e menos nos mais frios.

CLIMA: Quente e úmido e ameno.

PODA: Fazer poda de condução, retirando ramos secos, mal formados e brotações não desejadas.

CULTIVO: Por ocasião do plantio para uma cova de 40 x 40 cm misture bem na terra retirada cerca de 30 litros de esterco de gado sempre bem curtido

FERTILIZAÇÃO: Aplicar de 3 a 4 vezes por ano cerca de 1 a 5 colheres (conforme tamanho da planta) NPK, fórmula 04-14-08. Colocar sempre ao redor do caule, nunca junto a ele.

UTILIZAÇÃO: Fica muito bonita no revestimento de grades, muros e cercas e caramanchões e cerca-viva (espaçamento 1 metro) 

VIUVINHA, FLOR-DE-SÃO-MIGUEL - ( Petrea subserrata ) - Aplicação
PROPAGAÇÃO: Por sementes e estaquia de galho (mais difícil).

FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei em Mogi Mirim / SP.

21 comentários:

  1. Olá!
    Gostaria de saber se é possível de se plantar em vaso de chão ou vaso suspenso preso em parede e utilizá-la de forma que ela suba do vaso para um pequeno pergolado que eu tenho? Que tamanho tem que ser esse vaso? O pergolado tem mais ou menos 3,20 X1,00. Com a tumbérgia roxa e a hera dá para se fazer a mesma coisa? Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia.
      O vaso tem que ser grande, para que a planta tenha expansão de suas raízes e absorção de todos nutrientes que precisa, para deixar a planta bonita e saudável.
      Para começar ele deve ter pelo menos 50 cm de altura, digo começar porque depois de um tempo quando a planta perder o vigor inicial e as raízes ocuparem toda extensão do mesmo, deverá ser trocado por um maior.
      Não se esqueça que ela gosta de sol pleno.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  2. Olá Boa Tarde.
    Nunca fiz mudas dela através de estacas, a informação que tenho é que realmente não é fácil, mas acredito que utilizando os métodos tradicionais e mergulhando a parte que vai ser enterrada em hormônio enraizador de resultado.
    Tenho anotado muitas coisas que gostaria de fazer, estou marcando mais esta, se conseguir coloco resultado aqui.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Esta planta eu achei no norte do Paraná, vegetando em forma nativa numa mata.

    ResponderExcluir
  4. Posso plantar ela no pé de muro?Sua raiz pode prejudicara estrutura do muro?

    ResponderExcluir
  5. Olá Fernando, Bom Dia.
    Não é uma planta de raízes agressivas
    Mas se desejar ter garantia de 100%, instale um anel de concreto o que irá obrigar as raízes descerem e não ira correr risco nenhum
    Boa Sorte.
    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou enterre dentro de uma lata grande de tinta ou massa, com o fundo aberto

      Excluir
  6. Não consigo achar a semente poderia me falar algo sobre o assunto

    ResponderExcluir
  7. Bom dia tenho uma petrea adulta e queria fazer mudas, onde ficam as sementes ou quais são os galhos que poderia arrancar para fazer mudas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, as sementes estão no pecíolo das flores, a semente amadurece conforme a flor fica mais velhae cai. Os melhores galhos, são os ponteiros, tire as folhas e deixe somente duas cortadas ao meio.

      Excluir
  8. Minha mãe tem essa planta na frente da casa dela. Queria saber como se coleta as sementes, pois nem sabíamos que ela produzia sementes. Se puder me ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
  9. oi gente a semente está dentro da florzinha,eu tenho e quando as flores caem nasce um monte de mudinhas,que ja arranquei com cuidado e dei,mas vcs peguem a flor que cai ja sequinha separem as pétalas lá está a sementinha,que é bem pequena ,abraços.

    ResponderExcluir
  10. Oi sou estudante de farmacia e estpu fazendo um trabalho com essa planta ...e nao acho as propiedades fitoterapiacas dela vc saberia alguma coisa sobre o assunto??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicius, Bom Dia.
      Não tenho a informação que precisa
      Já tentou no "Google Acadêmico" tem muita informação por lá.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  11. Olá, tenho duas trepadeiras de São Miguel, adultas! Estão sempre florindo, não importa a época do ano. Amo esta planta belíssima! Gostaria de saber se suas flores são comestíveis ? Agradeço, desde já, a atenção ! 😊

    ResponderExcluir
  12. Olá eu consigo replantar uma arvoreta adulta? Quais os cuidados que deveria ter?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zach, Boa Tarde!
      Para ter sucesso deverá cavar ao redor da planta mantendo um torrão intacto e que possa carregar para o lugar que deseja.
      Coloque sacos de linhagem e mantenha úmido, quando verificar que as raízes estão se expandindo amarre tudo muito bem e corte a parte inferior.
      Faça uma cova maior que o tamanho do torrão, se a planta for grande coloque pedaço de mangueira de forma de quando regar a água chegue nas raízes mais baixas.
      Depois da planta estabelecida (quando verificar novas brotações) as mangueiras podem ser retiradas.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  13. Eu amo essa planta!!! A minha fica um espetáculo na época de floração, estou sempre guiando seus galhos. As pessoas que passam ficam encantadas e me pedem mudas, foi muito bom ler este artigo, pois aprendi como fazer mudas e doar, obrigada! Uma coisa que percebi é que as minhas galinhas adoram comer as flores, devem ser deliciosas, rsrsrsr, ñ me atrevi experimentar, elas continuam vivas e belas

    ResponderExcluir
  14. olá ..quero saber se precisa podar todo ano e a podar e depois da florida certo?

    ResponderExcluir
  15. Olá bom dia, eu tenho em meu jardim uma viuvinha que cresceu muito e está muito alta, dificultando muito a poda. Gostaria de saber se posso podar mais em baixo sem correr o risco de matar o pequeno arbusto (importante não há muitos galhos na parte de baixo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Boa Noite!
      Uma poda radical pode prejudicar a planta, o correto seria arrumar uma escada emprestada e fazer de forma correta.
      Boa Sorte!

      Excluir